Se a primeira impressão é a que fica, ter boas fotos de produtos é o que vai te ajudar a atrair clientes. É preciso valorizar cada detalhe do item, transparecendo beleza e profissionalismo. Para saber como tirar fotos de produtos com celular, leia este guia!

Talvez você esteja pensando que só é possível tirar boas fotos de produtos com equipamento profissional, mas saiba que isso não é verdade. É totalmente possível tirar boas fotos de produtos utilizando o seu próprio celular.

Para isso, é claro, existem algumas dicas básicas que você não pode ignorar. Nos próximos tópicos, você vai conferir todas elas e muito mais!

Para complementar o conteúdo, assista também ao vídeo em que o Thales Editions, especialista em edição audiovisual do Ecommerce na Prática, ensina como tirar boas fotos de produtos pelo celular:

Qual o impacto das fotos de produtos nas vendas?

A qualidade das fotos de produtos impacta diretamente na conversão de vendas do seu negócio. Como dito anteriormente, a primeira impressão é a que fica. 

Ao entrar na sua loja virtual, o cliente terá a expectativa de encontrar o produto perfeito que ele tanto deseja. Se a foto não destacar as melhores qualidades do item, a pessoa não será atraída e vai desistir de comprar de você, indo diretamente para os seus concorrentes.

Ou seja, sem uma boa foto de produto, pode haver uma quebra de expectativas que fará o consumidor abandonar a compra no meio do caminho.

Essa situação pode ser evitada caso a foto evidencie todos os detalhes e as qualidades do produto de forma profissional.

Isso porque o cliente é atraído pelo visual e as expectativas que ele tem só aumentam junto com a possibilidade de finalização de compra. Se você não tiver os devidos cuidados ao tirar as fotos de produtos, certamente perderá dinheiro.

💡 Vale ressaltar que a falta de um equipamento profissional não é desculpa para continuar usando fotos de baixa qualidade nos seus anúncios.

A tecnologia que os smartphones possuem são o suficiente para tirar fotos impecáveis que beiram o profissionalismo. Basta seguir as dicas indispensáveis que listamos nos próximos tópicos…

Como tirar fotos de produtos com celular?

Saber como tirar fotos de produtos pelo celular é mais simples do que se imagina. Muitos empreendedores complicam essa tarefa, mas ela não é nenhum bicho de sete cabeças…

Veja só:

1- Confira o foco das fotos

Nada mais desagradável do que olhar uma foto sem foco e nitidez na hora de comprar um produto pela internet.

Esse é um dos pontos mais importantes quando o assunto é a imagem que você quer que o seu produto passe para os consumidores.

Sem foco, as pessoas não vão conseguir enxergar o produto como deveriam, ou seja, com todos os detalhes, evidenciando as qualidades e gerando interesse no cliente.

Hoje, os smartphones possuem a função de foco e desfoque na própria tela, é bem simples de ajustar.

2- Evite o uso de flash

Sim, a iluminação é fundamental na fotografia. A luz natural é perfeita para qualquer tipo de foto, mas sabemos que, em algumas situações, é necessário ter uma luz artificial para alcançar a qualidade que deseja.

Não é à toa que a ring light ficou tão famosa entre os criadores de conteúdo, não é verdade? Caso você não possa comprar esse material, saiba que é possível utilizar um abajur com a luz branca ou a luz do sol. 

Além disso, recomendamos que você evite usar o flash, já que esse recurso pode deixar suas fotos fiquem com um aspecto diferente da realidade e com sombras marcantes atrás do produto. Isso acontece por conta da luz forte direta no objeto… 

3- Evite o zoom do celular

O zoom pode ser um auxílio em momentos específicos, mas o indicado é que ele não seja utilizado.

Isso porque essa função não vai apenas aproximar como também pode distorcer a imagem que você capturar.

Desta forma, do mesmo jeito que o flash, com o uso do zoom, as suas fotos de produtos terão um aspecto bem amador.

O ideal mesmo é se aproximar do produto para manter a qualidade original.

4- Use acessórios de apoio para ter estabilidade

Quando você clica na tela para tirar uma foto, o seu celular acaba mexendo, por não estar em um apoio fixo e, sim, na sua mão. Isso faz com que a foto saia tremida e borrada.

Evite isso (e ainda aproveite melhor o seu tempo) utilizando acessórios para apoiar o celular.

Existem diversos tipos de suportes e tripés adaptados para smartphones com um preço acessível, bem fácil de encontrar no mercado.

Caso você não tenha dinheiro neste momento para investir nisso, use um lugar de apoio, como uma mesa, livros e utilize a função “timer” do seu celular.

Essa é uma forma simples de solucionar o problema de estabilidade temporariamente, enquanto você não pode comprar um acessório adequado.

Outro acessório que pode ajudar muito na produção de fotos profissionais são os diferentes tipos de lentes específicas para celulares.

Cada uma tem uma função (zoom, visão 360º, etc), basta usar sua criatividade da melhor forma, focando sempre em evidenciar o produto e suas qualidades.

❇️ Dica extra para quem não tem acessórios: sempre use as duas mãos ao tirar fotos. Ao segurar o celular com as duas mãos, você aumenta a estabilidade e isso pode suprir a falta de um acessório, mesmo não sendo o ideal.

5- Preste atenção no enquadramento

O enquadramento também conta muito para o aspecto profissional da foto. Não é nada agradável visualmente ver uma foto com o fundo desalinhado, certo?

Hoje, a maioria dos celulares possui uma grade na tela da câmera que serve para auxiliar no enquadramento das fotos de produtos. Se não está aparecendo no seu celular, veja nas configurações a opção de adicionar grade.

Com a grade na tela, você consegue ajustar os ângulos da forma correta, além de manter o objeto centralizado e bem posicionado na foto.

Essa funcionalidade é muito útil para quem quer tirar fotos profissionais com o celular.

6- Aproveite os ângulos

Na hora de tirar fotos de produtos, aproveite também para explorar diferentes ângulos deles. Isso vai te ajudar a dar mais imagens dos itens para os seus clientes.

Se você vende perfumes, por exemplo, tire fotos da frente do vidro, da parte de trás, além de imagens dele um pouco de lado, sabe? Aproxime a lente e pegue os detalhes... Muitas tampas dos frascos são decoradas e podem despertar o desejo do cliente, por exemplo. 

E saiba que essa ideia serve para qualquer produto! 

O importante é você usar diferentes pontos de vista do seu produto para sanar qualquer dúvida que o cliente possa vir a ter

📸 Leia  também: Fotografia para Ecommerce: 10 dicas para fazer fotos incríveis de produtos.

7- Planeje o cenário de fundo (fundo infinito)

Nada pior do que uma foto com um cenário mal planejado ou com objetos à mostra, que não estão ali intencionalmente para compor o fundo. Tudo que não for necessário na foto, vai tirar o foco do cliente – além de trazer a sensação de amadorismo, o que não é o objetivo.

Portanto, a melhor opção é você montar um mini estúdio fotográfico com o fundo totalmente branco. Pode usar uma cartolina branca, por exemplo, para posicionar o seu produto.

Assim, é mais fácil corrigir erros de iluminação, enquadramento e, o principal, valorizar o formato do produto!

É importante que ele chame a atenção! Se ele estiver sozinho na foto, será o protagonista e nada mais poderá desviar a atenção para outro detalhe.

Mas, caso faça sentido, você também pode incluir outros objetos para compor o cenário e tornar a imagem agradável e coerente. Tudo para que o cliente entenda o que está vendo e qual a função do produto.

Siga esse passo a passo: 

1º Passo: posicionar a cartolina em algum lugar que possa apoiá-la no ângulo de 90º;

2º Passo: posicionar a luz de modo que elimine a sombra do produto na cartolina;

3º Passo: ajustar o brilho da imagem no celular.

No caso de fotos de roupas, o ideal é que você seja o modelo ou contrate um modelo para fotografar a peça no corpo. É uma forma de mostrar mais detalhes para o cliente.

Lembrando que todas essas dicas são para fotos de marketplaces e lojas virtuais, mas também podem ser utilizadas nas redes sociais, basta incluir alguns elementos ou experimentar cenários diferentes. 

⭐️ Dica: caso você atue no ramo de moda, cosméticos e acessórios, é recomendável que utilize modelos usando seus produtos. Assim, o cliente vai conseguir se identificar com a sua foto, se imaginando com aquela blusa, rímel ou brinco que você está vendendo.

