O que alguns gurus da internet dizem por aí é que o Google Ads é uma ferramenta simples de ser utilizada e nada pode atrapalhar o desempenho da sua campanha nessa ferramenta.

Tendo em mente que é algo simples, o seu esforço para realizar essa tarefa acaba sendo menor e isso faz com que você não explore o verdadeiro potencial que o Google Ads possui. 

Então, se você está criando a primeira campanha no Google Ads, mas não sabe exatamente o que fazer, saiba que existem algumas dicas incríveis que podem potencializar os seus anúncios por lá. 

Principalmente, se você parte do princípio que é preciso bastante esforço, planejamento e acompanhamento constante ao usar a ferramenta. 

Pensando nisso, nós separamos 4 dicas para a sua primeira campanha no Google Ads BOMBAR na internet! 

No vídeo abaixo, o Lucas Souza, especialista em Google Ads e diretor do Ecommerce PRO by EnP, te mostra 4 dicas para a sua primeira campanha no Google Ads.  

Como o Google Ads pode ajudar você a vender mais

Para quem ainda não sabe exatamente o que é o Google Ads, vamos esclarecer aqui brevemente: 

O Google Ads nada mais é do que uma ferramenta do Google voltada para criação de anúncios segmentados a partir de uma palavra-chave.

Assim, você consegue atingir o usuário no momento em que ele estiver realizando uma busca dentro do Google.

Em toda pesquisa que você faz no Google, os primeiros resultados vêm sempre com uma pequena etiqueta escrita: “Anúncio”. Isso significa que aquela empresa investiu para que o site ou a página do produto aparecesse antes dos resultados orgânicos. 

E por que isso pode ajudar você a vender mais? 

Justamente por aparecer no topo da primeira página do buscador, as chances do usuário clicar no seu site acaba sendo muito maiores.

Isso porque as pessoas geralmente clicam nos primeiros links e por ali ficam. 

Então, é uma vantagem e tanto ter um anúncio dentro do Google chamando a atenção de prospectos em potencial para a sua empresa. 

Mas, para isso, é necessário criar um anúncio profissional que realmente seja interessante para o seu público. 

E, além disso, é importante levar em consideração algumas questões ligadas não só ao anúncio em si, mas também aos preços, planejamento, palavras-chave… 

As dicas que vamos mostrar agora vão fazer a diferença na sua campanha do Google Ads, destacando o seu anúncio e trazendo resultados surpreendentes. 

Vamos às dicas… 

1- Defina Orçamento e Metas 

Geralmente, na hora de definir o orçamento e as metas para o Google Ads, as pessoas ficam preocupadas com o valor máximo para investir em uma boa campanha. 

Só que elas não sabem que o Google Ads comporta qualquer valor que você desejar investir. O que você realmente deve se preocupar ao criar uma campanha nessa ferramenta é entender quanto a sua empresa pode direcionar para essa tarefa. 

Qual é o valor do orçamento que a sua empresa consegue separar para a criação de campanhas no Ads?

Tendo esse valor em mente, fica mais fácil de tentar criar uma campanha de acordo com a realidade da empresa… 

E por que dizemos “tentar”? 

A verdade é que não dá para saber se a sua campanha realmente vai trazer resultados. A ideia é fazer testes, tentar validar os modelos de campanha e o que não der certo, descartar ou modificar. 

Então, saiba que não existe um resultado garantido só por investir em campanhas no Google Ads e você terá que trabalhar muito para alcançar suas metas. 

A nossa dica é que esse valor permita com que a sua empresa teste campanhas por pelo menos 3 meses. Dessa forma, você terá dados  suficientes para saber o que deu certo ou não . 

E o mais importante: não direcione um orçamento que coloque a saúde da sua empresa em risco. A ideia é fazer com que o seu negócio se desenvolva positivamente. 

2- Meça os Resultados

De nada adianta você investir o seu dinheiro em campanhas no Google Ads sem instalar as tags de acompanhamento. 

