A novidade do Mark Zuckerberg é a criação de um meio de pagamento dentro das suas redes sociais - Facebook, Instagram e Whatsapp -, o Facebook Pay. Entenda aqui como que o serviço vai funcionar e o que podemos esperar dele.

facebook pay

O Facebook lançou recentemente o Facebook Pay, seu próprio sistema de pagamento que promete facilitar as transições comerciais em todas as redes sociais da empresa, incluindo Whatsapp e o Instagram.

O recurso vai funcionar nos Estados Unidos a partir desta semana e, até então, estará disponível apenas no Messenger e no Facebook. Para o Brasil e outros países, ainda não há uma previsão de lançamento.

Leia também: Guia definivo: Como vender pelo Whatsapp todos os dias

Como funciona

facebook pay print

Os usuários da plataforma poderão utilizar o Facebook Pay para realizar compras de qualquer produto, além de arrecadar fundo - conhecidos como “vaquinhas” -  e enviar dinheiro para os amigos.

Com o recurso, será possível adicionar um método de pagamento da sua escolha e usá-lo para fazer transações nos aplicativos do Facebook tanto no o sistema operacional Android quanto no iOS. 

Além disso, será possível salvar seus dados para que não seja necessário repetir as informações a cada compra.

O Facebook Pay pode ser configurado para funcionar em todas as redes sociais ou apenas em algumas de sua escolha. Ou seja: se você deseja utilizá-lo no Whatsapp, não é obrigado a usá-lo no Facebook e no Instagram também.

Para realizar as transações, o Facebook fechou parcerias com grandes empresas de pagamento online, como a PayPal, que será uma das opções de pagamento que o usuário pode escolher.

Em quais redes sociais usar o Facebook Pay?

Como vimos, será possível utilizar o Facebook Pay em todas as redes sociais da empresa: Facebook, Instagram e Whastapp.

No entanto, é preciso entender bem o objetivo de cada uma dessas plataformas e como você abordará os clientes nelas.

Por exemplo, no Facebook, o seu público pode ser mais velho e exigir uma comunicação mais formal, enquanto no Instagram é o oposto.

Cabe você entender quem está em cada rede social e como que elas servem propósitos diferentes. Só assim poderá vender em todas.

Para tirar essa dúvida, confira o nosso artigo “Como vender nas Redes Sociais: 15 dicas essenciais” e comece aplicar as estratégias.