A fraude no Ecommerce pode acontecer em qualquer época do ano. Mas, com o alto volume de acessos aos sites em datas comemorativas, há mais chances de essas práticas ilegais ocorrerem. A Black Friday é um exemplo disso.

Prova disso é que, segundo o levantamento da Axur, o número de ações fraudulentas no setor aumenta em 200% em datas comemorativas

Durante a Black Friday, a fraude no Ecommerce está entre as maiores objeções das pessoas ao comprarem online. Há o medo de ter o cartão clonado, oferecer informações demais, perder dinheiro… 

Mas não pense que preocupações como essas afetam só os consumidores. O mesmo vale para quem está do outro lado, isto é, vendendo os produtos. Afinal, uma fraude no Ecommerce afeta tanto os clientes quanto os lojistas, não é verdade?

Por isso, você precisa ter um site seguro e gerar confiança na sua audiência. Aprenda neste artigo como melhorar a experiência de compras dos clientes e evitar fraudes na Black Friday. Vamos começar?

O que são as fraudes no Ecommerce?

Fraudes no Ecommerce são as atividades fraudulentas realizadas por indivíduos com o objetivo de enganar os lojistas e os consumidores, muitas vezes podendo resultar em perdas financeiras substanciais.

Por isso, para quem trabalha online vendendo produtos ou serviços, não há outro caminho a não ser ficar ciente das ameaças e implementar medidas preventivas eficazes para evitar perdas.

🚨 Antifraude para Ecommerce: o que é e qual a sua importância

Como as fraudes impactam seu negócio?

As fraudes são um grande problema para os clientes, fazendo com que eles até deixem de comprar na loja em que o golpe aconteceu. Ao mesmo tempo, elas também são uma dor de cabeça para os lojistas, que precisam lidar com o conserto da situação e podem até terem prejuízos financeiros nesses casos.

Lembrando que a fraude está diretamente relacionada ao roubo de dados… 

Para você ter uma ideia, de acordo com pesquisa realizada pela Adyen, cerca de 36% dos profissionais do varejo sentiram uma alta nas investidas de fraudes no Brasil durante o período da Black Friday 2022

Dados bem preocupantes, não é verdade?

Em geral, é necessário informar dados pessoais durante uma compra online – desde o número do cartão até o endereço para entrega. É nessa hora que o roubo de dados acontece. Isso faz com que as pessoas tenham receio em realizar a compra, especialmente quando é um site que não conhecem.

Para quem compra, é frustrante. Para quem vende, uma dor de cabeça devido ao chargeback.

Por isso, é extremamente importante estar preparado para não enfrentar nenhuma fraude no Ecommerce e prejudicar os clientes e a sua empresa.

Qualquer estresse na experiência de compra pode ser o suficiente para o consumidor não ser fidelizado e nunca mais voltar a comprar na sua loja.

E pior: ele pode ainda contar essa história para pessoas que conhece, fazendo com que cada vez menos gente sinta vontade de comprar com você, o que prejudicaria muito a reputação da sua loja.

Tipos de fraudes no Ecommerce

Depois de entender como as fraudes podem impactar a sua empresa, seja em período de Black Friday ou não, chegou o momento de conhecer os tipos de fraudes no Ecommerce que existem. Veja abaixo:

Fraude efetiva

É bastante comum no Ecommerce. A fraude efetiva ocorre quando há roubos, assaltos ou vazamento de dados.

Basicamente, o golpista efetua as compras após obter o cartão, celular ou outro dispositivo de uma pessoa. Um grande problema tanto para o consumidor quanto para a loja virtual em que as transações foram feitas…

Isso porque muitas vezes o pacote pode sair para entrega mesmo depois de o cliente ter avisado sobre o golpe e ter realizado todo o processo de cancelamento. 

Fraude amiga

Já a fraude amiga é quando um indivíduo próximo à vítima usa o cartão para comprar sem ela saber.

Para resolvê-la, a empresa precisa comprovar para o dono do cartão que a compra realmente aconteceu. Ou seja, uma situação que gera certo desgaste para ambas as partes. 

Autofraude

Por fim, a autofraude acontece quando o próprio detentor do cartão aplica o golpe. Ou seja, a pessoa faz a compra e depois de receber o pacote, solicita o estorno afirmando que a transação não é verdadeira. 

Assim, como a aquisição é feita de forma legítima, o processo de esclarecimento e comprovação acaba sendo um pouco mais difícil. Por isso, não deixe de usar um bom antifraude para Ecommerce…

É isso que vai garantir a segurança do seu site na Black Friday e ao longo de todo o ano. 

Como evitar fraudes e chargebacks no seu Ecommerce na Black Friday?

É verdade que a fraude no Ecommerce pode acontecer em qualquer site que não tenha segurança. Mas ignorar a proteção da sua loja virtual pode ser um barato que sai caro.

Sendo assim, vou te mostrar aqui medidas que podem deixar o seu site mais seguro, evitando ao máximo roubos de dados. Veja só:

1– Tenha um Certificado Digital de Segurança (SSL)

Quando você entra no site do Ecommerce na Prática, aparece no buscador do Google o seguinte domínio: “https://ecommercenapratica.com/”, certo?

Esse “S” (em “https://”) significa que o nosso site tem o Secure Socket Layer (SSL), o que significa que é um site seguro. Em alguns navegadores, pode aparecer também um cadeado. 

fraude no Ecommerce

O SSL é um Certificado Digital de Segurança que se tornou obrigatório em lojas virtuais. Ele criptografa todos os dados oferecidos pelo cliente, como senhas, números de cartões, endereços e muito mais.

