Saber como criar um Ecommerce de sucesso é o sonho de qualquer empreendedor. Mesmo assim, a falta de informação ainda faz com que muitos não consigam chegar até o seu objetivo. Neste artigo, vamos mostrar como você pode superar esse obstáculo. 

O relatório Latin America 2022, promovido pela Retail X, mostrou que o Brasil se destaca como potência do Ecommerce na América Latina. A receita das vendas no país cresceu US$ 8,1 bilhões em 2022 em relação ao ano anterior.

No total, as vendas online no Brasil acumularam US$ 49,2 bilhões em receita. Além disso, o Brasil também abocanhou a maior parcela de tráfego da web para varejistas da América Latina, com 84%.

Por tudo isso, podemos dizer que o Ecommerce no Brasil é um negócio com muito potencial para o sucesso. Se você também quer entrar neste segmento e aproveitar suas grandes oportunidades… vamos começar! 

O que é um Ecommerce de sucesso? 

Um Ecommerce de sucesso é aquele que se destaca em seu nicho de mercado e conta com a confiança do público. Isso pode ser alcançado por meio de técnicas de marketing digital, construção de relacionamento com o público e muito planejamento.

Quando falamos em como criar um Ecommerce de sucesso, é muito difícil determinar um valor de faturamento. Claro que, ao criar uma empresa, o intuito é lucrar o máximo possível. Mas nem sempre uma empresa que lucra muito é mais bem-sucedida que uma que tem um faturamento menor. 

Para alcançar o sucesso, é importante ter boas habilidades de gerenciamento, que assegurem o crescimento a longo prazo. Além disso, também é essencial conhecer o seu mercado e a sua persona

Como criar um Ecommerce de sucesso: 9 dicas para começar

Abaixo estão as primeiras dicas para diminuir os erros e abreviar o caminho para o sucesso nos negócios.

1. Escolha um bom mercado

A escolha do seu nicho de mercado é uma das primeiras decisões que precisa tomar – e uma das mais importantes. Se possível, analise os mercados mais “quentes” e tente encontrar boas oportunidades ali.

Confira alguns dos principais mercados de ecommerce do Brasil:

  • Eletrônicos;
  • Eletrodomésticos;
  • Moda;
  • Casa e decoração;
  • Alimentos e bebidas;
  • Livros;
  • Cosméticos e perfumaria;
  • Autopeças;
  • Pets;
  • Informática;
  • Esportes e Lazer.

Grandes mercados como esses sempre possuem boas oportunidades e demanda latente. Depois de se interessar por um nicho, comece a pesquisá-lo mais a fundo com a ajuda de grupos no Facebook, sites concorrentes e até ferramentas de palavras-chave como o gratuito Google Keyword Planner.

2. Foque na audiência

Quer montar um ecommerce de sucesso? Então foque na audiência (e não nos produtos). Depois de mapear a sua persona, defina quais são as dores dessas pessoas e de que forma o seu negócio poderá ajudá-las. Crie conteúdos e ofertas totalmente baseados nessa lógica.

3. Escolha produtos com boa margem de lucro

Uma boa margem de lucro gira em torno dos 20%, mas isso depende do segmento que vai entrar. É claro que o ideal seria escolher produtos que tenham até mais que 25% de margem, o que te trará um retorno muito mais rápido. 

No entanto, nem sempre isso é possível, uma vez que depende do seu diferencial e dos concorrentes. 

4. Valide antes de investir

Antes de sair por aí investindo em uma plataforma de loja virtual e grandes estoques, recomendamos que você valide o negócio

Você pode fazer isso através de um marketplace como o Mercado Livre, por exemplo. Além disso, uma loja virtual própria também pode ser uma ferramenta importante de validação, já que muitas delas têm planos gratuitos que te permitem vender na internet gastando pouco. 

Dentro de marketplaces, você vai experimentar um alto volume de tráfego logo de cara, mas também terá que se preocupar com o pagamento de comissões e sofrer com as limitações da plataforma. 

Em uma loja virtual própria, por outro lado, você precisa investir em tráfego para conseguir clientes, mas experimenta uma liberdade maior para usar a identidade visual da sua marca e estabelecer as suas próprias regras de venda. 

Mas como saber quando o negócio está validado? 

