Se você começou recentemente a se interessar pela parte mais técnica da internet ou simplesmente quer saber mais sobre como administrar sites e domínios, é provável que tenha se deparado com o termo DNS. Mas você sabe o que ele significa?

Nos próximos parágrafos, você encontrará as respostas para essa e outras perguntas. Além de explicarmos o que significa DNS e qual a sua – enorme! – importância para o funcionamento da internet, falaremos também sobre como configurar seu DNS manualmente e quanto tempo ele pode levar para se propagar.

Vamos lá?

O que é DNS? Para que ele serve?

DNS é a sigla para Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínio. Ele é popularmente conhecido como a "lista telefônica da internet", e não é para menos: o DNS é responsável por converter os domínios que você digita na barra de endereços do seu navegador pelo endereço IP (Internet Protocol) que de fato representa o site que você quer visitar.

Isso porque a internet, como um todo, funciona por meio de endereços IP — você, enquanto usuário, tem o seu próprio IP, assim como todos os outros internautas e todas as páginas na web. O problema é que cada endereço pode ter dezenas de dígitos, então memorizá-los não é a tarefa mais simples do mundo.

É por conta do DNS que, em vez de memorizar uma sequência aleatória de dígitos, você pode simplesmente digitar o endereço ecommercenapratica.com no seu navegador e chegar a este site, por exemplo.

Da mesma forma, o DNS é responsável por direcionar múltiplos domínios para a mesma página. Assim, você pode adquirir os domínios meusite.com e meusite.com.br para o seu site, por exemplo, e fazer com que ambos direcionem os visitantes para a sua página inicial.

Como funciona o Domain Name System?

Ao digitar uma URL na sua barra de endereços, é gerada uma solicitação que pode passar por até quatro servidores DNS. Este processo, que ocorre de maneira quase instantânea e invisível para o usuário final, é chamado de DNS lookup — ou, em português, processo de resolução do DNS. Acontece da seguinte forma:

  • O DNS recursivo, ou DNS resolver, é a primeira parada. Esta etapa checa endereços presentes no seu cache, para economizar tempo e recursos — ou seja, se você tiver acessado o site em questão recentemente, é provável que a sua solicitação seja concluída por aqui, pois o seu computador "lembra" da última vez que realizou esta operação.
  • Caso contrário, a segunda etapa é o servidor-raiz, ou root nameserver. Grosso modo, ele é responsável por interpretar a URL da solicitação e, por meio do domínio de topo, direcioná-la para a área específica na qual o endereço IP desejado será encontrado.
  • Em seguida, a solicitação chega ao servidor de domínio de topo, ou TLD nameserver. Ele armazena as informações sobre domínios que compartilham o mesmo domínio de topo (TLD), como .com ou .com.br, e em seguida, envia a solicitação para a sua parada final.
  • A parada final é o servidor autoritativo, ou authoritative nameserver. Aqui, a solicitação encontrará o endereço IP exato desejado e o enviará para o seu computador, possibilitando o carregamento do site.

Para simplificar, você pode pensar em todo esse processo como um bibliotecário correndo por uma enorme biblioteca e procurando o livro desejado.

Primeiro, ele passa pela pilha de volumes recém-devolvidos (DNS recursivo) ou, alternativamente, vai até a seção específica (servidor-raiz). Depois, ele localiza a fileira desejada (servidor do domínio de topo) e, por fim, o livro em si (servidor autoritativo). Só que tudo isso ocorre numa fração de segundo!

Como configurar DNS no meu domínio?

Aqui, entramos em outra parte importante do universo do DNS, que são os nameservers de domínio. Eles são responsáveis por armazenar todos os registros DNS de um domínio — isto é, por fornecer a informação que o DNS lookup recebe quando você digita uma URL na barra de endereços do seu navegador.

Cada servidor Domain Name System possui seus próprios namesevers de domínio. Os da Hostinger, por exemplo, são ns1.dns-parking.com e ns2.dns-parking.com.

Se você tem um domínio adquirido junto à sua provedora de hospedagem, não há com o que se preocupar: seu domínio já estará automaticamente apontado aos nameservers corretos. Entretanto, caso você tenha adquirido o seu domínio separadamente e queira atrelá-lo a outra hospedagem, poderá ser necessário alterar os seus nameservers manualmente.

Para alterar os nameservers do seu domínio, você precisará entrar nas configurações da plataforma na qual o registrou. Abaixo, mostraremos como você pode alterar os nameservers de um domínio adquirido na Hostinger.

  1. Acesse o hPanel e, na aba Domínios, clique no domínio desejado.
    alterando nameservers dns na hostinger
  2. No campo Servidores DNS, clique em Alterar.
    alterando nameservers dns na hostinger
  3. Digite os nameservers desejados nos campos apropriados.
    alterando nameservers dns na hostinger
  4. Clique em Salvar.

Você pode realizar ainda outros ajustes, mais específicos, nas configurações DNS do seu domínio. Na Hostinger, por exemplo, é possível acessar o Editor de Zona DNS (dentro de Hospedagem -> Avançado) e adicionar novos registros Domain Name System, como aqueles específicos para emails (registros MX) ou para notas (registros TXT).

Quanto tempo demora para o DNS se propagar?

As mudanças realizadas nas configurações DNS do seu domínio não são aplicadas imediatamente. Por ser uma alteração que deve ser atualizada em registros de diversos servidores ao redor do mundo, é necessário aguardar um período, chamado de propagação do DNS, para que as mudanças sejam concretizadas.

No geral, a propagação de um novo registro DNS pode levar até 24 horas para ser finalizada — e, tenha em mente, seu site poderá ficar fora do ar enquanto este processo estiver ocorrendo, então planeje as suas alterações com cuidado e antecedência.

Para conferir se as alterações realizadas já foram propagadas, você pode pesquisar o seu domínio em um site checador de DNS, como o DNSchecker.org.

Neste artigo, trouxemos um panorama básico sobre o que é DNS (Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínio) e o porquê de ele ser crucial para o próprio funcionamento da internet.

Explicamos que o Domain Name System é a "lista telefônica da web", e que ele opera em milésimos de segundos todas as vezes que você digita a URL de um site na barra de endereços do seu navegador. Também falamos sobre como você pode configurar o DNS do seu domínio e alterar os seus nameservers, caso necessário.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para te ajudar e satisfazer as suas dúvidas. Até a próxima!