Você conhece a plataforma Meu Correios? Ela nada mais é do que o sistema para cotação e rastreamento de entregas da companhia. Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre o assunto. Vem ler!

Nesse Brasil gigante, que é o 5º maior país do mundo em extensão territorial, os Correios tornaram-se um dos principais meios de conexão interna e também para conectar nosso país ao mundo. 

Todos nós já enviamos ao menos uma carta na vida ou recebemos uma correspondência (mesmo que fossem boletos - risos) ou um telegrama. E com o advento dos Ecommerces, qualquer pessoa já recebeu alguma encomenda por PAC ou SEDEX.

Não existe brasileiro que não utilizou, pelo menos uma vez na vida, algum dos produtos e serviços dos Correios, que diariamente realizam milhões de entregas em todas as partes do Brasil e do mundo.

E os Correios estão em constante evolução, visando atender cada vez melhor a população e sua mais nova inovação é a plataforma para cotação e rastreamento de entregas, chamada Meu Correios.

O artigo de hoje vai tirar suas dúvidas a respeito dessa nova plataforma, sobre a história dos Correios e como essas mudanças vão implicar em ajustes nos usuários do sistema ERP da Bling.

A história dos Correios 

Comecemos pelo início! O que são os Correios? Qual sua história?

Os Correios, como o conhecemos hoje, originaram-se no Brasil em 25 de janeiro de 1663 com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro -  que era então a capital do Brasil Colônia. 

A história desta empresa começou quando o desenvolvimento dos setores produtivos cresceu, implicando na necessidade de reorganizar o serviço postal da época - para um modelo mais moderno que o do Departamento de Correios e Telégrafos.

Foi constituído oficialmente em 26 de dezembro de 1931 e não apresentava a infraestrutura compatível com as necessidades dos usuários, até que em 20 de março de 1969, através da Lei nº 509, ocorreu a criação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Essa lei instituiu uma empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações para substituição ao Departamento de Correios e Telégrafos, o que representou não apenas uma troca de sigla, mas uma transformação profunda no modelo de gestão do setor postal brasileiro.

Entre as medidas mais importantes adotadas, destacamos: 

  • Código de Endereçamento Postal (CEP);
  • Criação de centros de triagem eletrônica;
  • Instalação de rede postal noturna.

O ciclo de desenvolvimento dos Correios na década de 1970 veio para atender a novas necessidades da clientela que viu distâncias serem encurtadas pelo serviço postal. Ele se estruturou, desenvolvendo e oferecendo produtos e serviços inovadores de acordo com a realidade do mercado e as necessidades dos brasileiros.

Os Correios em números

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos é responsável pelo envio e recebimento de mensagens e mercadorias em todo o Brasil e tem números impressionantes:

  • Atende uma média de 99,4% da população em 48 milhões de domicílios;
  • Tem mais de 47 mil empresas como clientes;
  • Emprega quase 90 mil pessoas, com um número estimado de 63 mil carteiros;
  • Distribui mais de 36.5 milhões de objetos diariamente;
  • Está presente em 5.519 municípios brasileiros;
  • Conta com mais de 11.000 agências (entre próprias, franqueadas e comunitárias);
  • Possui mais de 18.500 caixas de coletas;
  • Tem uma frota de 20.000 veículos (caminhão, furgão, motos e bicicletas);
  • Possui 597 Centros de Distribuição Domiciliária (CDDs);
  • Conta com 1.878 Agências de Correios com distribuição;
  • Tem 51 Centros de Entrega de Encomendas (CEEs);
  • É responsável pela criação e atualização de mais de 60 mil Códigos de Endereçamento Postal;
  • Possui 4.449 unidades especializadas nas atividades de gestão da frota e logística;
  • Conta com 455 agências com coleta biométrica e são credenciadas para certificação digital.

 A ECT também atende em quase todos os países do exterior - mas apenas para recebimento.

Atualmente os Correios já são responsáveis por mega operações logísticas como:

  • Distribuição das urnas eletrônicas nas eleições;
  • Entrega de livros didáticos para escolas de todo Brasil;
  • Entrega e coleta das provas do ENEM.

Tá bom ou quer mais?

Inovação que não para! 

Com todo esse panorama de crescimento é impensável não haver modernizações.

Nos últimos anos os Correios vem se diversificando e inovando em seu mercado de atuação, oferecendo projetos como o CorreiosNet Shopping e Banco Postal para ampliar e fortalecer sua liderança.

É uma empresa que possui ainda forte cunho social tendo presença em mais de 5.500 municípios e levando serviços essenciais de comunicação, de caráter financeiro e bancário a locais remotos do Brasil. 

As mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, levaram a ECT a iniciar em 2011 um profundo processo de modernização, ampliando o campo de atuação da empresa e desenvolvendo ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentamento da concorrência oferecendo serviços mais ágeis e eficientes.

Toda essa caminhada de inovação consolidou a atuação no exterior e em segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e com logística integrada.

Também permitiu a constituição de subsidiárias, promoveu controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas e firmou parcerias comerciais que agregaram significativo valor à marca dos Correios e sua rede de atendimento.

Uma dessas inovações mais importantes foi o Sedex.

O advento do Sedex e outras funcionalidades

O serviço de SEDEX (Serviço de Encomenda Expressa Nacional com prazo máximo de entrega de 24 horas) foi implantado em 1982 - atendendo inicialmente as principais capitais do país. 

Essa foi uma proposta até então inédita no Brasil. E no seu ano de lançamento o SEDEX distribuiu 72.165 unidades. Nos ano seguintes, novos produtos foram criados como:

  • Serviço POST-GRAMA, conhecido hoje como FAX POST;
  • A carta eletrônica;
  • O Aerograma Internacional;
  • O Serviço de Correio Rural. 

Quatro anos mais tarde, iniciou-se a implantação de um sistema de franquia para as unidades de atendimento/agências da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos com a criação da marca CORREIOS. 

Neste ano ainda foram implantadas as novas modalidades de SEDEX, abrangendo mais opções e maior número de cidades e estados contemplados.

Mais agilidade e qualidade

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ao longo das décadas foi reformulando sua estrutura organizacional a fim de tornar-se mais flexível e adaptável para atender as necessidades dos brasileiros.

Também passou a enfatizar uma postura de marketing mais agressiva visando atingir a sua meta primordial - a satisfação da clientela. 

A satisfação do cliente passou a ser ainda mais valorizada, culminando com a criação do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAL). E na virada do novo milênio nos anos 2000 teve início mais uma novidade, com a inauguração do novo Centro de Operações Postais de São Paulo.

Isso tudo culminou num significativo aumento da produtividade e a melhora nos serviços de triagem, assegurando maior agilidade, qualidade e segurança no tratamento e manuseio de objetos postais. 

Neste mesmo ano ocorreu ainda a implantação do primeiro quiosque com acesso público à internet -  sendo esse mais um passo importante dos Correios visando à universalização no acesso aos serviços postais.

Cobertura abrangente

Em janeiro de 2001, houve mais um grande marco na história da ECT, concretizando-se o ideal de cobertura de 100% dos 5.561 municípios do território brasileiro. Nunca na história brasileira uma instituição conseguiu registrar algo parecido.

No ano seguinte, em 2002 foi criada a Ouvidoria dos Correios - que foi mais um importante passo na melhora e ampliação do relacionamento com seus clientes. 

Em 2003, o serviço de Telegrama dos Correios foi reestruturado e passou a receber mais alguns diferenciais tecnológicos bem significativos: 

  • As mensagens passaram a ser escritas a laser;
  • Não havia mais o problema de palavras cortadas ou sem acentuação;
  • O prazo de entrega ficou mais rápido - no máximo duas horas;
  • opção pelo telegrama agendado - com data e hora de entrega. 

Neste ano também foram introduzidos as tecnologias de CD-ROM e a cartilha Exporta Fácil, um  material, distribuído gratuitamente e que apresentava tudo o que um pequeno exportador precisava saber para fazer negócios no exterior.

E agora para 2023 novas mudanças vêm chegando nos Correios, desta vez no sistema de rastreio e cotação. Nos próximos tópicos entenderemos como isso funcionará.

As mudanças no sistema de rastreio dos Correios

Os Correios recentemente anunciaram um aprimoramento no sistema de rastreamento de encomendas realizadas por meio do Sedex, tornando possível acompanhar a etapa final da entrega em tempo real.

Essa novidade deve incluir os serviços de:

  • Sedex convencional;
  • Sedex 10;
  • Sedex 12;
  • Sedex hoje. 

E o funcionamento é bem simples: quando o carteiro sair para realizar a entrega da encomenda, o sistema já alerta o destinatário, avisando-o de que o pacote está em rota de distribuição.

Quando o objeto estiver bem próximo do endereço de destino, odestinatário vai receber um link para o acompanhamento em tempo real do entregador pelo mapa da cidade.

E mais uma boa notícia! 

Os Correios afirmaram que para fazer uso dessa novidade não é preciso pagar um valor extra na postagem. Basta que o cliente apenas informe o número de telefone do destinatário ali no momento da postagem ou de pré-postagem para que ele possa receber o SMS com as informações do pacote.

Para as demais modalidades de entrega, o serviço de rastreamento prossegue sendo via site ou aplicativo dos Correios.

Cidades por estado, onde a funcionalidade já está disponível

  • Alagoas:  Maceió;
  • Bahia: Salvador;
  • Minas Gerais: Belo Horizonte; Governador Valadares; Varginha; Montes Claros; Uberlândia;
  • Distrito Federal: Brasília;
  • Ceará: Fortaleza;
  • Espírito Santo: Vitória;
  • Mato Grosso: Cuiabá;
  • Pará: Belém;
  • Pernambuco: João Pessoa; Jaboatão dos Guararapes; Recife;
  • Piauí: Teresina;
  • Paraná: Maringá; Curitiba; Londrina;
  • Rio de Janeiro: Rio de Janeiro/capital; Petrópolis; Campos dos Goytacazes;
  • Rio Grande do Norte: Natal;
  • Rio Grande do Sul: Novo Hamburgo; Caxias do Su; Porto Alegre; Gravataí; Santa Maria (RS);
  • Santa Catarina: São José; Florianópolis; Itajaí;
  • Sergipe: Aracaju;
  • São Paulo: São Paulo/capital; São José dos Campos; Jundiaí; Limeira; Franca;  São José do Rio Preto; Barueri; Santo André; Osasco; Guarulhos; São Bernardo do Campo;
  • Tocantins: Palmas. 

Como essas mudanças atuam no Bling?

Essa mudança é importantíssima tanto para clientes dos Correios, quanto para lojistas e empresas - e se você é cliente Bling serão necessárias algumas atualizações e ajustes.

Todo usuário do Bling precisará conectar este novo sistema do Correio em suas contas, pois o atual deixou de funcionar no fim de 2022.

A atualização é muito simples, você não precisa ficar preocupado! No tópico abaixo vamos explicar o passo a passo para você fazer essa operação no Bling. Correios Web Services.

Criando o novo usuário no Portal Meu Correios 

Para utilizar esse novo recurso, o primeiro passo é criar um novo cadastro no Meu Correios e informar seus novos dados no Bling.

  • Para começar, acesse o portal dos Correios e clique em Entrar;
  • Depois, informe o seu usuário e senha para acessar o sistema dos Correios;
  • Caso ainda não tenha cadastro, clique em cadastrar e siga as orientações;
  • Na esquerda da tela, abra o menu e clique em Gestão de acesso a APIs;
  • Agora crie uma senha de acesso para sua API dos Correios;
  • Após a criação da senha, repita-a igualmente no campo solicitado;
  • Insira a nova senha de API - esta que você criou agora;
  • Preencha o Usuário e senha do Portal (os mesmos que você usou anteriormente);
  • Com tudo preenchido, clique em Alterar senha para confirmar.

Agora copie e guarde essa senha que acabou de criar - ela será necessária no Bling na etapa seguinte.

Inserindo os novos dados no Bling

Agora vamos usar essa nova senha criada lá no sistema do Bling.

Mas aqui nós recomendamos que você aguarde no mínimo 10 minutos após a conclusão da etapa acima (da criação da senha) antes de prosseguir para a configuração dentro do Bling, pois esse tempo garantirá que sua senha recém criada já foi processada pelo sistema dos Correios.

Decorrido esse tempo siga os passos abaixo:

  • Comece acessando o menu de Configurações de Integrações Logísticas;
  • Depois, clique em cima da integração com os Correios que já está salva no seu Bling;
  • Dentro da sua integração, lá no final da página, busque pela nova seção, chamada “Credenciais Meu Correios”;
  • Haverá ali dois campos novos - preencha-os com as informações configuradas anteriormente:

(1) Usuário do portal Meu Correios

(2) Senha de acesso às APIs

  • Para finalizar clique em Testar e confirme se funcionou tudo certo;
  • Se estiver tudo OK, clique em Salvar para finalizar a configuração;
  • E sua integração já está atualizada e funcionando a todo vapor.

Atenção ao prazo! 

Aqui vamos reforçar que é indispensável que todos os usuários do Bling concluam o processo acima antes de 31/12/2022, pois após essa data não será possível a realização de cotações ou consultas de rastreamentos dos Correios no Bling pelo modelo de integração antigo.

Se você tiver dúvidas ou não conseguir realizar qualquer etapa dessa operação contate o nosso suporte. Lembrando que estas instruções estão disponíveis também na Central de Ajuda do Bling.