Levando em conta algumas movimentações constantes do mercado, nós já podemos esperar algumas tendências promissoras para o próximo ano nas redes sociais. 

E essas tendências vão ajudar a sua empresa nas estratégias de aquisição de leads e, consequentemente, irão impactar nos resultados das vendas, podendo aumentar o número de pedidos ao longo de 2024. 

Por isso, nós separamos as 5 principais tendências para você ficar de olho desde já e aplicar na sua empresa o quanto antes para vender mais.

No vídeo abaixo, Ana Clara Magalhães, diretora de Inbound Marketing do Ecommerce na Prática, mostra quais são as tendências para as redes sociais em 2024. Assista: 

1- Experiência Híbrida

Esse termo se refere às experiências que unem o ambiente online e o offline. Algumas empresas dentro e fora do país estão utilizando as redes sociais para tangibilizar a experiência física da marca, sem que os clientes precisem ir até a loja. 

Ficou um pouco confuso? Vamos explicar com mais detalhes...

Por exemplo, caso uma empresa tenha um evento especial dentro de uma loja física no Rio de Janeiro, as pessoas não precisam ir até lá para viver o momento, pois podem assistir de casa por meio da realidade aumentada. 

Então, pessoas do próprio estado e de outros estados do Brasil e até mesmo do mundo podem acompanhar o evento dessa loja através da tecnologia de realidade aumentada.

O Facebook, por exemplo, tem algumas iniciativas com esse objetivo, pensando em como pegar uma rede social e fazer com que as pessoas sintam que estão vivendo de fato a experiência que a marca está proporcionando por meio de um evento.

Isso tem relação direta com o metaverso, termo que ficou bem conhecido nos últimos meses, e nós vamos falar mais sobre ele nos próximos tópicos… Mas antes, vamos seguir com a nossa lista de tendências.

2- Atualizações e Novidades para empresas

Todas as redes sociais trabalham em prol de trazer novas funcionalidades, principalmente voltadas para as empresas se desenvolverem melhor dentro das plataformas. 

Como exemplo disso, temos o Instagram, que sempre surge com uma nova função para dar mais visibilidade aos perfis comerciais que estão atuando por lá, como a aba “Shopping”, que é dedicada aos produtos cadastrados. 

Mas não é só o Instagram que traz essas novidades para as empresas… O Tiktok cada vez mais atualiza o aplicativo com novas funcionalidades de Ads e no próximo ano também pode implementar novas funcionalidades para Ecommerce.

3- Colaborações

No Instagram já chegou uma nova funcionalidade na qual é possível fazer colaboração nos posts, aparecendo as duas marcas, o que dá visibilidade para ambas. 

E é bem provável que no próximo ano novos projetos surjam para aprimorar essa funcionalidade no Instagram e também em outras redes sociais que não vão ficar para trás. 

Para ficar mais claro sobre o que estamos falando, confira a imagem abaixo:

4- Segurança na rede

Devido a diversas polêmicas e mudanças das políticas das plataformas, algumas leis de segurança estão surgindo. 

Só que em cada país há uma lei diferente, por isso, é muito importante ficar atento às mudanças e novidades em relação à segurança das redes sociais.

Inclusive, aqui no Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados passou a valer e diversas empresas já estão se adequando para colocar as regras da lei em vigor.

O objetivo da LGPD é proteger os dados dos usuários dos sites na internet. E o segmento de Ecommerce lida diretamente com dados importantes como CPF, RG e dados bancários.

Para você implementar essa lei na sua empresa, é necessário criar uma série de protocolos e vale ressaltar que os principais pontos serão responsabilidades das plataformas de Ecommerce.

5- Metaverso

O assunto do momento, o Metaverso é um espaço de realidade virtual e aumentada com o objetivo de unir pessoas por meio do ambiente virtual, no qual será possível fazer coisas como: ir ao museu, ao cinema, jogar, participar de eventos “físicos” como se de fato estivessem lá, por meio de um avatar.

Ou seja, é uma experiência focada na imersão do usuário no mundo virtual, tangibilizando a realidade por meio de telas. 

Esse novo cenário super tecnológico está cada vez mais perto da nossa realidade e por mais que você ainda não tenha condições de aplicar estratégias para aproveitar o Metaverso na sua empresa, é fundamental ficar atento às novidades desse mercado. 

Afinal, o futuro do Ecommerce é agora! E é questão de tempo para que o Metaverso se torne cada vez mais popular para pequenas e médias empresas.

Além disso, vale a reflexão: como será a internet nessa nova era e como a sua marca se encaixa nessa nova era?

Já vai se planejando para acompanhar todas essas tendências do Mercado… 

Tenha acesso a 32 ideias de postagem para suas redes sociais!

As redes sociais são canais de alto potencial para atrair, engajar e fazer vendas todos os dias para uma audiência fiel e qualificada. É importante que sejam produzidos conteúdos que impulsionem essa relação.

Pensando nisso, desenvolvemos essa lista para você nunca mais precisar passar pelo famoso bloqueio criativo na hora de criar suas postagens.

Essas são ideias testadas e aprovadas, com alto poder de engajamento.

Baixe gratuitamente o e-book clicando aqui: