A crise econômica causada pelo COVID-19 desalinhou muitos negócios, principalmente aqueles que estavam com data marcada para iniciar no Ecommerce neste período. O cenário mudou e surgiram diversas incertezas e medos que afloraram dentro dos futuros empreendedores.

Caso você seja uma dessas pessoas, temos algo para te contar que vai ser um alívio em meio a tanta turbulência: vale a pena abrir um Ecommerce durante a crise.

Pode parecer loucura, mas a verdade é que esse momento é também propício para o planejamento de um Ecommerce. E vamos te explicar isso ao longo deste artigo.

Vamos falar sobre a transformação digital, a mudança nos hábitos de consumo e o crescimento da curva do Ecommerce.

Inclusive, no vídeo abaixo, o CEO do Ecommerce na Prática, Bruno de Oliveira, fala sobre as mudanças devido ao covid-19 e que abrir um Ecommerce deixou de ser tendência para virar uma obrigação.

Transformação Digital: a hora do Ecommerce

Shoppings por todo o país, comércios de rua e tudo o que não é considerado essencial para as pessoas tiveram que fechar as portas. Esse foi o primeiro sinal indicando o avanço do Coronavírus no Brasil

Logo depois, as autoridades de saúde recomendaram o isolamento social voluntário - algo que foi acatado, desde março, por muitas pessoas.

O impacto nos modelos de negócio não poderia ser outro: em poucos dias, começou uma corrida pela digitalização de empresas - desde pequenos negócios de bairro até grandes indústrias. O cenário do mercado mudou e a transformação digital ganhou força.

Afinal, se as pessoas não podem ir até os estabelecimentos para comprar os produtos, os produtos precisam chegar até as pessoas de alguma forma.

E o Ecommerce é a resposta para isso. É notável, diante de tudo isso, que o Ecommerce não é mais uma opção, mas uma NECESSIDADE de sobrevivência.

Por que vender online é a melhor opção?

  • É uma operação comparativamente mais barata do que a do físico;
  • É a única forma de continuar vendendo nesse momento;
  • Alcance de milhões de pessoas que estão na internet todos os dias;
  • É um dos mercados que mais crescem, mesmo durante a crise;
  • Uma forma de manter a economia funcionando;
  • É uma forma segura de vender e comprar.

Vamos entrar mais a fundo em alguns desses temas nos próximos tópicos, mas, antes, é importante que você entenda que as pessoas estão fazendo a grande maioria, senão todas as compras por meio da internet. Essa virou uma necessidade e um gesto de colaboração no combate ao Coronavírus. E comprar por meio de um aplicativo ou site se tornou a forma mais saudável e consciente neste momento.

A mudança nos hábitos de consumo é tamanha que até mesmo aqueles que não confiavam no Ecommerce passaram a comprar pela internet. Essa é uma oportunidade para aqueles players que já estão no Ecommerce.

Não tem jeito. O Ecommerce é a nova economia. E não vender pela internet, mesmo tendo um negócio físico, é sinônimo de perder dinheiro.

1- Novos hábitos de consumo no pós-isolamento 

Talvez você se pergunte se essa tendência continuará mesmo no pós-isolamento.

A tendência é que essas pessoas continuem consumindo pela internet. Se a experiência de compra for boa (sem problemas na finalização de compra, informações necessárias disponíveis, atendimento rápido e entrega no período determinado) é MUITO provável que essa pessoa adquira esse novo hábito para o resto da vida.

Além da importância que a jornada de compra tem, não há data prevista para o fim da quarentena, o que leva as pessoas a continuarem comprando pela internet por um bom tempo, até que tudo normalize. Isso pode influenciar na forma como cada pessoa compra e acabar deixando essas pessoas habituadas a comprar pela internet. 

Tudo indica que essa mudança veio para ficar.

2 - Crescimento do Ecommerce em meio à crise

Crescimento do Ecommerce

A princípio, as pessoas estavam comprando apenas os produtos das categorias essenciais, como alimentos, produtos de higiene e saúde. Os números com relação ao crescimento de vendas nesses setores específicos são muito significativos no mercado. 

Para você ter uma ideia, as vendas dos supermercados através da internet cresceram 448,09% de acordo com o estudo feito pela Konduto, uma porcentagem muito expressiva para o nicho. 

O aplicativo Rappi, que trabalha com a entrega de compras de mercados, informou o aumento de 30% no número de pedidos, um número também significativo para o nicho de serviços.

Mas não pense que são apenas esses produtos estão bombando no Ecommerce.

Há um lista de produtos que cresceram exponencialmente o número de vendas durante a quarentena. Afinal, a grande maioria das pessoas estão com tempo sobrando e, para preencher essas lacunas nas rotinas, existem produtos que podem oferecer soluções.

A categoria de brinquedos teve um aumento de 643,05% nas vendas por meio da internet, por exemplo. Isso inclui todos os tipos de brinquedos, desde os mais atuais até os mais clássicos como jogos de cartas, tabuleiros, etc.  

Para você que ainda está planejando o negócio e tem dúvidas sobre quais categorias estão em alta, temos um artigo que mostra todos os produtos em alta no Ecommerce. (Clique para ler o artigo).

Além disso, um relatório disponibilizado pela Compre e Confie mostrou que o número de pedidos e o faturamento do Ecommerce cresceram 30% e 28%, respectivamente, em março (comparação feita com o mesmo período do ano passado). Por outro lado, o ticket médio das vendas no Ecommerce teve uma leve queda devido ao reajuste de preços (1,9%). 

Abrir um Ecommerce durante uma crise econômica

Depois de todos esses pontos levantados para mostrar que o Ecommerce continua crescendo e que é a melhor opção para você vender neste momento, vamos aos fatos: vale a pena abrir um Ecommerce durante uma crise Econômica? 

A verdade é que esse é o melhor momento para que você faça uma planejamento bem detalhado com os passos necessários que você precisa para colocar em prática o seu negócio. 

Não estamos falando para você criar um plano de negócio gigantesco, até porque não há necessidade de ter um trabalho deste tamanho. Recomendamos que você elabore uma estrutura mínima viável para levar adiante a sua ideia.

Você não precisa começar a vender imediatamente, se não sentir segurança. Pode começar construindo plano, observando os movimentos e criando uma audiência sólida em redes sociais.

Use o tempo extra que você ganhou com essa quarentena e crie um planejamento para estruturar o seu negócio. 

Mas o que compõe um bom planejamento? 

Existem alguns passos que você deve seguir para ter um ótimo planejamento em mãos. Esses passos você vai encontrar no nosso Checklist GRATUITO que criamos para te ajudar nessa fase de estruturação do negócio. 

Ao baixar o nosso Checklist, você terá acesso aos 6 passos cruciais para a estruturação de um negócio sólido e saudável dentro do Ecommerce
Baixe agora mesmo o Checklist gratuito e comece a tirar o seu negócio do papel.

Em breve essa crise vai passar e quando isso acontecer, quem estiver mais preparado, vai sair na frente.