Isso faz com que todos os dados estejam protegidos e que as informações não sejam acessadas por hackers. 

Além de gerar mais confiabilidade aos seus clientes, ele melhora o ranqueamento do seu site nas pesquisas do Google. Os buscadores identificam a segurança do seu site e o recomendam para possíveis clientes, enquanto algumas lojas que não são vistas como seguras ficam atrás nas pesquisas.

Outro benefício é que ele aumenta a quantidade de formas de pagamento do seu Ecommerce. Algumas empresas de crédito apenas autorizam o seu uso em plataformas que apresentam o Certificado Digital de Segurança. 

Quando você garante a segurança dos seus consumidores, a autorização para esses serviços se torna mais rápida e fácil, apresentando outras formas de pagamento.

Ou seja, algo extremamente importante em qualquer época do ano. Mas que faz toda a diferença também na Black Friday, que é um momento de alta demanda.

🛡️ O que é certificado SSL: saiba como obtê-lo e conheça as suas vantagens

2 - Faça uma análise de fraude

Ninguém melhor do que você para identificar quando pedidos estranhos acontecem na sua loja virtual, principalmente se o seu negócio for pequeno.

Acompanhando as suas vendas, você consegue ter uma média de quantos pedidos saem por mês, quanto seus clientes costumam gastar na sua loja, etc

Se aparecer um número muito fora do normal, você já pode começar a suspeitar.

Nunca se iluda com pedidos muitos grandes e que não façam parte do padrão que os seus consumidores normalmente seguem.

Se você conta com um meio próprio para receber o pagamento dos seus clientes, ter um sistema de análise de risco desenvolvido por você mesmo pode fazer toda a diferença.

Preste atenção às compras muito fora do padrão da sua loja. Entre em contato com o consumidor, da maneira que puder, e confirme se está tudo certo.

Se for uma fraude, você evita um grande problema. Se não for um erro, o cliente pode se sentir satisfeito ao perceber que você se preocupa com a segurança dele.

Ou seja, analisar o seu próprio negócio é a melhor pedida para evitar qualquer tipo de fraude no Ecommerce.

3– Conte com intermediadores de pagamento

Se você não se sente bem para acompanhar sozinho a análise de fraude, pode ter uma ajuda com intermediadores de pagamento. 

Paypal, PagSeguro, MercadoPago: todos esses são intermediadores de pagamento responsáveis também por fazer análise de riscos.

Eles investem bastante em segurança para usuários e oferecem um estudo de todos os processos e históricos dos compradores, diminuindo o número de fraudes

E, como o Certificado de Segurança, também aumentam a quantidade de forma de pagamento para sua empresa. Os intermediadores disponibilizam um número alto de bandeiras de cartão de crédito, integrações com bancos para transferências e muito mais.

Por isso, se o seu negócio já está ficando grande e difícil de receber manualmente os pagamentos, os intermediadores, além de facilitarem a sua vida, vão dar mais segurança ao seu negócio.

4 - Capacite quem trabalha com você

Se você tem uma equipe que te ajuda com o seu negócio, eles precisam estar preparados para qualquer situação, o que inclui as fraudes também.

Não adianta nada você ter um ótimo sistema de segurança se os seus funcionários não estão capacitados para lidar com informações sigilosas dos clientes.

Desde o funcionário que lida com atendimento, falando diretamente com o cliente, até o que lida com burocracia na administração… Todos precisam entender a importância de cada processo para evitar fraude no Ecommerce.

Chargeback é fraude no Ecommerce?

Nem sempre o chargeback é consequência de uma fraude no Ecommerce. Ele pode acontecer em qualquer compra feita na loja virtual.

Na prática, a contestação ocorre quando o consumidor solicita a devolução do valor pago por uma compra. Ou seja, pode acontecer quando há alguma falha na forma de pagamento, problema com a entrega do produto, fraude, entre outras situações.

Sendo assim, fique atento a todas as situações. Um chargeback que não é decorrente de fraude, por exemplo, mostra que algum problema aconteceu no processo de compra. E isso é algo que você precisa analisar e tomar as devidas medidas para que não aconteça mais. 

Potencialize suas vendas na Black Friday!

A segurança do seu site é fundamental para fazer ótimas vendas durante a Black Frida. E aplicando as dicas que listamos acima, você vai poder cumprir com os requisitos necessários para dar mais segurança aos clientes na hora das compras.

Contudo, além de manter o seu Ecommerce mais seguro, também é necessário que você tenha estratégias de vendas que vão impulsionar o seu negócio na Black Friday.

E nós podemos te mostrar o melhor caminho para adquirir esse conhecimento…

Estamos falando do Playbook Black Friday! O conteúdo gratuito que criamos ensina passos essenciais como:

  1. Planejamento;
  2. Atendimento;
  3. Campanhas de Marketing;
  4. Pós-Black Friday.

Baixe o material gratuitamente e comece a se preparar para o maior evento do ano:

Perguntas Frequentes

Quais são os tipos de fraudes no Ecommerce?

Entre os principais tipos de fraudes, estão: fraude efetiva, fraude amiga e autofraude.

Como evitar fraudes e chargebacks no seu Ecommerce na Black Friday?

1– Tenha um Certificado Digital de Segurança (SSL); 2 – Faça uma análise de fraude; 3– Conte com intermediadores de pagamento; 4 – Capacite quem trabalha com você.

Chargeback é fraude?

Nem sempre o chargeback é consequência de uma fraude. Ele pode acontecer em qualquer compra feita na loja virtual.