Seguindo a nossa série de Plano de Negócios, nós criamos um planejamento COMPLETO para Delivery de Hambúrguer, ideal para quem quer ganhar uma renda extra ou empreender nessa área. 

Mas vale lembrar que esse plano pode ser adaptado para outros nichos do segmento alimentício, como comida congelada, marmitas, doces, bolos… 

Enfim, são dezenas de opções que você pode escolher para trabalhar investindo pouco dinheiro e sem precisar sair de casa. 

No vídeo abaixo, a Babi Tonhela, sócia e CPO do Ecommerce na Prática, ensina como começar um delivery de hambúrguer do zero. Assista: 

Mas antes do Passo a Passo, tenha em mãos o seu CANVAS! 

Para aplicar o plano de negócios, é importante que você já tenha um modelo de Canvas do seu negócio impresso! 

Caso ainda não tenha, você pode baixar o nosso modelo no link acima. É só imprimir no tamanho A1 ou A3 para você conseguir colocar anotações. 

Depois disso, cole o seu Canvas na parede do seu escritório ou em qualquer lugar que todos da sua empresa possam ter acesso. 

Caso você esteja sozinho nessa (o que é bem comum para quem está começando), cole em um lugar que você consiga visualizar no seu ambiente de trabalho. 

Desta forma, fica mais fácil de ter acesso às principais informações e entender a de fato a sua ideia de negócio! 

Ou seja, essa é uma ferramenta usual e você precisa olhar para o canvas praticamente todos os dias para dar clareza a sua ideia. 

Além disso, nós recomendamos que você cole notas autoadesivas (muito conhecidas como “post it”) para completar os quadrinhos. 

Isso porque como elas são fáceis de retirar, fica mais prático para você mudar as ideias do quadrante de acordo com a evolução da empresa. 

Depois de imprimir o seu Canvas, vamos preencher todos os quadrantes na seguinte ordem: 

1- Escolha o nome do seu Delivery de Hambúrguer

A escolha do nome da sua hamburgueria pode ser definida no fim do planejamento, caso ainda não tenha uma ideia. Então, não se preocupe!

Mas se você já tem o nome definido, coloque o post it com o nome para completar o seu Canvas. 

Uma dica com relação a escolha do nome: o ideal é que o nome seja objetivo e simples para que as pessoas memorizem facilmente. Também é interessante que tenha ligação com o seu segmento. 

Além disso, nessa primeira etapa, não se esqueça de colocar a data de início do planejamento. 

2- Defina as Ofertas e Valores da empresa

No quadrante de ofertas e Valores, você deve escrever qual o nicho que você quer vender e os valores do seu Delivery de Hambúrguer. 

“Até uma hamburgueria tem valores?” Sim, todas as empresas têm valores a serem seguidos e na sua não vai ser diferente... 

Você pode até não entender a necessidade de definir os valores da empresa num primeiro momento, mas isso vai te ajudar a entender outros processos da sua empresa…

Um exemplo para uma hamburgueria seria investir no ramo de hambúrgueres artesanais, com alimentos frescos, feitos à mão. Nada de batata ou carne congelada industrializada (a não ser o refrigerante). 

Com isso, você poderia focar nos sabores exclusivos que só o seu tempero tem, o que já poderia fazer parte das ofertas do seu delivery de hambúrguer. 

Neste caso, os valores inegociáveis do seu negócio poderiam ser baseados na afetividade que a comida traz e na originalidade de algumas receitas da casa. 

Com isso, a sua maior missão seria se tornar a melhor hamburgueria da sua região, desbancando a concorrência que também vende produtos artesanais.

Além disso, neste quadrante, você pode definir o objetivo desse negócio. É uma renda extra? É uma aposta de fato no empreendedorismo? E já estipular uma meta de faturamento. 

Por exemplo, você pode montar um delivery de hambúrguer artesanal que funciona de quinta a domingo com foco em renda extra, com a meta de faturamento de 6 mil por mês.  

Mas lembre-se: esse é apenas um exemplo para você conseguir enxergar melhor como preencher este quadrante no seu Canvas, ok? 

Vamos seguir com o planejamento...

3- Defina a sua Persona

A persona é fundamental para que você saiba como se comunicar com o seu público e vender os produtos, neste caso, os hambúrgueres artesanais. 

Esta etapa é o momento certo para construir a representação fictícia do seu cliente, por exemplo:

A minha persona são homens e mulheres entre 35 e 55 anos, já possuem filhos crianças ou jovens, gostam de futebol e outros esportes. 

Com isso, você pode colocar essa ideia do mundo esportivo na identidade visual da sua empresa como a logo, posts nas redes sociais, embalagens, nomes dos hambúrgueres... 

Imagina hambúrgueres com nomes dos principais times brasileiros, por exemplo? Com certeza, vai atrair olhares desse público que ama futebol! 

Depois, você vai identificar as dores dos clientes para trazer soluções viáveis para eles…

As dores podem ser a impaciência do cliente que sempre pede delivery já com fome e a solução seria investir nos processos rápidos para a entrega dos lanches. 

Mas atenção: é claro que você vai vender hambúrguer para qualquer pessoa que quiser comer um bom lanche.

COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS

Aula exclusiva (e gratuita) começando em:

00 horas

10 minutos

00 segundos

A ideia da persona é entender qual será o seu público foco e identificar a melhor comunicação para falar com essas pessoas.

Ou seja, você consegue construir uma comunicação tanto para evoluir no atendimento direto ao cliente, quanto para criar bons conteúdos nas redes sociais do seu delivery de hambúrguer.

Leia também: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo

4- Escolha o seus Produtos

Definiu a persona? Agora fica mais fácil escolher os produtos para vender dentro do seu nicho. 

Seguindo o nosso exemplo, você pode escolher produtos fresquinhos como carne moída, hambúrguer suíno e vegetariano, batatas rústicas, molhos artesanais (barbecue e maionese), sucos naturais e refrigerantes. 

5- Selecione os melhores Fornecedores

Depois de definir o produto que você quer vender, é necessário buscar os melhores fornecedores desse nicho. 

Escolha umas 3 opções de fornecedores para ter no radar, pois caso o primeiro falhe e não consiga entregar os produtos, você sempre terá outro lugar pronto para suprir a demanda.

Então, se você quer receber alimentos frescos todos os dias, procure um fornecedor mais próximo da sua região, por exemplo, o Ceasa, uma horta ou um mercado que vende em atacado.

Mas como encontrar bons fornecedores?

Selecionamos as seguintes formas:

  • Pesquisa no Google;
  • Comunidades no Facebook;
  • Marketplaces e redes sociais;
  • Olhando o CNPJ de etiquetas de produtos;
  • Buscando o fornecedor dos seus concorrentes.

6- Monte a sua Estrutura

Você precisa garantir que o sistema do seu Ecommerce funcione bem, pois é ali que você vai cadastrar produtos, integrar canais de venda, emitir notas fiscais… 

A ideia é montar parte da estrutura do seu delivery de hambúrguer e o principal deles é o MEI (Microempreendedor Individual).

Com o MEI, você terá o seu CNPJ próprio, um documento necessário para se cadastrar nos melhores canais de venda para vender comida pela internet.

Vamos falar sobre isso mais a frente…

Como você vai trabalhar com comida, há outras coisas que também fazem parte da estrutura do seu negócio. Afinal, o que você precisa para preparar os lanches? 

Uma chapa, um liquidificador, instrumentos de cozinha (espátulas), fritadeira, panelas, microondas, freezer. Ou seja, tudo que faz parte da estrutura física!

E também vai precisar de um smartphone para acompanhar os pedidos nos canais de venda e também no Whatsapp Business

Enfim, veja o que é realmente necessário para começar e, aos poucos, você pode investir em mais materiais. 

7- Escolha os Meios de Pagamento

No Ecommerce, os melhores meios de pagamento são digitais, que tem integração com lojas virtuais como a Pagarme.com e o Mercado Pago. 

Sem contar, é claro, os meios mais tradicionais e também os mais recentes, como as transferências via PIX! 

O ideal é ter várias opções para deixar que o seu cliente escolha a melhor opção para ele no momento da compra. 

Afinal, os meios de pagamento (ou a falta deles) podem virar uma objeção na finalização da compra e fazer você vender menos. 

8- Defina a sua Logística e os Canais de Venda

No caso do delivery de hambúrgueres, a logística e os canais de venda andam juntos, pois podem partir de uma mesma empresa.

Por exemplo, o iFood é um marketplace de restaurantes muito interessante, no qual você pode utilizar para divulgar os seus produtos. 

Além disso, você pode pagar o plano premium para garantir que o entregador do próprio iFood faça a entrega dos seus pedidos. 

Ou seja, você não precisa contratar um motoboy de primeira. 

E isso vale para outros aplicativos como o Uber Eats, O Rappi e o 99 Food. Todos eles já possuem uma estrutura pronta para você usar e vender os seus produtos. 

Mas lembre-se: para se cadastrar nesses canais de venda, você precisa de um CNPJ. Por isso, é importante seguir todas as etapas do nosso planejamento! 

Leia também: Como Vender no iFood │Tudo Sobre o Aplicativo

9- Escolha os melhores Parceiros

Selecione os melhores parceiros para o seu negócio e isso vai desde uma parceria formal com algum influenciador para divulgar a sua hamburgueria ou até um amigo que te ajuda a fazer entregas ou receber os ingredientes... 

10- Fontes de Tráfego

Selecione os lugares nos quais você quer criar anúncios para gerar tráfego na sua loja virtual (ex: Facebook Ads, Google Ads e Marketing de influência). 

Mas vale lembrar que os próprios aplicativos de delivery também são uma fonte de tráfego para a sua hamburgueria e uma ótima porta de entrada para o mercado. 

Feito isso, o planejamento do seu Delivery de Hambúrguer está pronto! 

Mas ainda há algumas coisas para você aprender…

Aprenda a vender no iFood com o Ecommerce na Prática

Agora que você já sabe os passos essenciais para criar o seu próprio delivery, está na hora de dar o próximo grande passo e se tornar um verdadeiro expert.

Descubra todas as estratégias e segredos para vender com sucesso todos os dias com os treinamentos do Ecommerce na Prática! 

Nossa escola tem dezenas de cursos e centenas de aulas sobre marketplace, vendas, estratégias de marketing e mais. 

Junte-se às 130 mil pessoas que já tiveram suas vidas transformadas pelos cursos do Ecommerce na Prática. Seja um aluno: