O Google tem diversas ferramentas extremamente úteis para o seu negócio e o Google Drive é uma delas. Aprenda a usar o Google Drive, que permite armazenar e editar diversos tipos de arquivos sem sobrecarregar seu computador:

como usar o google drive

O que é Google Drive

O Google Drive é mais que um serviço de armazenamento de dados. Nele, você pode centralizar diversos tipos de arquivos, fotos, vídeos, planilhas e contatos pessoais e corporativos.

Além disso, é possível compartilhar absolutamente todos os dados do drive com seus colaboradores, podendo separar as permissões em "arquivos fechados", "apenas visualização" e "edição habilitada".

Ou seja, você decide quem terá acesso ao conteúdo e o que cada um pode fazer com o material.

O armazenamento é feito na nuvem, deixando o espaço do computador livre para outros programas. A plataforma é muito bem-vinda para empresas que querem manter todos os seus arquivos em um só lugar, para facilitar o acesso de seus colaboradores.

Outro recurso interessante é que o Google Drive se integra com os programas do computador, fazendo com que todas as informações estejam sempre sincronizadas, por meio de uploads e downloads.

Além disso, há diversas outras funcionalidades, como edição de textos e planilhas, calendário, chat etc.

Leia mais: Guia Completo do Google Analytics

como usar o google drive

Quais recursos estão disponíveis no Google Drive

As principais funcionalidades são:

  • Calendar (agenda) - Organizador de compromissos e tarefas
  • Contacts (contatos) - lista de contatos e emails corporativos ou pessoais
  • Drive - Armazenamento em nuvem
  • Docs (documentos) - Editor de texto similar ao Microsoft Word
  • Hangouts - Ferramenta para chat, chamadas de vídeo e compartilhamento de tela.
  • Presentations (apresentações) - Editor de apresentações similar ao Power Point
  • Spreadsheets (planilhas) - Editor de planilhas similar ao Microsoft Excel

Quanto custa o Google Drive?

Começar a usar o Google Drive é gratuito. Nos primeiros 5 GB de armazenamento, o usuário não paga nada pelo serviço.

A partir daí, há o plano para empresas, que varia de acordo com a necessidade de espaço virtual e a quantidade de usuários habilitados.

Os valores podem ser acessados no site.

Leia mais: Google Adwords ou Facebook Ads? Qual é o melhor?

como usar o google drive

Como usar o Google Drive

Para usar o serviço, basta ter uma conta do Gmail. Se não tiver ainda, crie gratuitamente para poder acessar todas as funcionalidades do Google Drive.

Depois disso, vá até o Google Apps, localizado no canto superior direito da sua caixa de email, e clique na opção do Drive.

Uma nova aba será aberta, em que você pode navegar pelo Google Drive e utilizar seus recursos.

Navegadores compatíveis

Para acessar o Google Drive, é indicado que se use um dos seguintes browsers:

  • Chrome
  • Safari
  • Firefox
  • Microsoft Edge
  • Internet Explorer

A ferramenta funciona em qualquer navegador, mas se você tentar acessar por outros (como Opera, por exemplo), é possível que algumas funções estejam indisponíveis.

A formatação de alguns arquivos também pode ser afetada nos browsers que não tem compatibilidade total.

Além disso, a opção de edição offline só pode ser usada no Google Chrome.

navegadores compativeis com o drive

Aplicativo

Você também pode acessar o aplicativo e diretamente de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Para isso, é só baixar o app, que está disponível tanto para IOS quanto para Android.

É só fazer o download e sincronizar o aplicativo com a sua conta do Google.

as ventagens do google drive

Vantagens do Google Drive

Além da possibilidade de compartilhamento dos arquivos, a principal vantagem do Google Drive é a segurança. O armazenamento na nuvem é bastante prático para quem usa.

Usar o Drive também poupa espaço do seu computador e faz tudo estar ao alcance de um clique, de forma organizada.

É uma ferramenta extremamente simples de ser usada. A usabilidade é intuitiva e os recursos são bastante úteis, tanto para pessoa física quanto para empresas.

Apesar de não estar disponível para todos os navegadores, poder usar o Google Drive offline também é  interessante. A conexão de internet do Brasil é instável, e ter essa possibilidade facilita muito.

O preço também conta a favor. Os planos pagos não são caros para empresas, têm preços justos em relação à quantidade de recursos e o espaço de armazenamento oferecidos.

Desvantagens do Google Drive

Uma das principais desvantagens é que a integração com planilhas complexas e textos altamente editados e com recursos complexos pode trazer problemas.

As ferramentas de edição do Google Drive não têm todos os recursos disponíveis no Word e Excel, o que faz com que alguns documentos percam suas configurações originais.

Por esse motivo, é fundamental que o upload de arquivos seja feito de forma gradual. Esteja sempre atento na hora de subir seu material para o Drive e veja se não houve qualquer tipo de falha técnica no processo.

Outro ponto negativo é que o aplicativo para dispositivos móveis tem ainda menos funções do que a versão para web, o que torna algumas edições simplesmente impossíveis.

No geral, é uma ferramenta muito prática para o dia a dia e para facilitar o seu acesso e de seus colaboradores onde quer que estejam. Entretanto, se o seu negócio necessita de alta complexidade nos arquivos, é melhor usar outra opção.

Para os demais, que precisam de praticidade e querem compartilhar os documentos da empresa, o Google Drive funciona muito bem.

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!