📱 Aproveite para ler também: Fotos para loja virtual: Saiba como tirar e dicas de edição

8 - Mostre o produto em seu ambiente natural

Essa dica pode parecer um pouco contraditória em relação a anterior, mas não é. Também é uma boa opção mostrar o seu produto em seu ambiente natural.

Por exemplo, se você comercializa tênis de corrida, além das fotos dos produtos feitas com o fundo infinito, aproveite para fotografar um modelo correndo em um parque, por exemplo.

Esse tipo de imagem é boa para o cliente se imaginar com o produto, aumentando as suas chances de vender o item para as pessoas que visitam o seu site de vendas.

9- Não use filtros

Hoje em dia há uma infinidade de filtros com os mais variados efeitos. Mas, preste bem atenção, não utilize nenhum deles quando for fazer fotos de produtos!

A ideia é mostrar as mercadorias para os seus clientes do jeito mais fiel possível. Do contrário, eles vão ficar insatisfeitos ao perceberem que o produto que receberam em casa é um tanto diferente daquele visto no site.

Entende por que é tão importante usar luz natural e nada mais?

Se você está vendendo uma camisa azul marinho, por exemplo, o cliente precisa visualizar essa cor quando acessar a página do produto. Lembre-se disso!

10- Edite as fotos dos produtos

Você acha que só tirar a foto é o suficiente? A edição (pós-produção) é uma etapa muito importante na composição de uma foto com aspecto profissional.

Você não precisa ser um expert no assunto para fazer retoques e pequenos ajustes nas fotos…

E o melhor: você também poderá fazer a edição no próprio celular. É bem fácil de encontrar aplicativos gratuitos de edição, seja na Apple Store (sistema IOS) ou no Play Store (Android).

Aplicativos como Adobe Lightroom, VSCO e PicsArt são alguns exemplos que existem para você explorar de forma gratuita e aperfeiçoar os detalhes das fotos dos seus produtos.

Pode ter certeza que você vai notar a diferença do aspecto da foto antes e depois da edição. Só não exagere e evite os efeitos prontos que essas ferramentas oferecem. O ideal é que você vá ajustando cada detalhe por vez e deixe a foto o mais natural possível.

A intenção é corrigir pequenos detalhes para tornar a foto cada vez mais agradável visualmente.

Leve o seu negócio para outro patamar com a ajuda do Ecommerce na prática!

Para tirar fotos de qualidade com o celular, você não precisa ser um fotógrafo profissional ou ter um equipamento requintado. Com essas dicas simples, é totalmente possível fazer ótimas capturas com o seu próprio celular. 

No entanto, saiba que apenas fotos de produtos não são o suficiente para atrair clientes no seu negócio. Você precisa mesclar essas fotos de ótima qualidade com conteúdo de verdade e direcionado aos interesses do seu público...

Assim, você mantém as pessoas informadas e, principalmente, engajadas com a sua marca e a imagem que você quer passar para o mercado.

E, para te ajudar, nós lançamos a assinatura Ecommerce na Prática!

Essa é uma plataforma recheada com centenas de conteúdos completos, criados por alguns dos melhores profissionais de Ecommerce do Brasil.

Para assinar o Ecommerce na Prática, clique aqui:

Perguntas Frequentes

Qual impacto das fotos de produtos nas suas vendas?

A primeira impressão é a que fica. Ao entrar na sua loja, o cliente tem a expectativa de encontrar o produto perfeito. Se a foto não destacar as melhores qualidades do seu produto, ele não será atraído e vai desistir de comprar, indo direto para os seus concorrentes.

Como produzir fotos de produtos?

Para produzir fotos de produtos, você deve seguir os seguintes passos: 1. Confira o foco das fotos; 2. Evite o uso de flash; 3. Evite o zoom do celular; 4. Use acessórios de apoio (estabilidade); 5. Preste atenção no enquadramento; 6. Aproveite os ângulos; 7. Planeje o cenário de fundo (fundo infinito); 8. Não use filtros; 9. Mostre o produto em seu ambiente natural; 10. Faça a pós-produção das imagens (edição das fotos).