Já ouviu falar sobre o 5W2H? A princípio parece só mais uma sigla estranha, mas essas letras podem ser a solução para que você e sua equipe executem as atividades da empresa sem perder tempo. O método do 5W2H ajuda a evitar problemas e possíveis imprevistos no seu negócio, deixando todos alinhados com cada aspecto do projeto.

Conheça mais sobre o que é 5W2H e como aplicá-lo no seu Ecommerce. 

No vídeo abaixo, o Head Comercial do Ecommerce na Prática, Alan Monteiro, dá exemplos práticos de como usar isso no dia a dia.

Para organizar e crescer o seu Ecommerce de forma saudável no mercado, faça o download gratuito do nosso Plano de Ação 5W2H.

Afinal, o que é o método 5W2H? 

O método 5W2H veio do Japão, mais especificamente dos profissionais das indústrias automobilísticas. O processo foi criado para facilitar e agilizar as atividades em todas os setores da empresa, sem surpresas no caminho.

Ele funciona, basicamente, como um Checklist com algumas perguntas simples que irei te apresentar no próximo tópico.

Usando essa metodologia, fica mais fácil mapear o que precisa ser feito dentro do seu negócio. Assim, você consegue identificar os responsáveis por cada aspecto, além de determinar o tempo e os gastos que cada tarefa terá para ser realizada com sucesso.

O 5W2H também auxilia na realização de projetos, nas compras da empresa, em novas contratações, entre outras coisas. Ou seja: essa ferramenta colabora no controle de todos os setores que existem na empresa. 

Como é uma metodologia econômica, - basta montar uma planilha digital, por exemplo - todos os empreendedores conseguem usufruir do 5W2H sem problemas. 

5W2H: O que é e como aplicar para ter mais produtividade

Checklist do 5W2H

Significado de 5W

Cada letra W representa uma pergunta em inglês que deve ser respondida de forma clara e simples. Ao questionar-se, você consegue analisar o seu negócio com mais detalhes.

Nota: Para facilitar o entendimento, vou tratar da sigla com os termos já traduzido para o português. 

Os 5W são: 

1- O que? (What)

2- Por quê? (Why)

3- Onde? (Where)

4- Quando? (When)

5- Quem? (Who)

Essas perguntas podem te ajudar a solucionar um problema da sua empresa, por exemplo. 

Significado de 2H

Assim como os 5W, os 2H também são perguntas feitas para te auxiliar na análise da empresa.

Os 2H são: 

1- How? (Como)

2- How Much? (Quanto custa)

Passo a Passo para usar o 5W2H 

Vamos supor que a sua empresa precisa melhorar as vendas dos produtos e, para te auxiliar nesse processo, você resolve utilizar o método 5W2H. 

A primeira pergunta que você deve fazer é "o que será feito?". Aqui, você vai identificar o que pode ser feito para melhorar as vendas do seu negócio da melhor maneira possível e cabível, de acordo com a estrutura do seu negócio. 

A partir daí, questione o "por que será feito?". O que te motivou a querer melhorar as vendas? Por que você tem isso como meta? Encontre razões reais que vão justificar o porquê melhorar as vendas do seu negócio nesse momento. 

Agora pense em "onde e quando será feito?". Em qual lugar você deve melhorar as vendas? Se tiver um ponto físico e/ou online, qual deles você acha que o sistema de vendas deve melhorar? Os dois? Nenhum? Avalie as possibilidades e necessidades. 

Além disso, para alcançar essa meta, estabelecer uma data é essencial para controlar o andamento das atividades e quanto tempo o processo vai durar. 

Assim que todos os pontos estiverem alinhados, é hora de pensar  "por quem será feito?". Quais pessoas estarão envolvidas na tarefa de melhorar as vendas do negócio? Quem vai desenvolver as estratégias?

Lembre-se também dos outros indivíduos envolvidos com essa ação. Neste caso, veja como direcionar os seus clientes para comprar mais produtos. Sem clientes, não há vendas. 

Desta forma, consegue definir quem é a pessoa mais qualificada para alcançar essa meta. Se você é um pequeno empreendedor e não tem funcionários, você mesmo terá que planejar novas estratégias para melhorar as vendas e o método 5W2H vai te ajudar bastante. 

Agora vamos analisar os 2H…

Nessa etapa, você deve se questionar "como será feito?". É necessário traçar um plano efetivo para conseguir alcançar a meta, que, neste caso, é melhorar as vendas. Crie ou adote uma estratégia para cada ação que será feita.

E, por fim, mas não menos importante, é preciso saber "quanto vai custar?". Tenha noção da sua realidade financeira e não exagere na busca da otimização das vendas. 

Veja um orçamento cabível e não perca o controle financeiro da sua empresa. Quando souber o quanto poderá gastar para melhorar o processo de vendas, talvez seja necessário fazer alguns ajustes nos tópicos anteriores. 

Depois de responder todas essas perguntas será mais fácil mapear cada passo do objetivo que deseja alcançar, sem deixar passar nenhum detalhe.

Você pode usar esse Plano de Ação no seu planejamento pessoal ou familiar. A rotina de um empreendedor é apertada e otimizar o tempo para conciliar a vida profissional e pessoal vai te deixar mais feliz e produtivo. 

A importância do 5W2H no seu Ecommerce

Para quem deseja crescer no mercado Ecommerce, o 5W2H é um método que vai te oferecer suporte dentro do negócio e oferecer o passo a passo necessário para caminhar em direção ao que precisa.

Analisar as possibilidades e colocar no papel as questões indispensáveis desse método ajuda a projetar o futuro da sua empresa. Com isso, você pode prever possíveis erros e evitar os imprevistos que desestabilizam o funcionamento do negócio.

Se você tem interesse de aplicar esse método, nós, do Ecommerce na Prática, fizemos um Plano de Ação com todas as questões abordadas durante o artigo. 

Para organizar e crescer o seu Ecommerce de forma saudável no mercado, faça o download gratuito do nosso Plano de Ação 5W2H.