O post de hoje é sobre planos de contingências no mundo dos negócios. Quando falamos assim, você provavelmente já sabe do que se trata: SEGURANÇA.

Se você descobriu um caminho que funciona e só por isso parou no tempo, deixando de buscar novas alternativas, saiba que está correndo risco. Seja lá qual for o seu negócio, é importante ter planos B, C, D e E para ele, jamais dependendo de um só produto, um só marketplace, uma só rede social etc.

Se interessou pelo conceito? Então dê o play no vídeo acima ou continue a leitura para aprender muito mais sobre ele!

Por que Ter Planos de Contingências no Mundo dos Negócios?

Como já dissemos, um plano de contingências nada mais é que um plano B qualquer. Se a estratégia “titular” apresentar qualquer problema, você não fica na mão, tendo logo uma tática nova para utilizar em seu lugar.

É bastante fácil dar um exemplo que vai mostrar exatamente por que é tão importante ter planos de contingências no mundo dos negócios:

Imagine que o faturamento do seu ecommerce é, hoje, de R$50 mil. Fazendo uma análise um pouco mais profunda, você descobre que 40% desse dinheiro vem de apenas um produto… Opa, sinal amarelo.

 

É claro que é ótimo um produto vender tanto a ponto de ser responsável por MAIS DE UM TERÇO do faturamento do negócio. Porém, será que essa é a situação ideal?

Amanhã ou depois alguma mudança tributária pode aumentar muito o preço desse item, ele pode se esgotar ou simplesmente parar de ser importado, se for o caso. Muitas coisas podem acontecer. E acredite: elas acontecem!

Dito isso, você precisa, urgentemente, começar a pensar em qual o seu plano de contingências nesse caso… Lembre-se: nada de ter um negócio que dependa de um só produto, cliente ou fornecedor.

Estabelecendo os Seus Planos de Contingências

No exemplo acima, alguns passos simples seriam um bom caminho para começar a estabelecer um bom plano de contingências.

Antes de tudo, se você tem um produto que é muito importante no contexto do seu negócio, encontre dois ou três fornecedores que trabalhem com o item. Se o primeiro falhar, você não precisa se desesperar, pois vai ter para onde correr.

Além disso, outro aspecto chave da questão é entender de onde estão vindo as vendas desse seu “carro-chefe”. O Mercado Livre é muito relevante nesse caso? Loja virtual? Anúncios do Facebook Ads?

Também é preciso que haja variação aí. Como já dissemos, você não pode ter um negócio inteiro baseado somente em um único caminho que funciona.

planos de contingências no mundo dos negócios

A Importância de Se ter Vários Canais de Venda

Ter vários canais de venda nada mais é que ter planos de contingências — isso é fundamental para dar mais equilíbrio e estabilidade ao negócio.

Mesmo que no começo a empresa fature majoritariamente em 1 ou 2 canais, como Mercado Livre e Facebook, por exemplo, depois é importante variar, colocando os ovos em cestas diferentes.

Além dos canais de venda, pense em planos de contingências para fontes de tráfego, produtos mais vendidos, fornecedores, clientes… Essa é uma atitude inteligentíssima e fundamental para o empreendedor que pretende construir um negócio sustentável financeiramente =)

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!