O grande sonho da Sulamita Mota era ter uma loja física de roupas e a própria fabricação de produtos. Publicitária por formação, ela acreditava que poderia fazer a marca decolar, gerando frutos para a empresa crescer cada vez mais...

E foi o que aconteceu: há 3 anos, abriu uma loja física no centro de São Paulo e começou a vender seus produtos autorais.

Para ganhar mais visibilidade e alcançar novos clientes, ela também decidiu lançar o site da marca na internet, mas a falta de conhecimento a respeito do assunto fez com que o site não gerasse retorno para empresa. Então, como a loja ia bem, decidiu focar a atenção ali, sem se preocupar em consolidar novas frentes para o negócio...

Até que a pandemia do COVID-19 se espalhou para Brasil e as lojas físicas foram obrigadas a fechar as portas rapidamente. Foi nesse momento que ela teve certeza de que sua ÚNICA SAÍDA era fazer sua loja na internet dar certo...

E, focada em manter a loja de pé, Sulamita se dedicou 100% ao digital. Hoje, o negócio dela vende 4x mais no online do que vendia antes na loja física. Com ela fez isso?

Leia este artigo até o final e entenda qual foi a "virada de chave" para que a Sulamita conseguisse salvar o negócio da falência e crescer MUITO com as vendas na internet.

No vídeo abaixo, a Sulamita conta um pouco sobre a sua história no Ecommerce. Assista:

Tirando a loja do Shopping e levando para as ruas do centro de Santo André

Há 3 anos, a Sulamita decidiu abrir a loja Sarah Rosé em um Shopping de Santo André, São Paulo… Mas a vontade real dela era ter uma loja física em um ponto melhor e também a fabricação própria dos produtos.

Então, em pouco tempo, ela tirou a loja do Shopping e mudou para uma das ruas mais movimentadas do centro da cidade. 

Só que, para ter uma loja com diversos funcionários, o custo não é nada baixo… O aluguel era caro, havia 3 vendedores registrados, costureiras e modelistas, totalizando mais de 10 funcionários trabalhando na loja. 

Mesmo conseguindo faturar bem na loja física, a Sulamita sabia que para ser vista por mais pessoas, ela precisava vender online… 

Então, ela resolveu criar um site para a loja, mas por falta de conhecimento e apego a loja física, ela acabava não dando a atenção necessária para o Ecommerce. Por este motivo, o site acabou ficando em segundo plano por um bom tempo...

Até que o mundo virou de cabeça para baixo com a chegada da pandemia… 

Fechando as portas da Loja física… E agora?

Com o avanço da pandemia, ela teve que fechar as portas da loja física e sem estimativa para retorno naquela época.

Diante desse cenário, ela pensou: “agora eu realmente PRECISO vender online”... Mas não tinha o conhecimento necessário para mergulhar de cabeça no comércio eletrônico e poderia se dar muito mal caso não fosse atrás de aprendizado…

Ela não tinha ideia de todos os processos que um Ecommerce possui, desde a estrutura até o momento as vendas. E qualquer erro naquele momento poderia piorar a situação da empresa. 

Então, ela foi em busca desse conhecimento... Fez diversas pesquisas na internet até encontrar o Ecommerce na Prática. A partir disso, teve acesso a informações que viraram o jogo da empresa… 

Leia também: Ela superou um investimento fracassado e criou um Negócio Lucrativo na Internet.

Persona e Produto errado no Ecommerce

Enquannto consumia os vídeos do EnP, a Sulamita aprendeu a definir a persona e a escolher o produto certo para vender na internet. Antes ela não sabia quem era a persona do seu negócio, nem qual era o produto ideal para o seu público. 

Para descobrir a persona, ela criou um formulário e enviou para a base de e-mail dos clientes dela. Assim, ela conseguiu conhecer melhor o público e direcionar a comunicação! 

Com essas informações que ela tinha da persona, a comunicação nas principais redes sociais da empresa - Instagram e Facebook - ficaram bem mais claras, aumentando os resultados. 

Saber o que vender e para quem vender foi e está sendo essencial para o desenvolvimento do meu negócio", contou Sulamita.

A partir daí, as coisas começaram a fluir do jeito certo… A Sulamita simplesmente colocou tudo o que aprendia em prática e foi ajustando a comunicação de acordo com o nicho de mercado dela. 

Com isso, os resultados no Ecommerce foram aumentando e os custos eram tão inferiores em comparação com a loja física que ela resolveu tirar a loja do centro da cidade… 

Diminuindo os custos e alavancando no Ecommerce

A Sulamita teve que tomar uma decisão complicada… Fechar a loja física de vez! 

Apesar de não ter sido uma decisão fácil, essa foi a melhor opção para a empresa naquele momento. O corte de custos era essencial para continuar com a confecção própria. 

Assim, ela levou a loja para uma cidade vizinha e conseguiu concentrar tudo em um só lugar: o ateliê, o escritório e a loja com atendimento personalizado, sem ter as portas abertas para a rua. 

Essas mudanças ajudaram para que o foco fosse ainda maior no Ecommerce… E sabe qual foi o resultado disso?

4x mais vendas no online

Whatsapp, Instagram, Facebook, marketplace e o tão sonhado site próprio. Esses são os principais canais de venda que fizeram a Sulamita faturar 4x mais SÓ na internet. 

Às vezes, há clientes que moram perto da loja física, mas preferem comprar pelo site no conforto de casa… E, com as vendas online, a loja foi do regional para o nacional, vendendo para pessoas de todo o Brasil”, conta.  

O foco, agora, é investir em tráfego pago para alcançar ainda mais pessoas.

História incrível, não é mesmo? E ela conseguiu alcançar esses resultados porque correu atrás do conhecimento necessário para vender online...

Se você também precisa digitalizar a sua empresa para continuar alavancando o seu negócio, presta atenção no próximo tópico.

Viva de Ecommerce e venda MUITO todos os dias

Para você começar a vender na internet ou reorganizar a sua loja online do jeito certo, é muito importante buscar pelo conhecimento adequado na área. 

E o treinamento Viver de Ecommerce, disponível por meio da assinatura do Ecommerce na Prática, tem tudo o que você precisa para ter uma empresa capaz de vender mais de 100 mil reais por mês com uma estrutura enxuta e fácil de administrar.

Nesse treinamento, você vai aprender: 

  • Os Princípios para Criar seu Mercado;
  • Como levar sua Loja Física para o Ecommerce;
  • Um Caminho Claro a Seguir no Negócio;
  • Como montar uma estrutura muito simples e com investimento baixo.
  • E muito mais!

Preparado para viver de Ecommece? Clique no banner abaixo: