Após se tornar protagonista de uma disputas entre gigantes do comércio eletrônico, rumores sobre a atual situação da loja líder no nicho de material esportivo abalaram o mercado. Mas a Netshoes faliu mesmo?
Neste artigo, vou te mostrar o motivo por trás de tanta disputa e se a compra da empresa realmente vale a pena.
Índice:
O motivo da venda
A Netshoes, desde 2012, vem se consolidando como uma das maiores empresas de Ecommerce no Brasil, é líder no segmento de material esportivo e tem um faturamento anual acima de 1 bilhão de reais.
Mas, por graves erros de gestão, a empresa começou a acumular cada vez mais dívidas. A falta de estratégias voltadas para o lucro se transformou numa verdadeira bola de neve.
Sem saída e com uma dívida de milhões, a Netshoes foi posta à venda no início de 2019 e, desde então, se tornou motivo de disputa no mercado brasileiro.
O interesse da Magalu
Dentre as diversas empresas que demonstram interesse em adquirir a loja, a Magazine Luiza foi uma das únicas que realmente ofereceram uma proposta.
Apesar de já ter um faturamento superior ao da Netshoes, uma vez que só no primeiro trimestre de 2019 a Magalu teve um faturou cerca de 2,4 bilhões de reais, a compra seria um passo estratégico para sua expansão no ambiente digital.
A empresa teria a oportunidade de entrar no mercado de materiais esportivos em posição de liderança e tendo parceria com uma série de marcas consolidadas neste nicho.
Como lance inicial, foi oferecido o valor de 2 dólares por ação, equivalente a 62 milhões de dólares, ou, aproximadamente, 240 milhões de reais.
Mas, quando a compra estava perto de ser efetivada, o Grupo SBF, responsável pela Centauro, decidiu entrar na disputa, superando a proposta da Magalu em 40% e oferecendo 2,80 dólares por ação.
Guerra de gigantes
A aquisição da Netshoes seria o início de uma nova etapa para a Centauro.
A empresa, apesar de ser líder no segmento nas lojas físicas, ainda possui baixa participação com seu Ecommerce, área dominada pela concorrente.
Assim, a Centauro teria a oportunidade de liderar sozinha no segmento e incorporar todo o know-how da Netshoes para melhorar sua estratégia no ambiente físico e, principalmente, no virtual.
A fim de realmente efetuar a compra, a Magazine Luiza elevou a oferta pela empresa, chegando aos 3 dólares por ação, algo perto de 93 milhões de dólares.
Mas, apesar do esforço, a proposta foi novamente coberta pela Centauro, que ofereceu cerca de 108,7 milhões de dólares pela empresa, o equivalente a 3,5 dólares por ação.
COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS
Aula exclusiva (e gratuita) começando em:
00 horas
10 minutos
00 segundos
Em nota, a Netshoes declarou que seus acionistas iriam se reunir em uma assembleia para debater sobre o conflito que parece estar longe de acabar.
A Netshoes faliu?
A empresa possui muitos problemas decorrentes de um mal planejamento que precisam ser resolvidos, mas a Netshoes ainda não faliu, apenas se desvalorizou.
Uma prova disto é que, em 2017, quando abriram capital na Bolsa de Nova York, cada ação foi avaliada em 18 dólares. Hoje, com o aumento das dívidas e a possibilidade cada vez mais próxima de declarar falência, cada ação encontra-se em torno de 2 dólares.
Assim, a empresa que efetuar a compra será responsável também por reduzir o prejuízo atual. O endividamento da Netshoes está, atualmente, próximo dos 300 milhões de reais, sendo boa parte deste montante referente a dívidas vencidas.
Apesar disso, a loja virtual de materiais esportivos tem um grande potencial de crescimento. Além de já ser líder no mercado que atua, a Netshoes possui mais de 23 milhões de usuários cadastrados sendo, pelo menos, 6 milhões de compradores ativos.
Portanto, independentemente de quem for a nova detentora da Netshoes, esta terá em suas mãos a chance de transformar a loja endividada em uma verdadeira mina de ouro.
Não seja o próximo
Uma boa gestão é, sem dúvidas, um dos pilares para ser bem-sucedido no mundo dos negócios. De pouco adianta sua empresa ter um grande potencial, se você não souber administrá-la.
Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!
Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…
O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.
A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.
Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:
- Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
- Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
- Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
- Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.
Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!