Nem mesmo a popularidade mundial impediu a falência da Forever 21. Apesar de parecer a maçã dos olhos dos empresários e investidores, a empresa americana pecou em diversos aspectos nos últimos anos… 

E uma das grandes razões para isso foi a miopia absoluta sobre a nova forma de consumo dos clientes: as compras realizadas na internet. 

Infelizmente, a atitude de ignorar o Ecommerce é o mesmo caminho que diversas empresas têm traçado, assim como a Forever 21…

Por isso, vamos te mostrar o que aconteceu para que a Forever 21 fosse do apogeu à queda e o que empreendedores ao redor do mundo podem aprender com isso (ou melhor: como podem se prevenir).

Preencha o formulário para participar da nossa mentoria Ecommerce na Prática. Clique aqui e garanta a sua vaga agora!

A Babi Tonhela, sócia e CPO do Ecommerce na Prática, também fala sobre ascensão e a decadência da Forever 21 no vídeo abaixo. Assista: 

Essa é uma história importante para falar que nem tudo é exatamente o que parece...

Confira:

Forever 21: do apogeu à queda

A história da Forever 21 é bem interessante...

A marca foi criada por dois imigrantes coreanos, Jin Sook Chang e Do Won Chang, em 1984. Eles foram para Califórnia, nos Estados Unidos, em busca de novas oportunidades. 

Mas chegaram ao país sem qualquer garantia financeira, sem falar inglês e sem formação.

Então, eles foram logo procurar por emprego para se manterem por lá. Foi assim que Jin se tornou cabeleireira e Do Won começou a trabalhar como guardador de carros. 

Durante os dias de trabalho, os dois perceberam que as pessoas que tinham os carros mais luxuosos e frequentavam o salão de beleza, de alguma forma, estavam engajados com o ramo da moda.

Eram empresários, varejistas, modelos, consumidores… 

E foi aí que enxergaram uma grande oportunidade de começar a empreender no segmento de moda. 

Jin e Do Won resolveram investir TODO o dinheiro que tinham para abrir a primeira loja, aquela que viria a se tornar uma das mais famosas empresas varejistas de moda do mundo: a Forever 21. 

E, em apenas um ano de vida, a marca atingiu o faturamento no valor de 700 mil dólares. 

Parece lindo, não é mesmo? Uma empresa que cresceu tão rápido em pouco tempo tinha tudo para se consolidar no mercado.

Mas a verdade é que nem tudo são flores...

Por conta de alguns erros graves que vamos abordar nos próximos tópicos, a marca entrou em queda livre alguns anos depois...

Inclusive, em 2019, a  Forever 21 entrou com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos para não precisar decretar falência e poder apresentar um plano de recuperação para seus acionistas.

Enquanto isso, com uma dívida no valor de 500 milhões de dólares, a empresa começou o processo de fechar suas lojas pelo mundo, começando pelas que tinham menos faturamento.

No entanto, até lojas bem cotadas foram cortadas.

Para você ter uma ideia, uma das unidades mais procuradas no Rio de Janeiro, localizada no Village Mall, shopping luxuoso da Barra da Tijuca, também fechou as portas. 

E no dia 17 de março de 2021, os portais de notícias anunciavam que a Forever 21, grande varejista do mercado, foi despejada do Shopping Rio Sul, famoso shopping da capital fluminense. 

O motivo: falta de pagamento do aluguel da loja. 

Leia também: 5 atitudes que podem levar seu Ecommerce à falência

Por que a Forever 21 faliu? 

Você deve estar se perguntando agora como e por que um negócio tão perfeito aos olhos de quem vê está fechando tantas lojas…

Para responder essa pergunta, mapeamos 3 pontos que podem ter contribuído para a decadência da Forever 21. 

1- Expansão Internacional Desenfreada 

A forma como foi realizada a expansão das lojas da Forever 21 pode ter sido um ponto que agravou a situação negativa da empresa. 

Com o crescimento exponencial de vendas da primeira loja, os donos da Forever decidiram expandir o número de lojas físicas. 

A ascensão da Forever 21 foi tão grande que, a cada 6 meses, uma nova loja era inaugurada em algum lugar do mundo.

No Brasil, a primeira loja da Forever 21 foi inaugurada em 2014. Foi um evento que arrastou muita gente para frente do Shopping, formando uma fila com mais de 3.000 pessoas. 

Um verdadeiro fenômeno!

Em 2015, a empresa americana tinha alcançado o número de 251 lojas espalhadas em 40 países diferentes e um faturamento acima dos 4 bilhões de dólares.

Realmente parecia ser um negócio com ótimas estratégias e funcionamento impecável.

Porém, no meio de toda essa ascensão apoteótica, a Forever 21 teve uma queda na mesma intensidade. 

Isso porque o cenário de produção é baseado no modelo Fast Fashion, ou seja, aquele que tem produção rápida, preços muito baixos e materiais de pouca qualidade. 

Eles aprovavam diariamente um grande número de modelos de roupas em Los Angeles e enviavam para a fabricação em Hong Kong.

Dessa maneira, eles produziam em massa e distribuíam para todas as lojas ao redor do mundo. 

A consequência dessa produção massiva foi justamente um estoque massivo… e o encalho desses produtos. 

Uma vez que você expande sua marca para outros países, precisa também considerar a produção de diferentes modelos, padrões e estilos.

No entanto, o que eles fizeram foi apenas replicar o que estava dando certo nos Estados Unidos… ignorando todo o resto do mundo.

Portanto, só expandir o negócio e replicar o que é feito em um determinado ponto de venda não quer dizer que vai dar certo em outro ponto com estilos e costumes diferentes. 

A falta de estudo de mercado foi uma falha enorme nessa expansão.

2- Ignorar os hábitos de consumo da persona

Outro erro cometido por Jin e Do Won foi a desconsideração de um detalhe muito importante: os hábitos de consumo da persona. 

A persona da empresa é o público mais jovem. Essas pessoas cresceram junto com a tecnologia que revolucionou os hábitos de consumo. 

Hoje, por exemplo, é muito comum que os jovens prefiram comprar roupas por sites ao invés de irem até uma loja física. 

Ainda mais com os impactos que a pandemia trouxe, consolidando as vendas pela internet… 

Só que a empresa não acompanhou essa mudança e NÃO investiu no Ecommerce a tempo. 

Ou seja: eles ignoraram os hábitos de consumo dos próprios clientes

Até 2010, o site da Forever 21 era apenas um catálogo, não havia compras por meio do Ecommerce. 

Depois disso, eles adotaram o mercado virtual no plano de negócios, mas não era válido para todo o mundo, além de ser extremamente mal trabalhado.

No vídeo abaixo, a Babi Tonhela, sócia e CPO do Ecommerce na Prática, faz uma análise no SimilarWeb, mostrando os dados do site da Forever aqui no Brasil para você não cometer os mesmos erros no seu negócio. Assista: 

Leia também: 5 Estratégias De Marketing Para Vender Mais Em 2021

3- Polêmicas 

Sabe aquela frase “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”? Alguns empreendedores adoram isso, mas isso pode ser altamente perigoso para a imagem da empresa. 

Durante esses anos, a Forever 21 se envolveu em algumas polêmicas que mancharam sua empresa. Os processos milionários por plágio, por exemplo, geraram alta repercussão no mercado. 

Para entender isso, vamos voltar ao processo de criação da marca desde o início…

Como haviam diversas Boutiques luxuosas de marcas famosas que vendiam modelos High Fashion (baseados nos desfiles de moda), os fundadores se inspiraram nessas boutiques para apresentar um design mais acessível para as pessoas.

Esse foi o grande diferencial da marca, que fez com que desse tão certo: roupas inspiradas em grandes marcas, mas com valores populares. 

Esse processo perdurou ao longo dos anos. 

Mas, nos últimos tempos, os Designers da empresa iam aos desfiles de moda, tiravam fotos de algumas peças e mandavam a fábrica criar versões praticamente iguais dessas roupas. 

Por conta desse modelo de negócio, muitos estilistas processaram a Forever 21 por plágio. 

A empresa acabou perdendo muito dinheiro por se envolver com polêmicas deste tipo, além de perder parte da credibilidade que construíram no mercado de moda.

E não importa se você tem uma pequena, média ou grande empresa… Plágio é crime e você deve evitar a todo custo para não cometer o mesmo erro que a Forever 21.

Aliás, esse já pode ser considerado um dos aprendizados que você vai ter com a falência da Forever 21.

Mas temos outros...

O que Aprender com a Falência da Forever 21

Apesar de tudo, podemos tirar algumas lições em meio a esse momento tenso e  complicado da Forever 21. Veja algum deles: 

1 – Fuja de indicação familiar

A gestão da Forever 21 era feita apenas por familiares e eles nunca contrataram pessoas de fora com experiência em varejo para otimizar o negócio. 

Apesar de todo o sucesso da marca, eles não tinham todo o conhecimento que um empreendedor precisa ter para manter uma empresa. 

Portanto, é importante contratar pessoas experientes no ramo, que tenham um ponto de vista diferente e que não tenham vínculo familiar. 

Se eles tivessem feito isso, é provável que muitos erros de gestão não tivessem acontecido. 

2 – Seja transparente 

A Diretoria da Forever 21 evitava divulgar qualquer tipo de informação para os funcionários. 

Tanto os dados globais quanto os locais ficavam retidos na diretoria, de forma que NINGUÉM tinha ideia do que estava acontecendo...

Eles trabalharam no escuro durante muito tempo e isso contribuiu para todos os problemas que surgiram pelo caminho. 

Não repita o mesmo erro na sua empresa, seja transparente. Sem transparência, não tem como identificar uma possível falha que pode ser melhorada.

