O mercado de games do Brasil é muito forte e está se desenvolvendo a olhos vistos, o que oferece muitas oportunidades não só para desenvolvedores, mas para todos os varejistas que buscam entrar no mercado. Por isso, hoje vamos mostrar tudo sobre esse crescimento para que você saiba como fazer parte desse movimento.

Não chega a ser nenhuma surpresa que o país com a nona maior economia do mundo também seja um dos maiores consumidores de games do mundo todo. 

Uma prova disso é o fato do Brasil ocupar uma das primeiras posições em downloads do Google Play e App Store, atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos. 

Por isso, no artigo de hoje vamos te mostrar quem são e quantos são os brasileiros que jogam, quais os tipos de jogos e aplicativos que eles mais baixam, além de te mostrar os principais casos de sucesso da área.

Não perca nenhuma palavra do nosso dossiê para ficar por dentro de um dos mercados mais promissores do país.

Vem com a gente!

Quem está jogando e como?

O relatório O mercado de games no digital, da Comscore, identificou que a população digital brasileira é composta por aproximadamente 120 milhões de internautas

Ou seja, estamos falando de mais da metade da população brasileira. 

Outro dado interessante é que dessas pessoas, 66,6 milhões usam exclusivamente os smartphones para se conectar.

Enquanto isso, mais de 35 milhões jogam no celular e no computador e 18,4 milhões preferem usar apenas o desktop.

A Forbes desenvolveu a Pesquisa Game Brasil de 2019 e constatou que as mulheres formavam a maioria dos jogadores em 2019, representando 53% de todos os jogadores, o que também é uma surpresa, de certa forma. 

A pesquisa também mostrou que os jogadores mais ativos geralmente são homens de 25 a 34 anos de idade e usam consoles.

Enquanto isso, os jogadores casuais são principalmente mulheres (58,8%) de 25 a 34 anos que usam telefones celulares.

Outra coisa importante a se pontuar é o fato que geralmente os brasileiros tendem a comprar telefones com armazenamento menor.

Isso faz com que os jogos e aplicativos tenham de ser pensados e otimizados para o tamanho.

Levando em conta que a grande maioria dos brasileiros usa Android, o Google Play é, de longe, a loja mais popular, superando a App Store por uma boa margem. 

Quais são os Games mais populares?

Os jogos mais populares Google Play e da App Store no Brasil seguem tendências mundiais com os clássicos de sempre como Minecraft, Free Fire, Fortnite e outros...

Os brasileiros gostam de jogos multiplayer e esses jogos estão se tornando cada vez mais populares no Brasil.

Os brasileiros, no geral, jogam para desestressar e ter um tempo de lazer, então, quem pensar em fazer marketing no nicho de games deve trabalhar questões como o relaxamento e a liberação do estresse.

Os jogos de ação, estratégia e RPG são os tipos de jogos mais populares no Brasil. Mas o país também é o 3º maior mercado de esportes do mundo.

Por que o Brasil é um mercado promissor?

Nos últimos anos, o Brasil experimentou um crescimento tecnológico muito grande. A indústria de jogos cresceu rapidamente no país desde sua expansão global na década de 1990.

E o que antes era um simples passatempo para uma parte dos jovens, se tornou uma mania nacional.

Para você ter uma ideia, o Brasil é o terceiro país do mundo em total de downloads da App Store e do Google Play.

Esse é um número muito grande para ser ignorado e por essa razão, esse é um nicho que certamente tem muito mercado para crescer ainda.

Outro ponto interessante a destacar é que o segmento de jogos para celular cresceu absurdamente nos últimos anos, passando em muito o número de jogadores de computador e consoles.

Essa mudança na forma de jogar fez com que as empresas de videogames tradicionais vissem suas ações caírem bastante.

Mas isso não precisa ser necessariamente um problema, a questão é mais de se adaptar às novas formas de jogar.

Afinal, o potencial de crescimento da área é promissor e quem souber aproveitar essa oportunidade certamente não vai se arrepender.

Casos de Sucesso para você se Inspirar

Os jogos Brasileiros estão conquistando players de todo o mundo, quebrando recordes e ganhando dezenas de prêmios.

Um dos casos de sucesso mais famosos é o da Tencent, que também é dona do WeChat, um super app chinês que tem desde mensagens até transferência de dinheiro e, é claro, muitos jogos.

A empresa afirma que seus dois principais jogos: Honor of Kings e Player Unknown’s Battlegrounds tiveram a maior receita do setor no mundo no mês de março do ano passado.

A Tencent tem ainda participação nas principais empresas de jogos do mundo, como na americana Riot, dona do sucesso mundial League of Legends.

Outro caso de sucesso inspirador e brasileiro é o do Gartic, da Onrizon, que cresceu 1600% durante quarentena.

O game brasileiro conquistou o mundo em tempos de quarentena. Só na Indonésia, foram um milhão de acessos.

Como aproveitar o crescimento no mercado de Games

Para as empresas que estão atentas ao comportamento e às tendências do mercado, e querem fortalecer a autoridade da sua marca, o mercado dos games pode ser um excelente caminho para crescer.

Se a sua empresa trabalha com acessórios, equipamentos e outros produtos que podem ser relacionados ao universo gamer, essa é uma excelente oportunidade para se posicionar no nicho.

Mas mesmo que a sua marca não se relacione diretamente com o universo dos games, com uma boa ação de marketing e produtos direcionados ao público, ainda que não se liguem diretamente ao segmento, você pode ampliar o alcance da sua marca.

Você já pensou em Começar um Negócio Online?


Agora que você entendeu como o universo dos jogos online pode ser próspero, pode estar se perguntando se é possível ganhar dinheiro apenas trabalhando online.

O que eu posso te dizer é: há uma aventura enorme esperando por você.

Se deseja ter um trabalho diferente, é importante saber que certamente vão surgir desafios e obstáculos ao longo do caminho, o importante é avançar sempre e aprender com os erros.

Para que nada bloqueie o seu sucesso siga sempre em busca de mais conhecimento.

Tudo que você precisa fazer é dar o primeiro passo e você está no caminho certo para começar um negócio.

Mas para isso, ao invés de fazer tudo por conta própria, você pode ter acesso a um método testado e comprovado.

Que segue a mesma linha que você viu aqui, só que de forma muito mais aprofundada!

Cada etapa é mostrada de forma detalhada com exemplos práticos e acompanhamento para você tirar qualquer dúvida que surgir pelo caminho.

Esse método está dentro do treinamento Ecommerce do Zero.

E, já que você chegou até aqui, vou liberar a primeira aula do Ecommerce do Zero de forma GRATUITA para você assistir.

Nessa aula, o Bruno de Oliveira vai te mostrar Como Construir e Alavancar um Negócio do Jeito Certo, com mais detalhes sobre o que falamos ao longo deste artigo…

Assista à aula gratuita clicando no botão abaixo e coloque a sua ideia de negócio em prática.