“Será mesmo que essa empresa vai dar lucro?”. Esse tipo de pensamento é bem comum entre empreendedores de primeira viagem que alimentam algumas incertezas com relação aos negócios. E é justamente neste ponto que o Break Even se faz tão importante...

Para que você não deixe de empreender e nem desista por não saber o que será do futuro da sua empresa, principalmente quando o assunto é lucro, nós vamos te ajudar… 

Você vai poder projetar um futuro possível e saber quando seu negócio realmente vai começar a dar lucro.

Dessa forma, você estará mais confiante para seguir adiante e aplicar novas estratégias de consolidação e crescimento constante. 

No vídeo abaixo, o Diego Ceciliano, sócio e COO do EnP, mostra como saber quando seu Negócio vai dar Lucro. Assista: 

Afinal, o que é Break Even?

O Break Even é um termo em inglês que significa o ponto de equilíbrio de uma empresa. Ou seja, qual é o ponto em que a sua empresa não terá lucro, mas também não terá prejuízo.

Assim, a ideia por trás do conceito é que você alcance esse ponto de equilíbrio no seu negócio para saber o que fazer para lucrar mais e também o que fazer para evitar prejuízos.

Importância em saber o Break Even Point

Conhecer o Break Even do seu negócio é o que pode garantir a sobrevivência dele no mercado. Não falamos isso por exagero… 

Pelo contrário, pois é ele que vai te ajudar a definir o momento em que a sua empresa vai começar a dar lucro. 

E quando você sabe exatamente qual é o seu Break Even, também é possível saber a receita necessária para que o negócio funcione bem. 

Ou seja, você consegue ter uma visão mais precisa da viabilidade da sua empresa. Se for preciso cortar gastos, por exemplo, você fará isso.

Dicas para calcular o Break Even do seu negócio

Para saber quando o seu negócio vai ter lucro, você precisa dar atenção às seguintes informações:

1- Valor de compra do produto

Esse é o valor do produto que o fornecedor vende para você sem custos adicionais. Digamos que é o valor “puro” do produto… 

Esse número é importante para você calcular o preço de venda que seja o suficiente para pagar todas as despesas e ainda lucrar (ou pelo menos se manter em break even). 

2- Markup (índice de formação de preço de venda)

O Markup é o índice de formação do preço de venda, que pode ser considerado um ponto de partida para precificar o seu produto. 

Ele serve para garantir que os valores dos produtos vendidos realmente gerem lucro para a empresa. 

Mas vale ressaltar que se você calcular o Markup do jeito errado, isso pode gerar prejuízos irreversíveis para o seu negócio a longo prazo.

Afinal, o cálculo do Markup não leva em consideração alguns custos que estão implícitos, mas que têm relação com o seu produto, o que interfere diretamente no lucro.

Leia também: Os Pilares de uma Gestão Financeira Eficiente

3- Despesas Variáveis (comissões)

As despesas variáveis são todos os custos que não são recorrentes e podem ou não surgir ao longo do mês. 

Por exemplo, se você vende ou quer vender em marketplaces, é necessário pagar uma comissão por cada venda e essa comissão pode variar, pois as plataformas fazem constantes ajustes.

Além disso, caso algo da sua loja quebre ou aconteça algum imprevisto na entrega, você também terá que arcar com esses custos extras que entram nas despesas variáveis. 

4- Margem de Contribuição

Já a  margem de contribuição é o índice do cálculo que mostra o quanto do lucro de cada venda pode contribuir para cobrir os custos da empresa e ainda gerar lucro.  

Ou seja, é esse valor que vai pagar os custos variáveis, fixos e o que sobrar é o lucro. 

5- Despesas Fixas

As despesas fixas são os valores de todas as despesas recorrentes de uma empresa, como as contas de luz, internet, custo de ferramentas, telefone, aluguel e salários.

Todos esses valores e outros, caso você tenha mais despesas fixas, são fundamentais na hora do cálculo. Então, coloque tudo na ponta do lápis!

E o que fazer com esses valores? 

A ideia é que você divida as despesas fixas pela margem de contribuição e então esse será o seu ponto de equilíbrio. 

Então, vamos supor que as suas despesas fixas sejam de 1000 reais e a margem de contribuição de 15%. O resultado final seria 6666 reais e esse seria o seu ponto de equilíbrio. 

Ou seja, você precisa vender 6666 reais para pagar todas as despesas, o que for vendido a mais é lucro. 

Leia também: Precificação De Produtos Do Zero: Saiba Como Fazer

Mas como calcular o Beark Even da empresa? 

Vamos supor que você quer ter 2000 reais de lucro. Seguindo o exemplo anterior, para você lucrar 2000 reais, é necessário faturar 20 mil reais.

Além disso, se você investiu 10 mil reais nesse negócio e está lucrando 2 mil reais por mês, quer dizer que tem uma rentabilidade de 20%. 

Em comparação com outros investimentos, esse é um valor bem acima da média. 

Essas foram contas hipotéticas, pensadas para quem ainda está começando no Ecommerce e não tem informações  para fazer o cálculo com os valores certos.

Assim, você tem apenas uma projeção de um possível futuro.

Mas, caso você já tenha um negócio e tenha todos os valores disponíveis, fica mais fácil de chegar em um cálculo que condiz com a sua realidade. 

Basta colocar os seus dados de despesas fixas, variáveis, a margem de contribuição… E fazer as contas que o Diego fez ao longo do vídeo. 

E as dicas não param por aqui… 

Assine o Ecommerce na Prática para ter acesso aos melhores cursos e treinamentos sobre empreendedorismo

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!