Lojistas de diversos segmentos ficam na dúvida sobre o que vender no Dia das Mães, afinal de contas, essa é uma das datas comemorativas mais importantes para o varejo brasileiro. Neste artigo, vamos compartilhar algumas ideias que podem ajudar a sua empresa a lucrar mais este ano… 

Não é nenhum segredo que a sazonalidade é um elemento importante para o Ecommerce, não é mesmo? Lojas de todos os segmentos devem aproveitar as datas comemorativas para incentivar a compra e aumentar o número de vendas. 

E o Dia das Mães é uma ótima oportunidade para isso! 

Por ser voltado para um público bastante diversificado, a data se mostra como uma grande oportunidade para lojistas que desejam fazer ofertas diferenciadas. Nem sempre, no entanto, fica óbvio quais os tipos de produto que mais podem trazer lucro durante essa data… 

É por isso que escrevemos este artigo. Nos próximos tópicos, vamos falar sobre as categorias de produtos mais procuradas no Dia das Mães e ainda daremos dicas de como preparar o seu Ecommerce para esta data comemorativa importante. 

Boa leitura e boas vendas! 

A história do Dia das Mães no varejo

Comemorado sempre no segundo domingo de maio, o Dia das Mães tornou-se uma das datas mais antecipadas pelos varejistas brasileiros ao longo dos anos. A data foi criada originalmente nos Estados Unidos, por Anna Jarvis, após a morte da sua mãe, Ann Reeves Jarvis, ainda no começo do século XX.

A ideia por trás da comemoração é dar o devido reconhecimento às mães, que fazem um trabalho tão essencial em nossa sociedade. 

No Brasil, a data tomou força depois de ter sido criada oficialmente, em 1932, por meio do Decreto nº 21.366. Uma pesquisa da Behup para a Globo mostra que 9 em cada 10 brasileiros acham que o Dia das Mães sempre será importante. Interessante, não acha? 

Ainda que a ideia original de Anna não tivesse nada a ver com o apelo comercial que a data tem hoje, o desenvolvimento da comemoração como um marco importante para o varejo foi inevitável. Os primeiros a aproveitarem o Dia das Mães como data comercial foram os vendedores de flores e cartões comemorativos, seguidos pelas empresas do segmento de doces e guloseimas. 

De acordo com dados da Nuvemshop, no dia das Mães de 2022, as pequenas e médias empresas tiveram um faturamento online 6,8% maior do que no evento do ano anterior, alcançando um total de R$ 142 milhões

Saber o que vender no Dia das Mães, portanto, é essencial para lojistas que desejam tirar o máximo proveito dessa data comemorativa. Mas, antes de entendermos quais os produtos que são mais lucrativos, que tal falarmos sobre como preparar-se para a data? Vamos seguir para o próximo tópico… 

Como se preparar para vender muito no Dia das Mães? 

Quando o assunto é a venda em datas comemorativas no e-commerce, não existe sorte ou azar, apenas preparação. Isso quer dizer que não basta apenas anunciar produtos e esperar que os clientes façam compras só porque aquela é uma data especial…

É mais do que importante ter um plano de ação bem estruturado, principalmente quando estamos falando de produtos sazonais. Sendo assim, preparamos uma lista com os cuidados mais importantes para você, que quer saber o que vender no Dia das Mães. Vem ver! 

1. Planeje-se com antecedência

As vendas para o Dia das Mães acontecem dentro de uma janela específica de tempo e, exatamente por isso, é necessário toda uma preparação antes que essa data se aproxime. Se você quer, por exemplo, que a sua loja online esteja personalizada para a data, com fotos e banners de Dia das Mães é preciso fazer as imagens com antecedência… 

O mesmo vale para os produtos que serão ofertados, as condições de pagamento disponíveis, os detalhes logísticos, dentre muitas outras variáveis decisivas para o sucesso da sua campanha de marketing de Dia das Mães. 

Sendo assim, não deixe para última hora! Planeje-se com antecedência para oferecer a melhor experiência de compra possível para os consumidores desta época do ano. Quem sabe eles não voltam a comprar em sua loja em outras datas comemorativas também? 

