Empreender não é uma tarefa fácil. Pelo contrário, é uma jornada com muitos desafios. Se este foi o caminho que você escolheu, saiba que existem duas qualidades muito necessárias neste ramo: resiliência e paciência. Foi exatamente isso que Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, aprendeu em seus mais de 18 anos de experiência em Ecommerce.

No vídeo abaixo, ele fala um pouco sobre como abriu seu primeiro negócio sem dinheiro algum. Confira.

Como tudo começou...

Como o Bruno se tornou Bruno de Oliveira

Esta história começa em meados do anos 2000 e narra a trajetória do maior especialista em Ecommerce do Brasil, Bruno de Oliveira. 

Na época, Bruno tinha apenas 16 anos e, apesar da idade, já buscava por meios de conquistar sua independência financeira - já que sua mesada não o satisfazia.

Foi com este intuito que Bruno decidiu abrir um Ecommerce. Este foi seu primeiro grande passo rumo ao sucesso no empreendedorismo.

Após muitas pesquisas, identificou que o nicho de produtos de informática era uma boa alternativa na época, sendo um mercado com poucos concorrentes.

Mas, apesar de já saber o que vender, ele não tinha dinheiro suficiente para investir no estoque necessário. Foi aí que surgiu seu primeiro obstáculo.

Essa é uma dor comum entre vários empreendedores. Nem sempre há dinheiro no banco para investir no Ecommerce. Além disso, muitas pessoas se sentem inseguras em dar esse primeiro passo e acabam não saindo do lugar por medo.

As mesmas dúvidas passaram pela cabeça dele, mas, como estava certo de que seria capaz de fazer o negócio acontecer, foi em frente.

A solução que encontrou para a falta de dinheiro foi vender algo que já tinha e pouco usava: o gravador de CD do próprio computador.

Foi preciso algumas semanas para achar o anúncio certo e realizar a venda no Arremate.com - um marketplace que, na época, era tão conhecido quanto o Mercado Livre.

Depois de muitos testes, ele atingiu sua primeira pequena vitória: a venda inaugural.

Clique Aqui e saiba como Abir um Ecommerce com pouco dinheiro!

bruno-de-oliveira

Os primeiros grandes passos

Um dos maiores ensinamentos do Bruno de Oliveira para quem está começando é que não há necessidade de ter muito dinheiro para dar início a um negócio.

E essa ideia não veio sem motivo... ele diz isso porque foi exatamente o que fez.

Assim como qualquer outro empreendedor sem experiência e direcionamento, ele começou com pequenos passos, vendendo peças do próprio computador, já que não tinha dinheiro para investir em itens novos.

Mas, apesar das vendas continuarem acontecendo, Bruno sabia que precisava expandir seu negócio para realmente alcançar o objetivo inicial: sua independência financeira.

Aliás, embora as primeiras vendas tenham sido importantes, ainda havia muito a ser feito até que pudesse chamar aquilo de negócio.

Após alguns estudos, pensou numa estratégia para escalar sua empresa. Este foi o início do que hoje, no EnP, chamamos de “fase de validação”.

O que ele fez, então, foi começar a buscar fornecedores com preços acessíveis. Ele precisava de mais daquele produto para conseguir vender e validar, ainda que soubesse que havia demanda.

Depois de pesquisar muito, decidiu propor um acordo com um fornecedor que vendia próximo da sua casa. Funcionava da seguinte forma: o homem venderia mais barato para ele se, em contrapartida, Bruno não comprasse de nenhum outro concorrente.

Com o acordo selado, ele começou a anunciar o mesmo produto e, toda vez que fazia uma venda, ia no mesmo dia na loja do fornecedor e comprava outro gravador de CD.

Clique Aqui para saber em detalhes como Bruno conseguiu criar seu negócio do zero!

Como ainda estava no início, todo o dinheiro faturado era reinvestido no próprio negócio, comprando outros produtos para revender.

E para conseguir se destacar no marketplace em meio a outros players, Bruno fez inúmeros testes. Foram muitas tentativas para entender quais eram as táticas mais eficazes para vender na internet.

Depois de alguns anos validando esse modelo de negócios, ficou claro que vender online por meio de um marketplace era uma realidade.

Clique Aqui e saiba como encontrar fornecedores para o seu Ecommerce!

bruno-de-oliveira

Rumo ao sucesso!

Os resultados foram crescendo e, conforme as pessoas iam fazendo seus pedidos, Bruno ia encomendando mais peças.

Foi assim, aos poucos, que ele conseguiu construir seu império.

Em 2004, Bruno identificou sua primeira oportunidade de vender fora de marketplaces.

Como o segmento de suprimentos para impressão era um bom negócio na época e por ser um nicho pouco usual, ele viu uma chance de colocar à prova as habilidades que havia desenvolvido desde 2000.

Desta ideia surgiu a Cartucho Etc, sua primeira loja virtual.

O que o Bruno fez foi ir atrás de alguém que pudesse ensinar tudo sobre recarga de cartuchos.

Foi então que descobriu uma empresa em Cotia, interior de São Paulo, que fazia esse tipo de serviço.

Não pensou duas vezes... Sacou seu cheque especial, foi para Cotia e ficou uma semana lá aprendendo tudo sobre recarga de cartuchos de impressora.

O que o empresário pediu em troca pelo conhecimento foi que o Bruno comprasse todos os equipamentos necessários na sua loja.

Quando voltou ao Rio, o que o Bruno fez foi imprimir cerca de 200 panfletos e saiu distribuindo pelos prédios comerciais do bairro em que morava.

O grande diferencial era o preço oferecido para recarga de cartuchos coloridos. Enquanto as outras empresas cobravam mais caro, ele cobrava o mesmo valor de uma recarga de cartuchos preto e branco.

Não demorou para que os pedidos começassem a aparecer, mas o ponto de virada do negócio foi quando uma empresa pediu, de uma única vez, a recarga de mais de 100 cartuchos.

Foi então que o negócio deslanchou ele passou a vender também pela internet.

Com esta nova grande responsabilidade, Bruno foi atrás de muito conhecimento para manter seu negócio. Ele não fazia ideia de que era preciso gerar tráfego, visitas, contratar ferramentas, entre tantas outras necessidades para fazer seu Ecommerce ter sucesso.

Era tudo muito mais complicado na época. Com a internet ainda muito incipiente, vender era um desafio ainda maior do que é hoje em dia.

Todas as estratégias que ele conseguiu desenvolver tinham que ser testadas e comprovadas na prática. Era a única forma de descobrir o que funcionava.

Foi um longo processo, repleto de erros, para conseguir chegar nos grandes acertos e prosperar o suficiente para alcançar um novo patamar.

Com o planejamento feito por conta própria e o franco crescimento desse segmento, Bruno decidiu levar a Cartucho Etc para o mundo físico.

Em 2012, ele já tinha dezenas de lojas de Cartucho Etc, que chegou a ser a principal loja do segmento no Rio de Janeiro!

bruno-de-oliveira

Mas nem tudo são flores...

Lá em 2000, quando ainda tinha 16 anos, o objetivo de Bruno era conquistar sua independência financeira. Só que ele não queria trabalhar para outras pessoas; a ideia era chegar lá com um negócio próprio. E foi o que conquistou.

Mas, com a crise no comércio, viu vários negócios físicos decretarem falência devido a falta de demanda e altos custos operacionais.

E não pense que a Cartucho Etc ficou fora deste cenário... Bruno teve que fechar algumas de suas lojas para conseguir se manter no mercado.

O que ele sabe bem é que os momentos difíceis chegam para todos, até para as grandes empresas. O importante, numa situação como esta, é ter um mindset positivo e identificar soluções para os problemas que se apresentam.

É necessário tomar decisões que podem significar o ressurgimento do negócio ou sua quebra definitiva.

Com as dívidas acumulando e quase quebrado, Bruno de Oliveira percebeu que precisava dar a volta por cima e que utilizar o Ecommerce como foco seria a "válvula de escape" naquele momento.