Responda às seguintes perguntas: 

  • Já está vendendo recorrentemente? 
  • Seguindo a mesma estratégia, conseguiu vender pelo menos 10 produtos num espaço curto de tempo? 

Se você respondeu que sim, o seu modelo de negócio está validado. Hora de começar a reinvestir os lucros e fazer a engrenagem girar!

5. Encontre bons fornecedores

Tão importante quanto vender bem é comprar bem. Isso significa que precisará encontrar bons fornecedores, que te ajudem a trabalhar com preços competitivos no mercado. 

Esta é uma tarefa que demanda pesquisa e, sim, um pouco de tempo para ajustes. Uma dica é observar com quais fornecedores seus concorrentes estão trabalhando.

Leia mais sobre como encontrar e negociar com os seus fornecedores.

6. Considere o dropshipping nacional ou internacional

O estoque sempre foi, e ainda é, um dos principais empecilhos para aqueles que desejam entender como criar um Ecommerce de sucesso. 

Afinal, quantos itens preciso ter armazenados? Como fazer o envio desses produtos? E se meu estoque não vender? Esse é um investimento que precisa retornar para a sua empresa. 

Com o dropshipping, boa parte dessas preocupações se tornam obsoletas. 

O dropshipping é um modelo logístico que permite a venda de produtos sem um estoque próprio. Nesse modelo, o varejista funciona como um intermediário entre o fornecedor – o responsável por estocar e enviar os produtos – e o consumidor final.

Para começar no dropshipping você precisa ter cuidado extra com seus fornecedores, além de manter um canal de comunicação transparente com os clientes. Se você quer saber mais sobre o assunto, leia: Como vender com dropshipping? Conheça os 10 passos essenciais.  

7. Produza conteúdos relevantes

Você se lembra que nós falamos, alguns tópicos atrás, sobre a importância de construir e focar na sua audiência? Pois é, isso passa muito pela produção de conteúdos de qualidade.

Seja através de posts na fanpage ou vídeos no Youtube, dê personalidade à sua marca conversando com o público. Dê à sua audiência dicas e sacadas sobre o seu mercado e, em troca, os clientes passarão a confiar, admirar e comprar de você.

8. Entenda o poder dos anúncios

Existem diversas formas de divulgar o seu negócio gratuitamente, mas será que esse é mesmo o caminho mais inteligente?

Planeje campanhas em plataformas como Google Ads e Facebook Ads e esteja constantemente medindo seus resultados.

Não tenha medo: lembre-se de que a lógica do marketing é trazer mais dinheiro do que o que foi investido. Se isso não estiver acontecendo, algo está errado — descubra o que e reconfigure a sua rota.

Também não tenha medo de fazer testes e pausar campanhas que não estão dando certo! 

9. Produza conteúdo em vídeo

Hoje as redes sociais são essenciais para quem quer ter relevância na internet. Nesses espaços, o vídeo tem recebido cada vez mais atenção do que fotos e conteúdo escrito. 

Invista tempo em produzir vídeos de qualidade para todos os produtos. Seja no Reels, no YouTube ou até mesmo em plataformas de compra – como é o caso do Mercado Livre Vídeos.Não se preocupe se, no início, os seus vídeos não forem tão profissionais quanto os dos seus concorrentes. Essas comparações devem servir como um impulso para o seu aperfeiçoamento, não como um empecilho para o seu começo.

Se você quer saber mais sobre como criar um Ecommerce de sucesso, participe da palestra Ecommerce do Zero, onde mostramos o passo a passo para criar um negócio de sucesso no varejo digital. Clique aqui para se inscrever:

Perguntas Frequentes

Como começar um Ecommerce do zero?

Para começar um Ecommerce do zero você precisa de um bom nicho de mercado e um público bem delimitado. Então, busque bons fornecedores e, é claro, valide seu produto antes de investir muito dinheiro.

Qual o primeiro passo para abrir um Ecommerce?

O primeiro passo para abrir um Ecommerce não é investir altos montantes em estoque, ou estrutura, mas sim uma coisa que muitos empreendedores ignoram: estudo. Antes de dar qualquer passo, estude sobre o seu mercado e entenda como sua futura empresa se posiciona dentro dele.

O que mais vende em Ecommerce 2023?

É muito difícil determinar um único produto campeão de vendas. No entanto, segmentos como o de moda, eletrônicos, decoração e alimentação estão sempre em alta.