O movimento sustentável tem se tornado cada dia mais uma tendência de grande importância para os negócios. As pessoas estão ficando cada vez mais conscientes ecologicamente, e isso tem se refletido no comportamento dos consumidores. Por isso, hoje vamos te mostrar 7 formas de ter um Ecommerce sustentável.

Levando em conta o rápido crescimento do Ecommerce nos últimos anos, em especial nos últimos 2 anos, é fundamental que os empreendedores se comprometam com a sustentabilidade

Os principais motivos são que, além de promover uma maior conexão com o público, essa postura pode contribuir para a otimização dos processos e a redução de custos da operação.

O que é um Ecommerce sustentável?

Um Ecommerce sustentável é aquele que incorpora práticas saudáveis, do ponto de vista ambiental, ao dia a dia da empresa. 

Algumas questões necessárias para se chegar nessa postura são a responsabilidade no uso de materiais, o controle da poluição e o desmatamento (quando vem ao caso) são algumas das questões pertinentes, mas que vão variar de acordo com o segmento do negócio.

Por isso, se você tem uma loja virtual, o primeiro passo para ser um Ecommerce sustentável é medir o impacto que o seu negócio causa ao planeta. 

A partir daí, você deve pensar em estratégias de operação que não sejam poluentes ou ainda que contribuam para uma maior consciência sobre o meio ambiente.

A verdade é que a sustentabilidade está ligada a muitos objetivos do desenvolvimento sustentável, como ações sociais, educacionais,de  diversidade e inclusão. E você pode fazer parte disso com ações viáveis e possíveis de ser alcançadas.

Por que ter um Ecommerce sustentável?

Por mais que você possa ter algumas dúvidas em relação à importância da sustentabilidade para o planeta, saiba que, para a maioria dos seus clientes, ela já é um fator decisivo na hora da compra.

Para você ter uma ideia, de acordo com o relatório Consumer Pulse de 2018, da Cox Business, 71% das pessoas disseram que gastariam mais em uma pequena empresa se soubessem que ela apoiava uma causa social ou ambiental.

Uma outra pesquisa, realizada pela Nielsen em 2018, apontou que 1/3 da população considera o meio ambiente como uma das suas três maiores preocupações, ao lado de educação e segurança. 

Ou seja, já faz um tempo que essas pessoas estão atentas em relação ao tema e certamente esse é um fator chave na hora de escolher um produto.

7 Formas de ter um Ecommerce Sustentável

1. Comece pelo que for possível, mas comece!

Você não precisa ser uma multinacional para um Ecommerce sustentável. Um bom começo é analisar o seu negócio de forma crítica, questionando os processos que estão à vista. 

Nesse sentido, algumas perguntas que você pode se fazer são:

  • As lâmpadas do seu escritório ficam ligadas sem necessidade?
  • Qual a quantidade de lixo que a sua empresa gera? Como ele é descartado?
  • A sua empresa tem o costume de reaproveitar materiais descartados?
  • Vocês utilizam muito papel?
  • Sua equipe está por dentro do conceito de sustentabilidade?
  • O que você tem feito para diminuir o impacto causado na utilização de recursos, embalagens e energia?

A partir dessas perguntas, faça um checklist de tudo o que deve ser melhorado e busque se informar sobre como fazer mudanças simples, mas que sejam significativas.

Você vai ver que a longo prazo o investimento pode se transformar em economia, o que vai te motivar a continuar aperfeiçoando os processos.

2. Prefira embalagens recicláveis ou biodegradáveis

Aqui está um exemplo básico, mas que faz muita diferença. Trocar as embalagens plásticas dos seus produtos por papel reciclável ou buscar outro material biodegradável é uma ótima forma de ser um Ecommerce sustentável. 

Mas vale ainda avaliar se é possível reutilizar embalagens ou reduzir o máximo possível. Outra opção é utilizar o jornal, para o caso de produtos frágeis e que precisam ser protegidos durante o envio.

Faça uma pesquisa mais aprofundada sobre embalagem sustentável para conhecer diversos exemplos inovadores que podem servir de inspiração para o seu Ecommerce sustentável.

3. Acabe com os desperdícios na sua empresa

Um aspecto fundamental para ter um Ecommerce sustentável é a otimização do uso de recursos. 

Por isso, analise atentamente todos os processos da sua empresa, para identificar oportunidades de economia em cada aspecto. Assim, você consegue evitar desperdícios e, consequentemente, reduzir os custos do seu Ecommerce.

Por exemplo, o gasto de energia é um importante ponto de atenção. Avalie a iluminação das suas estruturas físicas, seu escritório e estoque, preferindo sempre usar a luz natural e as lâmpadas LED, que são mais sustentáveis. 

Outra prática simples de fazer para ter um Ecommerce sustentável é desligar os equipamentos eletrônicos quando não estiverem sendo usados na rotina da sua empresa.

4. Otimize suas rotas de logística para ter um Ecommerce sustentável

Em muitos aspectos o Ecommerce já nasce com algumas vantagens no contexto da sustentabilidade.Normalmente, os gastos em água e energia elétrica são menores por conta de uma infraestrutura relativamente menor. 

No entanto, por outro lado, uma logística mal planejada pode significar rotas não otimizadas, o que vai gerar gastos excessivos com combustível e, em termos de meio ambiente, poluição desnecessária.

Por isso, ter um plano eficiente de logística é bom para o seu bolso e melhor ainda para o meio ambiente. Nesse sentido, se você organizar e aplicar ferramentas de gestão no transporte e estoque, vai conseguir reduzir ao máximo os desperdícios. 

Uma dica para isso é sempre oferecer opção de retirada no local onde sua empresa armazena o estoque. Essa opção pode agradar o cliente por não necessitar pagar o frete e ainda te fará economizar com transporte.

5. Prefira fornecedores sustentáveis

Outra forma de se tornar um Ecommerce sustentável é ter uma rede de fornecedores  composta por empresas que compartilham dos mesmos valores do seu negócio, isto é, que sejam conscientes ecologicamente e adotem práticas sustentáveis.

Até porque, não adianta nada a sua empresa implementar várias medidas em prol do meio ambiente, se o fornecedor dos seus produtos não tiver o mesmo comprometimento social. 

Por isso, priorize fazer parcerias com fornecedores que tenham um modo de operação sustentável e sejam preocupados com o meio ambiente.

Leia também: ESG: O que é e por que tem se falado sobre isso?

6. Crie campanhas e participe de projetos sociais

Além de implementar estratégias para ter um Ecommerce sustentável na sua empresa, você também pode promover e apoiar campanhas sustentáveis. 

Um bom começo é realizar ações de conscientização com seus próprios colaboradores e parceiros, para reforçar os valores da sua marca.

A partir daí, você pode pensar em outras ideias como reverter porcentagens das suas vendas para iniciativas sustentáveis, como projetos de plantio de árvores, ou ainda oferecer uma opção para os clientes doarem um valor adicional para esses projetos ao finalizarem a compra.

7. Comunique o que está fazendo para ter um Ecommerce sustentável ao mundo

Assim que começar a adotar medidas ecologicamente corretas na sua empresa e loja virtual, você pode comunicar aos seus clientes. Afinal de contas, ser uma marca que se preocupa com o meio ambiente tem suas vantagens.

Para essa comunicação, utilize o marketing para demonstrar o engajamento da empresa e conscientizar outras pessoas sobre os benefícios do Ecommerce sustentável. Outras formas de fazer isso são falar sobre as iniciativas em um blog, eventos, lives e qualquer outro espaço relacionado à sustentabilidade.

Mas atenção: é muito importante  que todas as ações divulgadas sejam reais e possam ser, de fato, comprovadas. Uma forma de fazer isso é através de relatórios sustentáveis, quesão uma forma de documentar suas atividades e o impacto alcançado. 

Estas informações vão ser muito úteis para os funcionários, investidores e a própria comunidade, pois mostram o comprometimento da sua marca com algo maior do que as vendas.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a todos os cursos do EnP por um único preço!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!