Stock options é uma modalidade de remuneração que oferece aos colaboradores a possibilidade de adquirir ações da empresa em que trabalham, com um preço e um período pré-determinados. É uma forma de recompensar os funcionários pelo desempenho e, ao mesmo tempo, incentivá-los a busca por melhores resultados para a empresa.

O fato é que as stock options têm se mostrado uma opção atraente para empresas em diversos setores, incluindo o de Ecommerce. Com a competição acirrada no mercado, atrair e manter os melhores talentos pode fazer a diferença para o sucesso das empresas

A partir dessa modalidade, os colaboradores têm a possibilidade de receber um benefício extra caso a companhia tenha um bom desempenho, o que pode ser uma motivação adicional para trabalhar duro e buscar o crescimento da empresa.

Quer entender melhor como as stock options funcionam? Acompanhe os tópicos abaixo!

O que é stock options?

Stock options – ou opções de ações, em tradução para o português – são um tipo de remuneração variável oferecida por empresas a seus funcionários do alto escalão. Ela concede o direito de compra de ações da empresa empregadora a um preço predeterminado, dentro de um período de tempo.

Ao adquirir as ações, o colaborador se torna um acionista da empresa, podendo lucrar caso as ações valorizem. O preço estabelecido para a compra das ações, conhecido como preço de exercício, é geralmente abaixo do valor de mercado, o que significa que o funcionário pode lucrar comprando as ações por um preço menor do que elas valem e vendendo-as por um preço mais alto.

Vale ressaltar que as stock options são uma forma de remuneração variável que pode ser oferecida a todos os funcionários ou a um grupo selecionado, como executivos e diretores. Elas têm se popularizado cada vez mais em empresas de diversos setores e portes.

Qual o objetivo das stock options?

Do ponto de vista da empresa, o foco das stock options é utilizar essa modalidade de remuneração variável para atrair e reter talentos, além de incentivar o engajamento e a motivação dos colaboradores em relação ao sucesso e crescimento da empresa. 

Com a oferta de ações aos funcionários, a companhia também busca alinhar os interesses e objetivos deles com os da organização, criando uma cultura de ownership e compartilhamento de resultados. 

Vale citar que o uso de stock options pode ser uma estratégia eficiente para aumentar a competitividade da empresa no mercado, atraindo investidores e melhorando a imagem da organização.

Como surgiu a modalidade de stock options?

A modalidade de stock options surgiu na década de 1970, nos Estados Unidos, como forma de atrair e reter talentos em empresas de tecnologia que estavam em ascensão. Na época, empresas como a Intel e a Apple queriam remunerar seus funcionários de maneira diferenciada, isto é, além dos salários e benefícios convencionais.

Foi então que surgiu a ideia de oferecer a eles o direito de comprar ações da empresa a um preço predeterminado. Essa modalidade de remuneração apresentava diversas vantagens tanto para a empresa quanto para os funcionários…

Para a empresa, além de atrair e reter talentos, ajudava a incentivar os colaboradores a trabalharem pelo sucesso da companhia, uma vez que eles se tornavam acionistas e, consequentemente, tinham seus interesses alinhados aos da empresa. Para os funcionários, a possibilidade de comprar ações a preços abaixo do valor de mercado representava uma oportunidade de lucrar com a valorização dessas ações no futuro.

Hoje, existem diferentes formas de concessão de stock options, cada uma com suas particularidades e regras específicas. Continue a leitura para saber mais!

Stock options: como funciona?

As stock options funcionam da seguinte forma: a empresa oferece aos seus funcionários a oportunidade de adquirir ações da empresa a um preço determinado, chamado de preço de exercício, dentro de um prazo estabelecido, conhecido como período de vesting

Geralmente, esse período de vesting é de alguns anos e tem como objetivo incentivar o funcionário a permanecer na empresa por um período mínimo de tempo.

Como dito anteriormente, o funcionário se torna acionista ao adquirir as ações e pode lucrar caso elas valorizem…

Isso significa que se o valor de mercado das ações no momento da compra for maior do que o preço de exercício, o colaborador poderá vendê-las e lucrar com a diferença entre os dois valores. 

Por outro lado, caso o valor de mercado das ações seja menor do que o preço de exercício, o funcionário não terá interesse em adquiri-las, uma vez que estaria comprando as ações por um valor acima do que elas valem.

Vale ressaltar que o colaborador não é obrigado a adquirir as ações. Ele tem a opção de não exercer seu direito de compra e, nesse caso, não terá nenhum prejuízo financeiro.

Leia também: O que é valuation: o guia completo para calcular o valor da sua empresa

Termos comuns nas estratégias de stock options

Ao adotar a modalidade de stock options como uma forma de remuneração variável, é importante que tanto a empresa quanto os colaboradores estejam familiarizados com os termos utilizados nessa estratégia

Isso pode auxiliar na tomada de decisões e na gestão das stock options como um todo. Confira a seguir cada um deles e como se aplicam:

  • Strike Price: também chamado de preço de exercício, é o valor pré-determinado no momento da concessão das stock options que o colaborador deverá pagar para adquirir as ações da empresa. Ele é fixado no momento da concessão e pode ser determinado de acordo com o preço de mercado da ação naquele momento;
  • Cliff (carência): é um período no início da concessão das stock options em que o colaborador não tem direito a exercer suas opções. Normalmente, esse momento é de um ano e, ao final dele, o colaborador se torna elegível para exercer suas opções;
  • Vesting: é o prazo em que o colaborador precisa permanecer na empresa para ter direito às suas stock options. Geralmente, é de quatro anos, mas pode variar de acordo com a política da empresa;
  • Lotes: são os grupos de stock options concedidos aos colaboradores. Cada lote pode conter uma quantidade específica de opções e o valor de cada opção pode ser determinado de acordo com o preço de mercado da ação;
  • Equity Compensation: é uma forma de remuneração variável em que os colaboradores recebem ações ou opções de compra de ações da empresa em vez de um salário em dinheiro. Pode ser vantajoso tanto para a empresa, que tende a reter e motivar talentos, quanto para os colaboradores, que podem ter a possibilidade de participar do crescimento do negócio;
  • Option Pool: é um conjunto de opções de compra de ações que a companhia mantém reservado para concessão futura aos colaboradores. Elas podem ser concedidas em momentos estratégicos, como após uma rodada de investimentos, por exemplo;
  • Exercício: é o ato de adquirir as ações da empresa por meio do pagamento do preço de exercício previamente estabelecido. Ocorre quando o colaborador decide utilizar suas opções e adquirir as ações correspondentes.

Vantagens dos stock options 

As stock options apresentam diversas vantagens para a empresa e para os colaboradores que participam dessa modalidade de remuneração. As principais delas são:

1. Motivação e engajamento de funcionários

Ao oferecer stock options, a empresa mostra aos seus colaboradores que está focada  em compartilhar o sucesso da organização, o que pode motivá-los a trabalhar com mais afinco e dedicação para alcançar os objetivos da empresa. 

Além disso, os colaboradores podem se sentir mais engajados com o negócio quando possuem um interesse direto em seu sucesso a longo prazo. Interessante, não é verdade?

2. Retenção de talentos

As stock options podem ser uma forma efetiva de reter talentos, pois mostram aos colaboradores que a empresa está comprometida em oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento a longo prazo

Isso pode ser especialmente importante para as que atuam em setores altamente competitivos – como o Ecommerce, por exemplo –, em que a retenção de talentos é fundamental para o sucesso.

3. Alinhamento com a cultura da empresa

Outra vantagem é que as stock options são uma forma efetiva de incentivar e reforçar a cultura da empresa, já que os funcionários que as recebem têm um interesse direto no sucesso dela a longo prazo. Isso ajuda a construir uma cultura de trabalho mais colaborativa e orientada para resultados.

4. Aumento do ownership

As stock options permitem que os colaboradores se sintam mais como donos do negócio, aumentando o senso de comprometimento com a empresa. Isso tende a ser relevante em negócios de capital aberto, onde os colaboradores podem se sentir mais desconectados dos objetivos e resultados da organização.

Leia também: O que é capital social e como definir esse valor para a sua empresa?

Como fazer stock option?

Agora que você já tem uma boa base sobre o tema, que tal entender como fazer stock option na sua empresa? Confira:

1. Estabeleça as condições de aquisição

As condições de aquisição são as regras que os funcionários devem cumprir para ter direito às opções de compra de ações. Isso pode incluir tempo mínimo de trabalho na empresa, alcance de metas específicas ou outros critérios que a empresa definir.

2. Determine a quantidade de ações a serem oferecidas

É importante estabelecer quantas ações serão oferecidas aos funcionários e como isso será distribuído entre eles. Na prática, isso pode variar de empresa para empresa.