A decisão foi, provavelmente, a mais sábia que já tomou!

bruno-de-oliveira

De empreendedor a empresário de Sucesso

Cerca de um ano e meio depois dessa decisão, seu Ecommerce tinha atingido um faturamento superior a de todas as suas lojas físicas juntas.

Em pouco tempo, a Cartucho Etc se tornou a maior loja virtual de suprimento para impressão do mercado.

Isto é o que ele chama de poder de percepção, algo que ainda possui hoje.

Sempre que algo de ruim está prestes a acontecer com seus negócios, ele chega com uma ideia que revoluciona tudo e cria uma mudança positiva no paradigma.

15 anos depois de sua aventura no Arremate.com, o objetivo do Bruno foi além de explodir de vender pela internet e viver de Ecommerce.

Durante toda sua trajetória, Bruno cansou de ver amigos e pessoas próximas tentando empreender no mundo digital sem direcionamento.

E, diante disso tudo, percebeu que era hora de compartilhar o que havia aprendido com mais empresários que, como ele, estavam desbravando o comércio digital sozinhos. Pessoas que tinham dores e grandes dificuldades em escalar o negócio.

Primeiro, sua ideia era só criar conteúdos gratuitos relevantes para outros empreendedores, mas, aos poucos, sua audiência cresceu e começou a pedir por um direcionamento mais aprofundado.

Com a missão de transformar essa jornada menos árdua e acreditando no potencial das pessoas em criar um negócio no mundo digital, Bruno de Oliveira fundou o Ecommerce na Prática, em 2015.

Foi aí que nasceu, então, a maior escola de Ecommerce no Brasil.

bruno-de-oliveira

De empresário a maior autoridade no Ecommerce brasileiro

Embora o Ecommerce na Prática seja o maior foco do Bruno de Oliveira nos dias de hoje, uma vez que descobriu que ensinar é sua grande paixão, Bruno também é dono de outras empresas. A sua mais recente aquisição, a Patacori, já apresenta resultados incríveis!

Empreender não é uma jornada simples... É preciso muita dedicação e persistência para fazer um negócio acontecer.

Leitura, pesquisa, busca por referências, testes, análise da concorrência... essas foram algumas das várias ferramentas utilizadas por Bruno para alcançar seus objetivos e se consolidar como empresário de sucesso e investidor.

Conhecimento é algo que ele não negligencia até hoje: mesmo após toda sua trajetória, continua desenvolvendo e aplicando suas estratégias tanto em seus negócios quanto no de seus alunos.

Hoje, o Ecommerce na Prática tem mais de 15 mil alunos guiados e direcionados para o sucesso. São mais de 307 mil inscritos no canal do YouTube e 145 mil visitantes mensais no blog.

Além disso, Bruno de Oliveira é considerado o maior especialista em Ecommerce do país, sendo eleito o Melhor Profissional de Ecommerce do Brasil em 2017, por voto popular.

E você pode conseguir os mesmos resultados que ele - ou até mais - seguindo os passos certos!

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre essa história incrível:

Sua jornada pode ser muito mais rápida e eficaz!

Ao olhar a jornada do Bruno um pouco mais de perto, é possível ver que sua trajetória se assemelha a de muitos empreendedores brasileiros.

Ele viu uma oportunidade na internet e mergulhou de cabeça, certo de que dali poderia sair algo muito bom. E, de fato, acertou.

O que nem mesmo ele poderia imaginar é que esta jornada em busca de renda própria faria com que o jovem que vendia as peças do próprio computador se tornasse o maior especialista em Ecommerce no Brasil.

No caminho, ele cometeu muitos erros e passou muitas horas pesquisando e lendo sobre como ter sucesso no mundo dos negócios. 

Foram anos e anos adquirindo o conhecimento necessário para se tornar quem ele é hoje.

Mas, caso o seu objetivo também seja viver de Ecommerce, saiba que você pode optar por um caminho muito mais curto e certeiro, sem arriscar com a tentativa e o erro (o que pode acabar custando muito caro).

Na palestra Ecommerce do Zero, Bruno mostra a estratégia que ele usou para abrir suas empresas e compartilha toda a sua experiência. Para assistir, clique aqui