A chegada dos influenciadores digitais fez despontar o marketing de influência, que rapidamente se expandiu se tornando uma forma muito útil de expandir o alcance de sua marca.
Não existe uma abordagem única ou receita infalível para fazer que essa estratégia funcione, mas com o planejamento e a pesquisa certos, todas as empresas podem se beneficiar.
Por isso, hoje vamos te mostrar como usar os influenciadores digitais na sua marca.
Índice:
O que é o marketing de influência?
O trabalho dos influenciadores digitais é conhecido como marketing de influência e se refere a uma estratégia capaz de gerar valor a partir do discurso de produtores de conteúdo considerados autoridades em determinados assuntos.
Para você ter uma ideia, de acordo com um estudo da QualiBest, os influenciadores digitais são a segunda fonte para a tomada de decisões, atrás apenas de amigos e familiares.
Por isso, por meio dos influencers, você consegue criar uma estratégia de divulgação mais direta e humanizada. Isso porque eles costumam ter um bom engajamento com o próprio público.
E com isso, eles conseguem trazer autoridade para a sua marca e ser uma espécie de prova social, mostrando os produtos sendo usados. Essa ação acaba aumentando a aquisição de novos visitantes e a retenção de clientes no seu site.
Os influenciadores digitais normalmente estão mais presentes no Instagram, YouTube e no Facebook. Mas antes de sair enviando propostas para os influencers, é importante conhecer as diferenças entre eles.
Leia também: O Poder Do Marketing De Influência para Alavancar o Seu Negócio
Quais são os tipos de influenciadores digitais?
Conheça os tipos mais comuns de influenciadores digitais quando falamos de marketing digital:
Top Celeb
Eles são mais conhecidos como “celebridades” e são pessoas que alcançam milhões de pessoas e, normalmente, falam sobre assuntos diversos.
Esse tipo de influenciador normalmente é aproveitado para o objetivo de alcance, já que são mais efetivos para gerar o reconhecimento da marca e não para engajar os usuários. Ou seja, estamos falando do primeiro estágio do funil de vendas, quando a marca visa alcançar mais pessoas e se tornar conhecida no mercado.
Fit Celeb
Já os Fit Celeb são celebridades que diferente dos Top Celeb, têm uma nicho mais específico, o que faz do seu conteúdo gere identificação com uma marca, produto ou segmento.
Por isso, eles costumam ser os mais caros, isso acontece porque eles são também os que promovem mais alcance com legitimidade e por essa razão são ideais para estratégias focadas em alcance, na mesma fase de reconhecimento da marca, porém com conteúdo mais específico.
Micro influenciadores
Basta dar uma olhada no conteúdo dos micro influenciadores para perceber que eles geram mais engajamento que as grandes celebridades.
Por conta disso, esse tipo de influenciador é o mais indicado para as estratégias de meio e fundo de funil, porque possuem nichos de atuação e maior potencial de persuasão. Eles normalmente têm entre mil e 10 mil seguidores e, quando bem utilizados, conseguem gerar muita autoridade para a sua marca.
Nano influenciadores
Quando se trata de números, os nano-influenciadores possuem um alcance reduzido ao seu círculo de amigos e familiares, mas têm poder ainda maior sobre a decisão de compra dessas pessoas.
Os nano fazem quase um tipo de marketing boca a boca. Enquadram-se perfeitamente no momento de divulgar uma experiência – o famoso Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC) – e compensam o alcance baixo com muita veracidade.
Como usar os influenciadores digitais na sua empresa?
Agora que você já entendeu o que são influenciadores digitais e quais são os tipos, é hora de entender qual é o próximo passo se o seu objetivo for apostar nessa estratégia.
COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS
Aula exclusiva (e gratuita) começando em:
00 horas
10 minutos
00 segundos
Antes de tudo, saiba quem é o público-alvo da sua marca: será que ele está realmente presente nas redes sociais? Quais são os influenciadores digitais que seus potenciais clientes seguem nas mídias? Observe então se esses influenciadores se relacionam com a missão e os valores do seu negócio.
Observe também os perfis dos influencers que você pensou, levando em conta o tripé da influência. Não sabe do que se trata? Veja a seguir…
O que é o tripé da influência?
O tripé da influência analisa os aspectos que são utilizados pelas empresas para medir o grau de influência de um influenciador digital.
Para utilizar o tripé da audiência, é preciso entender como ele funciona para ter mais segurança no momento de contratar o trabalho de um influenciador digital.
O tripé da audiência é composto por:
- Alcance: quantas pessoas podem ser atingidas pelo conteúdo produzido?
- Relevância: o quanto o público é engajado e qual é a importância do influenciador nas decisões de compra desse público?
- Ressonância: qual o potencial de que esses seguidores repassem e compartilhem a mensagem do influenciador?
Após observar esses três aspectos, você já deve ter alguns nomes de influenciadores digitais em mente, certo?
A partir daí, busque saber como e quanto eles recebem (por publicação, por porcentagem de vendas ou se aceitam produtos em troca da divulgação, mais conhecido como permuta) e então crie uma proposta consistente, apresentando sua marca e os objetivos da parceria.
O que levar em conta antes de escolher na hora de escolher os influenciadores digitais?
Existem outros pontos importantes a se levar em conta antes de selecionar seus parceiros. São eles:
Fit
Esse é um dos pontos mais importantes a se avaliar para decidir com quem trabalhar. Afinal, é preciso levar em conta o que você vende antes, para então procurar influencers que demonstrem o mesmo tipo de interesse em seus perfis.
Canal
Outra questão importante a se levar em conta é o canal em que os influenciadores são mais ativos. Afinal, o canal dessa pessoa deve ser interessante antes de tudo para o seu público.
Como medir os resultados do trabalho com influenciadores digitais?
Assim como em qualquer trabalho de marketing digital, é importante ficar de olho nos resultados gerados por uma ação. E você pode fazer isso de duas formas principais quando se trata de campanhas com influenciadores ou microinfluenciadores digitais:
Cupons de desconto personalizados
As plataformas de Ecommerce, em sua grande maioria, permitem que você crie cupons personalizados. Então você pode criar um com o nome do influenciador para que ele divulgue. A partir dessa ação, você consegue ver quantas pessoas utilizaram o cupom através do influenciador.
URLs parametrizadas
É super importante que os links da sua loja que o influenciador divulgar sejam rastreáveis por meio das URLs parametrizadas. Assim, você saberá de onde veio o tráfego do seu site na hora de analisar os dados de navegação.
E então, está pronto para começar sua estratégia com influenciadores digitais?
Aprenda tudo sobre influenciadores e como usá-los em seu negócio!
Se você chegou até aqui, é provável que queira usar influenciadores em seu negócio. Essa é uma estratégia que pode gerar resultados incríveis, mas que precisa ser bem planejada.
Foi para ajudar empreendedores como você que criamos o curso Marketing de Influência, com Natasha Rattacasso.
Durante as aulas, você vai aprender todos os detalhes dessa tática de marketing, como impulsionar e mensurar resultados, como escolher os influenciadores mais adequados pro seu nicho e mais!
O curso completo, junto com dezenas de outros, está disponível na assinatura Ecommerce na Prática.
Para assinar, clique aqui: