Se você gosta de estar por dentro do mundo da tecnologia, provavelmente já sabe como as coisas podem mudar rapidamente. De um ano para outro o mercado pode se tornar completamente distinto! 

Nesse contexto, estar constantemente atualizado é essencial para garantir o sucesso do seu negócio.

Nesse sentifdo, você já ouviu falar no termo phygital? 

Mais do que uma tendência passageira, o phygital é um conceito que já faz parte das estratégias de expansão de todas as maiores empresas do terceiro setor. 

E, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o conceito, além de explicar como você pode começar a colocá-lo em prática no seu empreendimento. Temos certeza de que você encontrará muitas informações úteis ao longo dos próximos tópicos. 

Boa leitura! 

O que é phygital, afinal?

A palavra phygital – pronuncia-se fí-gi-tal – vem da junção de dois termos em inglês: physical (físico) e digital. 

E, como você já pode ter concluído só de ler o nome, o conceito de phygital tem o intuito de misturar duas dimensões muito importantes da nossa vida: o online e o offline

Ainda que o termo pareça complicado de início, é possível dizer que nós já vivemos em uma realidade phygital. 

Um bom exemplo disso são as transações bancárias: ao mesmo tempo que podemos sacar o dinheiro em um caixa eletrônico, também podemos fazer transferências instantâneas, diretamente de nossos celulares. 

É possível dizer, ainda, que grande parte dos consumidores já está acostumado a uma experiência que mescla o online e o offline. Este é o momento de refletir: a sua empresa está superando essas expectativas? 

Leia também: 7 Lojas Online para se Inspirar em 2022 

O phygital é algo novo?

Nós até gostaríamos de falar que este é um conceito inédito, mas a verdade é que o phygital já é parte das previsões de especialistas há algum tempo

Desde a década de 1990, intelectuais do mercado, como Philip Kotler, alertam para conceitos como esse. 

Em seu livro de 2016, Marketing 4.0, Kotler faz várias considerações importantes sobre a mistura entre o físico e o digital, mostrando como os consumidores gostam – e até preferem! – este modelo misto

Este conceito vem para mostrar que o digital não veio para “acabar” com a experiência física. Muito pelo contrário. Consumidores vêem as suas experiências de compra como ainda mais enriquecedoras quando conseguem mesclar o digital e o físico. 

Este, é claro, ainda é um desafio para muitas empresas. Principalmente aquelas que estão operando exclusivamente na esfera offline. 

Por isso, é importante buscar estratégias eficientes para realizar essa migração para o online o quanto antes. Vamos te ajudar com essa missão daqui a alguns tópicos!

Leia também: Como a Entrega de Produtos impacta na Experiência de Compra Online? 

O mercado “figital” em números

De acordo com a pesquisa WebShoppers realizada pela e-Bit/Nielsen, as transações que integram o físico e o digital cresceram 61% durante o primeiro semestre de 2020. E este parece ser um modelo que está caindo no gosto dos brasileiros…

Segundo uma outra pesquisa, realizada pela All iN e Social Miner, em parceria com a Opinion Box, 60% dos entrevistados afirmaram usar o modelo híbrido de compras. 

Ainda de acordo com o mesmo estudo, 40% dos consumidores acham que jornadas com múltiplos canais – também chamadas de omnichannel – são importantes para sua experiência de compra. 

Na opinião de Ricardo Rodrigues, head de produto da Social Miner & All iN, “o consumidor quer explorar o varejo sem fronteiras entre o virtual e o físico”. Interessante, não é mesmo? 

Como o phygital está mudando o mercado do varejo?

Nós falamos sobre como o mercado “figital” não é exatamente uma novidade… e agora é hora de provar isso. 

A seguir, mostramos alguns exemplos de empresas que já começaram a integrar as suas operações online e offline a fim de proporcionar uma experiência de compra mais fluida e prazerosa. Continue acompanhando o artigo… 

Magazine Luiza

Se você gosta de comprar pela internet, as chances de conhecer o site da Magazine Luiza são grandes. Isso porque a empresa é um dos principais nomes do varejo brasileiro e esteve na vanguarda da digitalização nos últimos anos. 

Desde que começou a adotar o atendimento multicanal, aliando o online e o offline, a empresa viu um crescimento de 241% no Ecommerce e 51% nas lojas físicas, tudo isso entre os anos de 2015 e 2018 apenas.

Amazon 

A Amazon é uma grande varejista online, mas ela também conta um dos maiores casos de sucesso no phygital, o Amazon Go, uma rede de lojas de conveniência que usa a tecnologia para proporcionar uma experiência de compra descomplicada. 

Funciona assim: os consumidores visitam uma das lojas, escaneando um QR Code na entrada. Então, eles podem fazer suas compras normalmente, retirando produtos da prateleira enquanto o sistema da Amazon registra tudo. 

Ao final da compra, o consumidor não precisa esperar em filas para pagar seus produtos. Tudo já está registrado em seu aplicativo. Basta sair da loja para concluir a compra e ter a cobrança enviada para sua conta Amazon. 

O modelo, é claro, tem sido um grande sucesso. E ainda que essas lojas estejam presentes apenas nos Estados Unidos e no Reino Unido por enquanto, o modelo nos deixa pensando o que mais é possível quando aliamos o físico e o digital em prol do cliente. 

Leia também: Como vender na Amazon Brasil Passo a Passo

O Boticário

A empresa brasileira de perfumes e cosméticos também é um bom exemplo de estratégias multicanais. Este é um segmento bastante caracterizado pelo aspecto físico, afinal, as fragrâncias têm uma forte relação com o nosso senso de olfato

Ainda assim, a empresa conseguiu gerar um engajamento considerável em sua base de clientes, oferecendo amostra de produtos e até mesmo produtos gratuitos com um cadastro digital. 

Dessa forma, pessoas interessadas em determinada oferta poderiam preencher um formulário digital com informações básicas e, então, dirigir-se à uma loja da marca para retirar o seu brinde. 

Visitar a loja, mesmo que para retirar um brinde gratuito, cria um vínculo com a marca e aumenta as chances de que uma compra seja realizada eventualmente. Uma solução elegante e simples, não é mesmo? 

3 passos para começar a aplicar o phygital na sua empresa

Ao contrário do que muitos podem pensar, aplicar estratégias para integrar as dimensões online e offline não precisa ser um processo complicado

Você pode começar com passos pequenos, melhorando a usabilidade do seu site, por exemplo. A seguir, mostramos algumas maneiras eficientes para que você dê os primeiros passos rumo à “figitalização” da sua empresa. 

Vamos começar? 

Invista em estratégias multicanal

Também chamada de omnichannel, a estratégia multicanal nada mais é do que o uso simultâneo de diversos canais de comunicação entre uma empresa e seus clientes. 

Isso quer dizer que uma pessoa que compra em sua loja pode continuar em contato com a sua empresa – seja para resolver um problema, ou fazer novas compras – por meio de diferentes meios, como as redes sociais, o e-mail, o telefone e a loja física

De acordo com um estudo promovido pelo Instituto Locomotiva, 70% dos brasileiros já tiveram experiências de compra omnichannel

Além disso, 88% dos participantes da pesquisa acreditam que lojas físicas e online devem estar cada vez mais integradas. Dados importantes para quem deseja começar a aplicar estratégias “figitais”, não é mesmo? 

Integre o offline e o online

Com um pouco de criatividade e planejamento, é possível criar experiências integradas para seus clientes. Mas, para que elas sejam bem sucedidas, é preciso que você conheça o seu público profundamente, entendendo quais os canais que eles mais usam. 

Procure compreender, por exemplo, a maneira como o seu público-alvo utiliza determinada rede social. Ou ainda como ele costuma fazer compras na internet. Todo esse conhecimento pode ser muito útil na hora de vender o seu produto ou serviço, não importa o canal. 

Não tenha medo de usar a tecnologia a seu favor

QR Code, Inteligência Artificial, Geolocalização… Atualmente, são muitos os recursos que podem ser usados para melhorar a experiência do cliente – e a maioria deles requer apenas um simples dispositivo: um smartphone. 

Por isso, não tenha medo de pesquisar sobre as ferramentas que estão à sua disposição e tentar algo novo. Você pode começar com processos simples, tais como melhorar as opções de pagamento em sua loja física ou tornar o seu site mais funcional.

Leia também: 14 Tendências do Mercado Digital para começar 2022 com o pé direito 

Quer aprender as melhores estratégias para elevar a sua marca? Assine o Ecommerce na Prática

Melhorar a experiência do seu cliente, seja no físico ou no digital, é um compromisso de toda empresa de sucesso. E a unificação do online e do offline é apenas uma maneira de fazer isso. 

Na assinatura Ecommerce na Prática, você tem acesso a conteúdos exclusivos, produzidos por especialistas do mercado de Ecommerce. Tudo para te ajudar a alavancar as suas vendas!  São mais de 200 conteúdos na plataforma e toda semana novos vídeos são adicionados

Assine agora e comece a sua jornada rumo a um negócio de sucesso!