Os nascidos entre o início dos anos 90 e os anos 2000 são conhecidos como a Geração Z e representam cerca de 33% da população mundial. Para que a sua empresa continue crescendo, é fundamental construir sua base de clientes da Geração Z e hoje vamos te mostrar como fazer isso.

O mundo dos negócios está sempre mudando.

Por mais que a geração Y, também conhecida como millennials, receba a maior parte das estratégias de marketing, há uma nova geração surgindo como clientes potenciais e a sua empresa não pode ignorar isso.

A geração Z chegou. E seria um grande desperdício ignorá-los.

Por isso, neste artigo, vamos te mostrar quais são as características e preferências da Geração Z e como você pode chamar atenção deles para o seu negócio.

Quem é a geração Z?

Antes de começar a pensar em criar uma estratégia de marketing para alcançar essas pessoas, primeiro precisamos entender quem é a Geração Z.

Eles também são conhecidos como iGeneration e se referem a qualquer pessoa que nasceu entre 1995 e meados dos anos 2000 e representam cerca de 32% da população mundial.

A geração Z já nasceu digital, eles cresceram com celulares e computadores e sequer se lembram de como era a vida antes da internet - ao contrário da geração Y.

Um fato interessante é que a atenção de um nativo da geração Z é de apenas oito segundos, por isso, as primeiras impressões são realmente importantes para eles. Por isso, ou a sua empresa chama a atenção deles no primeiro momento, ou você será esquecido para sempre.

Por isso, vamos te mostrar cinco estratégias para alcançar a geração Z, aumentar o conhecimento da  sua marca, os leads e consequentemente as vendas.

Leia também: A Nova Era do Empreendedorismo

1. Venda experiências para a geração Z, não produtos

Os membros da Geração Z não estão interessados ​​em campanhas de marketing óbvias. Eles não querem apenas ouvir sobre por que seu produto é tão incrível…

O que eles querem saber é como isso vai fazer a diferença na vida deles. Ou mais especificamente, que experiência o seu produto lhes trará?

Para você entender essa estratégia pense que 25% do que você vende é seu produto. Os outros 75% do marketing devem tratar de quais sensações esse produto trará.

2. Vídeo, vídeo, vídeo...

Criar conteúdo do vídeo é fundamental. Para você ter uma ideia, uma pesquisa do Google revelou que o YouTube é a primeira plataforma que a Geração Z usa quando quer se divertir.

Ou seja, como a Geração Z é um público cativo no YouTube, esse é o lugar perfeito para atraí-los - mas é fundamental que você produza um bom conteúdo.

Observe por exemplo a Red Bull. Eles já tem mais de 10 milhões de inscritos no seu canal e tem várias listas de reprodução, publicando regularmente vídeos que mostram um estilo de vida ativo e interessante.

Lembra quando eu falei que experiências são mais interessantes que produtos? Pois então, a Red Bull é um excelente exemplo disso.

Os  vídeos deles nunca mostram uma lata de Red Bull, mas o canal do YouTube sugere que, se você comprar os produtos, vai conseguir ter ímpeto e a energia para viajar pelo mundo.

E o YouTube não é o único lugar para conteúdo de vídeo: o Instagram é enorme, especialmente com Instagram Stories, e o seu site também precisa de conteúdo em vídeo.

3. Repense a necessidade de fazer campanhas com grandes influenciadores

Todo mundo sabe que fazer campanhas com grandes influenciadores pode custar milhares ou até mais...

Por isso, se você quiser atingir a geração Z através de influenciadores, opte pelos microinfluenciadores ou nanoinfluencidores. 

Esses influenciadores têm entre 1.000 e 100.000 seguidores nas redes sociais, mas conseguem um engajamento bem maior do que muitas celebridades porque o público da geração Z se relaciona com muito mais força com eles. 

4. Envolva-se com o seu público

O fato de a geração Z ser nativa do mundo digital faz com que eles tenham uma afinidade e uma facilidade muito maior para interagir com as marcas.

Essa facilidade pode ser notada nas interações em comentários nas redes sociais e também na importância que eles dão em ler avaliações de outros clientes antes de fazer uma compra.

Eles também têm mais facilidade para compartilhar feedbacks positivos sobre os produtos que consomem, o que é uma vantagem se você deseja aumentar o número de avaliações.

5. Se importe com o respeito à privacidade dos nativos da geração Z

Uma pesquisa da IBM descobriu que menos de um terço dos adolescentes se sente confortável em compartilhar seus dados pessoais online, além de informações de contato e histórico de compras. 

Ainda assim, o mesmo estudo descobriu que 61% disseram se sentir melhor ao compartilhar essas informações pessoais, quando eles confiam que a marca os protegeria com segurança.

Por isso, se você deseja alcançar o público da Geração Z, tenha isso em mente ao pedir as informações de cadastro. Quando você solicitar essas informações, destaque abertamente seu compromisso em garantir que esses dados estarão seguros e protegidos.

Leia também: Como Gerar Leads: 7 dicas incríveis para você inovar

Dica Extra: Aumente a fidelidade a sua marca alcançando a Geração Z

Embora a geração Y e a geração Z tenham muitas semelhanças, se você olhar mais a fundo, vai perceber que há mais diferenças do que aparenta.

Por isso, vale muito a pena entender essas nuances para ajustar sua estratégia de marketing digital para atingir o público certo.

Ao conquistar o público da geração Z, você vai conseguir aumentar a confiança e a lealdade desse público a sua marca.

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!