Isso porque são essas  tags que vão mensurar o desempenho da sua campanha. Sem elas, você não saberá se valeu ou não a pena o dinheiro investido no modelo de campanha escolhido. 

Afinal, essa campanha realmente gerou vendas para a empresa? Fazendo a mensuração você consegue saber esse resultado. 

Portanto, para começar, é CRUCIAL que você instale as tags de “Conversão” e “Remarketing” da ferramenta. 

Leia também: Descubra como usar o Google Tag Manager neste TUTORIAL COMPLETO

3- Analise os Termos de Busca Pelo Produto

Observando o cenário atual, entendemos que as pessoas vivem dentro de bolhas sociais, o que dificulta um pouco a comunicação entre empresa e audiência. 

Por exemplo, a sua audiência pode buscar o seu produto de uma maneira diferente da forma como você busca ou fala sobre ele. 

Isso é mais comum do que você imagina, afinal, o Brasil é um país muito grande, com diferentes culturas e formas de comunicação com gírias e palavras diferenciadas. 

Por isso, é muito importante que você conheça muito bem o seu público e saiba qual é a melhor maneira de se comunicar com ele. 

O que e como você precisa dizer para que ele entenda a mensagem da sua marca e compre o seu produto. 

Além disso, pare e pense agora: como o seu consumidor busca pelo seu produto? 

Quais são as palavras que ele usa ao buscar no Google e, assim, chegar no seu produto? 

Para te ajudar a descobrir, nós trouxemos mais algumas dicas extras neste tópico. A primeira é o planejador de palavras-chave que o próprio Google Ads oferece para você. 

Essa ferramenta vai te ajudar a selecionar as melhores palavras-chave para alcançar os clientes com grande potencial de compra.

Uma das vantagens de utilizar o planejador é que você consegue fazer uma lista das melhores Palavras-chave e ver o custo médio de cada uma delas.

A segunda ferramenta que você pode usar é o Google Trends. Essa ferramenta, que também é do Google, mostra o que está em alta nas tendências de busca. 

As funcionalidades que essa ferramenta oferece são bem úteis para selecionar boas Palavras-chave para sua campanha de Google Ads

Por exemplo: vá até o Google Trends e faça uma breve pesquisa sobre qualquer tema relacionado ao seu produto. A ferramenta vai te mostrar, em forma de gráfico, com que frequências os usuários do Google procuraram por essa palavra. 

4- Faça Testes

Parece óbvio, mas vale ressaltar: o Google Ads é uma ferramenta de TESTE!

Então, quanto mais você testar modelos de campanhas diferentes com boas palavras-chave, mais chances terá de saber o que realmente traz resultado para a empresa. 

E o que fazer com essas campanhas que dão certo? Replicar e continuar testando novas campanhas para seguir inovando! 

Mas, é claro, TODOS esses testes precisam ser mensurados e acompanhados de perto. Não lance uma campanha hoje e simplesmente deixe rolar para olhar daqui há 1 mês. 

Organize na sua rotina um tempo para verificar o desempenho da campanha dia após dia para entender como aquela campanha funciona na prática. 

Outra coisa que vale ressaltar que para o Ecommerce, existem 3 tipos de campanhas:  Pesquisa, Google Shopping e Remarketing Dinâmico.

Vamos deixar claro por aqui: É ESSENCIAL fazer testes nesses 3 tipos de pesquisa.

E não se preocupe se uma campanha se sobressair… Isso também faz parte do teste, entender qual campanha é mais interessante para o seu público.

Acredite, quando o assunto é marketing digital, saber como utilizar o Google Adwords é imprescindível para os profissionais do setor, como o Analista de Ecommerce, por exemplo.

E se você tem interesse na área e quer descobrir as Habilidades Técnicas e Pessoais mais valorizadas desse profissional, preste atenção no próximo tópico… 

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!