Uma das grandes questões que surgem na hora de começar um negócio é o medo de entrar num mercado saturado e não fazer vendas. Esse medo acaba impedindo que os empreendedores dêem o primeiro passo. Enquanto isso, aqueles que enxergam a real oportunidade e seguem em frente conseguem vender todos os dias.

A verdade sobre os mercados saturados é que eles não estão saturados de verdade. Pelo menos, não como a maioria das pessoas acreditam. 

Existem diversas formas de explorar mercados que são considerados saturados e lucrar muito. Basta apostar no que do seu negócio pode oferecer de diferente e, assim, driblar o mercado saturado. 

Vamos explicar ao longo do artigo o que queremos dizer com isso em de quebra, ainda vamos te mostrar como destacar seu Negócio da concorrência e ganhar muito dinheiro! 

No vídeo abaixo, Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, mostra a verdade sobre o Mercado Saturado e o que você deve fazer para se destacar. Assista:

O que é um mercado saturado? 

Muitas pessoas usam o termo “Mercado Saturado” para se referir a um mercado que tem muitos concorrentes. Mas, na verdade, mercado saturado é um “fenômeno” que acontece quando um segmento ou produto específico alcançou o nível máximo de crescimento e não evolui mais

Em outras palavras, o mercado pretende crescer, mas não consegue, pois chegou no teto do crescimento. 

Isso costuma acontecer com tecnologias que se tornam obsoletas, por exemplo, e são substituídas por outras. Ou com produtos de modismo, que têm um salto de vendas e, na outra estação, ninguém quer mais.

Ecommerce é um mercado saturado?

Quem pensa que o Ecommerce é um mercado saturado, na realidade, está usando o termo daquela forma errada que mencionei antes: como se “saturação” tivesse relação com a quantidade de players no mercado. E não é bem assim.

Na realidade, no Brasil, as categorias do Ecommerce são as que mais crescem anualmente, seja em volume de pedidos ou em vendas. 

No geral, o Ecommerce cresceu exponencialmente nos últimos anos e é uma ótima oportunidade para quem quer começar a empreender. 

Porém, ao escolher em qual segmento do mercado online você quer investir, pode ser que se depare com dificuldades, principalmente na hora de crescer…

Como assim?

Como existem diversos vendedores online, alguns acabam atuando em segmentos e nichos semelhantes. E, com isso, surge a concorrência dentro do mercado. 

Concorrência não é um problema - na realidade, há quem considere um benefício, porque te ajuda a medir o mercado e te oferece uma comparação. Mas é claro que, se essa concorrência é excessiva, gera receio em quem vai começar a empreender no segmento.

Só que nem mesmo isso é um empecilho para você começar.

Em vez de se preocupar com isso, deve pensar no que vai fazer para se diferenciar e se posicionar no mercado.

Como se diferenciar da Concorrência

Como se diferenciar da concorrência

As pessoas buscam por produtos que ofereçam boas soluções e que entreguem algo além do esperado, com um diferencial a mais. Isso é um fato. 

Mesmo que o cenário de um segmento não pareça favorável visando o crescimento do seu negócio, é possível superar isso se você tiver um diferencial ou apresentar algo além do que as pessoas já conhecem dos outros vendedores.

Se você faz o mesmo que vários outros empreendedores já consolidados no mercado fazem, será muito difícil se destacar em meio a vasta concorrência.

Os concorrentes já possuem uma boa audiência, clientes fidelizados e um fluxo de vendas sustentável para se manter no mercado…

Ou seja: eles provavelmente têm mais força do que você, então você será só mais um na multidão.

E um negócio lucrativo não pode ser mais um na multidão.

Já você que está chegando agora, precisa construir essa audiência e estruturar todo o negócio para, enfim, começar a vender. 

E, para chamar a atenção do público, precisa apresentar algo além. Isso pode ser um posicionamento diferente, um detalhe, uma forma de aproximação...

Você deve analisar bem o ambiente e a sua persona para entender o que faz sentido para ela, o que ela valoriza que você poderia colocar no seu produto. (Confira aqui o artigo sobre persona)

Se ainda não está claro para você o que pode ser esse diferencial no seu negócio, vamos te mostrar alguns exemplos reais que deram muito certo no mercado. 

Exemplos de marcas que se destacaram no Mercado 

Reserva 

Criada em 2004, a loja de roupas Reserva é um grande exemplo de marca que se destacou no mercado considerado saturado - o de moda -, pois pensou no diferencial da experiência de compra do consumidor. 

Para você ter uma ideia, os principais concorrentes da Reserva são players extremamente consolidados no ramo da moda, como as marcas Osklen e Redley que atuam no mercado desde os anos 80 respectivamente. 

Como bater de frente com essas marcas? 

A grande sacada da Reserva para se diferenciar foi trazer uma identidade visual, uma proposta, uma modelagem e, principalmente, uma comunicação com o cliente totalmente diferente do que os concorrentes faziam

Como é uma loja de roupas casuais, eles apostaram nesse ponto como diferencial, o que atraiu o público. 

Nas lojas físicas, o cliente se depara com espaços que vão além das araras de roupas. Há outros espaços que complementam a experiência de compra, como uma pequena barbearia e um espaço para beber cerveja. 

Outro ponto interessante do atendimento ao cliente da Reserva é que, ao chegar na loja, o cliente é atendido pelo nome, aproximando a relação entre cliente e vendedor. 

E esse mesmo vendedor que o atendeu é influenciado a retornar a comunicação em datas comemorativas, como no aniversário do cliente…

Isso é possível fazer com um sistema de CRM. 

Desta forma, é possível oferecer descontos, brindes e manter o cliente sempre informado das novidades da marca. 

A experiência de compra que a Reserva oferece foi o grande diferencial do negócio. Isso prova que, mesmo em mercados considerados “saturados”, não necessariamente o seu produto tem que ser inovador, basta que você pense no que pode oferecer de “além” para o cliente. 

Zee Dog

Hoje em dia, o Mercado Pet é tão disputado quanto o de moda e muitas pessoas deixam de empreender nesse ramo por não enxergarem um possível crescimento na área. 

Porém, para desmistificar essa ideia, trouxemos o exemplo da Zee Dog. 

A Zee Dog é uma marca conhecida por apostar em acessórios personalizados e inovadores para pets. E a ideia surgiu de algo simples: a necessidade dos sócios de terem itens mais descolados para os cachorros, algo que combinasse com o estilo deles.

A partir desse problema, a Zee Dog nasceu, trazendo um design e essência diferente para os itens de animais.

Um diferencial bem legal é que todos os produtos são pensados para não machucar o animal, o que também chama a atenção. Assim, conseguiram repaginar um mercado já tradicional e com players muito fortes. 

São esses diferenciais que podem fazer o seu negócio se destacar e se tornar um player referência, assim com a Zee Dog e a Reserva são em seus segmentos.

Comece o seu Negócio sem se preocupar com a concorrência

Encontrar um diferencial para o seu negócio não é tão difícil quanto parece. Ao longo deste artigo, inclusive, apresentamos algumas boas ideias do que pode fazer para se destacar.

O mais importante é que pense na sua persona e no que ela valoriza. Identificando o desejo que os clientes em potencial tem, fica mais fácil de encontrar o diferencial e se destacar no mercado, não importa qual for o segmento. 

Feito isso, entenda como inserir isso na sua comunicação, no seu produto.

Essa etapa de planejamento faz parte do primeiro pilar essencial para a construção e sucesso do seu negócio online. 

No Checklist abaixo, nós incluímos o passo a passo com todas as 6 etapas para você criar seu Ecommerce do Zero com segurança e criando uma base sólida para crescer.

O Checklist foi pensado com base no método criado pelo Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática e especialista com mais de 18 anos de experiência em Ecommerce e Varejo… o mesmo método que já ajudou mais de 10 mil pessoas a construírem um negócio na internet.

E você pode baixar agora, de graça. É só clicar no botão abaixo: