começar um negócio sem dinheiroFacebook, McDonalds e Nike. Sabe o que esses três nomes têm em comum? Todos são negócios começaram com uma boa ideia, mas pouco ou nenhum dinheiro da parte dos gênios por trás da marca para investir. Eles enfrentaram o mesmo "problema" que diversas pessoas que querem abrir seu próprio negócio se deparam e, ainda assim, driblaram a adversidade e deram um chute certeiro no gol. E a melhor parte: não foram os únicos.

Entenda como iniciar seu ecommerce e comece a ganhar dinheiro sem precisar sair de casa

Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática e referência no assunto, explicou que qualquer pessoa com uma boa ideia em empreendedorismo pode ir adiante sem um centavo no bolso se inspirando nessas histórias, mas reforça: "Isso não significa que a ideia pode ser transformada em negócio sem a necessidade de dinheiro". Como assim?

Em seu último vídeo, Bruno mostrou os 3 dicas essenciais para quem tem uma ideia incrível e quer começar um negócio sem ter dinheiro.

1 - Vender sua ideia

O primeiro caminho é vender a ideia (ou parte dela) para alguém. Esta pessoa será um sócio investidor que vai injetar um capital inicial no negócio a fim de desenvolvê-lo. Esta é a ideia que funcionou para Mark Zuckerberg, criador do Facebook. Ele era estudante quando teve a ideia da rede social e precisou procurar um amigo para entrar como sócio e investir nas despesas, que chegou a 1000 dólares e se tornou o que é hoje.

2 - Empréstimo

Caso não queira dividir seu negócio com um sócio, o segundo caminho que pode buscar é um empréstimo. Ray Kroc, o responsável por fazer do McDonalds o que é hoje, teve que recorrer a esta ideia para desenvolver a parte de franquias da marca. O filme Fome de Poder ilusta bem sua história. Para conseguir o empréstimo junto ao banco, ofereceu a própria casa como garantia tamanha era sua crença que o negócia daria certo.

3 - Cartão de crédito

O terceiro caminho é começar com pouco, pegando pequenas quantias do cartão de crédito ou cheque especial. Esta é a forma mais difícil, segundo Bruno, e a recomendação é que fique em média 1 ano sem retirar dinheiro desse negócio, só reinvestindo os seus lucros até que chegue a um ponto de equilíbrio interessante. Se já tem um emprego ou ocupação em paralelo, é mais fácil.

Este foi o caso do fundador da Nike (Blue Ribbon, na época), Phillip Knight, como indica o livro A Marca da Vitória. Ele não conseguia manter o capital de giro da empresa apesar de já ter volume em vendas, então arranjou outro emprego no setor financeiro para continuar injetando dinhero no negócio até que ele crescesse e virasse rentável sozinho.

Clique aqui e Veja como Bruno de Oliveira começou sua primeira loja!

"Eu te garanto que você pode começar hoje mesmo sem investir praticamente nada do seu bolso. Se você está saindo de uma sociedade ou de um emprego, ou de repente tem um emprego e quer começar uma boa oportunidade de negócio, você pode começar hoje mesmo", completa Bruno.

Agora que já conhece as dicas e histórias para se inspirar, confira o vídeo completo do Bruno de Oliveira no Youtube para um passo-a-passo comentado de como apresentar sua ideia para um investidor em potencial. Confere só: