É bem comum brasileiros fazerem compras no exterior. O que poucos sabem, porém, é que o inverso também acontece bastante. Ou seja: diversas pessoas buscam produtos que vendemos aqui, no mercado brasileiro. Descubra como aproveitar a oportunidade e vender online para o exterior da forma correta!

Vender para o exterior

Por que vender para o exterior?

Não sobra dúvidas de que a moeda brasileira é desvalorizada frente a diversas potencias. O dólar, o euro e o yuan, por exemplo, são mais valiosos, o que torna nossos produtos baratos para a compra.

Mas não é apenas a moeda que atrai as pessoas. A cultura brasileira, com sua diversidade, é um grande atrativo para pessoas que moram fora. Afinal, apesar de todos os problemas, este ainda é um país de festa, de alegria, de comida boa e praias maravilhosas.

Nós somos vistos assim por muitas pessoas lá fora. Converse só com um turista ou com um gringo quando estiver viajando e vai entender do que estou falando...

Ou seja: existe um mercado ávido por comprar o que temos a oferecer. Assim, é inteligente aproveitar essa imagem para vender produtos para fora.

Alguns, inclusive, já sabem disso e aproveitam a oportunidade.

Mas não adianta fazer isso sem estudar o mercado para internacionalização.

Isso é sério. Você se preparar para levar sua marca para fora, abrindo-a para o estrangeiro.

Portanto, a fim de alcançar o público correto e estruturar o seu negócio para vender no exterior, você precisa de conhecimento.

É comum as pessoas que querem vender para outros países não saberem quais formas de pagamento utilizar, como se comunicar, quais leis devem respeitar, o modo de envio, etc.

É por isso que, hoje, eu trouxe 5 dicas sobre como vender online para o exterior e alavancar o seu negócio.

Marketplaces

1. Marketplace Internacional

Uma ótima forma de construir público para seu Ecommerce é por meio de marketplaces. Essa é uma verdade tanto no Brasil quanto para fora, de modo que você não deve ignorar.

Talvez você se pergunte por que começar com marketplaces se você já tem uma loja virtual. A resposta é simples: mesmo que você já venda no Brasil e já tenha uma audiência consolidada, as pessoas não te conhecem no exterior.

Você já viu como uma grande marca faz lançamento internacional? Ela abre lojas, faz anúncios, coloca a inauguração no jornal, produz um verdadeiro evento para ficar na mente das pessoas.

No Ecommerce, as coisas são diferentes. Não vai ter ninguém esbarrando na sua loja sem querer enquanto passeia com o cachorro ou vai para o trabalho...

Assim, você vai precisar atrair pessoas de outra forma, fazendo com que confiem em você.

E qual o melhor jeito - e mais barato - de fazer isso do que aproveitar o público consolidado dos marketplaces?

Pensa só: além de ter uma audiência enorme, você vai associar seus produtos à reputação daquele marketplace em questão, de modo que as pessoas vão confiar em você com maior facilidade.

Leia mais: Aumentando resultados de sua loja com os marketplaces

Como encontrar marketplaces internacionais?

Essa é uma pergunta comum de quem ainda tem receio de vender para o exterior. Mas, acredite, alguns dos melhores marketplaces do mundo te oferecem a opção de vender para diversas regiões, te conectando com possíveis clientes em países diferentes.

Você provavelmente já conhece alguns desses nomes: Amazon, eBay, AliExpress, Shopfy... Todos eles, além de muito populares e de confiança, possuem tráfego ao redor do mundo.

Assim, seus produtos vão entrar em contato com inúmeras pessoas de idades, gêneros, estados e interesses diferentes.

Analise qual deles vai atender melhor o seu produto e o seu país de escolha. Este é um mar de oportunidades.

Site Internacional

2. Site Internacional

Se você tiver um site e quiser usá-lo em paralelo ao marketplace, também pode funcionar. Porém, é de extrema importância que ele tenha domínio internacional. Isso vai garantir que ele seja facilmente encontrado por quem pesquisar o seu nome.

Além disso, tem alguns pontos aos quais deve se atentar. Por exemplo:

Traduza o seu site

Ter um site trazido para a língua do país escolhido é essencial.

Este é um ponto óbvio, mas muitas vezes é deixado de lado. Ter o idioma do país que você pretende vender é essencial não só para as pessoas se conectarem com a sua marca, mas para fazê-las entender quem você é.

Além disso, indico também ter a tradução para o inglês, ainda que este não seja o país que tenha como foco. Afinal, esta é a língua oficial para transações comerciais pelo mundo e a mais difundida.

Assim, pessoas de outros países também podem te encontrar e comprar de você.

Atenda aos clientes na língua deles

Outro ponto importante é o atendimento ao cliente.

Só porque vende para o exterior, não significa que vai ignorar dúvidas dos seus possíveis clientes... Assim, deve se preparar para ter um atendimento na língua disponibilizada pelo site e durante o horário comercial do país em questão.

Já estabeleça uma política de atendimento ao consumidor com a sua equipe. Cada funcionário, inclusive, deve ter a capacidade interagir em outros idiomas.

Uma boa dica, nessas horas, é programar um robô com inteligência artificial para responder questões comuns. Isso pode te poupar bastante trabalho, além de ajudar a reduzir o número de atendimentos pessoais que sua equipe e você vão fazer.

Pode parecer complicado, mas um especialista em programação e TI pode te ajudar nisto. Procure este profissional em sites freelancers, se não tiver orçamento para mantê-lo como funcionário.

E claro, lide de forma profissional com o seu cliente. Por seu produto ser de fora do país, o cliente pode desconfiar e desistir da compra a qualquer momento, com medo de que o produto não seja entregue. Por isso, seu trabalho é mostrar que sua marca é de confiança.

Atendimento eficaz e utilizar a língua nativa, portanto, são pontos que ajudam a diminuir a distância entre o seu negócio e o cliente.

Site responsivo ou Mobile First

Site responsivo significa que a navegação deve ser ótima em dispositivo móveis, como celular ou tablet. Inclusive, já existe uma forte onda de "Mobile First" no exterior, onde as interações são pensadas primeiro para funcionar bem no celular.

27% das compras online realizadas nos Estados Unidos, por exemplo, são feitas via dispositivos móveis. E esse método de compra permanece crescente pelo resto do mundo, inclusive no Brasil.

Assim, este é um ponto que não deve ignorar.

Cultura

3. Conheça a cultura do país

Se viajar de ponta à ponta no Brasil, vai notar que costumes são bem distintos. Imagine só no exterior, em países com histórias tão diferentes da nossa. Por isso, antes de vender o seu produto, pesquise e estude a cultura local.

Até mesmo forma que você vai falar com os consumidores pode ser diferente da forma que você fala com os brasileiros, dependendo do que descobrir nesta pesquisa.

Pergunte-se: será que o produto tem demanda no seu país de escolha?

Para isso, é bacana estudar concorrentes. Como eles se apresentam? Veja como é a comunicação deles com o público, suas atitudes, posições... você pode aprender muito com eles.

Além disso, estudá-los pode te ajudar a entender melhores formas de pagamento, entregas...

Leia mais: A importância da Fidelização de Clientes

Marketing

4. Invista em marketing

Se tem uma coisa que em que você deve investir pesado, esta coisa é o marketing. Anúncios focados, delimitados por região, mostrando o que você tem a oferecer de importante ali.

Sua estratégia de marketing e remarketing tem que ser muito bem pensada para que não gaste dinheiro à toa. Por isso, tenha foco na persona que quer atingir, sabendo que esta persona NÃO É a mesma do seu negócio do Brasil.

É bem provável que ela tenha desejos, sonhos e medos diferentes. Assim, monte a sua persona com atenção.

Leia mais: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo

Além disso, não abandone o SEO para otimizar as suas páginas e atrair mais consumidores. Pense em palavras-chave estratégicas e que possam atrair pessoas para a sua loja.

Leia mais:Técnicas de SEO: dicas para chegar ao topo do Google

Seja criativo também com o marketing em redes sociais. Crie contas na língua nativa dos países e estude como vai montar uma estratégia para manter um bom engajamento em suas páginas.

Meios de Pagamento

5. Meios de Pagamento

Uma grande dúvida gira em torno de como escolher os meios de pagamento para o Negócio.

Mesmo que você consiga atrair o seu cliente, se a hora de pagar for complicada demais ou se despertar receio, é quase certo que a pessoa não vai finalizar a compra.

Para vender internacionalmente, você precisa de uma ferramenta que faça conversão de moedas e aceite cartões de créditos de diferentes bandeiras.

Nesse caso, também vale a pena pesquisar qual é a preferida dos clientes no seu país de escolha, as que eles mais confiam e estão acostumados usar. Essa é outra forma de ajudar a quebrar a barreira da compra.

Aposte, então, em meios de pagamento já conhecidos pelo público. Não tente fazer tudo igual ao modo que faz no Brasil, porque isso pode ser furada.

No Brasil, damos preferência, geralmente, ao cartão de crédito para fazer uma compra online, especialmente porque as pessoas querem parcelar. Mas nem todos os países funcionam assim...

Inclusive, em vários países sequer existe a função de parcelamento.

Ferramentas como PayPal, que são utilizadas mundialmente, podem ajudar bastante, principalmente se o seu estudo sobre os meios de pagamento ainda não foi concluído.

Um boa dica é também prestar atenção em quais métodos de pagamento oferecem maiores descontos de impostos.

Logistica e Legislação

6. Logística e Legislação

Por fim, a maior dúvida: a logística de envio e a burocracia por trás de tudo.

O que realmente não pode faltar é um estudo sobre as regulamentações dos países que você deseja vender. Estou falando sobre tudo, até mesmo sobre os materiais utilizados na produção do seu produto.

Entender cada detalhe das regras relacionadas aos documentos aduaneiros, impostos e alfandega é de extrema importância.

O próprio Governo Brasileiro incentiva o envio de produtos para o exterior, estabelecendo regras menos rigorosas, o que facilita a vida do vendedor. Mas tenha atenção às regras, porque qualquer problema com isso pode quebrar o seu negócio e ainda te dar muita dor de cabeça...

Por exemplo: às vezes, o país para o qual você está vendendo não tem a mesma legislação que a daqui. Por isso, procure saber sobre taxas e barreiras que o país de escolha tem para envios internacionais.

Para os envios, existem várias empresas internacionais que disponibilizam um bom serviço, com taxas e preços diferentes. Pesquise qual se encaixa melhor para o seu produto e orçamento.

O Correios também disponibiliza alguns serviços para destinos internacionais, como:

  • SEDEX Mundi Mercadoria: Prioridade máxima no tratamento e encaminhamento, com garantia do prazo de entrega.
  • EMS - Mercadoria Expressa:  Prioridade máxima de tratamento.
  • Leve Internacional - Mercadorias de até 2kg para fora do Brasil com tratamento prioritário e prazos médios de encaminhamento e entrega.
  • Mercadoria Econômica: Mercadorias até 20 Kg para fora do Brasil com baixa prioridade de encaminhamento e entrega

Bônus: Países emergentes

O Ecommerce foi o único mercado que não apenas sobreviveu a crises, mas também cresceu.

Agora, consegue imaginar como ele é em países que, por mais que ainda não sejam considerados de Primeiro Mundo, tem mostrado cada vez mais crescimento?

As populações dos países emergentes estão aderindo o comércio online e abrindo novas oportunidades para varejistas de todos os cantos do mundo.

E preste atenção: uma das maiores características dos consumidores desses países é a procura de descontos, ofertas, opções de pagamentos mais fáceis e frete grátis.

Parecido com o Brasil, não é?

A comunicação para os países em desenvolvimento como Argentina, México, Chile é muito parecido com a nossa! E eles adoram produtos brasileiros.

Estratégias para o seu Negócio

Se você quer saber mais sobre estratégias para impulsionar o seu Ecommerce, seja ele nacional ou internacional, se inscreva de graça na nossa Lista VIP.

Uma vez nela, você receberá material exclusivo com as melhores dicas para alavancar seu negócio online da forma correta e com estratégias testadas e aprovadas.

Inscreva-se e invista no seu caminho para o sucesso!