3 – Aceite ajuda

Em 2016, a situação financeira da Forever 21 estava péssima… Nesse período, a empresa contratou consultores e especialistas para tentar reverter o prejuízo por conta de lojas que não geravam mais lucro. 

Os especialistas deram todos os passos que deveriam ser feitos para conseguir solucionar os problemas… e eles simplesmente ignoraram as orientações. 

Portanto, leve esse ponto para o seu negócio: se estiver passando por dificuldades, peça ajuda de um profissional e aceite as recomendações, pois essa é a maneira mais confiável para sair de um momento negativo.

4- Posicione a sua empresa na internet

Como falamos anteriormente, um dos maiores problemas que a Forever 21 cometeu foi justamente NÃO investir no Ecommerce.

A loja demorou demais para ter o site próprio e demorou mais ainda a começar a vender pela internet… 

Ou seja, inúmeras vendas deixaram de acontecer porque simplesmente a empresa não tinha um site…

E o pior de tudo: essa não é uma situação exclusiva da Forever 21… Esse é um erro BASTANTE comum, independente do porte do negócio.

Nós conhecemos diversas empresas que não apostaram no Ecommerce e estão sofrendo por não acompanhar os hábitos de consumo dos clientes.

Afinal, se um cliente da Forever 21 entra no Google, pesquisa pela loja e não acha, ele vai procurar por outra loja que tem site e vai comprar dela. 

E, na maioria das vezes, sem ao menos pensar duas vezes…

Isso porque se uma empresa não oferece a solução que o cliente quer, existem várias outras que oferecem e com muita eficiência… 

Portanto, não cometa o mesmo erro da Forever 21 e estruture o seu negócio no Ecommerce para apostar no modelo Omnichannel. 

5- Invista em Marketing 

E depois de estruturar o seu negócio no Ecommerce, não é para você cruzar os braços e esperar as vendas acontecerem… 

Apesar da Forever ter criado uma loja virtual, a empresa continuou errando, pois não investiu em Marketing!

E nós temos dados que comprovam isso...

Em uma análise feita no Similarweb, o site “www.forever21.com.br”  tem uma média de 55 mil visitas, um número muito BAIXO para uma varejista em escala mundial. 

O Similarweb também mostra alguns sites parecidos com o da Forever, mas isso não quer dizer que sejam concorrentes. 

Cada uma das empresas possui um estilo de roupa diferente, mas o tráfego delas é similar ao site da Forever. 

Então,  as pessoas que compram na Forever, também compram em lojas como a Zara, a Renner e a C&A. 

O que isso significa?

Que os colaboradores da empresa devem ficar de olho na movimentação dessas marcas dentro do Ecommerce, para não ficar para trás… 

Essa seria uma forma de reverter a situação difícil pela qual a Forever 21 está passando agora… 

Mas para reverter tudo o que foi dito até aqui, é preciso investir em custos de parceria, marketing de influência e anúncios no Google Ads… 

De uma forma geral: em Marketing Digital!

Mas vamos supor que a Forever 21 esteja com o caixa muito apertado para investir pesado em Marketing… 

Esse seria o fim da linha para eles?

Claro que não… Existe outra forma que é vender em marketplaces (algo que a Forever 21 não fez). 

Aliás, essa é uma ótima estratégia para lojistas físicos que estão começando a vender na internet agora...

No caso da Forever, se posicionar no Mercado Livre, por exemplo, não precisaria investir em Ads, já que o marketplace possui um tráfego impecável.

Outro marketplace que seria ótimo para Forever 21 integrar é a Dafiti. A Dafiti trabalha com a integração de marcas por lá, então seria muito interessante apostar nela também. 

Vale ressaltar que, independente do Ecommerce ser impulsionado, ele NÃO prejudica a loja física. Muito pelo contrário…

As ações no Ecommerce agregam na loja física também! 

E isso vale para empresas de qualquer porte, tanto para a Forever 21, conhecida mundialmente, quanto para pequenas empresas regionais.

Aprenda com o Erro dos Outros

Assim como os tantos casos de sucesso que trazemos para você se inspirar no mundo dos negócios, também é interessante que conheça casos que fracassaram no meio do caminho e tire grandes aprendizados disso. 

A melhor maneira de evitar erros é aprendendo com o erro dos outros! 

Apesar da genialidade dos fundadores da Forever 21, eles pecaram por ignorarem o Ecommerce e a ajuda dos especialistas.

Muitos desses erros poderiam ser evitados se eles tivessem dado ouvidos às orientações de uma pessoa com experiência no ramo do empreendedorismo. Ou melhor dizendo: de especialista do mercado!

Para você não passar por isso, nós podemos te ajudar...

Você precisa conhecer a plataforma de educação por assinatura do Ecommerce na Prática!

Nela, você encontra aula sobre os mais variados assuntos do universo do Ecommerce e do Empreendedorismo, como Finanças, Logística, Marketing e muito mais!

Para saber mais e fazer a sua assinatura do Ecommerce na Prática, clique aqui ou no botão abaixo: