Uma dúvida bastante comum para quem está começando nos negócios é: “Afinal, como identificar o momento exato de contratar o primeiro funcionário?”.
Além disso, você talvez fique se perguntando sobre qual deverá ser a função principal desse primeiro ajudante. Pensar na questão mostra que o seu foco está bem definido e que, enquanto empreendedor, sua vontade é de continuar escalando o negócio (e é bem possível que isso não aconteça caso você abra mão de delegar tarefas).
Terceirizar desde o início é o que vai fazer você ter tempo pra se concentrar no estratégico que é o que vai fazer a sua empresa crescer. A primeira pessoa a contratar é o operador de ecommerce para fazer as funções básicas: embalar produtos, responder emails, dar suporte para clientes. A segunda pessoa pode ser alguém que te ajude no marketing, por exemplo. A terceira pessoa pode ser alguém pra dar somente suporte.
O Famoso “Faz Tudo” é você
No início das atividades é provável que você tenha sido um “faz tudo”. A maioria permanece um bom tempo assim, cumprindo sem ajuda alguma todas as atividades da empresa, todo santo dia. Esses empreendedores:
- Respondem emails
- Embalam pedidos
- Enviam pedidos
- Gravam vídeos
- Cadastram produtos
- Interagem nas redes sociais
Quando olhamos com atenção, é uma lista bastante densa. Mesmo assim, com os recursos escassos característicos do começo do negócio, muitas vezes acaba sendo difícil fazer de outra forma.
Com o crescimento do negócio, o trabalho só aumenta. Fica cada vez mais complicado lidar com tudo sozinho. É como se, do dia para a noite, o lado operacional tomasse conta da sua rotina. Se você não tomar uma atitude, simplesmente deixará de pensar no estratégico — ou seja, deixará de crescer.
Essa é uma situação bastante natural em negócios que estão crescendo. Afinal, será que já chegou a hora de contratar o primeiro colaborador?
Nós sabemos que precisamos de ajuda, mas qual seria o momento ideal para dar esse passo?
Outra pergunta importante: quais são as qualidades fundamentais que essa pessoa precisa ter?
Operacional x Estratégico: Contratar seu Primeiro Funcionário
É provável que, nesse ponto, você esteja focando demais no presente e de menos no futuro. Quando existem muitas tarefas e pouco tempo disponível, esse é o cenário ideal para que você precise “apagar incêndio” o dia todo. Você responde emails, troca produtos, atende clientes, mas, no final, sente que o negócio não está caminhando.
Se você se vê nessa situação, pense na possibilidade de dividir tarefas. Comece a buscar um ajudante que possa, a partir de agora, assumir todas essas tarefas “braçais”.
Terceirizar funções é o que te fará ter tempo para pensar nos aspectos estratégicos do negócio. Estratégia é que fará sua empresa crescer, operacional é o que você precisa para mantê-la funcionando. Assim, a primeira pessoa que deve contratar é um operador de Ecommerce. Ele será responsável por:
Esse funcionário pode:
- Empacotar pedidos
- Responder emails
- Ir até os Correios
- Atender clientes
- Cadastrar produtos
Quando precisar de mais pessoal, o próximo passo é contratar alguém responsável pelo marketing. Em seguida, alguém só parar dar suporte ou outra tarefa que esteja tomando o seu tempo.
A partir desse momento, o “Faz tudo” será o seu ajudante e você terá muito mais tempo para focar energias no crescimento do negócio. Por mais que isso gere um custo, pense na primeira contratação como um de seus melhores investimentos. Ela liberará tempo para que o seu cérebro foque esforços em aumentar vendas e maximizar lucros.
Sua missão, a partir desse momento, é pensar em questões como:
- Quais são minhas metas?
- Como posso aumentar a linha de produtos?
- O que os meus concorrentes estão fazendo de melhor?
- Quais kits e combos de produtos eu poderia incluir na operação?
Agora, sim, o seu negócio tem chances reais de parar de patinar.
Diga Não ao efeito Platô
Se você não tomar a decisão de aumentar a equipe, é possível que acabe tendo a sensação de que atingiu um platô: ou seja, seus resultados vão estagnar. Você não vê progressos.
Por isso, reflita bastante e tome a decisão acertada. Se perceber que esse é o momento, não pense duas vezes e contrate o seu primeiro funcionário. O futuro do seu ecommerce agradece.
Se você gostou desse conteúdo e quer receber novos artigos e vídeos sobre o mundo dos negócios online, cadastre-se na Lista VIP. Assim você acompanha as notícias e materiais mais interessantes sobre Ecommerce e Negócios.
Abaixo, Bruno de Oliveira dá dicas importantes para considerar na hora de levar seu negócio ao próximo nível
Deixe uma resposta