Produtos sazonais são aqueles que têm um pico de venda durante um determinado período de tempo e que, no resto do ano, tem menos demanda. Nesse artigo, vou te mostrar como manter seu negócio lucrativo o ano todo sem depender desses produtos. Continue a leitura para saber como.

Enquanto que a sazonalidade pode significar um aumento nas vendas durante um período específico do ano, o seu Ecommerce não pode ficar refém disso.

Pegue as lojas de moda praia como exemplo: no verão, certamente há uma procura muito maior por biquínis e sungas. Contudo, se elas dependessem apenas dessa estação para vender, não teriam como funcionar no resto do ano.

Se o seu Ecommerce funciona muito à base de produtos sazonais, dá uma olhada nessas dicas que vou te passar para que você não fique refém deles e consiga lucrar o ano inteiro:

Planeje-se com antecedência

Ainda no exemplo de moda praia: Enquanto as vendas são maravilhosas no período do verão, elas caem drasticamente quando chega o inverno.

Pense comigo: se ninguém está comprando da loja, significa, também, que nenhum vendedor está comprando dos fornecedores.

Assim como os lojistas, eles também dependem das vendas para sobreviver. Você, como dono de Ecommerce, pode se aproveitar dessa seca.

produtos sazonais - planejamento

Com o lucro que conseguiu a partir das conversões feitas no verão, pode ligar para o seu fornecedor e comprar com um belo de um desconto.

Se deixar para fazer o estoque quando as demandas começarem a surgir, provavelmente pagará um valor muito mais alto dos fornecedores.

Certamente, ele estará disposto a te vender os produtos com um preço bem mais baixo do que no verão, quando a demanda é alta.

No entanto, deve tomar cuidado com seu estoque para não ter problemas no futuro. Os biquínis, por exemplo, podem ficar fora de moda se comprados com muita antecedência.

Ao planejar seu estoque com antecedência, foque e produtos que tenha certeza que não ficarão ultrapassados na próxima estação. No caso dos biquínis, por exemplo, adquira aqueles mais simples que estão sempre em moda.

Outro problema é que as embalagens, depois de um ano paradas no estoque, podem ficar amareladas e danificadas. 

Portanto, planeje seus investimentos com antecedência, mas também não precisa queimar a largada. Se o seu pico é no verão, não precisa fazer o estoque no inverno… pode comprar seus produtos na primavera, que já será possível adquirir um bom desconto dos fornecedores.

Tenha a gestão do seu Ecommerce na palma da mão

Como falei, seu Ecommerce não pode ficar refém da sazonalidade dos seus produtos. Quando isso acontece, em 99% dos casos é porque o lojista não fez uma boa gestão do negócio.

gestão do ecommerce

É importantíssimo ter controle sobre todos os aspectos do Ecommerce: fluxo de caixa, volume de vendas por período, receitas e despesas…

Sabemos como essa montanha de informações pode ser difícil de se manter organizada. Por isso, aconselhamos a contratação de um sistema ERP para auxiliar na gestão do negócio.

Saiba mais sobre o ERP no artigo Como o sistema ERP ajuda na gestão do Ecommerce.

Com todas os dados do Ecommerce bem organizados e controlados, com o tempo, você deve notar quais são seus períodos de alta e de baixa de vendas com exatidão.

Dessa forma, consegue se preparar melhor, decidindo qual o momento certo de comprar o estoque para deixá-lo preparado para a época de pico de vendas.

Equilibre as contas do seu Ecommerce

Uma vez que você tem o total controle sobre os gastos e receitas do seu Ecommerce, sabendo exatamente quais períodos tem a maior demanda e quando ela cai, o próximo passo é tentar equilibrar essa conta.

Você deve distribuir ao longo dos meses que vende pouco o valor que vai faltar para que sua loja feche o ano no verde.

produtos sazonais - contas

Por exemplo:

Digamos que o seu Ecommerce precise de um faturamento de 300 mil reais para cobrir todas as despesas do ano.

Ou seja, durante o seu período de alta, você precisa arrecadar o máximo possível para cobrir esse valor. Digamos, então, que foram arrecadados 240 mil reais nesse espaço de tempo.

O que deve ser feito, agora, é pensar em maneiras de faturar os 60 mil restantes no resto do ano para não ter prejuízo na loja. O que vier além disso é, literalmente, o lucro do Ecommerce.

Mas como arrecadar esse dinheiro todo se a temporada de venda mais quente do produto já passou? É o que eu vou falar no próximo ponto.

Ofereça Kits ou Combos de produtos sazonais

Uma maneira de estimular a compra de produtos fora de época é por meio da combinação de mercadorias que se complementam em kits, com um preço mais acessível.

kits e combos

Pense comigo:

Digamos que você tenha se apaixonado por um biquíni de uma loja “x”, que custa 60 reais e de uma canga que custa 45 reais. No entanto, foi deixando para depois e agora o verão passou e você não vê mais a necessidade de comprá-lo.

Agora, se você se depara novamente com esse biquíni sendo vendido juntamente com a canga a um valor de 85 reais, certamente vai se sentir mais atraído a comprar, mesmo que o tempo ultimamente não tenha sido favorável para ir à praia.

Os kits podem servir para qualquer segmento, não só o de praia.

Tanto na época do Natal quanto durante o ano, por exemplo, uma maneira de impulsionar a venda dos panetones e castanhas é oferecê-los em um combo. Dessa forma, o cliente vai se sentir mais motivado a comprar ambos, ao invés de adquirir apenas um ou outro.

Essa estratégia pode ser usada tanto nos meses de alta como na época de baixa. O objetivo é aumentar o ticket médio, além de promover os produtos e ajudar a se livrar das mercadorias que ficam paradas no estoque no período menos quente do Ecommerce.

Invista no visual e ambiente do seu Ecommerce

Sabemos como as datas comemorativas têm suas cores, símbolos e ícones singulares. Na hora de montar seus kits e promoções, utilize esses recursos para chamar a atenção dos consumidores.

Se estiver se aproximando do dia dos namorados, deixe sua loja com o clima dessa data, assim como qualquer outra.

Ou seja, quando promover os produtos fora da época, use as mesmas cores, formas, símbolos e outras coisas que são características do momento de mais procura.

Dessa forma, eles serão estimulados a consumir os produtos que estão presentes no seu Ecommerce.

Invista no visual da sua loja para que as promoções chamem mais atenção.

Esteja sempre atento ao mercado para possíveis produtos sazonais

A sazonalidade dos produtos pode ser explicada de várias maneiras: pelos hábitos das pessoas, localização da sua loja, clima…

Contudo, como já falei, seu Ecommerce não pode depender de um único produto para sobreviver. Claro que todo negócio tem o seu produto-estrela , mas isso não significa que só venda aquilo.

Por isso, esteja sempre atento ao mercado, em busca de um item inovador que possa ser vendido no seu período de baixa. Ou até mesmo durante o ano inteiro.

pesquisa de mercado

Se você fizer a escolha certa, ele pode acabar virando um produto sazonal que complemente o seu Ecommerce, tendo um período de alta justamente quando aquela outra mercadoria estiver em baixa.

Isso tudo seria ótimo, mas só vai acontecer se você procurar e estiver sempre prestando atenção a tudo que acontece à sua volta.

Lembre-se:  Se você quer ter lucro o ano inteiro, o produto sazonal não deve ser a única fonte de renda do seu negócio.

Busque saber o que fazem os seus concorrentes. É bem provável que você possa oferecer produtos relacionados ao seu mercado, garantindo um bom fluxo de caixa durante todos os meses do ano. É só uma questão de pensar fora da caixa.

Pesquise o mercado e encontre produtos que podem ser adicionados ao seu catálogo, mas nada de fugir da sua identidade. Não adianta tentar oferecer todo tipo de produto para superar a dependência da sazonalidade.

Seus clientes precisam olhar para a sua marca e entender exatamente o que ela transmite e significa.

Venda o ano inteiro com produtos sazonais

É perfeitamente possível faturar o ano todo com produtos sazonais. Para que isso aconteça, é preciso ter um bom planejamento e montar estratégias para não depender apenas do lucro das suas vendas nos períodos de alta.

Com as dicas que te mostrei aqui, você tem em mãos todo o direcionamento necessário para manter seu Ecommerce saudável e lucrativo o ano inteiro, mesmo que tendo produtos sazonais como carros-chefes do negócio.

Contudo, sabemos que no mundo do empreendedorismo existem muitos outros fatores que influenciam no sucesso ou fracasso do negócio.

Para conhecer e dominar esses fatores, o Bruno de Oliveira, maior especialista em Ecommerce do Brasil, preparou uma aula gratuita de como montar e validar um Ecommerce, partindo totalmente do zero.

Nela, ele te ensina o passo a passo, desde a escolha do seu nicho até o momento de validação e escalada do negócio.

Não perca essa oportunidade, assista à aula grátis do Bruno de Oliveira!