O Ecommerce na Prática (EnP) é a maior Escola de Ecommerce da América Latina e tem como missão transformar a vida - e empresas - de empreendedores em todos os estágios do negócio e profissionais do mercado por meio de treinamentos exclusivos e consultorias personalizadas. Com isso, a escola também promove o empreendedorismo e estimula o desenvolvimento econômico ao redor do globo.

A escola foi criada por Bruno de Oliveira, um dos maiores especialistas em vendas online e varejo do país, em um momento em que conteúdos e cursos sobre Ecommerce (Comércio Eletrônico) eram escassos. Após seis anos de atuação e mais de 40 mil empreendedores transformado por meio de treinamentos online e consultorias, em 2021 o Ecommerce na Prática foi adquirido pelo grupo Nuvemshop como uma unidade de negócio independente.

Hoje, o grupo Nuvemshop é composto pela maior plataforma de Ecommerce da América Latina, a Nuvemshop (Tiendanube, em espanhol); pela empresa logística Mandaê; pelo meio de pagamento NuvemPago; e pela escola Ecommerce na Prática.

A história do Ecommerce na Prática

A história do Ecommerce na Prática se mistura à história do empresário Bruno de Oliveira, autor do best-seller Crie seu Mercado no Mundo Digital. Após vivenciar o início do Ecommerce no Brasil e passar por altos e baixos, ele decidiu compartilhar seus conhecimentos com outros pessoas que queriam ganhar dinheiro online por meio de um blog.

O blog, que começou em 2015 como um modo de contribuir para o desenvolvimento de outros empreendedores, logo se tornou a maior edtech de Ecommerce da América Latina.

Para entender o sucesso da empresa em um curto período de tempo, é preciso entender sobre o mercado de Ecommerce no Brasil. O Ecommerce deu seus primeiros passos no país em 1996 e, desde então, ano após ano veio ganhando adeptos, pois, com um alcance a nível global, as possibilidades de venda se multiplicam imensamente.

Como é um mercado com baixa barreira de entrada, qualquer pessoa que queira empreender consegue começar um Ecommerce. Mas para realmente ter sucesso nesse ramo, existem aspectos essenciais na hora de Montar e Alavancar seu Negócio Online que não podem ser ignorados.

Depois de cometer uma série de erros e precisar ir para o mercado estrangeiro aprender, o Bruno de Oliveira decidiu ajudar outros empreendedores a encurtarem o caminho de sucesso na internet, poupando, assim, tempo e dinheiro.

O sucesso do blog que ele desenvolveu foi tanto que, em poucos meses, as pessoas começaram a pedir para ele desenvolver um curso mais completo. Foi quando ele criou o Viver de Ecommerce, formação que é ainda é vendida na escola e é atualizada anualmente.

Hoje, o Ecommerce na Prática é reconhecido como uma das 10 maiores iniciativas de conteúdo educacional do país (segundo iBest 2020 e 2021) e conta com uma plataforma de assinatura própria, onde empresas podem ter acesso a todos os cursos mais consagrados da escola e muitos outros ministrado por profissionais do mercado e grandes empresários de Ecommece; além de oferecer consultorias personalizadas e formações para profissionais e empresários

Cursos do Ecommerce na Prática

O Ecommerce na Prática conta com 3 vertentes de educação: cursos por assinatura, consultoria e formações. Os cursos são encontrados dentro da nossa plataforma exclusiva - basta assinar ao Ecommerce na Prática para ter acesso; a consultoria é oferecida de forma personalizada e apenas negócios elegíveis têm acesso; e as formações têm turmas abertas apenas algumas vezes ao ano e oferecem certificado de conclusão. Vamos explicar mais sobre cada uma dessas vertentes abaixo.

Assinatura Ecommerce na Prática

Em nossa plataforma de educação, você encontra todos os nossos cursos mais consagrados - como Ecommerce do Zero, Mercado Livre do Zero, Google Ads na Prática, Explosão de Tráfego e Venda -, bem como masterclasses e outros cursos oferecidos por profissionais reconhecidos e especialistas do mercado. Semanalmente, novas aulas são adicionadas à plataforma com objetivo de manter os assinantes atualizados sobre o mercado e as estratégias mais eficazes da atualidade.

A assinatura Ecommerce na Prática é indicada para QUALQUER pessoa que queira obter resultados expressivos vendendo na internet e queira se manter constantemente aprendendo coisas novas sobre o mercado de Ecommerce, marketing e vendas (o que chamamos de lifelong learning).

Para ter acesso à plataforma de educação, basta você escolher um plano de assinar.

O que você encontra na assinatura Ecommerce na Prática:

Separamos alguns dos principais cursos que você encontra em nossa assinatura. Confira a lista:

Ecommerce do Zero

Este treinamento traz todo o conteúdo que você precisa para começar um negócio online de forma segura e lucrativa. Ele vai ser o seu “mapa” para construir um negócio à prova de crise.

Nele, são ensinadas 6 etapas simples que você vai aprender a aplicar, na prática, para alcançar 10 mil de faturamento em apenas 90 dias, sem sair de casa.

O Ecommerce do Zero, oferece um Passo a Passo Simples, que já ajudou mais de 20 mil pessoas a criarem negócios incríveis na Internet.

Mercado Livre do Zero

O treinamento Mercado Livre do Zero ensina o acesso ao caminho das pedras para praticamente Hackear o sistema do Mercado Livre e encontrar os produtos mais vendidos em qualquer categoria…

Ecommerce de Moda do Zero

Todo o conteúdo abordado foi criado e aprovado pelo Matheus Almeida, especialista em Ecommerce de Moda e empreendedor há mais de 10 anos vendendo roupas e acessórios na internet. 

Seguindo o método, em apenas 12 semanas, você já terá seu Ecommerce de Moda vendendo todos os dias e crescendo rapidamente! 

Explosão de Tráfego e Vendas

Este é um treinamento estratégico, focado 100% no setor mais poderoso do negócio: tráfego. Com ele, você vai conseguir vender até 15 vezes mais com anúncios de alta performance.

Marketplace Na Prática

Este treinamento ensina como criar e alavancar um negócio de Ecommerce milionário aproveitando a demanda das 13 maiores lojas virtuais do país. 

Loja Virtual Do Zero

Ter uma loja própria é, sem dúvidas, uma ótima forma de alavancar suas vendas online.

E, neste treinamento completo, você vai aprender na prática a construir o seu próprio site de vendas.

Web Analytics para Ecommerce

Nesse treinamento, você vai aprender como utilizar o Google Analytics e as métricas do seu negócio para tomar decisões inteligentes e estratégicas que vão potencializar os seus resultados. 

Marketing de Conteúdo para Negócios

Este é um método de 3 passos que ensina qualquer pessoa a produzir conteúdo que VENDE nas duas principais redes sociais do mundo (Instagram e Facebook).

São 4 etapas simples que vão te fazer atrair, engajar e converter pessoas interessadas em em clientes fiéis: Conceitos Essenciais, Planejamento, Execução e Acompanhamento.

Google Ads para Ecommerce

Esse treinamento ensina a dominar os fundamentos e a prática do Google Ads, uma das ferramentas mais poderosas para negócios, do zero.

E, seguindo o método deste treinamento, você aprenderá a criar e otimizar campanhas de alta conversão para sua loja virtual. 

Consultoria Ecommerce na Prática

A consultoria personalizada do Ecommerce na Prática é oferecida por um time de consultores especializado que treinamos e desenvolvemos. São até 6 encontros online e privados, onde abordamos todas as etapas fundamentais para estruturação e alavancagem do seu Ecommerce, com base no diagnóstico realizado previamente.

Para se tornar um consultorado do Ecommerce na Prática, é necessário preencher uma ficha, que é analisada pelo nosso time de especialistas. Uma vez que sua ficha é aprovada, nosso time entra em contato para conversar sobre seu negócio em linhas mais claras e tirar dúvidas.

Formação em Ecommerce

O Ecommerce na Prática oferece formações específicas pra profissionais e empresários. Atualmente, temos duas formações disponíveis: Viver de Ecommerce, que é focada gestão e otimização de negócios, e Consultores de Ecommerce, cujo objetivo é formar profissionais especializados para prestarem serviços no mercado. Todas as formações oferecem certificado de conclusão.

As formações só abrem turmas algumas vezes ao ano, de modo que é necessário ter atenção aos nossos comunicados para não perder a oportunidade caso queira participar de uma formação.

Sobre a Formação de Consultores para Ecommerce

O objetivo desse treinamento é formar profissionais competentes e comprometidos com metodologia exclusiva de consultoria profissional em um Programa de Capacitação Completo. Com os conhecimentos de Consultor para Ecommerce, você será capaz de ajudar pequenos e médios negócios brasileiros a alcançarem o sucesso. 

Para quem é o Ecommerce na Prática

O Ecommerce na Prática entende que cada estágio de negócio tem dores e necessidades diferentes. Por isso, os cursos oferecidos pelo Ecommerce na Prática são divididos por trilhas, de acordo com o momento ou situação da pessoa. Abaixo você pode conferir as trilhas que disponibilizamos:

Para que está começando do zero

Nessa trilha se encaixam todas as pessoas que têm vontade de entrar de cabeça no Ecommerce, mas ainda não sabem como começar o primeiro negócio. Ensinamos TUDO o que precisa saber sobre Ecommerce - desde o mercado até onde encontrar fornecedores, como construir sua loja, como validar o negócio na internet e muito mais.

Para quem já vende online

Se você já tem uma loja funcionando na internet, mas ainda não atingiu os resultados que gostaria, esta é a sua rota no Ecommerce na Prática. Entendemos que você já tem as bases do seu negócio, mas precisa entender o que ajustar e as melhores estratégias para avançar. É aí que vamos te ajudar.

Para quem já tem Loja Física

Se você tem um negócio no mundo físico, já tem quase pronto boa parte do que precisa para vender na internet. No entanto, para ter real sucesso no Ecommerce, vai precisar implementar ações específicas, além de aprender a gerir e potencializar vendas. É aí que vamos te ajudar.

Para quem já é ou quer ser um Profissional de Ecommerce

Esta é a rota exclusiva para profissionais que querem se especializar na área de Ecommerce para atuar em negócios de todos os portes. Nós oferecemos formações e cursos que vão te ajudar a se preparar e realmente impactar positivamente qualquer empresa de Ecommerce com a qual venha a trabalhar.

Cultura do Ecommerce na Prática

O Ecommerce na Prática é regido por uma forte cultura de foco no cliente e transparência. Ao longo dos anos, essa cultura foi construída pelo time que construímos, pela troca frequente com nossos alunos e pelos parceiros de negócio. Por conta dessa cultura, nós não acreditamos em ensino com base em "achismo". Aqui, nosso objetivo é educar todos os stakeholders de empresas com base em conteúdo práticos e estratégias testadas e validadas pelo nosso time de especialistas. Ou seja, não ensinamos NADA que não acreditamos 100% que pode gerar resultado para uma empresa online.

Veja abaixo alguns dos valores mais importantes que compõe nossa cultura e regem nossas ações no dia a dia:

Foco no Cliente

Tudo o que é produzido no Ecommerce na Prática, desde os conteúdos gratuitos até os treinamentos mais avançados, é pensado para ajudar nossa audiência a alcançar o sucesso e manter empreendedores atualizados sobre o mercado digital.

Todos os nossos colaboradores e todas as equipes trabalham 100% focados em tornar as vidas de nossos alunos e seguidores mais fácil e mais produtiva, bem como tornar seus negócios mais lucrativos.

Esse é um dos nossos mantras: “Na dúvida, priorize o cliente”.

Positividade

Há muitos desafios no mundo do empreendedorismo. São muitos obstáculos diários e muita superação para que o empreendedor consiga alcançar os seus objetivos. No entanto, acreditamos que é simplesmente IMPOSSÍVEL vencer de alguém que nunca desiste…

Por isso, enfrentamos cada desafio com o máximo de positividade, aprendendo com cada erro e evoluindo sempre em cada etapa do processo.

E é esse o espírito que passamos para quem nos acompanha: juntos, somos imbatíveis.

Compromisso

Alcançamos milhares de pessoas todos os dias com nossos conteúdos pagos e gratuitos e consideramos isso uma grande responsabilidade. Por isso, nosso compromisso é passar 100% do nosso conhecimento adiante, formando uma legião de empresários e empresárias de sucesso.

E, para isso, ensinamos apenas o que nós testamos na prática, no dia a dia do negócio. 

Aqui, nós falamos o que fazemos e fazemos o que falamos.

Resultados

Nossa missão só está completa quando conseguimos ajudar as pessoas a alcançarem RESULTADOS concretos. No Ecommerce na Prática, acreditamos que nossos treinamentos, consultorias e formações são tão bons quanto os resultados que eles trazem para nossa audiência.

Por isso, trabalhamos com METAS INSANAS de produção e entrega para que possamos oferecer materiais capazes de transformar a sua realidade.

Como o Ecommerce na Prática atua

Nosso objetivo é transformar pessoas e negócios, por meio capacitação constante de todas as forças envolvidas no trabalho, sem meias palavras ou informações soltas...

E fazemos isso no dia a dia por meio de treinamentos exclusivos e conteúdos gratuitos, com estratégias testadas e validadas, de forma transparente.

Com isso, acreditamos que qualquer pessoa pode empreender online e usar o Ecommerce para transformar a própria vida e das pessoas ao redor, desde que seja guiada pelo especialista certo e tenha força de vontade para agir.

Se você acredita nas mesmas coisas que a gente, assine o Ecommerce na Prática.