Algumas optam por oferecer uma quantidade igual de ações para todos os funcionários elegíveis, enquanto outras preferem distribuir ações com base em critérios como cargo ou desempenho.

3. Defina o preço de exercício

O preço de exercício é o valor que os funcionários pagam para adquirir as ações da empresa. É importante definir um preço justo e atrativo para os funcionários, mas que também leve em consideração o valor de mercado das ações.

Lembre-se que um dos focos das stock options é reter talentos, mas isso deve ser feito com parcimônia e sem causar prejuízos ao fluxo de caixa da empresa. 

5. Crie um plano de vesting

O plano de vesting determina o período em que os funcionários podem exercer suas opções de compra de ações. Seguindo a mesma linha de raciocínio do tópico anterior, é importante fechar um período que incentive a permanência dos funcionários na empresa, mas que também seja justo e razoável.

6. Comunique o plano aos funcionários

Por fim, é essencial comunicar o plano de stock options aos funcionários de forma clara e transparente. Isso vai fazer com que eles entendam as condições de aquisição, as regras de exercício e as vantagens que essa modalidade de remuneração pode oferecer.

É possível um colaborador transferir suas stock options para outro?

As regras para a transferência variam de acordo com as políticas da empresa e as condições estabelecidas no plano de stock options. Em geral, a transferência só é permitida depois que as opções são adquiridas (vesting), e muitas vezes é necessário obter a aprovação da empresa antes da transferência. 

Além disso, a transferência pode ter implicações fiscais para o colaborador, por isso é importante obter aconselhamento profissional antes de realizar qualquer transferência de stock options.

Em caso de desligamento do colaborador, como funciona?

Caso ocorra o desligamento do colaborador, o tratamento das suas stock options pode variar de acordo com as políticas da empresa e as condições estabelecidas. Vamos explicar…

No geral, quando um colaborador deixa a empresa, ele perde o direito às stock options que ainda não tenham sido exercidas, a menos que haja uma disposição específica no plano de stock options que permita o exercício em certas condições.

Entretanto, em alguns casos, a empresa pode optar por exercer seu direito de recompra das ações do colaborador, caso exista alguma disposição no plano que permita essa ação.

Além disso, dependendo da situação, a companhia pode oferecer um período de carência (cliff) para que o funcionário possa manter as suas stock options após o desligamento, desde que cumpra determinados requisitos definidos no plano.

É importante que a empresa estabeleça claramente as condições de tratamento das stock options em caso de desligamento, para evitar conflitos e garantir a transparência no processo.

Vale a pena fazer stock option?

Depende. A decisão de adotar o programa de stock options deve ser cuidadosamente avaliada, levando em consideração as peculiaridades do negócio, as expectativas dos colaboradores e as metas da organização. 

Apesar de ser uma estratégia interessante e vantajosa, a implementação das stock options pode trazer algumas complexidades e desafios que precisam ser avaliados. Uma boa opção nesse sentido é contar com ajuda de especialistas, a fim de entender se a iniciativa faz sentido para a sua empresa e, caso faça, como implementá-la da melhor forma. 

Se você deseja obter ajuda nesse sentido, não deixe de conhecer os consultores do Ecommerce na Prática!

Esse é um programa de aceleração para empreendedores que desejam otimizar sua operação com acompanhamento de consultores formados por uma metodologia testada e aprovada. 

Durante a consultoria, você terá um plano personalizado para melhorar áreas desafiadoras da sua empresa. Para conhecer um pouco mais sobre o processo, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é stock options?

Stock options são um tipo de remuneração variável oferecida por empresas a seus funcionários do alto escalão. Ela concede o direito de compra de ações da empresa empregadora a um preço predeterminado, dentro de um período de tempo.

Qual o objetivo das stock options?

Do ponto de vista da empresa, o foco das stock options é utilizar essa modalidade de remuneração variável para atrair e reter talentos, além de incentivar o engajamento e a motivação dos colaboradores em relação ao sucesso e crescimento da empresa.

Toda empresa tem stock options?

Não necessariamente. A decisão de implementar um programa é da companhia e depende de vários fatores, como tamanho, cultura organizacional e objetivos de negócios. Algumas empresas menores podem não ter um programa de stock options, enquanto outras empresas maiores podem oferecer esse tipo de benefício como forma de atrair e reter talentos.