Ao buscar inspirações de estratégias para vender pela internet, a Amaro não deve ficar de fora da lista. A marca, que nasceu em 2012 pelas mãos de um banqueiro e um desenvolvedor de software, ganhou fama em 2015 e desde então tem se tornado referência no setor de moda fast fashion.

Diga-se de passagem, uma inspiração para diversos segmentos.

Hoje, com alto valor diante do público de sua plataforma, é preciso dizer que a Amaro é muito maior do que as roupas que apresenta. Pela quantidade de inovações em marketing que consegue abrigar sob seu guarda-chuva, é uma escola para quem quer ter sucesso em vender pela internet.

como amaro reinventou o conceito de vender pela internet

A marca nasceu com a proposta fast fashion. Enquanto outros estavam investindo pesado em abrir lojas em pontos físicos, a Amaro olhou para um lado diferente: o ecommerce. Mas como fazer isso dar certo e se tornar um negócio rentável? Os desafios foram muitos, mas chegaram a um modelo que atrai milhares de compradores todos os dias.

Linha de roupas e preço

Até onde o preço do seu produto importa para o cliente?

A Amaro trabalha com uma linha de roupas a cada mês. Eles têm designs exclusivos para assinar cada coleção e todas as peças passam por uma avaliação antes de serem enviadas ao centro de distribuição. Mesmo com todos os processos, o preço consegue ser bastante competitivo, uma média de 15% mais baixa do seu sua principal concorrente, a gigante Zara.

Para aprender: diversidade de produtos, qualidade, busca por fornecedores e distribuidores que te permitam ter preço competitivo.

Exposição dos produtos

Em lojas comuns os produtos estão expostos em gôndolas ou araras, mas, numa virtual, não dá para fazer isso. A solução de muitas marcas é tirar boas fotos das peças em modelos maravilhosas, de modo a gerar desejo. A Amaro também faz isso, porém com uma novidade: em vez de apostar apenas em fotos - que podem enganar bastante e criar uma expectativa errada no cliente -, eles têm um modelo de vídeo, como o stories, que a modelo caminha com a peça e mostra de diferentes ângulos como ela adere ao corpo. É muito mais fácil acreditar que a roupa vai vestir bem quando se vê "ao vivo" no corpo de outra pessoa, certo?

Para aprender: aposte em vídeos ou imagens em movimento das peças de roupa (sem deixar a qualidade de lado!)

Parceiros e redes sociais para vender pela internet

Qual é a melhor rede social para o seu negócio?

A Amaro está presente em todas as redes sociais mais relevantes do Brasil e posta não só coisas relacionadas à marca, mas sobre moda em geral. Além disso, trabalha fortemente parcerias com influenciadoras no Instagram. Com o Insta Shop, isso se tornou um esforço ainda mais rentável.

Para aprender: presença em redes sociais com conteúdos interessantes; parcerias; entender o Insta Shop.

Política troca

Sabendo que muitas pessoas têm receio em comprar online, a Amaro percebeu que precisaria entregar maior ou igual confiabilidade do que uma loja física. Quer dizer, um modo de mostrar que é uma marca séria, de qualidade, e que vale mais a pena comprar sem sair de casa. Como fizeram isso?

Além de colocarem um preço altamente competitivo, como já relatado, a Amaro trabalha com uma política de devolução com coleta grátis. É de conhecimento geral que a política brasileira exige que todo cliente tenha direito de arrependimento de 7 dias em compras online, mas essa marca vai além. Ela oferece 30 dias para devolução e coleta grátis em casa. Esse é um prazo bastante anormal - e ótimo para a percepção do cliente.

Para aprender: estudar a viabilidade da sua política de trocas próprias.

Política de entrega

Com relação à entrega, eles também trouxeram uma novidade. Por se tratar de uma loja de fast fashion, ou seja, moda rápida, não faria sentido demorar demais para entregar o produto. Existe, então, três opções para o cliente: a entrega em 24 horas, a em 2 horas e 30 minutos (há relatos de entregas em 20 minutos!) e a de buscar a peça numa Guide Shop em 2 dias.

Para aprender: reduzir ao máximo o tempo de entrega do produto (pense: quanto mais tempo ela ficar sem o produto em mãos, mais tempo terá para se arrepender de uma compra por impulso).

Loja conceito para vender pela internet

Loja conceito nada mais é do que o velho showroom. É uma espaço, localizado em pontos de passagem, onde produtos específicos são exibidos para os consumidores entrarem em contato. Esses espaços, porém, não são equipados com grande estoque para entregar o produto imediatamente, de modo que os pedidos devem ser feitos online ou por outro método.

No caso da Amaro, a loja conceito (ou Guide Shop) veio três anos depois da virtual. Esta é uma estratégia interessante por eliminar de cara receios do consumidor com relação à compra de roupa online (não caber, vestir mal, o tecido não agradar, a peça não ser como imaginava). Além disso, evita o desgaste da marca com reclamações que poderiam correr por conta desses problemas. Nas lojas o cliente pode provar as peças, entender a marca e sentir maior segurança no processo de compra. E ele nem precisa ir para casa a fim de fazer o pedido: é só entrar num dos computadores disponíveis na loja e comprar.

Para aprender: Modos de entregar confiança ao cliente; reduzir as reclamações.

Esses são apenas alguns pontos interessantes que a marca trouxe para o mercado de roupas na internet. Estratégias como essas são cada vez mais responsáveis pelo fortalecimento do ecommerce em geral, e geralmente dão bastante certo. Como pode perceber, não são ideias impossíveis de implementar aos negócios e fazem diferença na percepção final de custo benefício do cliente.

Num mercado como o brasileiro, que ainda tem muito receio de compras online, estratégias semelhantes são cruciais para uma marca se tornar relevante e vender pela internet. E aí, vai colocar em prática ou vai ficar pra trás?

Se gostou desse conteúdo ou ficou com alguma dúvida, deixe um comentário aqui na página.

Já tem uma loja física e quer integrá-lo a uma loja virtual? Assine o Ecommerce na Prática e assista ao curso Ecommerce do Zero!