O Pix Automático é uma modalidade do Pix que permite pagamentos recorrentes de forma rápida e prática. Com ele, empreendedores poderão automatizar a cobrança de serviços mensais, oferecendo uma experiência mais fluida e conveniente para os clientes.


Pagamento por recorrência não é uma novidade, mas, associado a um meio de pagamento que tem crescido cada vez mais, é algo para os empreendedores prestarem atenção.

Para você ter uma ideia, no Brasil, foram realizadas quase 42 bilhões de transações via Pix em 2023, representando uma alta de 75%, em relação a 2022, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Essa adesão crescente demonstra não apenas a confiança dos consumidores no sistema, mas também a importância do Pix como uma ferramenta estratégica para os negócios. 

Será que implementar o Pix Automático pode ser um diferencial importante para o seu negócio?

Ao longo deste artigo, vamos explorar o que é Pix Automático, suas vantagens e como você pode integrá-lo ao seu Ecommerce e mais.

Vamos começar?

O que é Pix Automático?

O Pix Automático, ou Pix Recorrente, é uma modalidade do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil, o Pix, que permite a realização de pagamentos recorrentes e periódicos.

A novidade está prevista para ser lançada em junho de 2025. 

Com ela, as pessoas poderão pagar mensalidades e contas variadas, como: luz, água, academia, condomínio, escola, canais por assinatura e outros serviços diversos.

Essa funcionalidade visa facilitar a vida de consumidores e empresas, já que elimina a necessidade de refazer transferências manualmente todos os meses.

Em termos simples, essa espécie de Pix recorrente trará mais praticidade e segurança para ambos os lados da transação.

Como vai funcionar o Pix Automático?

Na página de checkout, o cliente seleciona a opção de Pix automático, e a loja virtual registra essa solicitação e gera um QR Code para a transação ser feita.

Após escaneamento, o comprador efetua o primeiro pagamento imediatamente e recebe a notificação do débito

A partir desse momento, as próximas cobranças serão feitas automaticamente, proporcionando mais praticidade nas transações.

Aí vai um exemplo prático:

Imagine que você tem um petshop online com clientes que fazem compras regularmente de ração e produtos.

Em vez de utilizarem cartão de crédito ou outras formas de pagamento, eles poderão optar por essa modalidade de Pix Automático

A cada mês, o valor da ração e dos produtos será debitado automaticamente de suas contas, sem que eles precisem repetir o processo de compra.

🔁 Leia também: O que é venda recorrente? Conheça desafios, vantagens e saiba como colocar em prática.

Qual é o custo do Pix Automático?

Segundo o Banco Central, o Pix Automático será totalmente gratuito para o consumidor. Já para as empresas, o serviço poderá ser tarifado no recebimento das vendas.

Os lojistas deverão conversar diretamente com os gerentes de suas contas, de suas respectivas instituições financeiras. 

COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS

Aula exclusiva (e gratuita) começando em:

00 horas

10 minutos

00 segundos

🔎 Aproveite para ler também: Quais as mudanças no Pix? Veja como impactam seu negócio.

Qual a diferença entre o Pix Automático e o débito automático?

O débito automático é um serviço tradicional que vincula a conta bancária do pagador ao credor, permitindo o débito direto nas datas acordadas. 

O Pix Automático, por outro lado, vai permitir que clientes de qualquer instituição o utilizem no dia a dia

Ou seja, não haverá a necessidade de abrir contas e/ou ter convênios com nenhum banco.

Além disso, o Pix Automático oferecerá maior agilidade nas transferências e possibilidade de o pagamento ser concluído em tempo real. 

Qual é a diferença entre Pix Agendado e Pix Automático?

O Pix Automático é destinado a pagamentos recorrentes entre clientes e empresas

Ele permite que os negócios realizem cobranças de forma contínua e sem a necessidade de autorização mensal do cliente. 

no Pix Agendado o pagador precisa programar cada transação inserindo manualmente o valor, a data e o horário desejados no aplicativo do banco. 

São iniciativas semelhantes, mas que se diferem na prática tanto por suas propostas, quanto por suas execuções.

🔵 Aproveite para ler também: O que é Pix EVP e como funciona? Entenda tudo.

As vantagens do Pix Automático

O Pix Automático tem potencial de gerar algumas vantagens interessantes para quem vende online. Dá só uma olhada nas principais:

  • Automação de recebimentos: permite que os pagamentos recorrentes sejam processados automaticamente, reduzindo a necessidade de intervenções manuais e liberando tempo para que as equipes se concentrem em outras atividades;
  • Redução de erros: a automatização minimiza as chances de erros humanos, como cobranças duplicadas ou atrasadas, garantindo que os pagamentos sejam realizados de forma correta e pontual;
  • Fluxo de caixa otimizado: com os pagamentos sendo feitos na data exata, as empresas conseguem prever melhor suas receitas e planejar suas despesas, resultando em um fluxo de caixa mais saudável e eficiente;
  • Maior controle: oferece relatórios detalhados sobre os pagamentos recebidos, permitindo um acompanhamento mais preciso e facilitando a análise financeira da empresa;
  • Serviço diferenciado aos clientes: as empresas proporcionam uma experiência de pagamento mais conveniente e ágil, o que pode aumentar a satisfação e a fidelização dos clientes.

🧲 Leia também: Como atrair clientes para loja virtual e física? 17 estratégias.

Como usar o Pix Automático na sua empresa?

O processo de como usar o Pix Automático é, basicamente, o mesmo para todas as empresas.

À princípio, será que preciso que o lojistas peça autorização para o banco o qual sua conta comercial foi criada. 

Veja mais detalhes a seguir:

  1. Cadastre sua empresa no Pix Automático junto à sua instituição financeira, garantindo que você tenha acesso a essa funcionalidade.
  2. Envie ao cliente as informações necessárias para autorização do débito, incluindo o CNPJ da sua empresa, os dados da agência e conta bancária, o valor a ser pago e a periodicidade dos pagamentos.
  3. Aguarde a autorização do pagamento recorrente por parte do cliente, que precisará confirmar que concorda com os débitos automáticos.
  4. A partir da autorização, todo mês o sistema realizará um Pix, debitando automaticamente o valor da conta do cliente e transferindo para a sua empresa, assegurando a regularidade dos recebimentos.

Apesar de ainda não estar liberado, o Pix Automático parece ter tudo para facilitar tanto a vida dos clientes quanto dos empreendedores.

A gestão financeira do negócio poderá ficar mais eficiente e organizada e, em contrapartida, o cliente terá uma experiência ainda mais conveniente na hora de comprar.

Planilha grátis | Mantenha o fluxo de caixa do seu negócio em dia!

O Pix Automático é mais uma modalidade do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central que tem tudo para facilitar a vida dos consumidores e dos empreendedores.

Mas até a sua liberação ser feita, é preciso organizar as finanças da sua empresa! 

E para  te ajudar nisso, utilize a Planilha de Fluxo de Caixa do Ecommerce na Prática! 🔢

Com ela, você consegue:

  • Monitorar as entradas à vista de vendas com Pix Automático;
  • Prever futuras saídas e organizar os pagamentos e compromissos financeiros;
  • Visualizar seu fluxo financeiro e tomar decisões mais informadas sobre novos investimentos ou promoções.

Baixe agora gratuitamente: