Será mesmo que o Peixe Urbano Faliu? Para quem não conhece, o Peixe Urbano é um site de cupons e, nos últimos dias, o site simplesmente SUMIU! 

As pessoas que compraram os cupons estão sem resposta e, para piorar a situação, o CEO da empresa está sendo procurado para dar as devidas explicações. 

Mas, por enquanto, não encontraram ele… 

Analisando a história do Peixe Urbano, desde a origem até a queda, nós identificamos alguns pontos que podem servir de lição para você. 

E nada melhor do que aprender com o erro dos outros, não é mesmo?

Confira o Estudo de Caso Completo a seguir!

No vídeo abaixo, a Babi Tonhela, sócia e CPO do Ecommerce na Prática, fez um Estudo de Caso sobre a Derrocada do Peixe Urbano. Assista:

A origem e o Crescimento desenfreado do Peixe Urbano

A ideia do Peixe Urbano surgiu com a iniciativa de 3 pessoas que estudavam fora do Brasil e queriam muito empreender para participar do movimento de Startups que surgiu nos Estados Unidos. 

O principal objetivo deles era replicar o que a empresa americana líder do segmento de sites de cupons, a Groupon, fazia na época. 

Ou seja, eles se inspiraram no sucesso do Groupon e trouxeram essa novidade para o Brasil! 

Em 2010, eles criaram a plataforma do Peixe Urbano aqui no Brasil e colocaram o site no ar! 

Mas o Ecommerce brasileiro ainda era muito novo, com apenas 15 milhões de compradores online. 

Bem diferente do cenário de hoje, no qual o Ecommerce já se popularizou por todo o país. 

Logo no início, as pessoas compravam os cupons pelo site, imprimiam e levavam até os estabelecimentos para adquirir a oferta. 

Pode não parecer, mas isso movimentou bastante o Ecommerce brasileiro! 

O trabalho era bem manual: eles entravam em um acordo simples com as empresas de lucro dividido em 50% com a venda dos cupons.

E o maior foco era aumentar a base de clientes para vender cada vez mais...

Isso significa que a empresa apostava no crescimento acelerado a todo custo… 

Mas foi exatamente essa busca desenfreada pelo crescimento que levou o Peixe Urbano para o primeiro ponto da sua derrocada...

A Má Gestão e os primeiros rumores do Fim

O modelo de negócios focado no cliente não se sustenta apenas com a aquisição de novos clientes para aumentar a base… 

E infelizmente esse foi um dos motivos que fez o Peixe Peixe Urbano falir. 

Eles foram coletando os clientes e lojistas que queriam aproveitar as ofertas, só que a demanda de clientes era MAIOR do que a oferta dos lojistas. 

Sem contar que adquirir esses lojistas não era algo muito barato...

Então, para solucionar esse problema, eles resolveram contratar diversos vendedores de cupons para vender dentro dos estabelecimentos vinculados à plataforma. 

Mas essa ideia também não se sustentou por falta de pesquisa de uma linha de crédito, nem das condições financeiras dos estabelecimentos. 

Imagina só se uma lanchonete pequena, que utilizava os cupons do Peixe Urbano, vendesse 1000 açaís sem, ao menos, ter estrutura e recursos para suprir a demanda? 

Aliás, isso aconteceu na prática com eles no seguinte caso:

Agência de Pacotes de Viagem

Como a empresa tinha muita parceria com agências de viagens, chegou um momento que eles estavam vendendo muitos cupons com pacotes de viagem baratíssimos. 

O problema é que, ao vender o cupom, o valor pago pelo cliente ia diretamente para o Peixe Urbano e para a empresa parceira.

Não tinha uma intermediação como tem hoje, em que o valor só vai para a empresa depois que o produto chega para o cliente.

Então, aconteceu um caso emblemático, que é contado no livro sobre a história do Peixe Urbano. O caso foi que uma Agência de viagem vendeu 800 pacotes de viagem para Paris por apenas R$2000,00. 

E o que aconteceu? 

O dono da agência simplesmente desapareceu! 

E nas diretrizes do site, estava claro que o Peixe Urbano não era responsável pelos atos das empresas, mas depois desse acontecimento, eles tiveram que se responsabilizar… 

Por isso, o serviço se tornou insustentável…  A falta de critério na hora de selecionar as empresas parceiras pesou no bolso.

Segundo ponto para a Derrocada: a Experiência de Compra do Cliente

A experiência de compra do cliente não era boa, pois a empresa não se preocupava com isso. 

E, hoje, nós sabemos que o cliente é o centro de qualquer negócio… 

Então, a pessoa que comprava o cupom para aproveitar os benefícios na respectiva loja, não tinha a experiência que desejava. 

Há casos de pessoas que não conseguiam usar o voucher, pois simplesmente a empresa parceira não conseguia suprir a demanda… 

Em outros casos, como a Babi cita no vídeo do Youtube, havia um espaço reservado em bares e restaurantes para quem comprava cupom no Peixe Urbano, o que poderia causar algum tipo de constrangimento… 

Ou seja, o cliente ficava, praticamente, em último lugar!

E isso resultou em muitas reclamações e processos contra a empresa…

Além disso, a má gestão da empresa resultou em demissões em massa apenas dois anos depois da fundação do Peixe Urbano.

Isso fez com que eles mudassem o modelo do negócio... 

Eles começaram a ter mais atenção ao recrutar lojistas para a plataforma e também colocaram limites de cupons por oferta. 

Mas com a pandemia do Coronavírus, os principais lojistas vinculados à plataforma foram os mais afetados pela crise.

Em 2020, os funcionários pararam de receber os salários, de acordo com o ex-executivo da empresa, em entrevista para o Uol.com. 

Ele afirmou que a empresa ainda está devendo as férias e o 13º dos funcionários e também parou de pagar alguns dos seus fornecedores. 

E para completar, o site do Peixe Urbano saiu do ar em janeiro de 2021. 

Até o momento, o Procon-SP notificou a empresa para "obter informações sobre o responsável pela empresa de serviços digitais, tais como telefone, endereço comercial e eletrônico, além de proposta para atendimento das queixas registradas por consumidores", segundo a matéria do Portal Uol. 

Assim, termina uma ERA da internet brasileira! 

Leia também: Como Melhorar a Experiência de Compra do Cliente na sua Loja

E o que podemos aprender com essa história? 

A lição mais importante de todas: focar apenas em crescimento a todo custo é PERIGOSO para qualquer empresa, seja ela física ou online! 

Não levar em consideração as preferências dos clientes vai gerar feedbacks negativos, impactando diretamente na imagem da sua empresa e afastando novos clientes…

E também a má gestão pode fazer com que os seus planos não andem conforme o esperado… 

… gerando prejuízos IRREVERSÍVEIS! 

Por isso,  é tão importante planejar, traçar metas e objetivos dentro da sua realidade e, mais do que isso, ficar atento para o que pode vir a acontecer para ter um plano B na manga. 

Além de ser ágil para aplicar o plano B sem demorar. 

Portanto, não cometa esses erros no seu negócio… Aprenda com os erros dos outros.

Crie seu Ecommerce do zero, mesmo sem experiêncua

Se empreender é um projeto que você quer levar a sério... saiba que existem muitos cuidados que precisam ser tomados na hora de criar o seu Ecommerce.

Felizmente, nós desenvolvemos um método especial, que já ajudou milhares de empreendedores digitais a tirarem seus sonhos do papel. Você pode conhecer esse método na palestra Ecommerce do Zero.

Essa é uma aula gratuita, criada por Bruno de Oliveira, e resume o método EnP para criar e gerenciar um negócio de sucesso. Você pode assistir à aula gratuitamente clicando aqui: