Você está preparado para o que promete ser a maior Black Friday da década? Confira os dados e expectativas do mercado para 2022.

A Black Friday é um dos eventos mais esperados, todos os anos, principalmente pelo comércio varejista. Este é o momento onde os índices de compras aumentam exponencialmente.

E para o ano de 2022, todas as expectativas se potencializaram ainda mais devido ao novo comportamento de consumo online que a pandemia do COVID-19 ocasionou.

De lá para cá, notamos que muitas pessoas que não tinham o hábito de comprar online passaram a ser clientes digitais e esse é um mercado que não para de crescer.

Por isso, é importante se preparar com bastante antecedência para aproveitar todos os benefícios dessa data tão esperada.

O que esperar da Black Friday 2022

O Relatório Black Friday 2021, um estudo criado por algumas das maiores empresas de dados e marketing do Brasil, mostra números animadores da última Black Friday

Isso porque, no ano passado, houve um crescimento de 5,8% no faturamento – considerando o período de 25 de novembro a 26 de novembro, quinta e sexta-feira, respectivamente. No total, foram vendidos o equivalente a R$ 5,41 bilhões em mercadorias. 

Ainda de acordo com a pesquisa, o ápice das vendas aconteceu entre 10h e 14h da sexta-feira. Uma informação interessante para aplicar na estratégia da sua empresa, não é mesmo? 

Outro ponto importante é que ticket médio também aumentou. No total, os clientes gastaram 6,4% a mais por pedido, em relação a 2020. Quando o comparativo é feito com 2019, esse aumento é ainda maior: 11,8%. 

A categoria que mais teve produtos vendidos na Black Friday foi a de Moda e Acessórios, com 35,4% do total de pedidos. Logo atrás dela estava a categoria de Beleza (27,5%), Alimentos e Supermercado (14,4%) e Farmácia e Saúde (6,3%).

O cartão de crédito foi a forma de pagamento preferida dos compradores, presente em 68, 10% de todas as compras. O segundo lugar fica com o boleto bancário (31,60%) e os meios de pagamento em débito – como o PIX e as carteiras digitais – representam menos de 0,5% das transações. 

Todos esses dados são importantes para lojistas e empreendedores que desejam ter sucesso nas vendas durante o evento deste ano.

Mas porque esta promete ser a maior Black Friday da década?

A Black Friday é sempre um dos momentos de maior importância para o varejo. Isso porque milhões de consumidores aguardam a data durante todo o ano, com o intuito de aproveitar os grandes descontos disponíveis durante o período.

A espera também é grande pelos lojistas. Muitos empreendedores preparam as suas lojas com meses de antecedência, para garantir que vão proporcionar uma boa experiência de compra para o cliente. 

E estes fatores não estão somente ligados a data da Black Friday em si – que neste ano será dia 24 de novembro – mas também ao mês inteiro.

Levando em conta os dados do último ano, podemos esperar um  novo récorde de vendas em 2022.

Mas o que você deve fazer para vender mais durante a Black Friday 2022?

Para vender mais durante a Black Friday 2022, você precisa implementar estratégias eficazes de marketing digital.

Para tal, nós queremos compartilhar com você, aspectos cruciais que você deve estar atento(a) para escalar os seus resultados:

Planejamento

Nós recomendamos que este planejamento seja feito com 06 meses, pelo menos, de antecedência.

Entretanto, sabemos que nem todos os negócios estão preparados dentro deste período, sendo assim, é razoável que você faça seu plano de ação nos 03 meses que antecedem a black friday.

Mas calma, ainda dá tempo se você correr...

Dentro deste planejamento estratégico, você deve prever quais produtos serão ofertados, qual será a margem de desconto, os canais a serem trabalhados para divulgação dos mesmos, logística e também o quanto você irá investir de mídia para anunciá-los.

Ainda dentro desta etapa, temos alguns destaques/ideias para que você coloque dentro do seu plano. Estratégias estas que irão trazer mais resultados para a maior Black Friday da década, se executadas da forma correta. Veja só:

Aproveite os grupos

Utilize bastante os grupos no whatsapp e telegram. Para esquentar a sua audiência, utilize e-mails, SMS e outros canais que te possibilitem o contato direto ou mais próximo do seu lead.

Use o cashback como estratégia

Muito em alta em aplicativos, o cashback vem se tornando o novo desconto do mercado. Entretanto, uma bela sacada aqui, é você oferecer o cashback nas compras do mês anterior ou no início de novembro para ser usado na black friday no dia 25.

Apenas trocar o desconto por cashback no dia da black friday pode não ter o resultado que você espera.⠀

Faça parceiros

Contratar influencers no mês da BlackFriday pode trazer custos maiores para você.

Invista nos micros e nanos influenciadores, são pessoas que tendem a ter a base mais engajada e influenciam pessoas mais próximas a elas.⠀

Procure viralizar um conteúdo

Essa estratégia é mais difícil de fazer, exige bastante pesquisa, assertividade e requer atenção. Mas se bem feito, é uma ótima estratégia para dar mais vitrine a sua marca.⠀

Faça Live commerces

Outra tendência forte para 2022 continua sendo fazer lives commerces para campanhas, ofertas e apresentar os seus produtos.

Prepare-se para esta ação na semana da Black Friday, assim você poderá focar diretamente na sua oferta.

Hype/Atenção

Chame atenção do seu público-alvo. Produza muitas fotos e vídeos dos seus produtos, faça conteúdo de marketing direto, anuncie e faça remarketing com alta frequência. Você precisa mostrar que só existe você e a sua oferta é melhor que todas as outras.

Escassez

Na semana da Black Friday busque focar no gatilho mental da escassez dos produtos, para os consumidores anteciparem suas compras. Pode ser direcionado à poucas unidades ou então no prazo curto de promoção.

Como material complementar, a V4 Company em conjunto com o CEO do Ecommerce na Prática, Bruno Oliveira, trouxeram em uma aula ao vivo, o melhor Playbook para a Black Friday 2022 para ajudar você a vender ainda mais.

Neste material você poderá conferir estratégias altamente eficazes para colocar em prática durante a maior black friday da história para você vender mais.

A V4 Company | Assessoria de Marketing Digital

Não sabe como implementar o seu processo de vendas através da internet? A V4 Company pode ser a sua parceira ideal.

Como a melhor assessoria de marketing digital do Brasil, a V4 irá ajudar você a escalar os seus resultados com vendas online.
Acesse www.v4company.com e saiba mais sobre o método V4 de vendas.

Perguntas Frequentes

O que é Black Friday?

A Black Friday é uma data comercial que acontece na última sexta-feira de novembro. Durante o dia, lojas oferecem promoções imperdíveis, que têm duração limitada. A data foi criada nos Estados Unidos e inaugura a época de compras natalinas.

Quando é a Black Friday 2022?

Em 2022, a Black Friday vai acontecer no dia 25 de novembro.

O que esperar da Black Friday 2022?

A Black Friday é sempre um dos momentos de maior importância para o varejo. Isso porque milhões de consumidores aguardam a data durante todo o ano, com o intuito de aproveitar os grandes descontos disponíveis durante o período. Levando em conta os dados do ano passado, esse ano podemos esperar um novo recorde de vendas.

O que fazer para vender mais durante a Black Friday 2022?

Utilize bastante os grupos no whatsapp, telegram além de e-mails, SMS e outros canais que te possibilitem o contato direto ou mais próximo do seu lead. Faça parceiros e crie conteúdo de qualidade.