Manual de Facebook Ads para E-commerce


manual-de-facebook-ads-ecommerce-1

O Facebook tem mais de 1 bilhão de usuários ativos. Utilizando o Facebook Ads, você tem a oportunidade de colocar o seu produto de frente para esse grande público.

Esse potencial pode ser usado de forma muito eficaz para divulgar a sua loja virtual. E quando eu digo “Divulgar”, eu digo isso em vários sentidos, seja fazer fortalecimento de marca, gerar engajamento com seu público alvo, fazer ações promocionais e claro, gerar vendas.

Empresas como a Farm (Loja de Moda Feminina) e o Brownie do Luiz (Especializados em Brownie, é uma loucura…), ambos aqui do Rio de Janeiro, atuam com muito sucesso no Facebook Ads. Boa parte dos clientes dessas lojas virtuais são adquiridos através da mídia paga no Facebook. Se continuam investindo a anos é porque o ROI vai muito bem, obrigado.

Uma coisa que você pode estar pensando sobre divulgação no Facebook Ads, é que deve ser muito caro ou difícil de administrar, acredite… não é.

Nesse Manual, eu vou te mostrar os recursos fundamentais do Facebook Ads que melhor podem ser aplicados no seu e-commerce, aproveite bastante esse Manual e prepare-se para divulgar sua loja virtual na maior rede social do planeta.

DICA: Um dos Grandes Segredos para ter Resultado no Facebook é saber engajar bem o seu público. Isso pode aumentar o seu ROI em mais de 300%.
reportstacked_729x736
BÔNUS: Nesse artigo você vai Baixar um Ebook com 22 Táticas Comprovadas pra Aumentar seu Engajamento no Facebook.
Com essas Dicas, Gerei Centenas de Vendas Orgânicas no Facebook, É Incrível!

O que são os Anúncios do Facebook?

Você pode nunca ter reparado, mas certamente já viu. Eles aparecem com frequencia no nosso Feed de notícias ou na barra lateral. Geralmente tem uma tarja, indicando que é “Patrocinado”.

Quem pode Criar Anúncios no Facebook?

Qualquer um que tenha uma conta validada no Facebook. Isso mesmo, não precisa de agência nem empresa registrada, você mesmo pode criar anúncios com sua própria conta. Pra isso você precisa criar uma Fanpage para a sua loja virtual (creio que você já tenha uma). Fora isso, basta ter um cartão de crédito para poder pagar pela publicidade.

PS: O Facebook não aceita boleto como pagamento pelos anúncios.

Porque sua Loja Virtual DEVE Anunciar no Facebook

A principal razão é que a ferramenta de anúncios tem “super poderes”, ela te permite segmentar o público dos seus anúncios de infinitas formas. Como o Facebook é uma base de usuários cadastrados, ele possui muitos dados desses usuários, dados como idade, cargo, preferências, gostos, entre muitas outras coisas.

Isso torna essa forma de publicidade muito poderosa, é possível por exemplo, você anunciar um “Tênis Masculino de Corrida da Mizzuno” especificamente para Homens que curtem a marca Mizuno e pratiquem corrida.

Ou então, anunciar um anunciar o lançamento do filme “Avatar 2″ para pessoas que assistiram o filme Avatar 1.

Entendeu como isso é poderoso? Na prática funciona praticamente, como oferecer água para alguém que perdido no deserto.

Como seus Anúncios vão aparecer no Facebook?

Existem 3 diferentes formas de anunciar sua Loja Virtual no Facebook. Essa é na verdade a primeira coisa que você precisa decidir. Onde quer exibir seus anúncios.

As 3 formas mais comuns são:

  • Anúncios para Celulares; (Aparecem normalmente no Feed de Notícias do Usuário)
  • Anúncios no Feed de Notícias do Desktop; (Envolve também os Tablets)
  • Anúncios na Barra Lateral. (São aqueles quadradinhos que aparecem do lado na coluna direita)

Você pode ver esses 3 tipos de anúncios no gráfico abaixo, da esquerda para a direita.

manual-de-facebook-ads-ecommerce-2

O Poder do Mobile no Facebook

Se os seus clientes costuma comprar usando o celular, você tem uma oportunidade incrível anunciando no Facebook.

Eu digo isso porque os índices mostram que as pessoas ficam conectadas no Facebook, quase o dia inteiro através do celular. Talvez esse seja o motivo dos anúncios para celular estarem com melhor desempenho.

Obviamente pra usar isso em favor da sua loja virtual, você precisa ter uma página responsiva, bem otimizada e principalmente uma funil de checkout adequado aos celulares. Isso você precisa avaliar antes de decidir anunciar ou não para dispositivos mobile.

Além disso, você precisa avaliar o seu produto e público alvo e verificar se ele se adequa a esse padrão de usabilidade.

Uma boa forma de identificar isso é usando os dados do seu Google Analytics.

Voltando a questão do melhor desempenho dos anúncios para celular. As estatísticas tem sido muito favoráveis nos anúncios para mobile, principalmente na taxa de interação dos usuários com o anúncio.

Pra exemplificar isso: Pra cada interação em anúncio no desktop, acontecem 3 interações no mobile.

manual-de-facebook-ads-ecommerce-4

Qual o seu Objetivo com o Anúncio?

Esse é outro ponto muito positivo dos anúncios no Facebook, você pode definir claramente o objetivo do anúncio e assim o Facebook te entrega o que você definiu. É possível criar anúncios com foco em engajamento, curtidas na página, cliques no site, conversões entre vários outros objetivos.

Em 99% dos casos, donos de Lojas Virtuais estão focados em gerar vendas com o anúncio, contudo, infelizmente isso não é garantido. Cada negócio tem suas particularidades, públicos, dores e necessidades.

Para criar campanhas que realmente tragam conversão, será necessário que você tenha bem definido o seu público alvo e quais suas necessidades. Somente com esses dados, você poderá segmentar com eficácia o público alvo do seu anúncio. Falaremos mais sobre publico alvo adiante.

Template Icon

Apresentação Gratuita: Como Montar seu Ecommerce do Zero

Temos uma Sessão Começando em: min seg

Você vai aprender um método passo a passo que já ajudou Mais de 1500 empreendedores a Começar seus Negócios e VENDER MUITO todos os dias. Assista Abaixo:


Em cada anúncio que você criar no Facebook Ads, você deverá escolher um objetivo. Isso fará com que o Facebook otimize a exibição do seu anúncio para usuários que tenham mais interesse no tipo de produto ou conteúdo que você está anunciando. Atualmente existem disponíveis para o Brasil, 10 tipos de objetivos diferentes para um anúncio, abaixo vou lhe explicar cada um deles:

manual-de-facebook-ads-ecommerce-3

  • Boost your Posts: Objetivo aqui é impulsionar posts da sua página. Essa é a função que eu mais uso e que funciona melhor, pois o anúncio fica “com cara” de post normal, bem relevante e seguindo a tendencia do “native ads”. [Bastante relevante para seu E-commerce]
  • Promote Page: Promover a sua Fanpage, aumentando o número fãs, o Facebook vai promover a sua Fanpage para uma audiência similar aos seus fãs atuais, o foco será conseguir mais curtidas. [Não é muito relevante, geralmente o número de fãs não influencia nas suas conversões]
  • Send People to your site: O foco aqui é o link externo do anúncio, ou seja, levar o usuário para o seu site ou uma landing page que você definiu no anúncio. [Bem relevante para seu E-commerce]
  • Increase conversions on your website: Assim como o objetivo acima, o foco aqui é o link externo do anúncio, porém o Facebook vai otimizar o anúncio para usuários que tenham maior probabilidade de gerar conversão na sua loja. [Muito relevante para o seu E-commerce, porém você precisa gerar um pixel de conversão e instalar na sua loja]
  • Get installs of your app: Se a sua loja virtual possui um aplicativo para celular, essa é uma boa forma de conseguir mais usuários para seu aplicativo. [Relevante desde que você possua um aplicativo e que ele gere ou pelo menos influencia nas conversões do seu E-commerce]
  • Increase engagement in your app: Reitero o que disse na opção acima com uma ressalva… Mesmo que você tenha uma aplicativo, o fato de haver engajamento ali, pode não influenciar nas suas vendas.
  • Reach people near your business: Objetivo aqui é impactar com o anúncio, pessoas que estejam próximas a localização física da sua empresa. Muito relevante se sua loja virtual possui também um ponto físico.
  • Raise attendance to your event: Divulgar um evento que você tenha criado no Facebook. Bastante relevante se você costuma promover Hangouts ou Eventos da sua Loja Virtual. O foco do Facebook será conseguir pessoas para o seu evento.
  • Get People to claim your offer: Foco é trazer clientes para sua loja virtual, divulgando uma promoção especial. A idéia é muito boa, porém não tem tido bons retornos, pelo menos ainda não… talvez isso melhore… O motivo é que o usuário quando está no Facebook não está no momento de compra dele, então não adianta muito fazer uma oferta a ele. Não é dessa forma que você conseguirá um bom ROI no Facebook.
  • Get Video Views: Divulgar um Vídeo publicado na sua Fanpage, muito relevante para divulgar um vídeo institucional, case de sucesso ou até um review de um produto.

Bastante coisa né? Mas você viu que nem todos os objetivos são relevantes para seu E-commerce, então analise bem e faça muitos testes, só assim você conseguirá encontrar o tipo de objetivo que mais gera conversão pro seu negócio.

Como eu Segmento o Público Alvo do meu Anúncio?

As possibilidades que o Facebook te oferece são enormes, quando você estiver criando o anúncio, você poderá inserir dados (filtros) de segmentação da audiência que será impactada com o anúncio.

Eu aconselho você a analisar cada opção, existe uma infinidade de possibilidades de segmentação, abaixo alguns exemplos:

  • Localidade
  • Idade
  • Sexo
  • Idioma
  • Estado de Relacionamento
  • Educação
  • Trabalho
  • Etnia
  • Geração
  • Família
  • Política
  • Eventos
  • Interesses
  • Comportamentos
  • Conexões

Trabalhar com essas segmentações não é tão simples quanto fazer um anúncio básico, nesse ponto pode ser que você encontre dificuldades. Mas isso é normal considerando as enormes funcionalidades dessa poderosa ferramenta.

Ainda existem recursos mais avançados que esse, é possível criar “call to actions” nos anúncios. Traduzindo são chamadas para ação, botões para os leigos. Exemplo (Comprar Agora, Assinar, Acessar o Site etc…)

Não para por aí, os recursos parecem infinitos. Ferramentas de análises avançadas como “Graph Search”, “Audience Insights” e “Power Editor” podem multiplicar em até 10x o poder da relevância dos seus anúncios, chega a ser impressionante.

DICA: Um dos Grandes Segredos para ter Resultado no Facebook é saber engajar bem o seu público. Isso pode aumentar o seu ROI em mais de 300%.
reportstacked_729x736
BÔNUS: Nesse artigo você vai Baixar um Ebook com 22 Táticas Comprovadas pra Aumentar seu Engajamento no Facebook.
Baixe Agora e Aumente suas Vendas no Facebook, Clique Aqui para Baixar >>

Conclusão (Continua…)

Acho que já deu pelo menos pra você ter uma noção, do que é e quão poderoso o Facebook Ads pode ser para a sua Loja Virtual.

A Ferramenta possui ferramentas incríveis que te ajudam a mostrar o anúncio certo para o público certo. E isso tem muita relevância do ponto de vista de uma possível conversão.

Apesar disso, você já dever ter ouvido muito por aí que anunciar no Facebook não presta ou que o público do Facebook não compra nada… Isso não é verdade. O grande problema nesses casos, foi que as pessoas não conheciam o seu público alvo, nem souberam segmentar o anúncio correto para as pessoas corretas, aí realmente fica difícil vender, concorda?

Essa foi a primeira parte do Manual de Facebook Ads para E-commerce, mas não paramos por aqui. Eu já disponibilizei a segunda parte do Manual, que é onde eu ensino você a fazer seu primeiro anúncio no Facebook Ads, acesse aqui ->

Comentários

Trackbacks