Se você der uma boa olhada no blog, vai perceber que já falei sobre muitos temas por aqui. Como começar uma loja virtual sem estoque, como planejar seu estoque, como fazer anúncios no Facebook, quanto custa montar uma loja virtual… São dezenas de artigos falando sobre diversas temáticas, cada uma com suas particularidades. Porém, alguns leitores têm enviado emails pedindo um tema interessante: como encontrar Fornecedores para o meu negócio?
Esse é um assunto bastante relevante. Se você tem um Ecommerce e faz uma má escolha no momento de definir os fornecedores, isso pode significar desde altos custos até escassez de produtos em momentos importantes da sua operação.
Por isso, decidi trazer hoje um artigo completo sobre como encontrar fornecedores para a sua loja virtual. Aqui, vou explicar exatamente o que ensino para os alunos do Viver de Ecommerce e Ecommerce do Zero. Se você tem dúvidas sobre esse tema, ou anda tendo problemas com os fornecedores escolhidos, aconselho que devore cada palavra do texto. Tenho certeza que ele pode ajudar muito!
Como encontrar fornecedores para um Ecommerce: Dicas Iniciais
Eu poderia ficar aqui escrevendo sobre diversas estratégias que fazem você chegar até os fornecedores top do mercado, mas, acredite: a solução é bastante simples e objetiva.
Já tem uma lista de produtos bem definida em mãos? Então os próximos passos são os seguintes:
Vá Fundo na pesquisa online
Para começar, vamos usar o nosso amigo Google. Sabe qual é o maior erro dos empreendedores que vão até o Google para saber como encontrar fornecedores para o seu negócio? Eles geralmente estão com pressa e não prestam muita atenção.
Se você já for clicando nos primeiros resultados, sem nem mesmo considerar buscas com palavras-chave diferentes, por exemplo, é provável que acabe insatisfeito com as opções encontradas. Lembre-se que encontrar bons fornecedores para o seu Ecommerce é uma etapa fundamental para o negócio. Reserve tempo para fazer isso e esteja atento a toda as oportunidades.
Variando as palavras-chave
Ao invés de ficar tentado acessar o Google e digitar apenas “roupas + fornecedor” ou “fornecedor de suplementos alimentares”, precisamos ir um pouco mais fundo.
Uma dica muito simples e eficiente que dou para os alunos: se você quer encontrar bons fornecedores, precisa procurá-los de várias maneiras.
Pense bem: um fornecedor nem sempre se auto-intitula como “fornecedor”. Ele pode ser encontrado também como distribuidor, confecção (se você trabalha com tecidos), importador, entre outros.
Assim sendo, a primeira coisa que você tem a fazer é relacionar a palavra-chave do seu mercado com todos esses termos no Google:
- Fornecedor de suplementos alimentares
- Importador de suplementos alimentares
- Distribuidor de suplementos alimentares
Teste tudo. Acesse todos os sites possíveis. Pesquise muito.
Outra coisa importante: não julgue um fornecedor pelo seu site. Muitas vezes um bom parceiro tem um site não muito agradável visualmente ou com navegabilidade ruim. Por não lidar com consumidores finais, pode ser que ele não invista tanto em design e nem esteja sempre ligado nas tendências do marketing digital. Fique atento para não perder boas oportunidades.
Encontrando diversas opções
No momento em que estiver fazendo suas pesquisas, encontre pelo menos 2 ou 3 fornecedores para cada produto ou sub nicho de produtos. Procure não ficar na mão de uma empresa só (afinal de contas, se ela falhar com você, é preciso ter um plano B).
Bons fornecedores são fundamentais para que sua loja virtual consiga honrar os compromissos com os clientes. Jamais dependa de uma só opção.
Quando finalizar a pesquisa?
A pesquisa por fornecedores nunca acaba. Eu recomendo que, mesmo depois de fechar os primeiros contratos, você nunca fique na zona de conforto em relação a isso. Procure pelo plano B, C, D…
É importante manter relacionamento com uma boa quantidade de fornecedores, assim você se mantém atualizado sobre novidades do mercado e consegue sempre fechar negócios com preços competitivos.
Por que não ir direto ao fabricante?
Quando começamos nossa operação, ela geralmente é pequena. Por isso, é difícil bater na porta de um fabricante para tentar comprar direto dele. Dependendo do tamanho dessa empresa, o máximo que você vai conseguir é uma indicação dos melhores fornecedores e parceiros corporativos.
Mais pra frente, quando sua loja virtual passar a ter uma operação mais sólida e volumosa, você terá a possibilidade de negociar direto com o fabricante dos seus produtos. Certamente, os custos serão bem mais baixos.
Outra dica importante sobre o processo como um todo: primeiro, acesse todos os sites interessantes para catalogar nomes e contatos. Só depois faça contato com cada um deles para iniciar as negociações.
Como negociar com o seu fornecedor?
Agora que já expliquei como encontrar fornecedores para o seu Ecommerce, vou falar um pouco sobre como negociar da melhor forma possível com eles.
Importante: Para ter acesso à tabela de preços de um fornecedor, você geralmente precisa de um CNPJ. Se já superou esse obstáculo inicial, vamos a mais dicas:
Por já ter negociado com diversos empreendedores durante a minha vida, vou deixar aqui algumas sacadas que te ajudarão a conseguir sempre o melhor negócio possível (ou a chegar perto dele).
Em primeiro lugar, quero dizer que a sua arma mais forte é o mindset. A forma com que a sua mente encara a negociação. Se você liga para o fornecedor de uma forma acanhada, com medo ou receio, ele logo vai perceber que você é pequeno e inexperiente. Depois disso, é bem possível que ele já não te dê tanta atenção e nem ofereça os melhores preços. Isso acontece.
Por mais que você esteja começando pequeno, é preciso ter MENTE DE GENTE GRANDE. Lembre-se de que você não é o único interessado em chegar a um acordo.
Esteja preparado com informações sobre o seu planejamento e mostre para o fornecedor que, apesar de estar começando agora, você é ambicioso e logo estará à frente de um negócio sólido e cheio de clientes:
- “Apesar de estarmos começando agora, daqui a um ano estaremos entre as 3 maiores lojas do segmento”
- “Tenho um plano para faturar X em tanto tempo, fazendo isso, isso e isso”
- “Fizemos uma ampla pesquisa de mercado, estamos com a estrutura pronta e já temos capital suficiente para iniciar as operações. Só precisamos de um parceiro de confiança para o fornecimento. E escolhemos você para isso”
Faça com que o fornecedor sinta que está diante de uma oportunidade. Tome as rédeas da negociação. Se imponha.
Outra dica que sempre dou aos alunos do Viver de Ecommerce que me perguntam sobre como encontrar fornecedores: use muito a palavra PARCERIA. É nisso que os melhores estão interessados. Eles não querem um cliente que compre uma vez só. Querem um parceiro que gere recorrência e benefícios para ambos os lados.
Negociando prazos
Se você quer uma dica sobre o assunto, vou sempre recomendar que você negocie as mercadorias a prazo, mesmo se precisar pagar um pouco de juros. Fazendo isso, você consegue trabalhar com o estoque e o dinheiro do seu fornecedor, protegendo o seu capital de giro e ficando mais tranquilo diante de qualquer imprevisto.
Na hora de comprar a prazo, entra em cena novamente o seu poder de negociação. É preciso argumentar que você e a empresa possuem nomes limpos, referências bancárias, referências comerciais (outros fornecedores que já fizeram negócio com você)…
Mesmo com tudo isso, a maior parte dos fornecedores ainda pede uma primeira compra à vista. Isso é normal, então esteja preparado. Se não tiver melhores opções, aceite a negociação com a condição de que as próximas compras sejam feitas a prazo.
Mesmo fazendo a primeira compra à vista, você ainda tem um artifício a ser usado: o cartão de crédito. Com ele você consegue colocar um bom espaço de tempo entre a compra e o pagamento. Se, por algum acaso, você não tiver acesso a um cartão de crédito, aí sua última alternativa será recorrer a um empréstimo bancário. Se essa for a sua situação, pesquise muito. Esteja atento às melhores condições do mercado e nunca feche o primeiro negócio que aparecer em sua frente. Muita cautela para não acabar se enrolando no jogo financeiro.
Conheça o Treinamento Ecommerce do Zero!
Agora que você já sabe como encontrar fornecedores e negociar os melhores preços e condições, está pronto para começar a aplicar as técnicas.
Mas se você está procurando as melhores estratégias para alcançar o sucesso no comércio eletrônico, o curso Ecommerce do Zero é a oportunidade que faltava para você iniciar a sua jornada da maneira correta. Com ele, você vai aprender como começar um negócio do zero e faturar 10 mil reais em apenas 90 dias.
O método abordado nesse treinamento foi criado pelo maior especialista em Ecommerce do país, Bruno de Oliveira, baseado em seus 18 anos de experiência no varejo online.
Já são mais de 6 mil alunos que testaram e aprovaram o treinamento.
Assista a uma aula gratuita e aprenda a iniciar um negócio validado e lucrativo do zero.
Boa tarde Bruno,
Adoro e admiro seu trabalho, suas dicas são muito valiosas, pena que não momento não consiga fazer o curso.
Devo faz-e-lo ainda nesse ano.
Parabéns!
Ritta
Ótima dica, sendo que ao meu ver uma das grandes dificuldades para quem está no começo ou até mesmo a algum tempo no mercado, fornecedores e parceiros ao meu ver são peças fundamentais para o sucesso do seu negócio!
Esta fase inicial é muito difícil…é a primeira decisão…muito importante esta orientação é o que precisamos para dar segurança aos primeiros passos
Estou pensando seriamente em entrar nesse mercado do Ecommerce, acompanho suas dicas, já assisti algumas aulas.Confesso que ainda tenho bastante duvidas, mais pretendo encarar, sou uma empreendedora, só não consegui ainda visualizar o produto certo.Mais com suas informações, e logo pretendo fazer um curso, encontrarei o que vai emplacar.
Vamos pra cima, Fabi! Conte com a gente. Att, Equipe Ecommerce na Prática