Já parou para pensar qual é a grande diferença entre os grandes e pequenos negócios? Vou te dar uma dica: não tem nada a ver com campanhas de marketing, publicidade e abordagens de venda... O real diferencial ocorre na forma que as empresas inspiram seus clientes. E é isso que você vai aprender neste artigo com a estratégia do círculo dourado.

O que é o círculo dourado?

O Golden Circle (ou, em português, círculo dourado) é um conceito criado pelo especialista em liderança Simon Sinek, que tem como objetivo criar e desenvolver o valor de uma nova ideia, negócio ou campanha.

O termo ficou conhecido quando Sinek publicou o livro "Starts With Why”, que foi lançado aqui no Brasil com o nome “Por Quê? – Como Grandes Líderes Inspiram Ação”.

Na prática, o modelo foi desenvolvido para sistematizar um método de pensar, agir e comunicar com o intuito de criar impacto no mundo. Trata-se de uma metodologia simples, porém altamente poderosa, baseada apenas em 3 círculos:

  1. por quê
  2. como
  3. o quê

Segundo a teoria, todas as empresas sabem bem o quê elas fazem, algumas sabem como, mas apenas uma pequena quantidade sabe o "por quê".

Os que realmente alcançam o sucesso, são aqueles que conhecem seu propósito, e começam os seus discursos com ele.

As grandes empresas se comunicam de maneira diferente, sempre iniciando pelo motivo, ao contrário do modo que todos os outros fazem. Simon organizou essas diferenças no que ele chama de círculo dourado.

círculo dourado

Quem é Simon Sinek?

Simon Sinek começou sua carreira como publicitário antes de lançar sua própria empresa, a Sinek Partners.

Desde então, ele se tornou mundialmente conhecido por sua admirável apresentação no TED Talk sobre o conceito de 'por que' de 2009, que já foi visto mais de 40 milhões de vezes em 47 idiomas diferentes.

Além disso, Simon é autor de vários livros best-sellers sobre liderança, trabalho em equipe e descoberta de seu propósito, com milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Além disso, Simon Sinek também atua como palestrante motivacional, apresentando em conferências e outros eventos.

Como funciona o círculo dourado?

Imagine uma empresa que vende produtos de emagrecimento, por exemplo.

A maioria das pessoas anunciariam algo como: "Esta é a mais nova pílula para emagrecer. Ela reduz até 40% de suas gorduras totais, podendo te fazer perder até 15 quilos em um mês! Compre agora por uma condição exclusiva!"

Realmente, o produto até parece bom, mas será que ele geraria um verdadeiro impacto na vida das pessoas? Se diferenciando de forma significativa no mercado?

Agora veja esta nova possibilidade de anúncio:

"Você está insatisfeito com o seu corpo? Acaba deixando de passar um tempo valioso com a sua família e amigos por conta da sua aparência?

Tenta ter resultados na academia mas não está conseguindo? A pílula X (nome do produto incrível) vai tornar toda a sua jornada muito mais fácil!

Te fazendo recuperar todo o tempo perdido em menos de 1 mês! E tudo isso sem precisar de tratamentos, dietas radicais e exercícios matadores!

Essa é a sua oportunidade de mudar de vida de forma saudável e barata! Adquira agora e aproveite a promoção de frete grátis para todo o Brasil!"

Bem melhor, não?

Repare que, no segundo exemplo, o círculo é percorrido de dentro para fora. Explicando primeiro a razão do produto em si, passando pelo como e apenas no fim pelos recursos e o que ele faz.

Quem começa pelo porquê jamais manipula, pelo contrário: inspira. E as pessoas os seguem não porque precisam, mas porque querem. Essa é a diferença!

círculo dourado

Comece pelo "Por Quê"

O "por quê" é o propósito do empreendimento, o objetivo de suas iniciativas, a causa que move seus projetos e campanhas. Cada negócio deveria começar pensando no porquê de sua existência a fim de elaborar produtos e serviços com os quais as pessoas possam se identificar.

Empresas que possuem um propósito acabam vendendo mais. Isso acontece porque, uma vez que você acredita e conhece o motivo do negócio existir, os seus colaboradores e clientes também passam a ter noção sobre esse motivo, acreditando mais na sua empresa e, consequentemente, comprando.

Para uma empresa crescer e prosperar, é preciso definir o porquê de sua existência, para posteriormente elaborar campanhas, produtos e serviços de qualidade, que vão atrair os olhares dos consumidores.

Ao responder essa questão, o empreendedor consegue pensar no caminho que precisa seguir.

Afinal, para quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve. E é esse tipo de postura que o círculo dourado não permite que as empresas adotem.

O seu negócio precisa ter um propósito bem definido. Esse é o ponto de partida para empreender.

círculo dourado

Siga com o "Como"

Se pergunte: Como sua empresa busca atingir o seu objetivo? Quais estratégias está usando para realizar a sua missão?

São estas questões que vão surgindo no momento de preencher o segundo círculo do seu negócio. Na prática, é o seu plano de ação.

É nessa etapa que se inclui todas as crenças e valores que você tem.

Isso é um grande diferencial, é justamente o que vai fazer com que você se destaque frente à concorrência e transforme o seu negócio em uma empresa inspiradora e com uma base firme.

círculo dourado

Termine com o "O Que"

O "o que" é o resultado de seu projeto, o seu produto final, a parte mais concreta do seu empreendimento. Aqui é onde se define o que você faz ou vende.

Dizer que a sua empresa é a melhor do mundo não é inspirador e suficientemente capaz de levar à ação de consumir.

Quando as empresas se comunicam começando de dentro para fora, isto é, começando pelo seu porquê, aquilo que fazem não funciona mais como razão da compra ou escolha e passam a servir como forma de tangibilizar a causa.

círculo dourado

Vantagens do círculo dourado para o seu negócio

O círculo dourado ajuda o seu negócio a identificar seu propósito e, em então, saber como comunicar esse propósito aos clientes de maneira significativa, para que, então, a marca possa ser altamente diferenciada no mercado.

Quando uma empresa começa identificando seu propósito, ela pode inspirar os consumidores a agir e se alinhar com a sua empresa.

E o fato é que as empresas que se comunicam de acordo com sua missão são vistas como autênticas pelas pessoas. Essa autenticidade cria as emoções positivas certas nos consumidores, que ficam mais motivados a comprar. 

Como começar a aplicar o golden circle

A maioria das empresas, em uma campanha de marketing, apresenta os seus serviços destacando-os como os melhores do mercado. Elas preferem enfatizar o resultado do empreendimento ao invés de falar de sua missão e levar inspiração aos seus clientes.

Negócios de sucesso precisam escolher o caminho inverso, fazendo do seu produto o resultado de um percurso que, em última análise, visa fazer uma diferença no mundo.

O objetivo de um negócio com propósito é vender para pessoas que acreditam na missão da empresa.

A Apple, por exemplo, utiliza como propósito desafiar o que está no mercado e fazer diferente e melhor. Essa ideia está sempre em primeiro lugar.

Ao contrário da Casas Bahia, que fala apenas o que ela possui - móveis e eletrônicos - e então revela o seu diferencial - preço e formas de pagamento.

Por isso, é muito importante entender que os seus clientes vão comprar seu produto porque compartilham os valores defendidos pelo seu negócio.

Nesse sentido, definir esses valores é a forma de aplicar o Golden Circle na sua empresa.

Sinek resume esta ideia enfatizando que:

As pessoas não compram o que você faz, mas o porquê do que faz.

Tenho certeza que esse processo vai ajudar o seu negócio a se destacar.

Pense no "porquê" da sua empresa SEMPRE.

Até o próxima,

Babi Tonhela

Para saber mais como introduzir a estratégia do círculo dourado no seu negócio, assista ao vídeo a seguir:

Leve o seu negócio para o próximo nível

Descobrir e entender o verdadeiro motivo do seu negócio é um dos principais passos para atingir o sucesso.

Mas, para conseguir tornar a sua empresa algo sólido, sustentável e lucrativo, é preciso seguir alguns outros pontos.

Afinal, não adianta saber vender se você não tem uma estrutura de negócio saudável, não é?

Se você quer ter um negócio realmente estruturado, precisa conhecer o Ecommerce do Zero.

O treinamento de Ecommerce mais consagrado do Brasil. Criado pelo Bruno de Oliveira, maior autoridade do setor.

Já são mais de 8 mil alunos que testaram e aprovaram o método.

Aprenda como construir e validar o seu negócio DO ZERO em uma palestra gratuita.

Perguntas Frequentes

O que é o círculo dourado?

O Golden Circle (ou, em português, círculo dourado) é um conceito criado pelo especialista em liderança Simon Sinek, que tem como objetivo criar e desenvolver o valor de uma nova ideia, negócio ou campanha.

Como funciona o círculo dourado?

O círculo dourado funciona sistematizando um método de pensar, agir e comunicar com o intuito de criar impacto no mundo baseada apenas em 3 círculos: “por quê”, “como” e “o quê”.

Quais são as vantagens do círculo dourado para o seu negócio?

O círculo dourado ajuda o seu negócio a identificar seu propósito e, então, saber como comunicar esse propósito aos clientes de maneira significativa, para que a marca possa ser altamente diferenciada no mercado.