Montar um negócio milionário do zero é um desafio enorme. Mais do que tirá-lo do papel, fazê-lo crescer, torná-lo relevante e lucrativo exige um esforço grande. Mas existe um aspecto que todos os negócios milionários têm em comum: eles seguem um mesmo modelo...

E conhecer este modelo é o primeiro passo para que o seu negócio também atinja este patamar. 

Para que fique claro: estou falando do modelo de gestão

Para se construir um negócio milionário, não basta ter apenas o capital para investir. Embora ele seja importante, é preciso ter competência para saber onde e quando investir.

Nesse artigo, vou falar sobre 5 aspectos principais para a construção de um negócio milionário. Todos eles foram pensados com base no estudo de grandes marcas, como Apple, Google, Amazon…

O Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, também gravou um vídeo para falar sobre o que ele pensa do assunto. Confira:

Mas vamos aos aspectos de uma vez...

1 - Gestão dos processos da empresa

A única maneira de uma empresa funcionar perfeitamente é se todas as peças da engrenagem estiverem em perfeita sintonia. Para isso, cada funcionário tem de saber exatamente o que se espera dele.

Dessa forma, você deve detalhar minuciosamente todos os processos, projetos e tarefas da empresa. 

Sabe aquele ditado “Se você quer algo bem feito, faça você mesmo”? 

Ele serve para pessoas que não têm capacidade de delegar tarefas.

Não basta simplesmente virar e falar: “quero que faça isso”. Quando age dessa forma, ignora o fato de que a pessoa que vai exercer a tarefa não vive na sua cabeça e pode não saber exatamente como você espera que seja feito. 

Portanto, se esta pessoa não for bem direcionada, as chances da tarefa não sair da maneira desejada são maiores.


Dá uma olhada nesse vídeo que o Alan Monteiro, Head Comercial aqui do Ecommerce na Prática, gravou. Ele fala sobre os 3 pontos principais para uma boa gestão de negócios.

Imagine o seguinte: 

Um empresário dono de uma rede de lojas de roupas não está satisfeito com a maneira que alguns vendedores estão realizando as vendas. Para resolver isso, ele visita uma das suas lojas e explica como o serviço deve ser feito apenas para aqueles vendedores daquela loja.

Para o restante das filiais, ele manda um e-mail explicando todo o processo. Em qual loja você acha que os vendedores vão conseguir aplicar melhor os desejos do empresário? Na que ele visitou pessoalmente ou nas outras que só receberam um e-mail?

É claro que é na loja visitada que os resultados sofrerão uma melhora mais rapidamente, pois foi nela que foi explicado com maior detalhe as mudanças desejadas pelo dono.

Portanto, ao invés de visitar apenas uma das lojas, seria muito mais prudente da parte do dono reunir todos os vendedores em algum local. Assim, ele poderia passar a todos as mudanças que gostaria que fossem implementadas.

Existe uma ferramenta muito boa de gestão de processos, o Trello. Nela, você consegue manter todo o seu negócio organizado, designando tarefas e acompanhando o andamento delas.

2 - Gestão das pessoas

Para a empresa funcionar perfeitamente, as peças devem estar em perfeita sintonia. Neste caso, o que chamo de peças são as pessoas que trabalham com você.

A seleção de pessoas para a formação de uma equipe eficiente é um dos processos mais importantes de uma empresa… E o que pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do negócio.

No entanto, de nada adianta ter funcionários com currículos excelentes se, no final das contas, eles não estão alinhados com as diretrizes e valores da empresa.

São diversas áreas e funções diferentes, com pessoas com experiências e expertise distintas. Mas todas elas devem estar na mesma página, trabalhando para fazer com que a sua empresa seja o melhor possível.

Como fazer isso?

A primeira coisa que deve fazer aqui é criar um código de conduta. Ou seja, um conjunto de normas de convivência que todos os funcionários devem seguir. Esse é o básico para a boa convivência entre as pessoas.

Além disso, é seu trabalho mantê-los motivados. Se aqueles que trabalham com você perderem a motivação ou pararem de acreditar no trabalho que fazem, podem acabar “contaminando” os demais. 

Assim, aos poucos, vão começar a fazer as coisas apenas para entregar. E a sua empresa será mais um desses locais de trabalho onde os empregados já chegam com vontade de ir embora.

Isso não é nada produtivo.

Para driblar este possível problema, uma boa dica é ouvir o que seus funcionários têm a dizer e sempre dar o melhor direcionamento. Mostre a diferença que eles fazem, apresente os resultados, estimule a buscarem por mais. 

Pessoas precisam ser estimuladas. Do contrário, perdem o brilho no olhar.

Olha um exemplo de empresa super famosa que faz muito sucesso por sua capacidade acima da média de gestão de pessoas.

3 - Experiência do Cliente

Toda empresa ou negócio vende um produto. 

Antes de contestar e dizer “um show de uma banda, por exemplo, não vende produto nenhum”, deixa eu explicar...

Um produto não precisa ser um objeto, algo físico. Pode ser um serviço ou uma experiência, por exemplo.

No caso do show da banda, o produto é a experiência de assistir ao show. No caso do Ecommerce na Prática, o produto é conhecimento.

Todo negócio de sucesso precisa estar focado no produto que comercializa. Afinal, é ele que traz dinheiro para a empresa. É o carro-chefe do negócio.

Mas não basta somente caprichar no produto em si…

Praticamente tudo que se vende hoje é commodity. Então, o que fazer para conseguir uma margem bruta elevada? Basicamente, se diferenciando dos seus concorrentes.

Os pontos de diferenciação, no entanto, têm que fazer sentido para o seu consumidor. A partir desses pontos, você consegue agregar valor à sua marca e ao produto que está entregando.

É preciso focar em tudo que está em volta dele. Ou seja: na experiência do cliente.

Digamos que um restaurante tem em seu menu um prato fenomenal, de dar água na boca. Os clientes olham para a descrição feita no cardápio e já sabem de cara que é aquilo que desejam comer.

Só que, na hora de fazer o pedido, o garçom demora para atender ou atende de maneira grossa e mal educada...

Em seguida, a comida demora para chegar e, para completar, o restaurante só aceita pagamento em dinheiro.

Mesmo tendo um prato delicioso para oferecer, esse restaurante não tem como ser bem-sucedido, pois os outros fatores que englobam o produto não têm a mesma qualidade.

Você acha que esta pessoa vai retornar ao restaurante? Provavelmente não.

No Ecommerce, a experiência é tão importante quanto no mundo físico.

Pense em um Ecommerce de acessórios de beleza que faz um brinco maravilhoso. Ele é reluzente, chama a atenção e tem alto potencial de venda, podendo até se tornar o produto estrela do negócio.

Mas, quando o cliente vai comprar o produto, ele tem dificuldades em efetuar a compra no site da loja, por estar muito confuso...

Ou o produto demora para chegar até as suas mãos...

Ou a loja não tem mais o brinco disponível, pois todos foram vendidos e esqueceram de retirar o anúncio…

Todas essas dificuldades desestimulam o cliente a comprar novamente na loja.

Portanto, a experiência envolvida no processo de compra deve ser tão valorizada quanto o produto em si. Afinal, não adianta ter o melhor produto se você falha nos outros quesitos.

4 - Finanças

O grande pilar de sustentação de qualquer negócio bem-sucedido é a parte financeira. Se você não tiver as finanças da sua empresa controladas, eu te garanto que vai ter problemas.

Isso significa que você precisa acompanhar de perto todas as contas que chegam para sua empresa.

Não estou falando apenas das contas tradicionais, como luz e aluguel. Outros pontos, como fluxo de caixa, são tão importantes quanto. Afinal, sem fluxo de caixa, uma empresa não tem capacidade de pagar gastos inesperados.

Tome cuidado: às vezes essas falhas financeiras estão bem escondidas.

Por exemplo:

Um grande empresário do ramo de moda, em busca de ampliar os seus negócios, realiza a compra de uma loja de roupas para adicionar ao seu já vasto império.

Ao fazer uma análise das finanças dessa loja que acabou de adquirir, percebe que as contas não batem. Percebe que a loja, ao invés de arrecadar dinheiro a cada venda feita, está perdendo dinheiro.

Isso porque, no o final das contas, a venda de cada unidade não cobre os gastos da loja.

A partir desse dado, é refeita toda a estratégia da empresa a fim de gerar lucro.

Percebe que, se o empresário não percebe essa falha e corrige, a compra dessa empresa, ao invés de agregar, pode fazê-lo quebrar.

Portanto, ter atenção às despesas da sua empresa é fundamental para garantir seu crescimento constante.

Um ponto muito importante que precisa sempre ser observado de perto é a margem.

Esse é, talvez, o elemento que menos dependa de você. Todo negócio lucrativo tem que ter boas margens de lucro bruto.

Isso é o quanto você ganha em cada venda, descontando o custo que teve com aquele produto. Nesse caso, ainda não são retiradas as despesas fixas e impostos.

Desse valor, é retirado um percentual em relação ao preço de venda, que será o de margem de lucro.

Você precisa de produtos que tenham uma margem de lucro bruto elevada para conseguir sustentar o crescimento do seu negócio.

5 - Evolução constante

O problema que muitos negócios esbarram é a estagnação. E ela acontece na maioria das vezes quando seus empreendedores acham que já sabem de tudo que precisam para tocar seus negócios.

Não é bem assim que funciona. O mundo nos dias de hoje está em constante mudança. Está sempre em constante evolução. Por isso, ficar acomodado é um luxo que os empreendedores não podem ter.

A busca incessante por conhecimento é o que faz os grandes empreendedores atingirem o sucesso que todos desejam, mas que apenas eles conseguem. E mesmo quando atingem esse sucesso, eles não param.

Estar sempre antenado ao que acontece de relevante no mercado, acompanhando os concorrentes e o que eles estão fazendo, sempre buscando ajustar o seu negócio com as novidades que surgem. 

Essas são as características do grande empreendedor.

Quando falamos em negócio milionário, queremos uma boa margem de lucro no final, mas que seja grande o suficiente para prover os recursos que são necessários para atingir os objetivos.

Para isso, é necessário que o negócio esteja sempre em escala, com capacidade de entregar sempre mais com o passar do tempo.

Tem que ter escala na quantidade de pessoas que você tem para atingir e na sua capacidade de atender essas pessoas. Não basta ter um mercado gigante se você não consegue atingir e atender todos com a mesma qualidade.

Para que você entenda melhor sobre esses três últimos pontos que falei: experiência, finanças e evolução, olha esse vídeo que o Bruno de Oliveira fez:

Nele, ele aborda os três elementos obrigatórios de qualquer negócio lucrativo: margem, diferenciação e escala.

Conheça as estratégias para fazer do seu Ecommerce um exemplo de sucesso

Depois de conhecer e entender os grandes pilares de qualquer negócio milionário, que tal tratar uma estratégia voltada neles para o seu Ecommerce também se tornar um negócio milionário?

O Bruno de Oliveira, especialista com mais de 18 anos em Ecommerce e Varejo Físico, montou uma aula gratuita com o método de 6 etapas para criação do seu negócio digital. 

Todo o conteúdo foi criado com base em sua experiência e já transformou a vida de mais de 12 mil empreendedores.

A próxima pode ser a sua.

Faça também do seu Ecommerce um negócio milionário!

Assista à aula gratuita e comece o seu Ecommerce do Zero agora mesmo!