As transformações digitais dos últimos anos impactaram diretamente no mundo dos negócios. Estamos vivendo atualmente uma nova era do empreendedorismo. À medida que mais pessoas se tornam consumidores online, cresce também a necessidade de se adaptar a essa nova realidade para não correr o risco de ficar para trás.

Já foi o tempo em que as vendas no varejo tradicional tinham todo o interesse do consumidor.

Os clientes que antes compravam apenas nas lojas físicas agora têm também a opção de comprar produtos online. 

Além dessas transformações naturais na forma de fazer compras, ainda teve a pandemia para ajudar a dar mais um empurrão no varejo para o mundo digital.

Para te dar uma noção do tamanho da mudança, só no primeiro semestre de 2020, tivemos 41 milhões de pessoas comprando online no Brasil, um aumento de 40% em relação a 2019.

Por conta disso, o varejo online teve um crescimento absurdamente alto, o que fez muitas pessoas pensarem que esse seria o fim das lojas físicas. 

Mas é claro que as lojas físicas não estão chegando ao fim, necessariamente. Na verdade, o que acontece nesse momento é a necessidade de transformação do varejo físico para se adaptar ao mundo digital.

Por mais que as compras online estejam crescendo absurdamente, as lojas físicas vão continuar tendo seu público, desde que criem também uma forte presença digital.

Para te ajudar nessa nova etapa, hoje nós vamos te mostrar como está o crescimento do varejo digital para que você entenda melhor como posicionar o seu negócio para continuar crescendo...

Baixe Agora o Checklist GRATUITO Ecommerce do Zero e conheça os 6 Passos para criar um negócio na Internet.

O Crescimento do Varejo Digital

A ascensão do varejo digital é resultado da mudança nas expectativas dos consumidores que aconteceu nos últimos anos. 

Para você ter uma ideia, apenas no quarto trimestre de 2020, o Ecommerce brasileiro ganhou 4,2 milhões de novos consumidores.

E isso é apenas o começo se levarmos em conta que o setor atinge hoje apenas 18,4% do total de pessoas com acesso à internet no país no quarto trimestre de 2020.

Isso quer dizer que o varejo digital ainda tem muito espaço para crescer e se desenvolver no mercado nacional.

Estamos vendo nascer um novo modelo de Empreendedorismo

Toda essa transformação no empreendedorismo está acontecendo porque no nosso mundo cada vez mais digital, as pessoas passam mais tempo online. 

Para os donos de loja física, o varejo digital é uma forma de garantir que as duas experiências funcionem perfeitamente juntas para que os clientes possam entrar em qualquer um dos canais em qualquer estágio do processo. 

A verdade é que os consumidores querem a conveniência e a flexibilidade de comprar como quiserem, quando quiserem, com continuidade entre as experiências online e offline. 

Ou seja, se o seu negócio ainda não faz parte dessa transformação, é hora de repensar isso...

O Varejo físico e o Digital são inimigos?

Apesar do potencial oferecido pela transformação digital , nem todos os varejistas estão totalmente de acordo em fazer essas mudanças nos seus negócios... 

Isso porque é mesmo um grande salto para o empreendedorismo colocar um negócio no digital e ainda manter as mesmas atividades no físico.

Para que isso dê certo, é preciso que o lojista tenha contato com um conhecimento sólido sobre o modelo de varejo digital. Vamos falar mais disso logo mais…

A grande questão aqui é que as lojas físicas não vão deixar de existir de uma hora para outra...

...mas qualquer varejista que não aprender como oferecer opções de compras tanto online quanto offline, vai ter problemas para manter o negócio dentro das novidades de empreendedorismo. 

Mas o mais legal disso é que os lados digital e físico do varejo devem ser complementares e não competitivos.

O Consumidor Omnichannel

Os consumidores da atualidade querem se movimentar entre os vários canais com facilidade, ou seja, desejam acesso em tempo real às informações do produto e acesso imediato ao estoque e preços. 

Por isso, as compras omnichannel evoluíram de maneiras imprevisíveis e atentas ao desejo do público, afinal, os consumidores de hoje cada vez mais criam os próprios caminhos para decidir comprar.

Se você está por dentro dos assuntos de empreendedorismo, mas ainda não sabe o que é omnichannel, nós fizemos um artigo explicando tudo e você pode encontrar aqui.

Mas em poucas palavras, o omnichannel tem relação com uma nova forma de atender o cliente…

Isso vai desde ter um atendimento personalizado de acordo com os gostos desse cliente, até a necessidade de implementar vários canais de venda e integrar as informações entre eles. 

Leia também: Aprenda a Digitalizar a sua loja física e Vender na Internet.

Os impactos da tecnologia digital no Empreendedorismo

Nós estamos vivendo na era das experiências, e hoje é preciso estar em constante evolução para aprimorar essas experiências e personalizar, diferenciar e aprimorar a jornada do seu cliente.

Mas a nova era do empreendedorismo não trata apenas da experiência do cliente.

A tecnologia revolucionou também as operações de negócios, desde a fábrica até a prateleira da loja e em todas as etapas intermediárias.

Vamos te mostrar alguns dos benefícios dessa transformação digital tanto para o cliente quanto para o varejista.

Benefícios do digital para o Cliente

O cliente de varejo de hoje tem certas expectativas e, se elas não forem atendidas, a probabilidade deles buscarem um concorrente é bastante alta.

Por isso, a tecnologia digital permite os recursos que os clientes mais desejam como, por exemplo:

  • Pesquisas de preço em tempo real;
  • Acesso ao estoque da empresa;
  • Atendimento Omnichannel; 
  • Promoções personalizadas;
  • Experiências únicas.

Benefícios do Digital para o empreendedorismo

Por mais que a tecnologia seja muito interessante para os consumidores, ela também pode auxiliar o empreendedorismo, aumentando a eficiência da empresa, otimizando o estoque, aumentando os lucros e induzindo a fidelidade à marca.

Algumas das ferramentas que dão suporte aos varejistas de hoje são:

  • Previsão de demanda;
  • Controle de estoque;
  • Otimização da cadeia de suprimentos;
  • Rastreabilidade do produto;
  • Gestao de logistica;
  • Otimização de colocação de produto na loja;
  • Gestão de funcionários.

Faça parte da Nova Era do Empreendedorismo

A tecnologia já está revolucionando a forma de fazer compras e a sua empresa precisa estar por dentro disso…

É fácil entender o porquê isso. Afinal, é muito bom ter opções bacanas para fazer compras, como aplicativos móveis, ofertas na loja e programas de fidelidade.

Mas para que a sua empresa tenha sucesso nessa jornada, você vai precisar fazer a integração dos dados com o histórico de compras do cliente, além das preferências e comportamento geral dele.

Para chegar nesse patamar de sucesso, é muito importante buscar o conhecimento certo para que a sua empresa cresça da forma como você imagina.

Para te ajudar nisso, nós criamos um evento GRATUITO que certamente vi ser um divisor de águas para o seu negócio…

Digitalize o seu negócio e comece a vender na internet agora 

Além de digitalizar a sua loja, antes de começar a vender, você precisa VALIDAR o seu negócio no Ecommerce.

O processo de validação é composto por 6 etapas…

Mas como fazer isso?

Baixando o Checklist: 6 Passos Para Criar um Ecommerce do Zero!

Baixe agora o Checklist Ecommerce do Zero e conheça as 6 etapas fundamentais para criar um negócio próprio na internet…

… que vende todos os dias e dá lucro todos os meses.

O material é 100% gratuito!

Clique aqui para fazer o download: