Atualizado em 10/08/2022 por Camila Canabarro
Qual peso o preço do seu produto tem no contexto de uma compra?
Muitos empreendedores querem saber se o preço do produto que vendem é ou não tão relevante… Quem está começando um ecommerce, inclusive, dificilmente poderá trabalhar com preços agressivamente mais baixos do que aqueles praticados pela concorrência.
É por isso que, ao começar as comparações de preço com os outros varejistas do mercado, as conclusões podem, por vezes, gerar dúvidas.
O empreendedor pode imaginar, por exemplo, que não terá condições de competir no mercado…. Ou até mesmo ficar com medo de precisar abaixar muito os preços se quiser competir…
É aí que surge a pergunta: o preço do produto é a variável mais forte da oferta? E a resposta para esta pergunta é “depende”. Nesse caso, existem duas situações: numa delas o preço importa; na outra, nem tanto.
Vamos entender melhor essa lógica:
Produtos com alta demanda
Existem produtos com alta taxa de demanda. É possível perceber isso pelas buscas que o público costuma fazer utilizando o Google, o Bing ou qualquer outro buscador da internet…
Se seu produto é um item que foi buscado pelo cliente, o preço, na maior parte das vezes, será sim um forte motivador de compras. Mas por quê?
Pois se o consumidor está pesquisando pelo produto, isso indica que ela já está no momento de compra, ou seja, apenas esperando a melhor oferta (preço, frete, velocidade de entrega etc) para comprar.
Produtos não procurados
Ler o subtítulo acima pode ter feito você pensar: “Mas como uma pessoa compra algo que não está procurando?”… E a gente explica!
Vamos supor, que você esteja enfrentando um problema e faz uma pesquisa sobre como resolvê-lo. A partir daí, você encontra o texto de uma empresa, um influenciador ou marca que oferece justamente a solução para a questão…
Ali está o conteúdo que resolve o seu problema! O quanto isso é valioso para você?!
O ponto é este! Se gerar conteúdos que resolvam problemas que as pessoas enfrentam, você estará utilizando um gatilho importante: o da reciprocidade. Ou seja, a pessoa fica grata por sua ajuda e, portanto, mais propensa a comprar aquela solução de VOCÊ.
Será que esse cliente pesquisaria por outras ofertas mesmo sabendo que foi você quem o ajudou inicialmente?! Mesmo sabendo que, de uma forma ou de outra, ele já confia no que você diz?
É claro que a resposta não é exata, mas você há de concordar que as suas possibilidades de venda aumentam muito…
Sendo assim, podemos dizer que você e seu ecommerce terão mais resultados se o foco estiver apontado para:
- Suprir as necessidades das pessoas
- Resolver problemas que seu público enfrenta
- Solucionar as dores da sua audiência
Essas 3 estratégias são poderosas o suficiente para diminuir sua preocupação com o preço dos produtos.
Para saber mais sobre como trabalhar o gatilho da reciprocidade, dê o play no vídeo que está no início do texto e gere transformação para o seu negócio =)
Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!
Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…
O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.
A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.
Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:
- Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
- Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
- Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
- Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.
Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!
Bruno eu sigo você a muito tempo.
Tenho uma loja virtual e vendo camisetas masculina importada, no meu caso fica difícil solucionar outros problemas para minha persona oq eu faço
Sendo que meu produto é este camiseta masculina
O nicho de moda está cheio de conteúdos a serem produzidos, Alan! Qual é a sua persona?
O preço é importante, mas nem sempre é decisivo na compra.