2. Negocie com fornecedores e transportadoras 

Um dos pontos mais importantes de qualquer aumento de venda sazonal é o controle de estoque. Afinal de contas, você quer garantir um número de produtos satisfatório para comportar o aumento das vendas, não é mesmo? 

E, ainda mais importante, você quer assegurar que essas encomendas cheguem em tempo hábil para que sejam entregues na data correta. 

Para tudo isso, a negociação com fornecedores é essencial, assim como o estudo de transportadoras e outras soluções logísticas. Falamos mais sobre como escolher a melhor transportadora neste artigo: Qual a melhor transportadora para Ecommerce? Descubra  

3. Saiba quem é a sua persona

Uma persona nada mais é do que perfil de cliente ideal do seu negócio. Mais do que informações amplas, a ideia por trás de criar uma persona é pintar uma imagem bem específica do tipo de pessoa que compra em sua loja. 

Se você tem uma loja de bolsas femininas, por exemplo, um tipo de persona poderia ser o seguinte: “Mulher, 35 anos, acaba de ter uma filha e vai comemorar o seu primeiro Dia das Mães. Ela trabalha no ramo da saúde, como enfermeira e, no seu tempo livre, gosta de praticar esportes.”

Mas, por que criar uma persona é tão importante? Simples: para melhorar a sua comunicação. Afinal de contas, é sempre mais fácil se comunicar com pessoas que você já conhece, não é mesmo? 

Para criar uma persona, você precisa fazer uma pesquisa aprofundada de público, entendendo como essas pessoas se comunicam, como elas utilizam as redes sociais e os Ecommerces para fazer compras, dentre outros traços comportamentais.

Neste artigo, nós mostramos algumas ferramentas que podem ser úteis na hora de identificar a persona do seu negócio. Veja só: 14 Ferramentas Simples Para Criar Uma Persona 

4. Elabore promoções interessantes 

Frete gratuito, kits de produtos com desconto, cupons… sua loja precisa oferecer algum diferencial quando o assunto é vender no Dia das Mães. Essa é uma maneira de diferenciar a sua empresa das demais concorrentes e trazer a atenção do cliente para sua loja.

É importante que essas promoções sejam feitas por tempo limitado – e que essa característica seja bem explicitada em seu site. Isso ajuda a criar um senso de urgência para a compra e pode incentivar os filhos mais indecisos. 

Existe uma grande variedade de promoções que podem ser feitas e cada negócio vai executar aquelas que fazem mais sentido dentro de seu momento de mercado. Mas, se você busca por inspiração neste quesito, este artigo pode ajudar: 17 exemplos de promoções de vendas para vender mais. 

5. Considere realizar parcerias com influenciadores do seu nicho de mercado 

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box de 2021, 52% dos usuários do Instagram utilizam a plataforma para buscar produtos e serviços, enquanto 82% seguem alguma marca ou empresa. Nesse contexto, não dá para ignorar a força que essa rede social tem, não concorda? 

Por isso, uma boa alternativa para vender mais no Dia das Mães é buscar parcerias com influencers. E não estamos falando de celebridades… 

Se a sua empresa está inserida em um nicho de mercado – como a venda de cosméticos, artesanatos ou acessórios, por exemplo – podemos apostar que existem um ou mais criadores de conteúdo que podem ser úteis na sua estratégia. 

Além de oferecerem taxas mais acessíveis, estes influenciadores de nicho têm um público muito mais qualificado, ou seja, muito mais propensos a comprar. Você já pensou em utilizar essa estratégia antes? 

Leia também: Como usar os influenciadores digitais na sua marca

6. Ofereça a opção de vale-presente 

Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de presentear alguém, principalmente porque não é fácil escolher um presente para impressionar. Por isso, muitos optam pelos vales-presentes… 

Esses são cartões ou saldos digitais que podem ser usados dentro do site, como a pessoa presenteada preferir. Isso dá mais segurança para quem está comprando e mais liberdade para quem recebeu o presente. Demais, né? 

Avalie essa opção e, se fizer sentido para sua loja, não hesite em oferecê-la aos compradores. 

7. Certifique-se de que sua loja oferece boas opções de pagamento 

As opções de pagamento são, sem dúvidas, elementos cruciais para se vender muito em datas sazonais, como o Dia das Mães… 

Isso porque o pagamento está entre as principais objeções de compra. Pesquise sobre as formas de pagamento mais interessantes para seus clientes e, se possível, procure oferecer variedade na hora de construir o checkout do seu Ecommerce. 

O cartão de crédito, boleto bancário e o PIX estão entre as opções mais populares, mas essas não são as únicas que existem. Os gateways de pagamento, transferências e carteiras digitais também estão em alta… 

Neste artigo, nós falamos mais sobre o assunto: Top 5 meios de pagamento para Ecommerce.  

8. Embale os pedidos com capricho 

Embalar bem os pedidos é um processo que requer cuidado e atenção durante todo o ano, mas que merece um toque especial durante as datas comemorativas, sobretudo durante o Dia das Mães…

Abrir uma encomenda – ainda mais se for um presente! – é uma experiência única. O que a sua marca faz pela unboxing experience dos seus clientes? 

Uma embalagem bem arrumada, com toques caprichados pode encantar o cliente e torná-lo um consumidor assíduo da sua marca. 

Mais do que isso, também pode diferenciar a sua empresa das demais concorrentes e incentivar os clientes a compartilharem a experiência nas redes sociais. Nada como uma divulgação orgânica, não é mesmo? 

Aproveite para ler também: Embalagem para Ecommerce: tipos, dicas e fornecedores

9. Invista em anúncios, se possível

Aproveitando que falamos em divulgação orgânica… vale lembrar que, ainda que o cenário dos sonhos de qualquer empreendedor não envolva gastar com divulgação de seus produtos, esse é um processo quase inevitável.

Em outras palavras, se você quer que as suas ofertas tenham visualizações e o seu site receba visitas – sobretudo em uma data tão concorrida quanto o Dia das Mães – é muito provável que você precise investir em anúncios.

Nesse caso, alguns dos canais que recomendamos são o Google Ads e o Facebook Ads, principalmente porque são ferramentas mais fáceis de se gerenciar e que proporcionam um controle muito grande sobre o orçamento utilizado. 

Nessas plataformas, você também pode segmentar suas comunicações para públicos específicos e atingir exatamente quem você quer. Este artigo pode te ajudar nesse processo, veja; Google Ads ou Facebook Ads? Qual é o melhor? 

O que vender no Dia das Mães: 5 ideias de produtos lucrativos

Depois de se preparar para a data, é hora de vender de fato! Se você veio até este artigo procurando por ideias para vender no Dia das Mães, é hora de pegar o seu bloco de anotações e continuar acompanhando os próximos tópicos… temos muitas opções para compartilhar com você. 

Vale lembrar que as sugestões abaixo foram selecionadas de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que mostra os setores que performaram melhor durante o Dia das Mães no ano de 2021. 

  • Itens de vestuário: O segmento de itens de vestuário teve um aumento de 220,5% em 2021, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Este é um mercado muito amplo, que pode englobar desde as roupas mais casuais, até os itens mais específicos. Por isso, se você vai focar em vestuário no Dia das Mães, sugerimos que foque em nichos de mercado para maximizar as vendas;
  • Óculos ou joias: o segmento de ótica e joalheria teve uma alta de 136,6% em 2021. Esse é um tipo de produto mais refinado e, por isso, tem um ticket médio maior. Por outro lado, por ser uma compra mais cara, o cliente precisa sentir segurança ao entrar em sua loja e, nesse caso, a preparação prévia é essencial;
  • Móveis e eletrodomésticos: a alta neste setor foi de 72,3% no ano passado. Esses são produtos um pouco mais difíceis de se vender no Ecommerce, principalmente por conta da preparação logística, mas com o planejamento certo, temos certeza de que pode ser um nicho bastante lucrativo; 
  • Itens de livraria ou papelaria: o setor de papelaria e livraria teve uma grande alta em 2021; aproximadamente 59,8%. Esse é um presente delicado e muito útil. Além disso, estes são produtos de fácil divulgação e criação de conteúdo, sobretudo no Instagram;
  • Produtos cosméticos e de higiene pessoal: este setor teve uma alta de 53,2% em 2021 e também pode ser uma ótima opção do que vender no Dia das Mães. Presentes do tipo inspiram o autocuidado e também são ótimos tópicos de conteúdo para as redes sociais. 

Produtos caseiros: faça e venda para o Dia das Mães 

Além dos produtos industrializados, não podemos deixar de mencionar os itens artesanais, que também são muito procurados durante a época do Dia das Mães. No final das contas, os produtos caseiros inspiram um cuidado maior, assim como um maior grau de personalização… 

Nesse setor, as possibilidades são muitas e vão desde arranjos florais, até roupas, velas aromatizantes, quadros e itens de decoração. Ah, também não podemos esquecer dos presentes comestíveis, como os chocolates, cestas de café da manhã, bolos e mais. 

E, é claro, você também pode vender esses itens por meio do Ecommerce. Existe, inclusive, um marketplace específico para produtos artesanais: o Elo7. Essa é uma plataforma voltada para produtos feitos à mão e recebe uma atenção especial durante datas comemorativas como o Dia das Mães. Vale a pena conferir! 

Frases para vender no Dia das Mães: dicas de como escrever

Alguns tópicos acima nós mencionamos a importância de se criar conteúdo sobre o tema, a fim de movimentar as redes sociais e divulgar os seus produtos. O grande problema é que muitos empreendedores se vêem sem ideias de que frases utilizar nessas postagens… 

A verdade é que não existe uma fórmula secreta para escrever frases para vender no Dia das Mães. O ideal é tentar fugir do óbvio e apelar para a emoção, afinal de contas, o seu objetivo é tocar pessoas, não apenas números em uma rede social.

Algumas das dicas que podemos compartilhar sobre o assunto são: 

  • Antes de tudo, evite erros de portugês. Isso pode pegar mal com os seus clientes;
  • Coloque em foco o sentimento, utilizando palavras que remetem à emoção; 
  • Leve em consideração a sua persona; 
  • Não tente complicar as coisas, escrever uma frase simples pode ser muito efetivo;
  • Humanize a sua marca;
  • Não tenha medo de contar histórias, as pessoas se relacionam bem com este tipo de conteúdo.  

Encontre fornecedores de qualquer segmento em 30 minutos com nosso ebook gratuito!

Neste artigo nós falamos sobre o que vender no Dia das Mães e como se preparar para esta importante data comemorativa. Mas, por trás de cada venda está um elemento muito importante para o seu Ecommerce: o fornecedor. 

Esses são os responsáveis por fornecer os materiais para suas vendas, seja por meio de produtos prontos ou matérias-primas. Sem um bom fornecedor você não é capaz de oferecer preços atrativos, entregar encomendas no prazo ou oferecer uma boa experiência de compra para seus clientes… 

Sendo assim, dá para entender como a escolha de fornecedores é um processo importante, certo? 

Para te ajudar nesta caminhada, criamos o ebook “Como encontrar fornecedores de qualquer segmento em 30 minutos”, um guia completo, como todos os cuidados que você precisa tomar para encontrar fornecedores rapidamente. 

Para baixar gratuitamente, basta clicar aqui:

Perguntas Frequentes

O que vende mais no Dia das Mães?

Não há uma regra ou lista exata de produtos mais vendidos no Dia das Mães. Contudo, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado, em 2022, os itens que ganharam mais destaque na data foram os das categorias de vestuário, óticas e joalherias.

Como vender bem no Dia das Mães?

Primeiro, você deve se planejar com antecedência e negociar com fornecedores e transportadoras. Depois, é crucial saber quem é a sua persona, elaborar promoções interessantes e considerar fazer parcerias com influenciadores digitais. Também é válido oferecer opções de vale-presente, disponibilizar boas opções de pagamento, embalar os pedidos com capricho e investir em anúncios.

O que vender no Dia das Mães?

Você pode vender itens de vestuário, óculos ou jóias, móveis e eletrodomésticos, itens de livraria ou papelaria , produtos cosméticos e de higiene pessoal, etc.