Você provavelmente já ouviu falar sobre Transmissão Vivo. O que pode ser novidade, porém, é que essa forma de conteúdo traz uma oportunidade irresistível de se conectar com o seu público e, acredite, até fazer vendas.
Abaixo, vou te mostrar como as transmissões ao vivo podem te ajudar estreitar o relacionamento com seus prospectos e alavanca as vendas do seu Ecommerce.
Índice:
O que são Transmissões ao Vivo
O próprio nome já deixa bem claro o que este formato é: vídeos ao vivo transmitidos dentro de redes sociais ou plataformas especializadas. Você também pode conhecer pelo nome mais popular, as famosas LIVES.
Instagram, Facebook e Youtube já são referência neste assunto. Sabe quando você está navegando em uma dessas redes sociais e, de repente, surge uma mensagem dizendo que Fulano Está ao Vivo? Isso acontece quando uma nova Live é iniciada.
E este é justamente um dos pontos mais legais sobre a transmissão ao vivo: a capacidade de aumentar o reconhecimento da sua marca. As pessoas lembram da sua marca com frequência, porque você sempre aparece para elas ao vivo, o que pode fazer com que elas venham até a sua página e engajem.
Além disso, tem outros benefícios importantes:
- Você fica próximo dos seus clientes, porque pode interagir com eles de forma dinâmica, respondendo-os ao vivo (Não fica só naquele tratamento mais impessoal de fotos e vídeos);
- Aumenta a sua credibilidade (Sabe aquela máxima que diz “aquele que sabe faz ao vivo”? É verdade.);
- Oportunidade de fazer pitch de vendas para quem realmente se interessa pelo assunto.
Portanto, se você ainda não faz transmissões ao vivo, esta é a hora de começar a pensar em colocar isso em prática.
O que falar em Transmissões ao Vivo
Não caia no erro de simplesmente iniciar uma Live sem ter um roteiro do que falar. Isso pode causar estranhamento nas pessoas e, pior, te fazer passar pelo constrangedor momento de “não sei o que dizer”.
Por isso, antes de entrar em um vídeo ao vivo, tenha consciência do objetivo daquilo (vender, criar relacionamento, engajar, educar, etc.) e do que vai ser dito para chegar a este objetivo.
No seu roteiro, você pode começar introduzindo o assunto, depois passar pelos tópicos mais importantes. Enquanto isso, é legal influenciar as pessoas que estão te assistindo a enviarem perguntas. Pergunte o que estão achando, o que querem saber, etc. Assim, você vai melhorar a cada transmissão que fizer.
Alguns assuntos que podem se abordados em uma Live:
- Dicas de uso do produto
- Dicas relacionadas ao nicho
- Tem alguma novidade sobre a sua loja? Oferta? Algo novo no mercado?
- Tem algo bacana para compartilhar?
- Cobertura de eventos relevantes para o seu público
- Lançamentos
- Sorteios
Todos esses são assuntos interessantes para quando você for fazer uma transmissão ao vivo. Se achar que tem algo importante a dizer, que é algo que se encaixa com a persona do seu negócio, então vá em frente.
Mesmo que a princípio pareça que você não está vendendo nada, essas aparições são importantes para gerar credibilidade para você e para a sua marca.
Aliás, isso está intimamente ligado ao seu marketing de conteúdo, porque seus seguidores entendem que você está transmitindo informações valiosas mesmo quando não tem um produto seu diretamente envolvido.
No fim da contas, esse conteúdo de valor faz com que eles te vejam como uma pessoa e marca confiável, que não vai indicar algo ruim. Logo, estarão mais suscetíveis a comprar quando você oferecer seus produtos, uma vez que você possui uma posição de destaque na mente desses seguidores.
Como a transmissão ao vivo traz a pegada de intimidade que eu falei mais acima, ela acaba agilizando esse processo de confiança. Isso porque, quando você aparece, sua marca deixa de ser apenas uma loja para se tornar também uma pessoa. E pessoas confiam mais em pessoas do que apenas em marcas, entende?
[Artigo] Entenda por que o marketing de conteúdo é importante para você.
Agora imagina só que chato seria se você entrasse ao vivo, várias pessoas decidissem te assistir e, em vez de oferecer um conteúdo bacana, você não tivesse nada a dizer?
A percepção de valor que você quer transmitir se dissolve e os seus seguidores, aos poucos, podem até parar de querer assistir as suas transmissões.
Portanto, dê atenção ao que vai dizer. Estude antes, se precisar, a fim de montar um pequeno roteiro lógico que gere valor para você e para a sua marca.
Você também pode vender Ao Vivo
Estou falando de fazer o seu pitch de vendas durante ou no final da transmissão, quando perceber que a audiência está preparada para isso. Como as pessoas que estão te assistindo são aquelas que realmente têm interesse no assunto, as chances de elas quererem comprar o que você oferece é bem maior.
Só lembre-se se fazer um pitch de algo que realmente se encaixa com o conteúdo que entregou ali dentro.
Não faz nenhum sentido fazer uma transmissão ao vivo falando sobre Decoração para quarto e, no final, vender kit de decoração para festa infantil.
Como fazer Transmissão ao Vivo
Fazer transmissões ao vivo não é um mistério muito grande.
Na verdade, basta criar uma conta na rede social na qual a sua persona está e clicar em “iniciar transmissão ao vivo”. Imediatamente, as pessoas que te seguem vão receber a mensagem de que você está ao vivo e, aos poucos, vão entrar na sua Live.
No final das contas, não importa se você vai fazer uma transmissão ao vivo pelo celular, pelo computador ou utilizando uma câmera de última geração. Você pode começar com o que já tem em casa, sozinho, se tiver coisas interessantes para compartilhar (e eu aposto que você tem!).
COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS
Aula exclusiva (e gratuita) começando em:
00 horas
10 minutos
00 segundos
É importante, porém, que você faça uma antecipação desta Live.
Quando digo Antecipação, estou falando sobre contar para a sua audiência que você vai entrar ao vivo na data e horário tal para falar sobre determinado assunto. Pode, inclusive, dizer para as pessoas enviarem perguntas sobre esse assunto para você responder na Live.
Assim, quem tiver interesse vai conseguir se programar para te assistir. Se puder, vale dar uma “prévia” do que vai abordar, de modo a despertar o desejo dos seguidores em te assistir.
E, se for fazer um pitch de vendas no final, pode também contar que vai ter uma oferta legal apenas para quem estiver assistindo a Live.
Não se preocupe se não bombar de primeira
A verdade é que, se você ainda não tem uma audiência engajada, provavelmente as suas primeiras transmissões ao vivo não vão ter milhares de pessoas assistindo. E isso não é um problema.
Aproveite para se aprimorar, corrigir erros e pedir feedback de quem está te acompanhando. Aos poucos, eu garanto, você vai conseguir trazer mais pessoas para a sua Live se oferecer conteúdos de real valor para o público.
Além disso, você pode agilizar esse processo se conseguir fazer com que o tráfego das suas redes sociais se multiplique.
Você pode fazer isso de forma orgânica - e as transmissões vão te ajudar, porque pode incentivar os seguidores a recomendarem para mais pessoas - ou paga, contratando uma ferramenta de gerenciamento.
Se você souber o jeito certo de trazer pessoas para o seu perfil e para a sua loja, vai ser muito mais fácil conseguir audiência para as suas Lives. Lembre-se de que elas só serão impactadas pelo aviso automático se já te seguirem, de modo que vai precisar de tráfego.
Sem tráfego, você não vai ter nem audiência e nem possíveis compradores para a sua loja.
Portanto, precisa investir nisso.
Seu tráfego é o ouro do Negócio
É possível fazer isso sem nenhuma ajuda, mas pode levar um tempo que você não tem, porque novos concorrentes surgem a todo momento e você precisa de retorno financeiro para fazer seu negócio ir adiante.
Será que vale a pena esperar para ver no que dá?
Eu não acredito nisso.
Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!
Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…
O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.
A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.
Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:
- Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
- Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
- Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
- Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.
Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!