Quer vender online, mas ainda não decidiu em qual segmento atuar? Conheça os 12 maiores mercados de Ecommerce no Brasil e veja excelentes opções para o seu negócio.
Se você está planejando abrir uma loja virtual, já deve ter ouvido falar que encontrar e validar um nicho de mercado é fundamental para o sucesso do seu Ecommerce.
A afirmação é correta: encontrar um nicho de mercado viável e “com brechas” é um grande ponto positivo. Porém, para o seu negócio prosperar é necessário que haja um público suficientemente grande para sustentar o negócio e gerar um bom volume de vendas.
Por isso, eu resolvi escrever sobre os 12 maiores mercados do Ecommerce no Brasil. Sugiro que você se baseie neles e procure o seu nicho dentro de um desses grandes segmentos. Os dados são do 46º Webshoppers, maior estudo da categoria no país:
Índice:
Os 12 maiores mercados do Ecommerce brasileiro
Agora, vamos detalhar um pouco de cada mercado, destacar concorrentes e analisar micro nichos com alta demanda dentro de cada uma das categorias. Vamos seguir o ranking dos segmentos com maior faturamento, pois ali estão excelentes oportunidades para você:
1) Telefonia e Celulares
Telefonia e Celulares se manteve como um dos segmentos que mais fatura no Ecommerce nacional. Essa categoria é praticamente composta somente por Celulares e seus acessórios. No país, existem mais celulares do que habitantes, indicando que o brasileiro compra muito celular.
A constante evolução da tecnologia dos fabricantes também obriga seus clientes a trocarem anualmente seus aparelhos por um modelo mais moderno. Esse é um segmento dominado pelos gigantes do varejo online. Portanto, se você é novo no mercado, tome muito cuidado.
É muito difícil concorrer com preços de lojas multimarcas e as varejistas tradicionais, como Lojas Americanas, Ponto Frio etc. Entretanto, ainda há espaço para empreendedores que encontrem um micro nicho bastante específico, como o de celulares de segunda mão, por exemplo.
2) Eletrodomésticos
O segmento de eletrodomésticos também é uma categoria dominada por empresas gigantes do varejo. Aqui, os custos com estoque e logística podem ser bastante altos — isso acontece porque os produtos possuem alto valor agregado e geralmente necessitam de muito espaço para armazenamento.
Talvez esse seja, de todos da lista, o mercado mais concorrido e difícil de atuar por parte de um pequeno empreendedor. Entretanto, não é impossível trabalhar com eletrodomésticos…
Há demanda para usados, que normalmente são negociados em marketplaces, além de haver poucas opções especializadas, como lojas com equipamentos específicos para cozinhas industriais, por exemplo.
3) Eletrônicos
Todo produto eletrônico se enquadra nessa categoria – exceto os produtos de informática e games. Ou seja, aqui estão incluídos:
- Câmeras fotográficas;
- TVs;
- Aparelhos de DVD e Blu-Ray;
- Home Theater;
- Entre outros.
O ticket médio desse segmento é bastante alto, então há uma real oportunidade de faturar muito, mesmo sem precisar vender em quantidades absurdas.
Para entrar no mercado de eletrônicos, há diversos micro nichos que podem ser explorados. Uma opção é criar uma loja virtual que venda equipamentos para fotógrafos profissionais, por exemplo, mas é provável que a operação envolva importação de produtos.
4) Informática
Uma categoria que conheço muito bem, já que trabalhei com isso durante anos, a informática possui uma gama gigante de micro nichos em que você pode atuar.
Com o crescimento avassalador dos E-sports (esportes virtuais), a previsão é que esse segmento continue entre os maiores mercados do Ecommerce por muito tempo. Apostar em gamers e aspirantes a atletas digitais profissionais pode ser uma boa oportunidade de negócio.
Além disso, por serem produtos muito técnicos, muitas vezes o cliente não consegue ser bem atendido ou ter um suporte adequado em grandes lojas de varejo. Aproveite a brecha!
5) Casa e Decoração
O segmento Casa e Decoração engloba uma grande variedade de produtos, incluindo materiais de construção, móveis, roupa de cama, mesa e banho etc. Nessa categoria, grandes lojas do varejo, como Tok Stok e Etna, que demoraram a entrar no Ecommerce, estão agora tendo que correr atrás do prejuízo.
Na ausência delas, o mercado rapidamente formou líderes que atuam exclusivamente online (como a Mobly, por exemplo). Hoje, é um setor que ainda aceita novas empresas, especialmente as que são voltadas para personalização e soluções exclusivas. Esse foi o caso da Madeirado, que inovou com o pós-pagamento de móveis feitos de madeira.
Outro micro nicho interessante é o de produtos de decoração artesanais. Apesar de um tíquete médio menor, o investimento inicial é bastante baixo e a demanda por artigos únicos é alta. Afinal, todos querem que sua casa fique com “a cara do dono”.
Aproveite para ler também: Como Montar uma Loja de Decoração Online│Plano De Negócios
6) Moda e Acessórios
O mercado de moda e acessórios é uma ótima oportunidade para quem vai começar pequeno. Ele é um dos segmentos que mais têm volume de pedidos durante o ano – não é à toa que está nesta lista. A procura por roupas e artigos de vestuário é imensa no país.
É um mercado que se estruturou e cresceu rapidamente. Surgiram grandes empresas dispostas a investir muito dinheiro para entrar no jogo e, principalmente, acostumar o consumidor a comprar roupas pela internet (coisa que, até então, ninguém havia conseguido fazer).
Esse pioneirismo foi protagonizado pela Dafiti por volta do ano de 2010. Depois disso, muitas lojas entraram na onda. Hoje, é um segmento democrático, com inúmeros pequenos investidores conseguindo sucesso com a venda de artigos de moda na internet.
O Brasil é um país multicultural, em que diversas tribos têm sua estética própria. Todas querem se sentir representadas na moda, o que gera muita oportunidade para empreender. Ainda há grandes brechas a serem ocupadas, principalmente no mercado de moda masculina.
7) Cosméticos e Perfumaria
Nessa categoria, temos cosméticos, artigos de perfumaria e cuidados pessoais. Esse segmento atingiu o topo dos maiores mercados de Ecommerce no quesito volume de vendas.
É um mercado concorrido por empresas gigantes como Sephora e a Época Cosméticos. Apesar disso, também possui vários micro nichos de mercado pouco explorados.
COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS
Aula exclusiva (e gratuita) começando em:
00 horas
10 minutos
00 segundos
É uma boa oportunidade para quem está começando, especialmente com o aumento na demanda de produtos de beleza focados no público masculino.
Leia também: Perfumes importados para revenda: saiba onde e como comprá-los
8) Esporte e Lazer
Essa categoria envolve produtos muitas vezes ligados à paixão e ao hobby das pessoas. Isso desperta muito interesse e consumo por impulso. Hoje, os produtos campeões de vendas no segmento são camisetas de clubes de futebol e suplementos nutricionais.
É um mercado que pode ser bem explorado em busca de micro nichos. Existe um mundo de oportunidades, como lojas especializadas em artigos de pesca, equipamentos de corrida, esportes de aventura e muito mais.
Um grande erro de empreendedores iniciantes é tentar criar lojas virtuais que vendam um pouco de tudo, como a Centauro e a Netshoes. O caminho do sucesso é escolher um nicho específico, entender as demandas da sua persona e especializar seu negócio nessa atividade.
Com o tempo, o crescimento natural do seu Ecommerce vai permitir que você amplie a sua área de atuação, se quiser.
9) Acessórios automotivos
Essa também é uma boa categoria para você que está começando. Apesar de alguns líderes de mercado já estarem consolidados, vem muito crescimento pela frente… Apostar em acessórios e autopeças é uma oportunidade de negócio viável.
Se fizer um trabalho bem feito, existe espaço para crescer de maneira bem rápida e saudável. Os acessórios automotivos vendem muito bem em marketplaces, como o Mercado Livre, por exemplo. Portanto, você pode até começar sem uma plataforma, fazendo as primeiras vendas somente através de canais alternativos.
Com o tempo, quando estiver com confiança e com um modelo de negócios testado e aprovado, você começa a investir em uma estrutura mais robusta para o negócio.
Outro ponto a ser explorado é o atendimento ao cliente. Muitas pessoas deixam de comprar produtos automotivos porque não entendem de carros e motos. É uma oportunidade de educar o público, oferecer consultoria e, é claro, lucrar mais com isso.
10) Bebês e Cia
Este é outro segmento que possui um excelente volume de buscas em qualquer época do ano. Só para você ter uma ideia, a categoria de Bebês e Cia teve um crescimento de 17% no 1º semestre de 2022, em relação ao mesmo período de 2021.
E se você está começando no Ecommerce e se identifica com esse nicho, aí vão algumas opções de produtos para vender:
- Berço;
- Fraldas;
- Conjunto de calça e camiseta;
- Lenço umedecido;
- Macacão;
- Cadeira para automóvel;
- Carrinho;
- Itens de cama/mesa/banho para bebê;
- Entre outros.
11) Saúde
Não é novidade para ninguém que a atenção com a saúde passou a ganhar muito mais a atenção das pessoas depois da pandemia da Covid-19. Hoje, as pessoas estão muito mais atentas aos cuidados necessários para evitar doenças variadas…
Tanto que a busca por mercadorias para cuidados básicos de higiene continua em alta. A categoria de saúde teve uma expansão de 15% no 1º semestre de 2022.
Algumas ideias de produtos que você pode começar vendendo são:
- Sabonete antiséptico;
- Remédios fitoterápicos;
- Álcool em gel;
- Lentes de contato;
- Papel higiênico;
- Sabonete líquido.
12) Livros, Assinaturas e Apostilas
Este não é um segmento que apareceu no Webshoppers 46, mas merece destaque por conta de seu crescimento ao longo dos últimos anos.
O segmento de livros, assinaturas e apostilas é liderado pelo material educacional e o conteúdo motivacional.
A busca por conhecimento do povo brasileiro está aumentando, especialmente pela democratização do acesso à internet e pela crescente exigência do mercado de trabalho.
É um segmento que se destacou no último ano e, apesar de a noção de que os brasileiros não são afeitos a livros, a realidade está se transformando. Para quem pretende atuar nesse setor, a dica é fazer parcerias e publicidade com influenciadores.
Mesmo com o aumento na busca por informação, muitas pessoas ainda dependem de indicações de fontes nas quais elas confiem para se comprometer a investir em suas formações pessoais e profissionais.
Maiores mercados do Ecommerce: outras oportunidades
Além dos 10 maiores mercados do Ecommerce, existem outras grandes oportunidades e tendências para o comércio digital nos próximos anos.
Um dos setores com grande potencial é o de produtos personalizados, como camisetas, canecas, brindes em geral, que possam ser produzidos de acordo com o gosto do cliente. Negócios como esses estão surgindo aos montes, porém, somente alguns serão vitoriosos e conquistarão uma parcela relevante do mercado.
Ficou com vontade de ter seu próprio negócio? Saiba como tirar essa ideia do papel em três passos:
Monte o seu negócio AGORA MESMO!
Tenho certeza que essas ideias podem ajudar na hora de começar o seu próprio negócio.
Além de escolher o que vender, é preciso saber como fazer isso. E nós liberamos uma aula gratuita sobre Como Criar seu Ecommerce e Faturar até 10 mil reais em 90 Dias.
Nesta aula 100% Online e Gratuita, você vai conhecer o método exclusivo criado pelo maior especialista em Ecommerce do Brasil, Bruno de Oliveira.
Nela, você vai aprender como criar um Ecommerce DO ZERO e faturar seus primeiros 10 mil reais em até 90 dias.
Tudo isso de uma forma simples, segura e lucrativa. Assista à aula gratuitamente Aqui:
Comentários
Ola. Adorei seu vídeo... Entao quero monta um negocio de acessoorios feminino pq me diz....
Olá Ana Paula! Acessórios femininos é o segundo segmento que mais tem volume de pedidos durante o ano. Vai fundo! Estamos aqui para qualquer duvidas e poder te guiar por esse caminho do Ecommerce.
Tenho uma loja de eletro domesticos do Magazine Luiza como posso divulgar com mais eficiencia?
Olá, Sergio. Você precisa atrair tráfego qualificado para sua loja. Uma maneira de fazer isso é através do FacebookAds. Que tal dar uma olhada nesse material? https://ecommercenapratica.com/trafego-no-facebook/ - Além desse artigo, temos vários outros que vão te ajudar!
Tem algum custo para eu vender no Instagram?
Oi, Tatiane! O Instagram, em si, não cobra. Mas, para vender pelo Instagram, você vai precisar de um meio de pagamento.
No mercado pago, por exemplo, há algumas taxas por venda, que são uma porcentagem do valor.
Abraço!
Adquiri o curso recentemente, meu maior obstáculo é justamente esse, a escolha do nicho, já li tanta coisa mas até agora sem noção do que vender de fato. Continuo assistindo as aulas mas sem colocar nada em prática ainda por conta desta limitação. Qualquer outra dica sobre essa questão de escolher o segmento será muito bem vinda.
Oi, Flaviana!
Se eu fosse você, tentaria fazer assim:
Faz uma lista com 5 nichos que você se identifica e 5 nichos que você saiba que tem bom potencial de mercado (pesquise bastante).
Depois, aprofunde as pesquisas e vá escrevendo os prós e contras de cada opção que você escreveu.
Vá eliminando os nichos aos poucos, até sobrar apenas um.
Espero que essa ideia te ajude! Colocar no papel pode facilitar bastante o processo.
Abraço!
Wow, aprovado! gostei bastante!