Conhece uma empresa que começou a vender na internet e se posicionou em apenas uma rede social? Se a sua empresa faz isso, saiba que está cometendo um grande erro! 

É muito comum que empresas de diferentes portes dependam apenas de um canal de comunicação… 

Na grande maioria dos casos, os empreendedores abrem uma conta no Instagram e constroem a audiência exclusivamente por lá.

Mas é importante dizer que essas pessoas não se preocupam com o futuro…

Imagina só se essa rede social acabar, como eles vão se comunicar com a audiência? 

A verdade é que a dependência de um canal pode acabar com o seu negócio e vamos explicar o motivo ao longo deste artigo. 

No vídeo abaixo, a Ana Clara Magalhães, diretora de Inbound Marketing do Ecommerce na Prática, mostra as 5 redes sociais icônicas que morreram. Assista:

[Grátis] Baixe Agora o Checklist Ecommerce do Zero e conheça os 6 Passos para criar um negócio Sólido e Lucrativo na Internet.

O Futuro das Redes Sociais e o que isso influencia no seu negócio

Por mais que hoje o Instagram seja uma das maiores redes sociais do país, não temos certeza de que esse poder durará para sempre, certo? 

Claro que o potencial do Instagram para empresas é inegável, as pessoas estão lá comprando todos os dias e engajando com marcas a todo minuto…

Não é à toa que ele é o primeiro canal de comunicação a ser pensado quando o assunto é empreender na internet.

Mas acreditamos que esse potencial realmente NÃO dure o tempo inteiro por muitos e muitos anos. Pelo menos não na mesma intensidade de hoje... 

Uma hora, essa rede social vai perder a força… Principalmente, se outras redes sociais forem surgindo ao longo do caminho. 

E isso já está acontecendo! 

Novas redes sociais surgem e crescem de forma exponencial, como por exemplo, o próprio TikTok no Brasil

Apesar de não ter todas as funcionalidades que o Instagram tem, a nova geração abraçou o TikTok de forma que estão bem mais próximos dessa plataforma do que do Instagram. 

Outro exemplo é o ClubHouse, a rede social de voz que teve um “boom” no início de 2021 aqui no Brasil. 

Diversas empresas já estão fazendo teste para entender como funciona a nova rede social e quais estratégias de conteúdo fazem mais sentido lá dentro. 

Mas, calma… não estamos dizendo que o Instagram vai acabar ou que o TikTok e o ClubHouse vão superá-lo

O que queremos que você entenda é se, por exemplo, o Instagram acabasse hoje, não seria a primeira rede social icônica a morrer… 

Várias redes sociais ao longo da história também fizeram muito sucesso Brasil a fora e, atualmente, não existem mais… 

Isso porque elas simplesmente caíram no esquecimento, pois foram engolidas por novas redes sociais mais completas que surgiram no decorrer dos anos…

Aposto que você já deve ter até lembrado de algumas redes que utilizava no início dos anos 2000… 

Para refrescar a sua memória, listamos 5 redes sociais que eram bem populares, mas acabaram depois de um tempo. 

São elas:

1- Orkut

O Orkut foi a maior rede social do Brasil.  Essa rede social foi criada em janeiro de 2004 e virou febre entre jovens e adultos da época… 

Para você ter uma ideia do sucesso do Orkut entre os brasileiros, no segundo semestre de 2004, o Brasil já tinha mais de 700 mil pessoas cadastradas no site. 

Lembra das comunidades do Orkut? Uma das mais famosas era “Eu odeio acordar cedo” com a imagem do Garfield deitado na cama com uma carinha triste. 

redes-sociais-que-morreram

Mas, em 2011, o Orkut começou a perder muitos usuários para os concorrentes que ganhavam espaço: o Facebook e o Twitter. Segundo relatório do Ibope Nielsen, foi nesse mesmo ano que o Facebook tomou a liderança e se tornou a maior rede social por aqui, 

De acordo com o Serasa Experian, em 2013, 95% dos brasileiros não usavam mais a rede social… E no ano seguinte, em 2014, a rede social foi oficialmente encerrada pela Google.

2- Vine

Enquanto em 2013, o Orkut estava a beira de acabar, outra rede social chegou com tudo… O Vine, um aplicativo gratuito de vídeos curtos, era o mais baixado na app store. 

Foi no Vine que vários influenciadores surgiram fazendo vídeos engraçados e de pouca duração. E  boa parte deles estão atuando até hoje em outras redes.  

Mas o que fez o Vine perder força?

Tudo começou quando o Twitter comprou a plataforma 9 meses depois do lançamento. E o Twitter é uma rede social focada em textos curtos, o que dificultou o processo de integração entre os canais… 

Os anos foram passando, novas redes sociais foram surgindo e o Vine começou a perder espaço no mercado. Em 2017, a rede social foi retirada do ar.

3- Periscope

O Periscope, uma rede social de vídeos ao vivo (famosas lives), tem uma história parecida com a do Vine por também fazer parte do Twitter e ser focada nos recursos audiovisuais.

A rede social foi lançada em 2015, época em que outras redes não tinham o recurso de lives… Por isso, fez tanto sucesso! 

