Cashback (ou “dinheiro de volta”, em português) é a prática que, literalmente, devolve parte do valor gasto por consumidores em determinadas lojas. Essa estratégia proporciona o  crescimento do número de vendas, a fidelização do cliente e a possibilidade de movimentar estoques parados. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

O que é o Cashback

É um programa de recompensa em que uma parte do valor gasto é devolvida ao comprador.

Foi a empresa norte-americana “Ebates” que introduziu ao mundo, em 1998, o conceito do Cashback. Hoje, essa gigante fatura mais de um bilhão de dólares por ano operando neste modelo.

No Brasil, a ideia apareceu em 2007, mas só agora vem ganhando força e visibilidade. Grandes players vêm aparecendo, como Méliuz e Ame Digital, que falarei mais adiante sobre.

Basicamente, o objetivo do Cashback é fazer o cliente acumular dinheiro ao realizar a compra. Quanto mais ele gastar, mais “bônus” terá acumulado.

Por exemplo:

Um Ecommerce vende uma camisa por 100 reais, mas oferece 10% de Cashback. Isso significa que, ao comprá-la, o cliente vai receber de volta 10 reais, para ele gastar em uma compra futura na mesma loja ou não. Alguns, inclusive, permitem até sacar o dinheiro.

Algumas empresas de cashback, como a brasileira Mooba, também permitem que o dinheiro seja doado.

Os índices de cashback oscilam bastante, mas podem chegar a 100%, variando conforme as empresas e os produtos.

O processo do cashback acontece da seguinte forma:

  • O usuário entra no site da empresa de cashback;
  • Lá, ele encontra anúncios de Ecommerces parceiros. Cada um deles oferece taxas de resgate variadas, dependendo do produto e da empresa;
  • Após encontrar a oferta desejada, o consumidor será redirecionado para comprar em um desses portais;
  • Após a compra, a empresa de cashback recebe uma comissão por ter feito a indicação;
  • Parte dessa comissão é dividida com o consumidor, que recebe o valor de volta;
  • Ao alcançar uma quantia mínima, o cliente pode receber o valor direto na conta bancária, utilizá-lo para adquirir novos produtos no site do Ecommerce escolhido ou até ajudar instituições de caridade.

A Méliuz é a principal marca do setor: tem mais de mil empresas cadastradas e já devolveu 30 milhões de reais aos usuários. O crescimento foi tamanho que, em 2016, a Méliuz fechou parcerias com estabelecimentos físicos, como restaurantes e postos de gasolina.

Contudo, um novo player está entrando no mercado: o Ame Digital.

Olha esse vídeo no qual o Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, conta sua experiência com o Ame:

Vantagens do Cashback

Para os clientes, é óbvio: há o retorno direto do dinheiro investido nas compras. E o melhor é que eles têm a autonomia de escolher como desejam usar o valor, diferentemente do que acontece no caso dos descontos ou programa de pontos.

Para os lojistas, a prática do Cashback é uma excelente forma de atrair e fidelizar clientes. Por ter um bônus na loja, o consumidor continuará comprando da mesma empresa. Dessa forma, é criada uma relação de confiança e ganha-ganha.

fidelização de clientes

Essa relação de confiança aumenta o lifetime value dos clientes, fazendo com que, felizes, eles queiram comprar mais vezes da sua loja.

Além disso, o cashback é uma excelente forma de aumentar o tíquete médio da sua loja, pois estimula o cliente a continuar comprando de você para utilizar o bônus oferecido.

Ou seja: a prática do cashback diminui a jornada de compra do cliente, uma vez que o bônus influencia na sua decisão de fazer uma próxima compra e ajuda a aumentar frequência.

Um grande exemplo de empresa que utiliza muito bem o cashback é o Ifood. O aplicativo envia constantemente cupons de desconto, válidos até determinada hora do dia.

Esses cupons são uma forma de cashback e têm o objetivo de prender o consumidor. A pessoa, ao receber o cupom do Ifood, se sente tentada a utilizá-lo, ao invés de usar outro serviço de delivery, como o Rappi ou Uber Eats.

cashback atrai clientes

Ou seja, o cashback serve também como uma forma de neutralizar a concorrência, evitando que o cliente compre e gere lucro para outra empresa.

Olhe o exemplo do Bruno com o Ame Digital: a sua primeira opção de compra passou a ser sempre por esse meio de pagamento.

Portanto, mais do que gostar do seu produto, o cliente vai amar a sua marca.

Além disso, os produtos ganham visibilidade, o estoque parado diminui e o lucro é certo.

Leia também: A wBuy é boa? Veja o review completo

Como oferecer Cashback no seu Ecommerce

Para que o cashback alcance todos os benefícios que citei anteriormente, é preciso que o lojista tome alguns cuidados. Não adianta oferecer grandes bônus aos clientes de forma ilimitada e sem prazo de validade.

Já que o objetivo do cashback é fazer os clientes voltarem a comprar, é necessário que os bônus tenham prazo de validade. Somente assim você terá certeza que as pessoas de fato voltarão a comprar de você e não do seu concorrente.

Além disso, você deve calcular com cuidado quanto vai dar de cashback nos seus produtos. Essa conta deve ser feita com base na sua margem de lucro.

margem de lucro

Entender como isso funciona só acontece com a prática. Com o tempo, você entenderá o quanto de cashback você precisa oferecer para aumentar o lifetime value em um espaço de um ano. 

Depois que entender isso, fica fácil definir o valor de cashback que deve ser oferecido.

Contudo, se você é um pequeno lojista e se sente inseguro em calcular o valor preciso de cashback, existem empresas que oferecem esse serviço, garantindo que você não tenha prejuízo com os bônus oferecidos.

No Brasil, embora os programas de cashback sejam relativamente recentes, existem boas empresas trabalhando no mercado.

Dessa forma, você consegue colocar como forma de pagamento algum desses aplicativos, fazendo com que os clientes recebam parte do valor pago de volta.

Antes de anunciar em uma empresa de cashback, pesquise como as plataformas funcionam e veja quais requisitos cada uma delas exige. As taxas de reembolso variam de acordo com os contratos e com a média de pedidos.

1 - Méliuz cashback

O Méliuz é a maior empresa de Cashback do Brasil.

Com ele, os clientes conseguem ganhar dinheiro de volta de várias maneiras. Essa empresa possui mais de 1.600 parceiros em seu aplicativo e site, com lojas que variam de supermercado até farmácias.

O aplicativo disponibiliza dois métodos para recuperar o dinheiro: online ou em lojas físicas.

Caso o cliente opte por comprar online, só é preciso procurar no aplicativo a loja desejada. Após isso, basta ativar o dinheiro de volta e fazer a compra no site da loja, a partir da aba aberta do Méliuz.

Caso opte por comprar de lojas físicas, é preciso pagar as compras com um dos cartões registrados no aplicativo do Méliuz.

2 - Beblue

Assim como a Méliuz, o Beblue é uma das empresas mais populares e reconhecidas de cashback do Brasil.

Essa é uma ótima opção pela praticidade que oferece aos clientes. Para utilizar o Beblue, basta baixar o app (iOS / Android) e fazer uma conta com o número do seu CPF.

Contudo, o Beblue, por não ser apenas um aplicativo de dinheiro de volta e possuir outras funções como pagamentos, não permite que os valores de cashback sejam sacados.

Você só pode usar o dinheiro ganho de volta como forma de pagamento em outros estabelecimentos parceiros.

3 - PicPay

O PicPay é uma espécie de “rede social de pagamentos”, onde pessoas e estabelecimentos possuem seus perfis no aplicativo.

Para criar um login na plataforma, basta responder os dados necessários e definir o perfil da sua conta, que pode ser pessoal ou de fins comerciais. Depois disso, o seu perfil fica ativo tanto para receber quanto para gastar com pagamentos.

Para receber pagamentos, basta informar seu PicPay para as pessoas.

Um dos diferenciais do PicPay é que ele lança promoções em que é possível realizar pagamentos que rendem cashback de 10, 20 e até 40% de determinado valor.

Utilizando seu saldo Pic Pay para comprar produtos ou serviços pelo aplicativo, o cliente ganha sempre pelo menos 3% do valor pago de volta.

4 - Ame Digital

O Ame Digital é uma conta digital feita para pagar compras em lojas parceiras que realizam o cashback.

A principal parceira do Ame Digital são as Americanas, que oferecem Cashback por meio dessa empresa em diversos dos seus produtos.

Além disso, é possível pagar e fazer transferências entre contas Ame apenas usando o QR Code, o que faz economizar em taxas de transferências como TED e DOC.

Em compras realizadas com o sistema de cashback, o cliente recebe o valor de volta ao saldo da conta Ame em até 30 dias.

Recentemente, o Ame Digital firmou parceria com a Vtex. Assim, se você tem uma loja virtual nessa plataforma, já pode utilizar os serviços da empresa no seu Ecommerce.

No futuro, a Ame Digital também estará como opção para usuários da Loja Integrada.

Cashback é o futuro

Se você quer se destacar no Ecommerce, o cashback é uma grande oportunidade e uma ferramenta que você pode e deve experimentar.

Esse modelo já é consagrado em países estrangeiros e tem tudo para continuar se fortalecendo por aqui.

Além de dar visibilidade aos produtos e ampliar as vendas, a estratégia fortalece o relacionamento com o consumidor e gera mais credibilidade à sua marca.

cashback é o futuro

Por isso, procure entender qual plataforma de cashback mais funciona para o seu negócio para deixar os seus clientes mais satisfeitos. Depois de encontrar a plataforma perfeita para você, é hora de investir na parceria e maximizar suas vendas!

No entanto, o Cashback não é a única solução para você melhorar os resultados do seu Ecommerce. Existem milhares de estratégias que podem te ajudar com isso. Incluindo algumas estratégias de precificação...

Para te ajudar nessa tarefa foi que criamos a planilha de precificação inteligente.

Com este material, você irá aprender que para vender mais, você não precisa colocar seu preço lá embaixo e não ter quase nenhuma margem de lucro.

Baixe gratuitamente, clicando aqui: