Como precificar no dropshipping é a dúvida que permeia a mente de todo empreendedor que deseja se manter competitivo no mercado usando esse modelo logístico. Se você quer entender sobre o tema, este artigo vai te ajudar!

Saber como fazer uma precificação adequada de produtos não é nenhum bicho de sete cabeças, mas, muitas vezes, acaba sendo um grande desafio para muitos empresários. 

Essa dificuldade em achar o preço certo para as mercadorias é justificável. Afinal de contas, o valor dos produtos é determinante para atrair a atenção dos clientes e garantir um fluxo de caixa saudável para a empresa

Foi pensando nisso que criamos um artigo totalmente voltado para o tema de como precificar no dropshipping

Mas antes de seguirmos para os próximos tópicos, que tal assistir ao vídeo em que falamos sobre como precificar no dropshipping do jeito certo? Veja:

O que é dropshipping?

Dropshipping é um modelo logístico que permite ao lojista a venda de produtos sem a necessidade de manter um estoque físico. Nele, o armazenamento das mercadorias e envio dos pedidos ficam sob a responsabilidade do fornecedor. 

Assim, cabe ao lojista definir os preços dos itens e criar estratégias de venda para atrair o máximo possível de consumidores. Nesse processo, ele fica com uma parte do valor obtido pela venda, gerando, assim, lucro para o negócio. 

Muitas vezes o cliente não sabe que está adquirindo um item de uma loja que funciona por meio do dropshipping. Dito isso, vale destacar que essa informação deve estar clara em seu site, para que nenhum cliente se sinta enganado de alguma forma...

Isso porque você foi o responsável por levar esse comprador até a sua loja virtual, mas a entrega do produto vai ser feita por outra empresa. No caso, o fornecedor parceiro. 

Como funciona o dropshipping?

O dropshipping funciona a partir da compra feita pelo cliente no site de vendas, do envio do pedido e da ordem de compra para o fornecedor e, por fim, da entrega do produto. 

O lojista disponibiliza e mantém os serviços de pagamento e de atendimento ao consumidor, além de fazer todo o gerenciamento das ações de marketing digital e das estratégias de venda, como a precificação, por exemplo.

Lembrando que alguns fornecedores sugerem preços de venda para as mercadorias, mas, na maioria dos casos, é o empreendedor que será responsável por precificá-las

Entretanto, vale deixar claro que tanto o lojista quanto o fornecedor devem proporcionar uma excelente experiência de compra para o cliente. Basicamente, o trabalho precisa ser feito da melhor maneira possível por ambas as partes, a fim de que o resultado seja satisfatório. 

📤Entenda como funciona o dropshipping e como começar 

Por que é importante precificar no dropshipping corretamente?

No dropshipping, o preço é um dos fatores determinantes para o sucesso do negócio. Como o processo funciona como uma intermediação, é necessário que o lojista garanta uma boa margem de lucro para que o empreendimento cresça como o esperado. 

Assim, ao entender como precificar no dropshipping, não esqueça de aplicar um preço vantajoso para você e, ao mesmo tempo, para o cliente.  

Não basta só pensar no lucro! Também é preciso entender qual preço vai ser atrativo para o consumidor. Se ele buscar por um produto no seu site e encontrar um valor alto demais, certamente seguirá para o seu concorrente. 

Isso não seria nada agradável, concorda?

No fim das contas, pense que o ideal é você atrair o cliente sem causar prejuízo ao seu fluxo de caixa. 

Como precificar no dropshipping?

Definir o preço de uma mercadoria, muitas vezes, acaba sendo um grande desafio para os empreendedores. Mas a verdade é que o processo de como precificar no dropshipping é mais simples do que se imagina.

Existem algumas técnicas de precificação diferentes, e nós vamos abordá-las ainda neste artigo, não se preocupe. No entanto, para que o processo de como precificar no dropshipping fique mais claro, vamos usar como exemplo uma das abordagens mais comuns no Ecommerce: o markup

Esse é um índice usado para chegar ao preço de venda de um produto. Ele considera o preço de custo de cada item e todas as despesas, os impostos e outros encargos que incidam na venda.

Vamos explicar isso em mais detalhes nos próximos tópicos. Veja:

1. Calcule o markup

Nesta primeira parte do processo de como precificar no dropshipping, você vai precisar calcular o markup — também conhecido como índice ou taxa de marcação. 

Como dito anteriormente, o markup é um marcador obtido com base nos custos fixos, variáveis e a margem de lucro almejada.

Para deixar o conceito mais claro, segue uma breve explicação sobre cada ponto:

Custos fixos

São aqueles oriundos do funcionamento do negócio, como luz, água, salários dos colaboradores, etc. Para descobrir sua porcentagem, basta utilizar a fórmula:

CF = Valor dos custos fixos / Rendimento médio da empresa x 100

Custos variáveis

São os custos que, como o próprio nome indica, mudam de acordo com a operação da empresa. Isto é, variam a partir do volume de vendas. São eles: o preço de compra de cada item e os impostos sobre as mercadorias. Para calculá-lo, basta usar a fórmula: 

CV = % imposto 1 + % imposto 2 + (e assim por diante)

Aqui, vale a pena você conferir também o artigo: Como vai ficar o dropshipping com as taxas no Brasil? Entenda tudo.

Margem de lucro

A margem de lucro, por sua vez, é o percentual obtido a partir da relação entre o lucro bruto e a receita total. Resumindo, ela diz respeito aos lucros provenientes dos custos de produção. E você pode calculá-la a partir de uma fórmula simples:

Margem de Lucro Bruto = Receita de venda de mercadorias – Custo de Mercadorias

Caso queira uma ajudinha extra, utilize gratuitamente a calculadora de margem de lucro do Ecommerce na Prática.

2. Defina o preço a partir do markup

Já calculou o markup? Ótimo! Agora você pode calcular o melhor preço para seus produtos no dropshipping. Para isso, também há uma fórmula simples:

Preço de venda = Markup x Custo da mercadoria

Esse processo é importante para você não errar na precificação no dropshipping e causar prejuízos ao seu negócio. Tanto empreendedores iniciantes quanto experientes cometem equívocos nessa etapa…

Por isso, analise e reveja esta explicação sobre como precificar no dropshipping quantas vezes for necessário, combinado? Mas calma que tem mais…

3. Analise os preços dos concorrentes

Outra iniciativa fundamental é verificar quais são os preços praticados pela concorrência. 

Se eles estiverem cobrando um valor muito alto, aproveite para aplicar um mais baixo – mas sem comprometer a sua margem de lucro, como falamos anteriormente. 

Observe não só os concorrentes diretos, mas também os indiretos. O foco é você saber como o mercado se comporta na venda dos produtos que você também vende.

Para te ajudar nisso, sugerimos a leitura do artigo: Para te ajudar nisso, sugerimos a leitura do artigo: Análise de concorrentes: o que é e como fazer para sair na frente [+ferramentas]

4. Faça testes com margens de lucro diferentes

Nem sempre o empreendedor chega ao valor ideal para o produto na primeira tentativa. Por isso, é muito importante fazer testes a fim de achar um preço bom para a sua empresa e para o consumidor. 

Alguns empresários caem no erro de achar que quanto mais alto for o valor da mercadoria, maior será a receita obtida. Não caia nessa!

Preços muitos altos podem destoar dos praticados pela concorrência, fazendo com que os clientes deixem de comprar com você para procurarem ofertas mais atrativas. 

A nossa indicação é que você aplique preços justos no seu negócio. Isto é, valores que não pesem desnecessariamente no bolso do comprador e também não deixem o seu caixa no vermelho. 

Leve em consideração também o valor percebido pelo cliente para o seu produto. Falamos mais sobre isso no artigo: Conheça 17 ações para aumentar o valor percebido pelo cliente.

💡 Quer saber mais sobre precificação? O e-book Precificação Inteligente é um guia completo para te ajudar a definir uma estratégia de preço. Baixe agora, gratuitamente!

Quais são as vantagens da precificação no dropshipping?

Antes de entender como precificar no dropshipping, você precisa conhecer as vantagens de fazer isso da maneira correta. Já entendemos que aplicar o valor errado a um produto pode gerar problemas sérios a um Ecommerce…

Mas, agora, queremos mostrar os pontos positivos da precificação correta no dropshipping. Veja a seguir:

1. Conquista mais clientes

A primeira vantagem de saber estabelecer um preço certo para o seu produto é a possibilidade de conquistar ainda mais clientes. 

Isso porque um preço justo chama a atenção dos consumidores. Fora o fato de que os consumidores reconhecem quando um preço é justo e indicam não só a mercadoria, mas a loja virtual para amigos, familiares, etc. 

2. Maior poder de competitividade

Com valores adequados, certamente o seu negócio ficará à frente dos concorrentes no mercado. Alguns empresários acreditam que, por seus produtos terem uma qualidade acima da média, eles devem ter preços exorbitantes. Mas não é bem por aí…

Aplique um valor adequado, que não espante os consumidores na hora da compra, e a sua loja virtual ficará muito mais competitiva no mercado.

3. Melhora a lucratividade 

Você fez uma precificação no dropshipping bem feita e os clientes estão comprando como o esperado? Isso só comprova que os lucros do negócio só tendem a melhorar quando há um equilíbrio entre o produto e o valor cobrado. Uma vantagem e tanto, não é mesmo?

4. Garante um bom fluxo de caixa para a empresa

Saber como precificar no dropshipping vai garantir que o dinheiro que entra no caixa da sua empresa seja o suficiente para mantê-la operando plenamente. E mais do que isso: vai ajudá-la a crescer, possibilitando a aplicação de novas estratégias e investimentos

Esse é o fluxo de caixa! Nós falamos mais sobre isso neste artigo aqui: Fluxo de caixa: o que é, objetivos e como fazer [GUIA].

5. Ganha mais margem para aplicação de descontos e promoções

Não importa se a loja opera via dropshipping ou não: os consumidores amam cupons de desconto, frete grátis e outras promoções, não é mesmo?

Por isso, saiba que ao precificar os seus produtos da maneira certa, mais chances você tem de aumentar as vendas e, ao mesmo tempo, conseguir margem para aplicar descontos e promoções

💸Promoção de vendas: o que é, como fazer e exemplos

Quais são os cuidados ao precificar no dropshipping?

Existem alguns cuidados a serem tomados na hora de saber como precificar no dropshipping. São eles:

  • Encontrar um fornecedor confiável e que ofereça preços competitivos: o valor cobrado pelo seu fornecedor vai ser crucial para definir o preço de venda dos itens da sua loja de dropshipping;
  • Evitar aplicar um preço muito alto: o seu produto tem que ter um diferencial muito marcante para o cliente. Você pode oferecer alguns benefícios, como cupom de desconto e atendimento exclusivo, por exemplo. Ou seja, é necessários ter algo que justifique o valor mais caro;
  • Evitar aplicar um preço muito baixo: isso vai te fazer mais competitivo no mercado, todo cuidado é pouco, já que o seu negócio não pode deixar de lucrar;
  • Evitar se basear apenas na concorrência: como vimos, existem diversos fatores que impactam a precificação adequada no dropshipping. A análise da concorrência é uma delas. É preciso se atentar a tudo;
  • Documentar todos os gastos: vale a pena criar uma planilha com todos os gastos do seu negócio. Isso gera mais organização e segurança, pois qualquer erro de cálculo pode trazer prejuízo para o caixa – inclusive, ao final do artigo temos um bônus que vai te ajudar nisso!

Lembrando que a aplicação dessas iniciativas deve ser feita com atenção em qualquer período do ano, mas, principalmente, em datas comemorativas do calendário comercial

6 estratégias de precificação para produtos de alta e baixa rotatividade

No dropshipping, alguns produtos podem ter uma alta rotatividade  – ou seja vendem rapidamente –, enquanto outros podem ter uma baixa rotatividade – vendem em ritmo mais lento. 

Por isso, ter estratégias de precificação específicas para ambas as ocasiões não é apenas inteligente, mas pode ser um atalho para o sucesso. Veja algumas de nossas ideias: 

Produtos de alta rotatividade

  • Precificação competitiva: para produtos que vendem rapidamente, é importante ajustar os preços para corresponder ou superar os dos concorrentes;
  • Descontos por volume: para incentivar os clientes a comprar mais, você pode oferecer descontos com base na quantidade comprada. Isso pode ajudar a aumentar o volume de vendas e a rotatividade do produto;
  • Promoções temporárias: para produtos de alta rotatividade, promoções temporárias podem ser uma excelente maneira de aumentar ainda mais as vendas. Isso pode incluir vendas flash, ofertas do dia, etc.

Produtos de baixa rotatividade

  • Precificação de penetração: para produtos que vendem em um ritmo menor, você pode usar a precificação de penetração para atrair clientes. Isso envolve definir um preço inicial baixo para atrair clientes e aumentar a rotatividade do produto;
  • Bundling: agrupar produtos de baixa rotatividade com produtos de alta rotatividade pode ajudar a aumentar as vendas. Os clientes podem ver valor na compra do pacote, mesmo que não estivessem inicialmente interessados no produto de baixa rotatividade;
  • Ofertas de valor agregado: oferecer algo extra com o produto de baixa rotatividade pode ajudar a aumentar seu apelo. Isso pode ser um serviço gratuito, um produto complementar, etc.

Qual o impacto dos custos de envio na precificação?

No universo do dropshipping, os custos de envio podem variar significativamente, dependendo tanto do fornecedor quanto do local de entrega. Por isso, é crucial entender como incorporar esses custos na precificação dos produtos

Esse entendimento é fundamental não apenas para a formação do preço final de venda, mas também para a gestão financeira do negócio e para a estratégia de competitividade no mercado.

A precificação, nesse contexto, vai além do simples cálculo de custos e margem de lucro. Veja a seguir os principais pontos de impacto:

1. Aumento do preço final

Os custos de envio podem elevar consideravelmente o preço final do produto. Se esses custos não forem adequadamente considerados na precificação, a margem de lucro pode ser reduzida ou até mesmo eliminada. Portanto, é fundamental calcular e incluir esses custos na formação do preço final.

2. Competitividade de preço

Se os custos de envio são altos, isso pode tornar o preço do produto menos competitivo em comparação com outros vendedores que têm custos de envio mais baixos. Por isso, é essencial pesquisar e comparar os custos de envio de diferentes fornecedores para manter sua empresa relevante frente à concorrência.

3. Percepção do cliente

Os clientes muitas vezes veem os custos de envio como um adicional ao preço do produto. Se os custos de envio são altos, isso pode desencorajar os clientes de fazer a compra. Portanto, é importante ser transparente sobre os custos de envio e considerá-los na estratégia de precificação.

💡Conheça 17 ações para aumentar o valor percebido pelo cliente 

4. Decisões de fornecimento

Os custos de envio podem influenciar as decisões sobre quais fornecedores usar. Fornecedores que oferecem custos de envio mais baixos ou que têm armazéns mais próximos aos clientes podem ser mais atraentes. Assim, a escolha do fornecedor deve levar em conta não apenas o preço dos produtos, mas também os custos de envio.

5. Estratégias de frete grátis

Muitos vendedores de dropshipping optam por oferecer frete grátis e incorporar os custos de envio no preço do produto. 

Isso pode tornar o preço do produto mais atraente para os clientes, mas também requer uma estratégia de precificação cuidadosa para garantir a lucratividade. Portanto, ao optar por essa estratégia, é fundamental calcular corretamente os custos para evitar prejuízos.

O impacto de leis na estratégia de precificação do dropshipping

Assim como toda atividade comercial, o dropshipping também funciona dentro de algumas regras específicas – e elas têm um impacto direto nas estratégias de precificação. 

No Brasil, por exemplo, há a Remessa Conforme, que afirma que qualquer pacote importado que custe mais de US$50 está sujeito a uma taxa de importação que pode chegar a 60% do valor total da compra. 

Essa taxa não incide apenas sobre o valor do produto, mas também sobre o custo do frete e do seguro, o que é conhecido como valor aduaneiro. 

⚠️ É importante saber disso, já que a maioria das lojas de dropshipping operam com fornecedores internacionais

Além disso, há outros impostos relevantes, como o ICMS (que varia de estado para estado, mas geralmente fica entre 17% e 18%), o IPI (que varia de acordo com a categoria do produto), o PIS e a COFINS, além de uma taxa para o uso do sistema Siscomex.

Você precisa considerar essas taxas e impostos, pois elas afetam diretamente o custo final dos produtos importados. Isso significa que, para manter sua margem de lucro, você precisa ajustar o preço de venda de acordo com esses custos adicionais.

12 estratégias de precificação para dropshipping: do básico ao avançado

Agora que você entende o que é o dropshipping e alguns dos principais fatores que influenciam a precificação nesse mercado, é hora de olharmos com mais cuidado para as estratégias que você pode usar.

Aqui, mostramos algumas abordagens populares, que variam em grau de complexidade. Empreendedores em diferentes estágios de negócio vão encontrar dicas úteis nos tópicos abaixo.

Continue lendo! 

1. Markup

Já falamos um pouco sobre markup neste guia, mas como esta é uma abordagem importante, vamos aprofundar a explicação… 

Como você já sabe, o markup é um método de precificação baseado na adição de uma margem de lucro fixa ao custo de aquisição ou produção de um produto

Essa margem é expressa como uma porcentagem do custo. Por exemplo, se o custo de um produto é R$100 e você deseja uma margem de lucro de 30%, o preço de venda será R$130.

No dropshipping, o markup é particularmente útil por sua simplicidade e eficácia. 

Como você não tem custos de estoque e os custos de aquisição são relativamente fixos (preço pago ao fornecedor mais taxas de importação, quando aplicável), aplicar uma margem de lucro consistente pode ajudar a garantir lucratividade. 

Por exemplo, imagine que você está vendendo capas de celular adquiridas por R$20 cada, incluindo o custo de envio e taxas. Aplicando um markup de 100%, o preço de venda seria R$40. Esse método garante que você cubra todos os custos e ainda obtenha um lucro previsível.

2. Análise da concorrência

A análise da concorrência envolve estudar o que seus concorrentes estão cobrando por produtos similares ou idênticos e ajustar seus preços de acordo. 

Essa estratégia pode ser usada para posicionar seu negócio como uma opção de valor agregado, cobrando mais por serviços ou benefícios adicionais, ou para competir como a opção de menor custo.

Ao identificar o preço médio de mercado de produtos similares, você pode decidir se quer competir em preço, igualando ou oferecendo valores ligeiramente inferiores, ou se prefere adicionar valor de outra forma, justificando um preço mais alto.

Suponha que você esteja vendendo um tipo específico de fone de ouvido Bluetooth. Após uma análise, você descobre que a maioria dos seus concorrentes vendem um produto similar por R$150. 

Nesse caso, você pode decidir vender o seu por R$145 para atrair clientes sensíveis ao preço. Alternativamente, se o seu produto tem características superiores ou se você oferece um excelente suporte ao cliente, você pode justificar um preço de R$160, posicionando sua marca como uma opção de maior valor.

3. Valor percebido

Seguindo a mesma ideia, temos a técnica de precificação de valor percebido. Essa estratégia se concentra em comunicar o valor único dos produtos aos clientes, permitindo justificar preços mais elevados se os produtos forem percebidos como superiores ou oferecerem benefícios exclusivos.

No dropshipping, as avaliações e feedbacks dos clientes são cruciais para construir e comunicar esse valor percebido. 

Quando os clientes expressam satisfação com a qualidade do produto, a eficácia do atendimento ao cliente ou a rapidez da entrega, esses aspectos positivos elevam a percepção de valor do seu produto. 

Isso pode permitir que você ajuste sua estratégia de precificação para refletir esse valor adicional percebido, potencialmente cobrando mais do que seus concorrentes por produtos similares.

4. Psicologia do preço

A psicologia do preço explora como os consumidores percebem o preço e como isso influencia suas decisões de compra. 

No dropshipping, utilizar preços que terminam em 9 ou 7, por exemplo, pode fazer com que o preço pareça menor do que realmente é. Essa estratégia pode ser particularmente eficaz para atrair consumidores que estão buscando valor sem comprometer a percepção de qualidade. 

Por exemplo, um produto listado por R$95,99 pode ser percebido como significativamente mais barato do que um listado por R$100, mesmo que a diferença real seja pequena.

5. Precificação de entrada

A precificação de entrada envolve definir preços iniciais baixos para atrair clientes e conquistar uma fatia maior do mercado. Essa estratégia é especialmente útil para novos empreendimentos de dropshipping que buscam estabelecer uma base de clientes e aumentar o reconhecimento da marca. 

Ao oferecer preços competitivos desde o início, você pode atrair clientes que de outra forma poderiam optar por concorrentes estabelecidos. À medida que sua marca ganha reconhecimento e lealdade, você pode ajustar os preços para refletir melhor o valor percebido dos seus produtos.

6. Skimming

Skimming é uma abordagem de precificação na qual os preços são mais altos logo de cara para produtos novos e inovadores, e depois gradualmente reduzidos para capturar diferentes segmentos de mercado ao longo do tempo. 

Essa estratégia é eficaz para produtos que apresentam novidades ou avanços tecnológicos significativos, permitindo que a empresa recupere rapidamente os custos de desenvolvimento e produção.

No contexto do dropshipping, o skimming pode ser aplicado quando você é um dos primeiros a oferecer um produto inovador no mercado. Inicialmente, o preço alto pode atrair clientes que desejam ser os primeiros a ter o produto, menos sensíveis ao preço e mais focados na novidade ou exclusividade.

 À medida que a novidade diminui e mais concorrentes entram no mercado, você pode reduzir o preço para atrair uma base de clientes mais ampla e sensível ao preço.

7. Frete incluso

A estratégia de frete incluso incorpora o custo do frete no preço do produto, permitindo que você ofereça "frete grátis" como um valor agregado. Uma prática bastante comum no Ecommerce.

Ela pode aumentar significativamente a atratividade dos seus produtos, já que muitos consumidores são dissuadidos por custos adicionais de frete no momento da compra.

Se você vende produtos cujo custo de envio é relativamente previsível, pode ajustar o preço de venda para cobrir esses custos. 

Por exemplo, se um produto custa R$50 para adquirir e o frete custa R$10, você pode listar o produto por R$70, promovendo frete grátis, em vez de listar por R$60 mais R$10 de frete.

8. Preço de recorrência

Com a estratégia de preço de recorrência os clientes pagam um valor recorrente por um produto ou serviço, geralmente em uma base mensal ou anual. 

Isso é comum em assinaturas, mas pode ser adaptado para o dropshipping, especialmente para produtos que os clientes compram regularmente.

Para produtos consumíveis ou que necessitam de reposição regular – como suplementos, produtos de beleza ou itens de limpeza, por exemplo – você pode oferecer uma opção de assinatura que garanta ao cliente um desconto em troca de compromisso de compra recorrente. 

Isso não apenas garante uma receita previsível para o seu negócio, mas também fideliza os clientes.

9. Elasticidade da demanda

A elasticidade da demanda refere-se à medida de como a quantidade demandada de um produto responde a uma mudança em seu preço. 

Produtos com alta elasticidade veem grandes variações na demanda com pequenas mudanças de preço, enquanto produtos com baixa elasticidade mostram pouca mudança na demanda, mesmo com grandes ajustes de preço.

Suponha que você venda acessórios de moda. Após análise, você descobre que certos itens têm alta elasticidade (como bijuterias da moda), enquanto outros são inelásticos (como relógios de luxo). 

Você pode decidir promover descontos nas bijuterias para aumentar as vendas, enquanto mantém ou até aumenta os preços dos relógios, sabendo que a demanda permanecerá estável.

10. Segmentação de mercado

A segmentação de mercado envolve dividir o mercado em segmentos distintos de clientes com necessidades, características ou comportamentos semelhantes que exigem produtos ou mix de marketing distintos. 

A precificação pode então ser ajustada para cada segmento, maximizando a relevância e o valor percebido para diferentes grupos de consumidores.

No dropshipping, a segmentação de mercado permite que você personalize sua estratégia de precificação para atender às expectativas de diferentes grupos de clientes. Isso pode envolver oferecer preços diferenciados com base em critérios como localização geográfica, histórico de compras ou nível de lealdade.

11. Sazonalidade

A sazonalidade refere-se a flutuações na demanda por produtos em diferentes épocas do ano, influenciadas por fatores como feriados, estações do ano e eventos especiais. 

Para dropshippers, entender e antecipar a sazonalidade dos produtos ajuda a ajustar os preços e as estratégias de marketing de forma proativa. Isso pode significar aumentar os preços durante picos de alta demanda ou oferecer descontos em períodos de baixa demanda para manter o fluxo de vendas.

Aqui vai um exemplo… 

Se você vende artigos de decoração para casa, pode aumentar os preços de itens temáticos durante as festas de fim de ano, quando a demanda é alta. Durante a baixa temporada, você pode oferecer descontos para limpar o estoque e preparar-se para a próxima alta temporada.

12. Precificação automatizada

A precificação automatizada utiliza software ou algoritmos para ajustar os preços em tempo real com base em variáveis como demanda, concorrência e custos. 

Essa abordagem permite uma resposta muito mais rápida às mudanças do mercado, otimizando os preços para competitividade e lucratividade. Isso é especialmente útil em mercados altamente competitivos ou para produtos com alta volatilidade de preços.

Como fazer o gerenciamento de preços com múltiplos fornecedores?

No dropshipping, trabalhar com vários fornecedores é uma prática comum e até mesmo recomendada. Isso porque a diversificação de fornecedores pode trazer uma série de vantagens, como a ampliação do mix de produtos, a redução de riscos e a possibilidade de oferecer preços mais competitivos. 

No entanto, cada fornecedor pode ter seus próprios preços e condições, o que torna o gerenciamento de preços um desafio.

O primeiro passo para minimizar esses riscos é conhecer bem seus parceiros comerciais. Isso inclui entender suas políticas de preços, condições de pagamento, prazos de entrega, entre outros aspectos. 

Depois, você deve monitorar os preços constantemente, afinal, os custos podem variar por várias razões, como flutuações no mercado, mudanças nas políticas internas do fornecedor e mais. 

Por fim, usar ferramentas de gestão de preços pode ser uma estratégia eficiente no controle dessa variável. Essas ferramentas automatizam o monitoramento dos preços dos fornecedores e até mesmo da concorrência. Algumas das plataformas mais populares nesse mercado são a Precifica e a Pricefy.

Falamos mais sobre isso no próximo tópico...

Quais ferramentas usar na precificação de produtos?

Nesta reta final do artigo, você já tem uma boa base sobre como precificar no dropshipping, não é mesmo? Contudo, ainda temos outro ponto importante para te explicar sobre o tema: as ferramentas que podem te ajudar ao longo do processo. 

Algumas delas, certamente, você já utiliza no dia a dia da sua empresa… mas outras, talvez não. Uma delas, inclusive, nós desenvolvemos exclusivamente para os nossos alunos e leitores do blog. 

Veja:

1. Google Analytics

O Google Analytics é um velho conhecido dos empreendedores, não é mesmo? A ferramenta gratuita de coleta e análise de dados. Seu foco é monitorar todo o fluxo de visitantes dentro de um site e criar relatórios que ajudam na tomada de decisão. 

Nele, você pode monitorar diversas métricas importantes para um Ecommerce, como a taxa de conversão, por exemplo. Ela vai permitir que você identifique possíveis problemas relativos à precificação de produtos. 

Por exemplo, você nota que há um grande fluxo de visitantes – também conhecido como tráfego – na página de um determinado produto, mas uma taxa de conversão baixíssima. Dentre os possíveis problemas, a má precificação da mercadoria é o que mais chama a atenção. 

📚 Sobre o Google Analytics, temos duas sugestões de leitura para você ampliar seus conhecimentos:

2. Preço Certo

O Preço Certo é outra ferramenta que pode te ajudar na missão de como precificar no dropshipping. Ela monitora o capital de giro do seu negócio, cria possíveis promoções e estipula os possíveis resultados disso. 

Além disso, o site também informa a quantidade de produtos que você precisa vender por mês para alcançar e/ou ultrapassar as suas metas financeiras. Interessante, não é?

3. Planilha de precificação

A planilha de precificação é uma ferramenta criada pelo Ecommerce na Prática que vai te ajudar com tudo o que você precisa na hora de precificar seus produtos no dropshipping. 

É claro que você pode realizar esse processo de definir os valores das mercadorias na mão, sem contar com nenhuma ferramenta para isso. Contudo, utilizar uma planilha vai deixar todas as informações mais organizadas e, consequentemente, mais fáceis de interpretar.

E o melhor de tudo: ela vai te poupar tempo, dar mais segurança para sua tomada de decisão e aumentar suas chances de vender mais.

Com ela, você vai ter uma ferramenta totalmente customizável e intuitiva, pronta para te ajudar a:

  • Precificar seus produtos de forma automática;
  • Evitar prejuízo na hora de vender; 
  • Descobrir a margem real de cada produto;
  • E entender se você está vendendo barato ou se pode aumentar o preço das suas mercadorias. 

Preparado para deixar todas as suas dúvidas e dificuldades em relação ao cálculo do preço de produtos para trás?

Baixe gratuitamente a Planilha Financeira para Precificação! É só clicar aqui ou no botão abaixo:

Perguntas Frequentes

Por que é importante precificar no dropshipping corretamente?

No dropshipping, o preço é um dos fatores determinantes para o sucesso do negócio. Como o processo funciona como uma intermediação, é necessário que o lojista garanta uma boa margem de lucro para que o empreendimento cresça como o esperado.

Quais são as vantagens da precificação no dropshipping?

Entre os principais benefícios estão pontos como: a conquista de mais clientes, maior poder de competitividade, melhora a lucratividade, garante um bom fluxo de caixa para a empresa e ganha mais margem para aplicação de descontos e promoções.

Como precificar no dropshipping?

Primeiro, você deve calcular o markup e definir o preço do markup. Depois, é preciso analisar os preços dos concorrentes e fazer testes com margens de lucros diferentes.