Quais são os maiores inimigos do seu Sucesso no Ecommerce? São eles que podem fazer a sua jornada empreendedora ser ainda mais desafiadora do que você imagina… 

Mas, ao ter conhecimento e saber o que fazer para driblar cada um deles, é bem provável que você alcance os seus objetivos de uma maneira bem mais eficaz, gerando resultados surpreendentes. 

Por isso, no EnPCast de hoje, convidamos o Ricco de Carvalho, sócio do EnP, para debater o tema com Lucas Lombardi e a Ana Clara Magalhães.

Mas antes, entenda uma coisa: o que significa sucesso para você?

Cada pessoa possui uma percepção diferente de sucesso e não há problema nenhum nisso. E por mais que os seus objetivos sejam os mesmos de outra pessoa, a jornada para alcançá-lo será sempre diferente, pois cada um percorre um caminho único. 

Então, antes de entender quais são os inimigos do Sucesso no Ecommerce, reflita sobre o que significa sucesso para você.

Algumas pessoas enxergam o sucesso como liberdade financeira, poder aquisitivo, cargos importantes em empresas, ter uma empresa, ter um carro, uma casa…

Ao identificar o que é sucesso para você, os seus objetivos ficarão mais claros e o que precisa ser feito para chegar na realidade que você almeja também estará bem melhor definido, o que é ótimo para manter a constância. 

Mas, ao longo do caminho, você pode se deparar com algumas questões que são os verdadeiros inimigos do sucesso…

Por isso, o Ricco de Carvalho resolveu compartilhar toda a sua expertise no empreendedorismo, antecipando para você os possíveis inimigos que podem estar à sua volta, atrapalhando o seu desenvolvimento, tanto no Ecommerce, quanto na vida. 

Confira:

1- Querer viver o resultado antes da conquista

Esse é um dos piores inimigos do sucesso no Ecommerce. De nada adianta você almejar um grande resultado, mas não levar em consideração que as maiores conquistas são parte de um projeto de longo prazo. 

É importante trazer esse choque de realidade, pois há muitas pessoas que vendem esquemas milagrosos na internet, prometendo sucesso e dinheiro em menos de um mês…

Sim, esses casos existem e, infelizmente, muitas pessoas acreditam, mas logo em seguida ficam frustradas por não conseguir alcançar o resultado rapidamente. 

“Ou seja, você enxerga pessoas que estão tendo resultados legais, que conseguiram produzir algo. Aí você vê o estilo de vida delas, a forma como elas trabalham e tenta viver a mesma coisa antes de ter resultado”, comenta Ricco, ao mencionar um dos principais vilões do sucesso.

A verdade é que nada na vida acontece de um dia para o outro, tudo faz parte de um processo de muito trabalho, desenvolvimento, capacitação e busca por mais conhecimento.

Leia também: Como aumentar a PRODUTIVIDADE no trabalho e nos negócios

2- Se comparar com outras pessoas de sucesso

Seguindo o exemplo que o Ricco mencionou no EnPCast sobre enxergar outras pessoas como referência de sucesso, um dos maiores erros é se comparar com elas.

De uma forma simples e direta: não se compare com as pessoas. Nenhuma delas, é sério! A única pessoa que você pode se comparar é com o você de ontem. O que você fez ontem que pode melhorar hoje? O que você NÃO fez ontem e que pode começar a fazer hoje para alcançar o sucesso no Ecommerce?

A ideia é focar nos seus objetivos, no sucesso que você quer alcançar, sem se comparar com a realidade de outras pessoas, pois além de não fazer bem para a mente, cada pessoa percorre um caminho diferente (falamos sobre isso anteriormente, mas vale a pena ressaltar).

Para o Ricco, “você não pode comparar o seu bastidor, o que acontece na sua vida que você acompanha a todo momento, com o palco de outra pessoa que mostra exatamente tudo o que ela quer mostrar”. 

Mas é importante levar em consideração que ter boas referências pode ser interessante para continuar na busca do sucesso no Ecommerce. Só que isso não significa que você deve se comparar a elas… A ideia é ter uma inspiração como fonte de força de vontade, de criatividade e inovação, a partir da história relevante da sua referência. 

3- Dar desculpas

Outro grande inimigo do sucesso no Ecommerce é dar desculpas o tempo todo para não correr atrás de algo ou não fazer o que precisa ser feito. 

Muitas pessoas não se responsabilizam pelo momento atual da empresa, por exemplo, apenas dão desculpas para justificar o erro ou jogam a responsabilidade para outras pessoas.

Mas, se você ou a sua empresa não alcançou os objetivos que gostaria ou algum problema não foi resolvido como deveria, a responsabilidade é sua. Você não pode deixar que ações externas recebam essa maior responsabilidade (sejam elas boas ou ruins).

A partir do momento que você toma essa consciência, começa a agilizar os processos que precisam ser resolvidos, evitando a procrastinação ou a delegação para outras pessoas, quando na verdade é você quem deveria estar fazendo. 

E o que mais é necessário para alcançar o sucesso no Ecommerce?

Isso você pode conferir escutando o nosso EnPCast na íntegra: