Cada vez mais empresas estão usando o Pinterest para Negócios e estão colhendo bons resultados da rede social visual.
Nós sabemos que, quando o assunto é rede social, a maioria dos empreendedores pensam no Instagram. É claro que o Instagram tem um potencial enorme para vendas online e construção de audiência…
Entretanto, como sempre falamos aqui no EnP: focar apenas em uma rede social NÃO é a melhor estratégia…
Há diversas redes sociais que podem gerar bons resultados para o seu negócio.
E o Pinterest é uma delas!
Mas como usar o Pinterest para Negócios?
Essas e outras dúvidas serão sanadas ao longo deste artigo! Nós vamos explicar o que é o Pinterest, como funciona e selecionamos as 10 formas mais práticas de usá-lo.
No vídeo abaixo, Ana Clara Magalhães, diretora de Inbound Marketing do Ecommerce na Prática, mostra 10 formas de usar o Pinterest para negócios. Assista:
Índice:
O que é Pinterest?
Se você não conhece essa rede social, aqui vai uma breve explicação: o Pinterest é uma plataforma gratuita de compartilhamento de conteúdos.
Lá, é possível publicar vídeos e imagens nos quais a plataforma chama-os de “Pins”. Esses pins podem ser salvos e compartilhados!
Além disso, as publicações são organizadas por categorias. Essas categorias são chamadas de pastas.
Ou seja, você pode criar uma pasta e salvar os pins lá dentro para acessar rapidamente.
Por isso muitas pessoas usam o Pinterest para inspiração, pois lá você consegue encontrar belas imagens e vídeos de diversos assuntos diferentes, desde moda até casa e decoração.
Então, por exemplo, você pode criar uma pasta e nomeá-la como “moda inverno 2021” e selecionar os pins (conteúdos) que tenham relação com essa temática.
Outro ponto interessante é que o algoritmo do Pinterest começa a entender quais são as publicações do seu interesse e a sua página inicial fica repleta de imagens e vídeos dos assuntos que você mais gosta e salva nas pastinhas.
Como se cadastrar no Pinterest para Negócios
Ter um perfil no Pinterest não tem mistério. Você só precisa entrar neste site https://br.pinterest.com/, clicar em criar conta e inserir os seus dados. Caso prefira, pode usar o seu Facebook para facilitar o processo de criação da conta.
Depois, você precisa habilitar a sua conta para a versão do Pinterest Business! Para isso, entre no site https://business.pinterest.com/pt-br/ e clique no botão “criar conta”.
Ao clicar, você será redirecionado a uma nova página para realizar o cadastro parecido com o primeiro, mas desta vez, colocando dados da sua empresa, como o nome e o link da sua loja.
Agora é só finalizar e o seu perfil comercial já está pronto para você criar pastas e pins com os conteúdos da sua loja.
Mas qual é o verdadeiro diferencial do Pinterest Business?
Dentro dessa plataforma, existem DIVERSAS funcionalidades que podem te ajudar a vender mais com o Pinterest. Nós separamos as 10 principais formas para você aplicar no seu perfil.
Confira:
1- Links Externos
O Pinterest permite colocar links nas publicações. Esses links (que podem ser seu site, página de produtos, etc) vão redirecionar o seu público até a página que você deseja.
E qual a vantagem disso?
Com a possibilidade de redirecionar o seu público do Pinterest para dentro da sua loja, você consegue aumentar o tráfego do seu site!
Foi exatamente esse detalhe que chamou a atenção de diversas empresas que começaram a investir no Pinterest para Negócios…
Por conta disso, hoje, alguns sites já possuem o Pinterest como principal fonte de tráfego externo, ultrapassando outras redes sociais poderosas do mercado.
Leia também: 5 Tipos de Tráfego Pago para Implementar Agora na sua Empresa
2- Pinterest Ads
O Pinterest Ads é uma funcionalidade recente no Brasil e permite que as empresas façam anúncios dentro do Pinterest.
Ou seja, os anúncios aparecem na plataforma junto com os conteúdos orgânicos.
A ideia é que os seus anúncios conversem com a audiência, gerando interesse do público em clicar para ver mais sobre o assunto do anúncio.
Uma boa ideia é aplicar estratégias de marketing de conteúdo nos anúncios do Pinterest, assim como algumas empresas já estão fazendo por lá…
E vamos explicar porque essa estratégia realmente traz resultados relevantes. Como o Pinterest é bastante utilizado pelas pessoas para encontrar referências, ideias e se inspirar, o conteúdo de valor vai fortalecer o desejo do cliente.
Além, é claro, de fortalecer o nome da marca na mente dessas pessoas que serão impactadas pelo anúncio.
Mas lembre-se: só quem tem a versão Business poderá acessar o Pinterest Ads. Caso tenha ignorado o nosso tópico de cadastro, volte lá para saber como ter um perfil no Pinterest para Negócios.
COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS
Aula exclusiva (e gratuita) começando em:
00 horas
10 minutos
00 segundos
3- Botão Salvar Na Sua Loja
A função do botão “Salvar na sua Loja” permite que os usuários compartilhem as imagens da sua loja dentro do Pinterest.
Atenção: várias plataformas de loja virtual e também de blog já têm esse botão de compartilhamento integrado, basta você ativá-lo.
Portanto, mesmo que você ainda não tenha uma conta no Pinterest ou não queira criar uma, os usuários que possuem um perfil na rede social poderão compartilhar suas publicações com link direto para o seu site.
Vamos supor que você vende roupas femininas e as suas fotografias são muito bem feitas, com cenários e modelos.
Muitas pessoas podem se encantar com o seu conteúdo e poderão compartilhar as suas fotos no Pinterest com link direto para a sua loja.
Isso vai te ajudar tanto na divulgação da marca, quanto no aumento do tráfego do site.
4- Pin Lens
O Pin Lens funciona da seguinte forma: você aponta a câmera do celular para um produto e, a partir disso, o Pinterest automaticamente busca por produtos semelhantes na plataforma.
Dessa forma, o consumidor consegue encontrar as melhores opções daquele produto rapidamente.
5- Pins Avançados (Rich Pins)
São pins que carregam dados para incrementar a experiência do usuário com a publicação.
Mas só é permitido para contas business com lojas verificadas e também podem ser usados em 4 ocasiões:
- Divulgação de artigo;
- Divulgação de receitas;
- Divulgação de aplicativos;
- Divulgação de produtos.
Com os Rich Pins de produtos, os usuários têm acesso a mais informações sobre a sua loja como o que você vende, os preços, a disponibilidade e o link da página de compra.
Mas vale ressaltar que essa funcionalidade não permite que os produtos sejam comprados diretamente no Pinterest. É assim em todas as outras redes sociais…
Para finalizar a compra, é necessário clicar no link do Rich Pin que vai redirecionar para o seu site.
Leia também: Como vender no Pinterest
6- Catálogo de Produtos
Os pins de produto podem ser feitos com base no seu catálogo do Pinterest. As informações são as mesmas, a diferença é apenas em como é feito.
Para criar o catálogo de Produtos no Pinterest, você precisa colocar todas as informações dos produtos numa planilha, assim como é feito no Facebook.
Dessa forma, você consegue atualizar informações como estoque e preço.
Outro detalhe importante é que os Pins de produto de catálogos podem ser patrocinados e adicionados aos grupos de produtos. Nesses grupos, você pode organizar os produtos por categorias.
7- Shop the Look
O Shop The Look está ligado às compras no Pinterest! Essa função é parecida com o catálogo de pins avançados…
A diferença é: você consegue marcar vários itens que estejam presentes em uma imagem ao mesmo tempo. Ao clicar nesses itens, o usuário é redirecionado.
8- Mensagens na Plataforma
Essa é uma função bem simples…Basta ativar essa funcionalidade nas configurações! Ela pode ser um diferencial no seu perfil, pois qualquer usuário poderá enviar uma mensagem para tirar dúvidas direto na sua página.
Mas não deixe de responder os seus clientes por lá ou demore muito só porque esse não é o seu canal de comunicação oficial…
Não é bom para a sua marca que as pessoas se sintam ignoradas e isso pode gerar uma imagem ruim, desfavorecendo a sua empresa.
9- Aba Engajamento
Essa é uma página que funciona como uma central integrada em que você pode responder os comentários e menções dos usuários em um só lugar.
A função é ótima para otimizar seu tempo dentro da plataforma e facilitar sua vida de empreender (sabemos que é na base da correria).
Assim, você consegue se relacionar com os usuários de forma rápida e simples. E, mais uma vez, essa é outra funcionalidade que só funciona na versão Business.
10- Analytics
Por fim, o Pinterest para Negócios fornece uma parte com diversas informações e estatísticas do seu perfil para te ajudar na tomada de decisões mais inteligentes e estratégicas.
No Pinterest Analytics, você tem acesso as seguintes informações:
- Números de acesso;
- Perfil do público;
- Tipos de dispositivo por onde acessaram;
- Taxa de engajamento;
- Entre outros dados!
E mais: você também consegue visualizar quais foram os pins que tiveram mais acessos no seu perfil.
Essa é uma maneira de entender quais os conteúdos deram certo e o quê você pode (e deve) continuar fazendo para atingir um potencial maior de visibilidade na plataforma.
Essas foram as 10 principais funcionalidades do Pinterest e que você pode usar para aumentar o reconhecimento e as vendas da sua marca.
Agora, você deve estar se perguntando “Que tipo de conteúdo eu posso publicar no Pinterest?”
Para saber a resposta, pula para o próximo tópico…
Conheça as Melhores Ideias de Postagem para o Seu Negócio!
Para te ajudar a produzir AINDA MAIS conteúdos de valor, todos os dias, nas suas redes sociais, desenvolvemos um material GRATUITO com 32 ideias de postagem para aplicar HOJE no seu negócio.
São ideias simples e fáceis de implementar, que vão trazer resultados imediatos de engajamento, retenção de clientes, atração e vendas.
Baixe agora mesmo o seu:
Comentários
O Pinterest é uma plataforma incrível. Obrigada por compartilhar esse conteúdo!
Adorei o Artigo! Bem explicado! Amo usar o pinterest no meu negócio.
Post super completo! Os empreendedores precisam começar a olhar com mais atenção para o Pinterest, pois é uma rede que ainda tem muito para crescer.