Quando o Twitter comprou o Periscope, a ideia era fortalecer a plataforma de conteúdo, trazendo jornalistas dos grandes meios de comunicação e também de mídias independentes para realizar transmissões ao vivo. 

Então, dentro do Periscope haviam muitas lives jornalísticas mostrando não só as notícias, mas também os bastidores das redações, o que aproximava o público. 

Mas, com a chegada das lives em outros canais e a ascensão da ferramenta no Facebook e Instagram, em 2021, o Twitter anunciou o fim do Periscope.

Imagina só se essas empresas de comunicação apostassem apenas no Periscope? 

Perderiam esse contato mais próximo com o público que tinham só por lá e teriam que se virar nos 30 para construir uma audiência consistente em outros canais… 

4- Google Plus

Enquanto isso, o Google Plus era uma rede bastante utilizada por profissionais e empresas… As expectativas eram altas na época e muitas pessoas aderiram a rede social… 

Para você entrar no Google Plus, era necessário ter um convite (assim como o ClubHouse fez). Então, um amigo te convidava e você conseguia utilizar os recursos da rede social. 

Só nesse esquema de convites, a plataforma atingiu a marca de 25 milhões de usuários ativos! 

Mas a competição com o Facebook e a falta de apelo social por parte da rede social, ajudaram para o declínio do Google Plus. E, em 2019, foi desativada por conta da baixa demanda.

5- Snapchat

O Snapchat também teve o seu momento de ascensão, no qual milhares de pessoas passavam o dia fazendo vídeos curtos que ficavam disponíveis apenas por 24 horas. 

Em 2012, o Snapchat já contava com mais de 120 mil usuários ativos e em 2013, mais de 60 milhões de conteúdos diferentes eram produzidos POR DIA na rede social. 

Parecia que nenhuma outra rede poderia desbancar o Snapchat… 

Mas não foi bem assim… 

Com o surgimento do Instagram Stories em meados de 2016, o Snap acabou ficando de lado, perdendo milhares de usuários ao longo dos anos.  

Mas atenção: essa rede social ainda existe e tem cerca de 11 milhões de usuários no Brasil, só que está longe de ser a plataforma mais popular do momento. 

Hoje, há outras redes sociais que estão na crista da onda e são nelas que as empresas estão apostando, como o TikTok, o Instagram e até mesmo o Facebook. 

Por mais que a popularidade do Facebook também não esteja mais em alta, há muitos usuários ativos por lá sendo impactados por diversos anúncios que trazem resultado.

Leia também: 7 Formas REAIS de Aumentar Engajamento no Instagram

Mas o que é importante entender com essa história? 

Depois de relembrar algumas redes sociais que já bombaram um dia, é importante entender que toda rede social pode acabar um dia.

Então, será que manter toda a audiência em um só canal é algo INTELIGENTE para o seu negócio pensando a longo prazo?

A resposta é não.

Se você depende de uma rede social, nós sugerimos que comece a apostar em duas coisas: validar outros canais de audiência e pensar como alcançar o público fora das redes sociais.

Portanto, a ideia é descentralizar a sua comunicação com o cliente de apenas uma rede social… Faça um teste, entenda em quais outros canais o seu público está ativamente todos os dias. 

Por exemplo, se a sua marca trabalha com um público jovem, entre 18 e 25 anos, provavelmente essas pessoas estão concentradas entre Facebook, Instagram e Twitter

Para ter certeza disso, o ideal é que você faça uma pesquisa mesmo. Crie um formulário e pergunte quais são as redes sociais que a sua audiência mais gosta, os formatos de conteúdos que eles mais consomem… 

Dessa forma, você vai montar uma estratégia adequada para a sua audiência, com a comunicação certa e no lugar ideal. 

Mas você também precisa pensar fora da caixinha e das redes sociais… 

Em geral, isso significa começar a trabalhar o E-mail Marketing

Com o E-mail Marketing, você garante que o seu público receba conteúdos e ofertas da sua marca de forma personalizada, sem mesmo ela entrar nas redes sociais. 

Afinal, o e-mail é uma ferramenta utilizada por praticamente todas as pessoas e possui um potencial ENORME de vendas. 

Você provavelmente já recebeu um e-mail da sua marca favorita oferecendo um desconto ou um conteúdo do seu interesse, não resistiu e clicou no e-mail. 

E você não precisa estar dentro de nenhuma rede social para ser impactado por isso… 

Nós temos um vídeo completo no canal do Youtube sobre o poder do E-mail Marketing, no qual o Lucas Lombardi, Gestor da Equipe de Produção de Conteúdo do Ecommerce na Prática, dá 5 dicas para um email marketing imbatível. Assista: 

Estruture o seu negócio para apostar em E-mail Marketing 

A ferramenta de Email Marketing é apenas uma das diversas estratégias que você pode e deve aplicar no seu Ecommerce para torná-lo escalável. 

Mas, antes disso, é necessário estruturar a sua empresa para mais pessoas a encontrarem na internet, comprarem e se tornarem leads.

Para isso, disponibilizamos um Checklist gratuito com 6 passos essenciais para você estruturar e consolidar seu Ecommerce de forma segura e lucrativa.

Baixe agora mesmo o seu Checklist gratuito: