Definição 

Uma persona é uma representação semi-fictícia do cliente ideal de um negócio, baseada em dados reais e pesquisas de mercado. 

As personas detalham características como idade, interesses, desafios e comportamentos, ajudando as empresas a entender melhor seus públicos-alvo e a criar estratégias de marketing mais eficazes.

Origem do termo

O termo "persona" ganhou destaque com o avanço do marketing digital e a necessidade de entender profundamente os consumidores. 

Originalmente usado no design de produtos e experiências de usuário (UX), o conceito foi adotado pelo marketing para criar perfis detalhados que representassem diferentes segmentos de clientes. 

Com o tempo, as personas se tornaram uma ferramenta essencial para alinhar as estratégias de comunicação e desenvolvimento de produtos com as necessidades e desejos dos clientes.

Como usar “Persona” na prática

Para usar personas no e-commerce, comece coletando dados dos seus clientes atuais por meio de entrevistas, pesquisas e análises de comportamento. Defina características como idade, ocupação, interesses e desafios. 

Crie perfis detalhados, como "Joana, a mãe ocupada que valoriza a conveniência". Utilize essas personas para guiar o desenvolvimento de produtos, ajustar mensagens de marketing e escolher os canais de comunicação mais eficazes.

Por exemplo, se sua persona principal usa frequentemente redes sociais, foque suas campanhas nessas plataformas para aumentar o engajamento e as conversões.

“Público Alvo e Persona” nos cursos do Ecommerce na Prática

Entenda a importância do público-alvo e da persona nas vendas com a masterclass “Público Alvo e Persona”, disponível na assinatura Ecommerce na Prática.

A aula é ministrada por Babi Tonhela, Senior Manager Brasil do Ecommerce na Prática e consultora de Ecommerce com 12 anos de experiência.