Sem categoria

Tráfego no Facebook: Como criar campanhas vencedoras

por Ana Clara Magalhães

Se você já atua ou pretende atuar no mundo digital, deve saber que não tem como falar de Ecommerce sem falar em tráfego.

Afinal, em qualquer negócio na internet as pessoas precisam encontrar a sua empresa, pois é justamente dessa forma que você poderá conseguir novos contatos, gerar leads qualificados, converter vendas e engajar pessoas.

Por isso, neste artigo vamos explicar detalhadamente como aumentar o seu tráfego e criar anúncios em uma das principais plataformas online: o Facebook.

Assista também a todo este conteúdo explicado pelo Gabriel Cersosimo, gestor de tráfego do Ecommerce na Prática:

Como estruturar campanhas vencedoras no Facebook

A geração de tráfego no Facebook está diretamente ligada às campanhas que você faz nessa rede social e os resultados que elas trazem.

E o primeiro ponto que você precisa ter em mente para fazer campanhas com bons resultados é que a maioria das plataformas de tráfego funcionam, mais ou menos, com os mesmos conceitos: campanha, conjunto de anúncios e anúncio.

Estas são três etapas que estão conectadas umas às outras e você precisa conhecê-las:

1- Campanha

A campanha é o primeiro passo para estruturar os seus anúncios no Facebook.

É nesta etapa que vamos definir seus resultados e as ações que você deseja que sejam feitas quando seu público for impactado pela mesma, como: níveis conversão, visualização, engajamento…

Por isso, quando você decidir veicular um anúncio, comece sempre por aqui.

É na parte de campanha que você vai escolher o objetivo da publicidade, definindo aquilo que você quer que o anúncio consiga atingir como resultados.

Por exemplo: se o seu objetivo é promover sua página, o anúncio será otimizado para gerar mais curtidas na página do Facebook da sua empresa.

Em geral, quando falamos sobre empresários e lojistas, os objetivos mais utilizados são: visualizações de vídeo, engajamento com o conteúdo, curtidas na página e conversão ou tráfego.

2- Conjunto de anúncios

Esta etapa é o cérebro de toda a operação. É ela que vai dizer como seus anúncios serão veiculados.

Aqui, você irá criar um grupo específico para que suas campanhas sejam direcionadas, definindo a localização, sexo, idade e outras características que você desejar que seus anúncios sigam.

A segmentação vai depender dos seus objetivos e de quem você quer alcançar. Por isso, é fundamental que você tenha um bom conhecimento da sua persona para segmentar campanhas de forma mais assertiva.

Além disso, é muito importante que você crie uma campanha para cada público e filtre o canal que esse anúncio será mostrado.

Por exemplo: você pode ter uma campanha com o objetivo de vendas direcionado somente para pessoas que engajaram com o seu Instagram nos últimos 14 dias.

Vale ressaltar que, na realidade do exemplo acima, você pode fazer outros conjuntos de anúncio direcionados para outros públicos, como: um conjunto de anúncio apenas para homens, outro apenas para mulheres, para todos os sexos e assim por diante.

3- Anúncios

Podemos dizer que os anúncios são o ponto de contato entre a sua empresa e o seu público, de modo que precisam ser bem redigidos.

Frases impactantes, fotos, cores chamativas e tudo o que puder causar, na sua audiência, interesse por aquele anúncio será bem-vindo.

Os anúncios podem ser uma quantidade grande ou pequena dentro dos conjuntos, isso vai depender dos interesses e resultados que deseja atingir.

O recomendado é fazer 3 anúncios por conjunto para ficar mais fácil de organizar, pois, assim, você consegue comparar os resultados de forma mais eficiente.

Para isso, basta analisar o CTR (taxa de pessoas que visualizaram esse anúncio e clicaram).

Essas foram as 3 principais etapas para que você consiga criar e gerenciar anúncios no Facebook.

Porém, para entender melhor como criar anúncios que funcionam e realmente impactam a sua audiência de forma relevante, é preciso seguir alguns passos que vão tornar a publicidade no Facebook da sua empresa muito mais eficaz.

Para você sair deste artigo pronto para ter muito mais resultados nos seus anúncios, separamos os principais pontos que você precisa seguir para ter campanhas vencedoras. Eles são:

Como criar anúncios de qualidade

1 – Tenha um objetivo

Criar um objetivo precisa ser o ponto de partida de qualquer ação que você tenha dentro de uma ferramenta que visa gerar tráfego.

Afinal, sem ter um objetivo bem definido, você não conseguirá metrificar resultados e ver o que realmente está funcionando. Isso é muito grave quando estamos falando de vendas, porque você pode estar gastando dinheiro por nada.

O objetivo é a raiz de todo processo. Assim, pense bem nos resultados que você quer alcançar e mapeie tudo o que pode fazer em uma campanha para que eles sejam alcançados.

Por exemplo: se o seu objetivo é aumentar o alcance da sua marca, você pode fazer anúncios que divulguem histórias dos seus clientes utilizando seus produtos.

Assim, além de passar mais credibilidade para a sua empresa, você engaja sua audiência, impactando muito mais pessoas.

2 – Mostre pessoas utilizando seu produto

Os anúncios do Facebook, em geral, são veiculados no feed de notícias ou no Instagram, no mesmo espaço em que aparecem publicações de familiares e amigos. 

Por isso, de nada adianta o seu anúncio ser fora do contexto destas redes sociais. Afinal, eles não vão chamar a atenção do seu público e não vão despertar interesse pelo produto.

Invista, então, em anúncios que mostrem pessoas utilizando o seu produto de forma natural.

Além de você atingir as pessoas que realmente possuem interesse no seu produto, você não vai ser apenas “mais uma publicidade chata” mostrando a mercadoria no feed das pessoas.

3 – Quanto menos texto, melhor

Com os dias corridos de hoje, as pessoas buscam cada vez mais por facilidade, praticidade e rapidez. Por isso, é importante ter em mente que criar anúncios com textos grandes demais não vão chamar a atenção da sua audiência.

Além disso, foi comprovado pelo Facebook que anúncios com mais de 20% de texto possuem um desempenho ruim, alcançando menos pessoas.

Por esse motivo, invista na produção de imagens de qualidade, com alta definição e que falem por si só. O texto que as acompanha deve ser pequeno, claro e objetivo.

Transforme os seus anúncios em uma explosão de tráfego e vendas!

O Facebook é uma das ferramentas de tráfego mais poderosas da internet. Porém, para otimizar as suas conversões com ele, é preciso conhecê-lo bem e aplicar estratégias de marketing que vão trazer mais leads e, consequentemente, vendas para o seu Ecommerce.

Por isso, não se limite ao conhecimento que você adquiriu aqui. Foque em buscar mais estratégias que irão te ajudar a produzir anúncios de alta qualidade, multiplicando o número de acessos à sua loja e aos seus produtos. Fazendo isso, pode ter certeza de que os resultados vão ser extraordinários.

E o melhor: você não precisa ir muito longe para encontrar essas novas estratégias para otimizar suas vendas nos Facebook.

Essa é exatamente essa a proposta do treinamento Explosão de Tráfego e Vendas: transformar os seus anúncios em máquinas de conversão.

Todas as estratégias apresentadas são testadas e aprovadas por nós, do Ecommerce na Prática, e pelo próprio Bruno de Oliveira, maior especialista de comércio eletrônico do país e responsável pelo treinamento.

Vem saber mais sobre Como conseguir um Explosão de Tráfego e Vendas para o seu negócio!

Compartilhar
Ana Clara Magalhães

Ana Clara Magalhães é diretora de Inbound Marketing do Ecommerce na Prática, responsável por toda a estratégia orgânica e parcerias da empresa.. Ela é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, e tem MBA em Gestão de Marketing. Desde 2014, atua com conteúdo estratégico para empresas e parcerias, passando por diversos segmentos, como bem-estar, moda, alimentação, empreendedorismo e educação.